Valentine’s day (14/02): História e significado

Abaixo repost do ano passado.
Outros posts que fiz sobre esta data, expressões sobre amor e curiosidades:
1) Expressões: http://blogs.odiario.com/brunagusmao/2013/02/15/valentines-day-love-idioms/
2) Gírias: http://blogs.odiario.com/brunagusmao/2015/06/11/girias-e-expressoes-do-dia-dos-namorados-e-historia/
3) expressão: http://blogs.odiario.com/brunagusmao/2013/06/12/como-dizer-quem-nao-tem-cao-caca-com-gato-em-ingles/
4) XOXO: http://blogs.odiario.com/brunagusmao/2015/06/02/o-significado-de-x-o-x-o/

Nos EUA o dia dos namorados é chamado de Valentine’s day e é celebrado dia 14/02 e não dia 12/06, como no Brasil.
Sabe qual é a origem desta data?

A história data que no séc. III um padre chamado Valentino (Valentine em inglês) viveu numa época em que o imperador romano Claudius II proibiu que jovens se casassem. O imperador acreditava que os soldados casados teriam mais dificuldade para passar longos períodos longe lutando pelo seu reino, pois ficariam pensando nas suas famílias, com saudades e vontade de voltar para casa. Já os soldados que não fossem casados, na cabeça do imperador, não teriam nenhuma distração que tirasse o foco da guerra. Sentindo que essa lei era injusta, Valentino casava os jovens em segredo até que um dia o imperador descobriu, o aprendeu e sentenciou à morte.
Quando estava preso Valentino recebeu a visita de muitos casais que ele tinha unido e sempre traziam flores e cartas de apoio a ele. Uma das pessoas que visitava o padre com frequência era a filha de um dos guardas da prisão aonde ele estava aguardando seu enforcamento. Acredita-se com os dois acabaram se apaixonando e que ela era cega e pouco antes de ser morto ele deixou uma carta à ela assinada no final “your Valentine” (de seu Valentino). Reza a lenda que o milagre do amor de Valentino deu à moça sua visão de volta. Ele foi enforcado no dia 14/02.

Por esta razão o dia dos namorados é celebrado nos EUA nesta data e as pessoas dão flores (cerca de 180 milhões de rosas são vendidas neste dia), caixas de bombons em formato de coração (cerca de 36 milhões de caixas) e muitos cartões de Happy Valentine’s day. O mais interessante é que os cartões e chocolates são dados não só aos namorados, mas aos amigos, parentes e todos os que você ama. Isso tudo gera cerca de 14 bilhões de dólares por ano nos EUA.

No Brasil acredita-se que a data surgiu no comércio paulista na década de 40, quando o comerciante João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. Para alavancar a vendas no mês de junho, que não tinha nenhum feriado comercial, ele criou o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”. A ideia se expandiu pelo Brasil e a data decidida foi dia 12/06 por ser véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro.

Aqui um vídeo com história de Valentine’s day em inglês do canal History
E abaixo outra história em inglês sobre a origem de Valentine’s

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.