Uso da Internet no Brasil é maior que a média mundial

Em 2009, o Brasil já despontava como um grande utilizador de Internet, com um crescimento acima da média mundial. Naquela época, segundo o Google public data explorer, 39,2% da população brasileira utilizava a grande rede contra apenas 27,1% da população mundial.  Naturalmente temos que lembrar que o nosso País está em franca ascendência e existem Países que ainda vivem em estado de miséria, o que torna o uso da Internet mais um indicador de qualidade de vida.

Para os críticos de primeiro parágrafo, quero dizer agora, que o Brasil ainda tem muitos pontos de pobreza e miséria e isto me machuca e, é fácil de enxergar isto quando comparamos, por exemplo, com os EUA que na mesma data tinha 80% da população utilizando Internet.

Fazendo as contas por estes dados, levando em conta que em 2009 o Brasil tinha mais de 190 milhões, o número de Internautas seria de 74 milhões. Mas segundo o IBOPE Nielsen Online, os números são um pouco diferentes, o acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais) só atingiu 77,8 milhões de pessoas (40 % da população) no segundo trimestre de 2011. Esse número é 5,5% superior ao do segundo trimestre de 2010 e 20% maior que o do segundo trimestre de 2009.”

Independentemente desta diferença, percebe-se que o gráfico abaixo reflete uma mudança de hábitos radical, refletindo o interesse dos brasileiros pela internet.

O Brasil se revela um mercado com elevada utilização de sites sociais, com uso diversificado, incluindo menções a produtos, serviços ou marcas, proporcionando uma considerável oportunidade de relacionamento com consumidores.

Ainda segundo o IBOPE, no mês de agosto de 2011, cada usuário brasileiro se conectou às redes sociais por um tempo médio de quase 8 horas.

Mas não é só no comércio que devemos focar.

O número de jovens que utiliza redes sociais é muito maior que os de pessoas com mais idade. Mais uma vez a tendência comportamental aparece aqui e nisto é que devemos focar nossas preocupações.

Nossos filhos e netos estão mudando de comportamento rapidamente, talvez mais rápido que possamos entender para ajudá-los.

Um comentário sobre “Uso da Internet no Brasil é maior que a média mundial

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.