3 dicas para administrar suas redes sociais

Estar presente nas redes sociais já é um requisito importante para empresas de diversos segmentos. Isso porque, quando falamos do cenário comercial, é impossível desconsiderar o poder de relacionamento e consumo criado pelo meio digital. No entanto, na hora de administrar as redes sociais, muitos negócios ainda cometem erros simples que podem ser evitados.

redes sociais

Só para você ter uma ideia, uma pesquisa publicada pela Forbes mostra que, desde 2016, os brasileiros já são os maiores usuários das redes sociais da América Latina. Portanto, o público que você pretende atingir está online e você precisa estar perto dele!

No Brasil, cinco redes sociais ganham maior relevância: Facebook, Instagram, Youtube, Twitter e LinkedIn. Cada uma requer ações diferentes para que seu negócio consiga se comunicar bem com o público-alvo. E para lhe ajudar a se dar bem nessa missão, separamos algumas dicas cruciais na hora de administrar suas redes sociais. Vamos lá?

 

Administrar redes sociais: por onde começar

Como mencionamos, cada rede social requer ações específicas. Para entender melhor, confira algumas especificidades de cada uma:

  1. Facebook: ideal para ações que buscam aproximação do público e construção de reputação de marca.
  2. Instagram: ideal para ações que valorizam estética e envolvimento visual. Baseia-se no prazer de navegação do usuário.
  3. Youtube: ideal para conteúdos audiovisuais que ajudem a construir reputação de marca.
  4. LinkedIn: ideal para relacionamento profissional e construção de reputação pessoal e de marcas.
  5. Twitter: ideal para comunicações ágeis que ajudem a atender e manter o público informado.

Vale a pena avaliar quais podem funcionar melhor para o seu tipo de negócio.

Agora que você tem maior ideia sobre cada uma das principais redes sociais, lá vão algumas dicas que você não deve esquecer, independente da rede social que usar.

Crie conteúdo relevante para seu público

Um dos maiores erros das empresas nas redes sociais é querer vender produtos e serviços sem parar. No marketing digital, essa é uma estratégia ultrapassada. Agora, os usuários estão preocupados em receber conteúdo relevante, que realmente resolva um problema, solucione uma dúvida ou, simplesmente, gere uma sensação de bem estar e identificação.

Por isso, é importante possuir uma estratégia de conteúdo bem definida. É preciso estudar bem o público que se pretende atingir para dar vida a conteúdos personalizados e atrativos, sejam eles em formato de texto, imagem ou vídeo.

Defina uma frequência de publicação

Não há coisa pior do que uma rede social abandonada. Se um cliente acessa suas redes e vê que não há publicações há um bom tempo, isso pode, até mesmo, fazê-lo desistir de uma compra.

Assim, defina um calendário de publicações, avaliando os melhores dias e horários, para que seu público saiba que seu negócio possui uma presença digital sólida.

Reserve um tempo para atendimento ao público

À medida que sua audiência cresce nas redes sociais, mais interação você passa a receber. Muitos clientes usam as redes sociais para solucionar dúvidas sobre serviços e produtos, checar o status de uma compra e até mesmo reclamar.

Diante disso, você deve estar preparado para realizar o acompanhamento das interações e garantir que todos sejam devidamente atendidos, até mesmo nos casos de críticas. Essa é uma preocupação importante para manutenção de uma reputação positiva na web.

Seguindo as dicas mencionadas acima, sua empresa sairá à frente de muitos concorrentes. No entanto, não esqueça que administrar as redes sociais requer comprometimento.

Esse ponto faz com que muitos negócios recorram a uma agencia de marketing digital. Com um trabalho especializado, ela é capaz de definir toda a estratégia de acordo com seus objetivos de mercado para alcance dos melhores resultados.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre administração das redes sociais, deixe um comentário!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.