Paraolimpíadas Londres 2012

As Paraolimpíadas de Londres 2012 serão realizadas entre 29 de Agosto de 9 de Setembro, depois das Olimpíadas. Mesmo sendo a terceira vez que a cidade de Londres sediará os Jogos Olímpicos, essa será a primeira vez a realizar uma Paraolimpíada. Porém, é a segunda vez que o Reino Unido da Grã Bretanha sedia uma Paraolimpíada, que aconteceu em 1984 nas cidades de Stoke Mandeville, na Inglaterra, e Nova York, Estados Unidos.

O primeiro evento atlético organizado para pessoas com deficiência que coincidiu com os Jogos Olímpicos ocorreu na dia de abertura das Olimpíadas de 1948 de Londres. Dr. Ludwig Guttmann, do hospital Stoke Mandeville, organizou uma competição esportiva para os pacientes veteranos da Segunda Guerra Mundial com lesão na medula espinhal. Esse evento foi chamado Jogos Internacionais de Cadeira de Rodas. Dr. Guttman visava criar uma competição de alto nível para pessoas com deficiências que seria equivalente aos Jogos Olímpicos.

O evento foi realizado novamente no mesmo local em 1952, e veteranos holandeses participaram junto com os britânicos, fazendo dessa a primeira competição internacional desse tipo. Essas primeiras competições, também conhecidas como Jogos Stoke Mandeville, são considerados os precursores das Paraolimpíadas.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


− 2 = 6