Mudas de Zamioculcas

Zamioculcas zamiifolia, é a única espécie da família Arácea, uma planta originária da África, mais especificamente da Tanzânia. Bem, com este nome complicado, natural que se encontre várias maneiras de escrever. Uma variação que encontrei é Zamiokulkas e já ouvi muita gente falando zamelcuca.

É uma planta ornamental que se adapta bem a ambientes internos com pouca luz e não exige muita água, por isso tem decorado muitas residências de pessoas que não podem se dedicar muito ao cuidado das plantas. Regando uma vez por semana o resultado já é satisfatório.

Eu sempre tive a curiosidade de fazer mudas de plantas em geral, um dia desses uma ex-aluna me falou que havia conseguido fazer mudas de Zamioculcas e me explicou como. Agora repasso para vocês.

O processo é muito simples e semelhante ao da Violeta. Corte um galho jovem e o coloque em um copo dágua. Troque a água, devido ao perigo de se tornar um foco do mosquito da dengue. Guarde o copo em um lugar de sombra, de preferência interno, com entrada de luz indireta.

Observe atentamente as raízes aparecerem e espere até que tenham um bom volume antes de plantar. Os primeiros sinais podem ocorrer em torno de 15 dias e com mais 15 dias de espera, as raízes devem ter tamanho e volume adequados ao plantio.

Fiz estas fotos e coloquei em sequência para seu acompanhamento.

O processo é lento mas gratificante, sempre gosto de saber que tenho uma planta produzida por mim mesmo, e você?

10 comentários sobre “Mudas de Zamioculcas

  1. claudia regina correia 7 de junho de 2012 13:56

    Valeu pela dica, mas faço muda retirando a folha bem rente ao caule. Coloco a parte que estava agarrada ao caule dentro da terra e não demora muito a se formarem batatas ramificadas, outro dia recebi uma visita e dei uma folha pra ela plantar em casa, retirei na hora da terra e a vizinha ficou entusiasmadíssima.

    • Carlos Sica 7 de junho de 2012 14:00

      Obrigado também Claudia. Eu vou testar sua técnica.

      • edmilson 26 de junho de 2014 16:27

        vdd funciona, ainda n fiz mas ja vi pessoas fazerem com a folha ,estou com as mudas vou fazer os dois processos ,tenho certeza qe funcionaram embora acho que com a folha deve demorar um pouco mais para se formar :D

  2. Divalnia 22 de junho de 2012 8:52

    Adorei a dica,sempre achei essa planta linda.
    Aliás adoro plantas,gostaria de aprender outras formas de fazer mudas com outras plantas,se vc tiver alguma outra experiência ficarei grata.
    obrigada.

  3. Eliana 29 de outubro de 2012 14:56

    Muito legal!!! adorei
    Eliana

  4. Eliana D Gomes David 29 de outubro de 2012 15:00

    Muito legal! Amei a informação…

  5. olimar martins godoy 3 de março de 2013 14:02

    lá vai uma dica para todos os apaixonados por plantas de como produzir violeta pegem uma terra vegetal e coloquem as folhas direto nela e tem outro metodo tambem colocar numa vazilha com a´gua e esperar soltar rais e depois plantar

  6. Glaucia 2 de abril de 2013 14:39

    Minha mãe já plantou direto no solo e deu certo, dispensando esse processo de crescimento de raiz na água, tenho várias em casa.

  7. Patricia 25 de agosto de 2013 17:52

    Parabens!Explicação excelente não tinha encontrado nem em sites especificos de jardinagem e plantação de zamioculcas.

  8. Valquiria 30 de março de 2014 19:21

    Adorei as dicas, realmente é muito gratificante quando vimos algo que plantamos dar outra vida . Obrigada pela dica.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


+ 5 = 9