Aécio: Como votaram os senadores do Paraná

O vídeo traz uma reportagem completa da TV Senado sobre a votação de hoje, no Senado, em a maioria dos senadores rejeitou o afastamento do senador Aécio Neves do seu mandato.
Os senadores paranaenses Alvaro Dias (Podemos) e Roberto Requião (PMDB) votaram pelo afastamento de Aécio, sugerido pelo Supremo Tribunal Federal. A senadora Gleisi Hoffmann (PT), esteve ausente da sessão.

Comente aqui


Após Harvard, Guto Requena ministra palestra em Moscou

Nesta quarta-feira, 18 de outubro, o arquiteto e designer Guto Requena representará o Brasil no OPEN INNOVATIONS FORUM, em Moscou. São esperados cerca de 15 mil participantes de mais de 90 países do mundo, CEOs e representantes de empresas como o Facebook, University of Cambridge, City College of New York, Alibaba Group, entre outros, que irão discutir sobre Economia Digital.
Em sua palestra, Guto abordará o tema “Economia digital e os desafios da transformação global”. Ele compartilhará seus projetos e a visão sobre como é possível impactar positivamente as cidades através de Arte Pública, do design e do uso de novas tecnologias digitais.

Recentemente, ele fez palestra em outros grandes eventos das universidades internacionais MIT – Massachusetts Institute of Technology e Harvard University, respectivamente. Este ano já foram mais de 10 palestras internacionais promovendo o Brasil, entre elas, Sorbonne em Paris, Humboldt em Berlim, Congresso Icoul em Barcelona, Ipca em Barcelos (Portugal) e KEA em Copenhagem.
Em 2017 foram mais de 10 palestras internacionais promovendo o Brasil, entre elas, Sorbonne em Paris, Humboldt em Berlim, Congresso Icoul em Barcelona, Ipca em Barcelos (Portugal) e KEA em Copenhagem.

Durante os dias 26 e 27 de setembro, o arquiteto palestrou nas universidades MIT – Massachusetts Institute of Technology e Harvard University, respectivamente. Ambas as instituições estão localizadas na cidade de Cambridge, nos Estados Unidos. Em Harvard, o arquiteto ministrou aula no curso de Mestrado em Design. Com título “What About Love?”, Requena falou sobre o potencial em transformar positivamente as cidades por meio da arte pública e como ele utiliza a emoção em seus projetos, além de apresentar trabalhos recentes do seu estúdio como o Pavilhão Dançante – que foi premiado com o CODA Wards em Washington, o Light Creature – vencedor do CODA Awards em 2016, e o Aura Pendant.

Já no MIT, Requena participou de talk e apresentou projetos com tema “Cidade e Amor” no Senseable City Laboratory (http://senseable.mit.edu/), importante laboratório da universidade que estuda e prediz como a tecnologia digital altera a forma como o mundo descreve, desenha e ocupa as cidades. O foco da discussão ficou por conta de uma de suas criações, o Aura Pendant que compõe um projeto inovador criado por ele, o Love Project.

“Como professor convidado em Harvard e no MIT, foi uma honra mostrar meus projetos e minha visão sobre como podemos impactar positivamente as cidades através de Arte Pública, do design e do uso de novas tecnologias digitais. Mostrei que São Paulo pode ser protagonista na discussão das cidades do futuro. O feedback foi sensacional e já tenho convites para voltar ano que vem”, afirma o arquiteto.

Guto Requena – Nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, Guto Requena graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2003 pela USP. Durante nove anos foi pesquisador do NOMADS USP – Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007 obteve o seu mestrado na mesma Universidade.

Guto recebeu prêmios e tem ministrado palestras em diferentes cidades pelo mundo, como Nova York, Milão, Beirute, Paris, Istambul, Moscou e Dubai. Em 2012 Guto foi selecionado pela Google para projetar seu escritório brasileiro. Em 2013 foi a vez do Walmart o convidar para desenhar sua sede, vencendo o prêmio internacional “Building of the Year” pelo Archdaily na categoria “Arquitetura de Interiores”.

Guto foi colunista do jornal A Folha de São Paulo, onde escrevia sobre design, arquitetura e urbanismo, além de colaborar escrevendo para diversas revistas. Em 2011 Guto criou, escreveu e roteirizou o programa de TV “Nos Trinques” para o GNT e desenvolve séries de design para TV, internet e cinema.

