A caminho da Europa

Munique, Alemanha

A missão técnica maringaense que visitará centros de inovação em 14 cidades da Europa, nos próximos 16 dias, parte na tarde de hoje (23), do Aeroporto Internacional de Guarulhos, para Roma (Itália) via Frankfurt (Alemanha).

Na Itália, França e Alemanha, o prefeito Silvio Barros (PP) – em sua 14ª viagem ao exterior desde o início do primeiro mandato -, o vereador Flávio Vicente (PSDB), o presidente da Confederação Nacional da Micro e Pequena Indústria (Conampi), Ercílio Santinoni, e os outros oito membros da comitiva terão a missão de firmar parcerias e convênios que possibilitem avanços na indústria maringaense.

“Maringá tem um potencial inexplorado na agregação de valores em suas cadeias produtivas, especialmente na área de design”, explica o diretor do Cesumar Empresarial, Freud Oliveira. “Já tenho experiência em missões como essa e digo: será uma viagem puxada”, comenta.

Nice, França

Roteiro
No domingo, o grupo partirá para Ancona, a 302 km de Roma. Na agenda oficial, consta uma visita ao centro de design e moda da cidade. No decorrer da semana, a comitiva passará por um centro de design e moda em Bologna, pelo Centro de Informação Têxtil, em Capri, e pelo Centro Poltécnico de Milão – entre outras atividades.

A chegada à França será no sábado, dia 1º, com o domingo de agenda livre em Nice. Nesta cidade, a comitiva visitará o Centro Tecnológico Sophia Antipolis. “É o maior centro tecnológico da Europa e, para mim, um dos pontos altos da viagem”, comenta Freud.

A chegada à Alemanha será na quarta-feira. Em Munique, na sexta-feira, o grupo visitará a Fraunhofer que, segundo Freund, “é referência mundial em patentes nas áreas de biotecnologia e multimídia”. Outros centros de inovação estão na agenda da missão maringaense, que retornará a São Paulo no domingo, dia 9.

Bologna, Itália

Passo a passo
Flávio Vicente, que teve dificuldades para ter sua participação na missão aprovada pelos colegas vereadores, promete publicar relatos diários da viagem nas redes sociais. “Estou levando netbook e câmara para fazer relatos no Facebook. No hotel, terei tempo para fazer as postagens”, diz o vereador.

A comitiva também será composta por dois representantes do Sindicato da Indústria do Vestuário de Maringá (Sindvest), dois do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), um do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), um do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e um do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).

Um comentário sobre “A caminho da Europa

  1. Nascimento - Maringá/PR 23 de setembro de 2011 15:58

    Será algum dia, numa dessas chamadas “missões técnicas” haverá algum cidadão que não seja político ou empresário, ou seja, alguém do povo?

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.