Samu ganha base zona norte em maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou na tarde da última quarta-feira, 13, a nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Zona Norte (Samu), na rua Ana Nery, no Jardim Alvorada. A unidade que até então funcionava em sala anexa a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ganha mais espaço e funcionalidade.

Estiveram presentes o prefeito, Ulisses Maia, o vice-prefeito, Edson Scabora, o secretário de Saúde, Jair Biatto, o secretário do Meio Ambiente, Jaime Dellagnol, o diretor de Urgência e Emergência do Samu, Dr. Maurício Lemos, o diretor do Hospital Universitário de Maringá, Dr. Maurício Chaves, o gestor do Samu Zona Norte, Cleiton Lacerda Carlin, os vereadores, Jean Marques, Do Carmo, William Gentil e Carlos Mariucci, profissionais do Samu e demais convidados. 

A base descentralizada Samu Zona Norte conta com três ambulâncias para suporte básico e avançado. Ao todo, serão 8 profissionais que se revezaram diuturnamente, 24 horas por dia. Técnico em enfermagem, enfermeiro, médico e condutor formam a equipe médica do Samu. Alojamentos com ar-condicionado e camas foram colocados para acomodar os profissionais para seus descansos. 

Graças ao trabalho dos serviços de emergência, nos últimos 7 anos a mortalidade por acidentes de trânsito caiu 20% no Paraná. Também houve uma queda de 28% de mortes a caminho do hospital em função da intervenção dos profissionais de resgate e evolução dos equipamentos de manutenção da vida. 60% das ocorrências que exigem intervenção do Samu, ocorrem na Zona Norte da cidade.