Terra: aquecimento ou resfriamento?

aquecimento global

Aquecimento global

A mídia vem nos mostrando cenas tristes como estas que vêm ocorrendo em Karachi, a maior cidade do Paquistão: a terrível onda de calor, quando a temperatura alcançou 45 graus durante o fim de semana, matou mais de 500 pessoas nos últimos três dias e médicos e hospitais permanecem em estado de alerta.

A onda de calor é similar à que afetou a vizinha Índia nas últimas semanas, a segunda mais importante da história do país e que deixou mais de 2.000 mortos.

Ainda em 2009, soubemos que o gelo dos polos Norte e Sul está derretendo mais rápido que o previsto, provocando o aumento do nível dos mares e um agravamento do aquecimento global. A consequência será a elevação sem precedentes dos oceanos para níveis nem mesmo previstos pelo Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Mais de 200 milhões de pessoas que vivem em regiões costeiras poderão ser diretamente afetadas no futuro. O alerta foi dado através de um estudo realizado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), em colaboração com mais de mil especialistas sobre as regiões polares do planeta

Recentemente foram divulgadas imagens de pelo menos três pirâmides antigas encontradas na Antártida, o que faz supor que em algum momento do passado remoto da Terra aquela região já foi quente o suficiente, e parece ter abrigado uma antiga civilização que ali viveu. Até agora, a equipe dos EUA e Europa não divulgou muitas informações sobre sua descoberta, embora algumas fotos tenham vazado na internet recentemente.

resfriamento global

Resfriamento global

Por outro lado, um grupo de especialistas prevê o resfriamento global, citando uma hipótese antiga e controversa conhecida como “Terra bola de neve”. Essa teoria afirma que boa parte da superfície de nosso planeta já esteve coberta por uma grossa camada de gelo, talvez por diversas vezes. A última possivelmente ocorreu há meio bilhão de anos, com o gelo recobrindo as porções tropicais e quase chegando ao Equador. Esse grupo acredita que que isso pode acontecer de novo, pois sabe-se que a Terra já experimentou diversas eras glaciais, com diferentes intensidades. Os defensores da teoria da “Terra bola de neve” afirmam que, pelo menos em uma delas, o frio deve ter coberto quase todo o planeta de gelo. Evidências disso seriam rochas deformadas pela passagem de geleiras, encontradas em várias partes do mundo. Algumas dessas rochas foram descobertas em regiões que no passado eram próximas do Equador, onde normalmente mal deveria existir gelo.

Aquecimento ou resfriamento global? O fato é que nenhum de nós estará vivo para corroborar qualquer uma das duas teorias. Ainda bem!

Sem categoria

3 comentários sobre “Terra: aquecimento ou resfriamento?

  1. Edir Marcelo Zucolli 23 de junho de 2015 21:05

    A primeira coisa a fazer é abandonar o alarmismo, pois o clima muda a priscas eras e nós não temos outra opção a não ser nos adaptar, assim como todas as outras formas de vida. Depois, devemos reconhecer que o homem não tem poder sobre o clima, quer para aquecer, quer para esfriar. Uma intensificação na atividade solar e lá se vai para o ralo todo o nosso esforço de eliminar as emissões de CO2. Uma erupção vulcânica de grande magnitude e teremos neve todo ano em São Paulo e em Curitiba, às vezes no Rio de Janeiro. Assim é a vida… A natureza manda e nós nos curvamos diante dela.

    • Bahr-Baridades 24 de junho de 2015 9:34

      Concordo plenamente. Mas faço uma pequena ressalva: o homem tem, sim, contribuído para alterar, geralmente para pior, o seu entorno. Não é a natureza que despeja CO2, que provoca desmatamentos e queimadas – e por consequência, desertificações. Tampouco é a natureza que polui rios, mudando seus cursos ou até secando-os até a extinção. Até que ponto estas ações e os gases tóxicos e poluentes produzidos pelo homem colaboram para as mudanças de clima?

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.