Professor Carlos Sica

Professsor Carlos Sica

Professsor Carlos Sica


Seja muito bem-vindo!

Sou Carlos Sica, Formado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina e ainda desejo fazer o Doutorado na área da Internet do Futuro.

Sou Professor e Pesquisador no Departamento de Informática (DIN) da UEM, no qual integro a comissão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Como histórico das minhas atividades mais relevantes, destaco:

• Coordenação da implantação da Usina de Conhecimento, obra estadual que beneficiou toda a comunidade maringaense. Este espaço ainda é destinado ao desenvolvimento das pessoas e, atualmente, diversas atividades são realizadas como cursos de línguas, yoga e xadrez.
• Organização e coordenação a primeira Feira de Informática e Tecnologia dentro da Expoingá, a EXPOTECH.
• Participação ativa no Movimento Repensando Maringá, que replanejou a cidade e culminou na criação do CODEM. Um conselho ativo que ajuda o poder público constantemente para que o progresso da nossa cidade seja planejado e o crescimento organizado.
• Criação e coordenação do projeto Gênesis, que ajudou os alunos a constituírem dezenas de empresas e se tornarem empresários de sucesso fixando a mão de obra especializada em Maringá. Este projeto multiplicou o número de empresas e empregadores e por conseqüência, o número de empregos diretos e indiretos.
• Fundação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, juntamente com o CODEM e entidades de classe.
• Participação na elaboração do projeto para a criação do parque tecnológico de Maringá, já conhecido como Tecnoparq.
• Como executivo da incubadora fui vice-presidente e na seqüência, presidente da Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos, quando obteve aprovação para diversos projetos com grandes recursos.
• Fui chefe do Departamento de Informática da UEM por dois mandatos.
• Como Assessor Especial do Reitor, estive à frente do Escritório de Cooperação Internacional da UEM, época em que fui eleito representante das Universidades Estaduais de todo o Brasil no Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais (FAUBAI).
• Integração na comissão que elaborou a proposta de Reforma Acadêmica e Administrativa da UEM. A qual ouviu toda a comunidade universitária para chegar a um parecer que melhor se adequasse às necessidades daqueles que compõe aquela comunidade. A nova estrutura proposta visa modernizar, descentralizar, desburocratizar e valorizar o ser humano.
• Até 2010 fui Coordenador de Planos e Informações da Assessoria de Planejamento da UEM, quando participei da comissão de avaliaçao do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
•  Coordenei o projeto de pesquisa Estudo e aplicação de técnicas de mineração de dados, para a extração de padrões que mostram as regularidades presentes na abrangência e influência da UEM sobre o fluxo acadêmico das pessoas de Maringá e outras cidades, estados e países. Na pática queremos saber de onde bem os alunos que estuda na UEM e se tem alguma cidade onde determinados cursos são mais procurados.
• Desenvolvi o sistema computacional para Internet chamado EXUDE: Rede social de promoção da saúde e prevenção de agravos. Nele podemos gravar os resultados de todos os exames de saúde e compará-los em tabelas e gráficos.
• Fui idealizados e coordenador geral do evento Dia da Bicicleta,que contou com 391 inscritos e  10 entidades apoiadoras e patrocinadoras.

Conhecer minha página pessoal (homepage).

Saiba mais sobre o EXUDE.

Ler o blog.

Colabora neste blog.