5 coisas que te impedem de aprender um segundo idioma

Li este texto em inglês e achei super interessante. Então resolvi resumir em português. Mas para quem tem interesse em ler a versão original leia clicando aqui.

1. Vá devagar: É comum quando alguém vai começar a estudar um idioma estar extremamente empolgado e eufórico. Mas o correto é ir devagar. Pois geralmente nesses casos a pessoa estuda todos os dias na primeira semana, e já na segunda semana pula um dia porque está muito cansado, e na outra pula dois, e assim vai diminuindo a empolgação e a dedicação junto. Então em breve, se vê frustrado e com um monte de coisa pra estudar que ficaram para trás. Então o correto é marcar dias fixos (não precisa ser todo dia) umas duas ou três vezes por semana para se dedicar em casa e manter o ritmo. Mantenha um ritmo frequente. Dez minutos todos os dias vale mais que um dia inteiro de estudos somente uma vez por semana.

2. Os benefícios de uma memória fraca: muita gente se gaba de ter uma ótima memória fotográfica e de poder gravar vocabulário com facilidade. Mas isso não vale nada se você não pratica e não sabe usar esse vocabulário apropriadamente numa frase. O certo é praticar o vocabulário aprendido. Se não tiver com quem praticar escreva frases ou fale consigo mesmo frases ou diálogos com o que aprendeu. Mesmo a pessoa com ótima facilidade de aprendizado não conseguirá aprender se não colocar em prática o que viu em sala. Se não lembrar de um vocabulário na hora de falar, improvise e use outro no lugar que você se lembre.

3. Ninguém é perfeito: Não fique com medo de falar e errar. Se você não praticar nunca vai falar perfeito. Se você praticar e errar várias vezes, pode ir aprendendo e aprimorando devagar. Até os nativos escorregam principalmente em gramática. Claro que também é importante falar corretamente, mas o primordial deve ser conseguir comunicar o que se pretende.

4. Todo trabalho e nenhuma diversão: algumas pessoas se cobram tanto que acabam ficando estressadas e esquecem de se parabenizar e reconhecer o quanto evoluíram. Sempre olhe para o tanto que aprendeu e se já está conseguindo manter uma conversa em inglês.

5. O objetivo está sempre à frente: todo mundo tem um objetivo quando está aprendendo uma língua. Mas depois acabam se perdendo e esquecendo de manter o foco. Eu, por exemplo, a cada três meses coloco uma meta/objetivo para meus alunos e quando chega o final desses três meses passo se eles alcançaram esse objetivo ou não e coloco outro se conseguiram, e assim vai.

Um comentário sobre “5 coisas que te impedem de aprender um segundo idioma

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.