Com informações de Stephanie Soares/Index/SP

Comente aqui


Nishimori leva prefeitos para audiência com ministro dos Transportes

Hoje o deputado federal Luiz Nishimori (PR) esteve em Audiência com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella. Ele estava acompanhado por prefeitos da região da AMUNPAR. Eles reivindicaram junto ao ministro a continuidade da duplicação da BR-376, de Paranavaí até Taquarussu, no Mato Grosso do Sul, com construção de ponte em Porto São José/PR.
Estiveram na audiência os prefeitos Framboni, de Santa Cruz Monte Castelo; Carlão, de São João do Caiuá; Evaristo, de Porto Rico; Zé do Peixe, de Marilena; Bonvechio, de Planaltina do Paraná, e Valente, de Santa Isabel do Ivaí.
A duplicação vai criar um novo corredor de transporte para o escoamento da safra entre os dois estados, e encurtará em até 150 quilômetros o caminho até o Porto de Paranaguá, que é feito atualmente via Maringá, além de facilitar o transporte de mercadorias do Mato Grosso do Sul.

Comente aqui


Prazo de inscrições do Vestibular Uningá termina nesta quinta-feira

Termina nesta quinta-feira, 19 de outubro, o prazo de inscrições do Vestibular 2018 da Uningá para 25 cursos de graduação. O curso de Medicina encerrou o prazo de inscrições do vestibular na semana passada. Os candidatos para os demais cursos tem até as 16 horas deste dia 19 de outubro para confirmar as inscrições através do site http://uninga.br/vestibular.
As provas serão realizadas no dia 29 de outubro, no campus da instituição em Maringá das 8 às 12 horas. O resultado será divulgado no dia 24 de novembro. As inscrições não tem custo para os candidatos.
Para os cursos do Ensino a Distância (EAD) o prazo de inscrições segue até 27 de janeiro, também com isenção de taxa e desconto de 50% na primeira mensalidade para os aprovados. Os candidatos do EAD também fazem as inscrições pelo site, onde agendam a data, horário e local da prova, que pode ser realizada no campus de Maringá e nos polos de apoio.

Comente aqui


Câmara de Mandaguari inicia transmissão das sessões pelo YouTube

A Câmara Municipal de Mandaguari iniciou na sessão de ontem a transmissão ao vivo das suas sessões, em canal do You Tube. Para acompanhar os trabalhos basta acessar este link: https://www.youtube.com/channel/UChhffkCDFzf9a4J3ADC3PCg .
Além de mostrar em tempo real as sessões ordinárias, que acontecem todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas, e também as sessões extraordinárias, o canal disponibilizará os vídeos das reuniões já realizadas.
Com esta ferramenta de comunicação a Câmara pretende se aproximar mais a população do processo legislativo e tornar seu trabalho ainda mais transparente.

O vídeo é da sessão de ontem, 16 de outubro.

Comente aqui
 

Coluna do dia 17 de outubro, terça-feira

BUSÃO SEM ABUSO O projeto implantado pela Secretaria da Mulher atende a lei do vereador Chico Caiana (PTB). A lei é importante e deve ser aplicada. Boa iniciativa da Semulher, que merece apoio de todos.

CÂMARA MIRIM Hoje e amanhã a Escola Legislativa realiza a escolha dos novos vereadores mirins, turma 2017/2018. A primeira sessão será no próximo dia 26.

CAPELA A capela Santa Cruz, que é patrimônio histórico tombado, está com sérias avarias e precisa de restauração, urgente.

MUNICÍPIO O vereador Flávio Mantovani está buscando apoio do município para que destine recursos para preservação deste patrimônio da cidade.

INVESTIGAÇÃO O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) encaminhou equipe para investigar o acidente com jatinho, em Maringá.

VISTORIA Há duas semanas uma equipe da Agência Nacional de Aviação (ANAC), esteve em Maringá, fazendo uma blitz de inspeção no Aeroporto de Maringá.

REPAROS A pista do aeroporto foi reparada em julho, com recursos próprios.

ACIDENTE O acidente com o jatinho que transportava Maiara e Maraisa, até prova em contrário, foi por problema na aeronave. Conversa do piloto com a torre indica isto.

