Redes sociais X analfabetismo

É interessante a tentativa de convencimento político nas redes sociais em prol de um ou de outro candidato. São conteúdos compostos de denúncias, reportagens, críticas às pesquisas eleitorais, vídeos de grandes passeatas, vídeos de agressões, xingamentos, artigos, “achismos”, entrevistas, trechos pinçados, montados e manipulados de entrevistas…

Neste momento o assunto em pauta aborda o surpreendente crescimento do candidato colocado em segundo lugar nas pesquisas para presidente.

Provavelmente o pessoal das redes sociais se esquece de que muitos daqueles contrários ao PT fazem parte da população mais ou menos alfabetizada,  compreendendo o que as escritas e os vídeos querem transmitir.

Entretanto, o Brasil abriga quase 12 milhões de analfabetos. Some-se 68% da população composta de analfabetos funcionais e o resultado mostra que 75% da população não possui o domínio pleno da leitura, da escrita e das operações matemáticas, ou seja, apenas um de cada 4 brasileiros (25% da população) é plenamente alfabetizado. Por estes dados, depreende-se que uma grande massa de gente não faz parte das redes sociais, não lê, não escreve, não entende, não avalia, não sopesa, não compreende as leis, e muitos nem distinguem o certo do errado. Tudo o que se discute passa ao largo desse grupo, que se transforma em alvo fácil de manipulação.

Por isso, não dá para estranhar que figurinhas carimbadas como Tiririca, Renan, Dilma, Requião, Garotinho e mais de 50 deputados federais alvos de inquéritos e ações penais na Operação Lava Jato (o equivalente a 9% da Câmara Federal) estejam disputando o voto dos eleitores.

Ou alguém imagina que a turma do MST, a turma da mortadela, a turma dos camisas vermelhas, os carregadores das bandeiras vermelhas, dos acampamentos, dos invasores, do “lula livre” e das passeatas agressivas são alcançados pelas redes sociais?

Sem categoria

Um comentário sobre “Redes sociais X analfabetismo

  1. Walter 26 de setembro de 2018 18:05

    Este é o lema dos PTralhas…. manter o povão na maior ignorância possível. Lamentavelmente tem dado certo.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.