Mulheres bonitas sofrem preconceito na busca por emprego

Um estudo da Universidade de Bem-Gurion, em Israel, traz uma informação da qual o autor deste blog já suspeitava: mulheres bonitas têm mais dificuldade para arrumar emprego. Uma situação que seria causada pela “inveja feminina” no ambiente de trabalho.

Para os pesquisadores Ze’ev Shtudiner e Bradley Ruffle, as mulheres belas sofrem preconceito na busca por emprego. Nas empresas, a maioria dos funcionários responsáveis pela seleção são mulheres solteiras, entre 23 e 34 anos. Conscientemente ou não, essas profissionais de RH rejeitam mulheres mais bonitas do que elas.

A pesquisa partiu do envio de 5 mil currículos fictícios para diversas oportunidades de empregos. Todos os currículos continham uma cópia com foto e outra sem foto.

Os currículos com fotos de beldades tiveram cerca de 30% menos respostas dos RHs em relação aos mesmos currículos sem fotos. A prova de que as profissionais que recrutam têm ciúmes das mulheres bonitas é dada na mesma pesquisa.

No caso dos homens bonitos a aceitação foi bem maior. Os galãs receberam o dobro de convites do que nos currículos sem fotos. Segundo o estudo, cerca de 93% dos recrutadores eram do sexo feminino. Ao questioná-las, cerca de 34% declararam que não gostam de fotografias em currículos femininos.

Resumo da ópera: se na sua empresa só tem mulher feia ou marmanjo, é bem provável que as solteironas do RH estejam com medo da concorrência no mercado.

Sem categoria

6 comentários sobre “Mulheres bonitas sofrem preconceito na busca por emprego

  1. luciana 15 de abril de 2012 00:17

    preciso arrumar um emprego p mostrar p mim e p meu marido que sou capaz desculpe é um desabafo

  2. Mordechai Shulem Hurvitz 15 de abril de 2012 14:40

    Sr luiz Fernando…. o sr é um grande plagiador. Este assunto já foi tratado em outro blog de um grande consultor de Londrina e Maringá… e o senhor colou frases inteiras deste blog.

    Que vergonha

  3. Luiz Fernando Cardoso 16 de abril de 2012 14:39

    Bom, caro Mordechai. Se tu pesquisares no Google verás que esse assunto não foi divulgado apenas por um consultor de Londrina. O mundo inteiro repercutiu o assunto. Fiz o que cabia a um blog: passei o hiperlink do local onde encontrei o assunto. Mas se o amigo tem algo pessoal contra o Café, aí é outra história. Abraço.

  4. karine 6 de setembro de 2012 13:42

    Eu não paro em emprego sempre me demitem no treinamento mesmo q eu me esforce para fazer o melhor e sempre trabalhei em ambientes cheio d mulheres q ñ eram grande coisa, todos dizem q sou bonita d rosto e d corpo, e sempre quando algum garoto treinava comigo ele ficava e eu saía.

  5. Luiz Fernando Cardoso 6 de setembro de 2012 18:09

    Se a chefia do RH dessas empresas era composta de mulheres, pouco esbeltas, cara Karine, acho que tu já tens a resposta para seus problemas. Contudo, por favor, não fique feia por conta disso.

  6. ede 23 de setembro de 2012 11:57

    essas mulheres feias são um probema a parte,invejosas,mal amadas que não tem confiança e seu próprio taco e quando ela sabe que a mais linda vai fazer mas sucesso que elas o recalque das barabgas estão garantido.são mulheres que não se garantem ja vi até mulher feia e casada com inveja de mulheres belas na area de trabalho.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.