EM RISCO Alex Canziani fez advertência depois que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ameaçou não votar mais MPs do governo: País pode ficar sem o FIES, em 2018.

NACIONAL O alerta do deputado Alex Canziani, que é o relator da MP 785 – da reforma do Fies, ganhou espaço na imprensa nacional.

HABITAÇÃO Continua forte na internet a mobilização pela manifestação em frente à Caixa, na quinta, 19, às 14 horas, pedindo a retomada do Programa Minha Casa Minha Vida.

DENGUE A Prefeitura de Maringá tem se dedicado a divulgar e incentivar a vacinação de 55 mil pessoas na 3ª etapa da vacina contra a dengue, até o dia 27 de outubro.

CASSADO O vereador mais votado de Londrina, Boca Aberta, foi cassado em sessão que durou nove horas, no domingo, por 14 votos contra cinco.

CP Em Maringá a Comissão Processante criada para julgar o vereador Homero Marchese se reúne na quinta-feira, às 8h50. Na oportunidade deverá receber a defesa.

 

MUNICÍPIOS

PAVIMENTAÇÃO A vice-governadora, Cida Borghetti, esteve em Sarandi no sábado repassando R$ 2 milhões que serão investidos em pavimentação.

RUAS As ruas beneficiadas são dos bairros Nova Aliança, Verão e Anelise. Os recursos são emendas que Cida fez quando era deputada federal.

SEXTA Dia 20, dois encontros darão sequência Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambiente para os Pequenos Negócios, na região da Amusep.

TEMAS Os temas dos encontros serão “Compras públicas”, pela manhã, e “Microcrédito”, à tarde. Os eventos do Comitê da Amusep serão realizados no Sebrae Maringá.

 

FRASE
“Nós, os humildes, somos os melhores”. Frase citada por Fabrício Costa Sella.

 

PARA LEMBRAR

18 DE OUTUBRO, 19h30, no Centro de Convenções de Mandaguari. Palestra com a professora aposentada Diva Guimarães, que se tornou a principal personagem da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Estado do Rio de Janeiro, ao fazer um discurso de improviso sobre racismo e preconceito. Convite pelo telefone (44) 3233-4700.

20 DE OUTUBRO, 8h15, Seminário “Manejo e Controle de Escorpiões e Baratas em Áreas Urbanas”. No Auditório do CREA-PR em Maringá. Inscrições no site do Crea-PR (apenas 160 inscrições).

 

ÚLTIMA
Frase de uma das pessoas mais humildes que conheço: “Existem dois tipos de mulheres – as que são loucas por mim e as que não me conhecem”.

 

 

teste

Comente aqui


Ministério da Saúde divulga nota sobre ‘Hemobrás’

NOTA

O Ministério da Saúde informa que estão em curso dois processos de compra do Fator VIII Recombinante. O primeiro foi iniciado em maio de 2017 junto à Hemobrás para abastecimento por meio da PDP Hemobrás/Shire, que está em análise. Até a conclusão da avaliação deste contrato, foi iniciado em agosto uma compra por licitação para abastecimento por seis meses. Ou seja, tempo suficiente para a validação do projeto da PDP.

É importante esclarecer que, em nenhum momento, o Ministério da Saúde atuou para o esvaziar a Hemobrás. Pelo contrário, a pasta tem buscado soluções para a política de sangue do país, e já encontrou investidores privados para a conclusão da fábrica da empresa, em Goiana (PE).

Todas as ações adotadas até o momento estão dentro da legislação vigente no país e voltadas a manutenção do abastecimento de hemoderivados à população.

Sobre a ação, até o momento, o Ministério da Saúde não foi notificado.

1 Comentário


Porquê algumas empresas desistiram do Brasil – com atualização

O Citbank decidiu sair do Brasil. Razão: A filial brasileira gerava 1% da receita total de R$ 10 BILHÕES POR MÊS da empresa, ou seja, a filial faturava R$ 100 milhões por mês. A filial brasileira gerava 93% das ações trabalhistas de todas as sua empresas. Além do Citibank, também anunciaram recentemente a saída do país a Fnac (França), HSBC (Inglaterra), Kirin (Japão), Geely Motors (China) e Nintendo (Japão). O Citibank estava no Brasisl há mais de 100 anos.

Que concede a entrevista é o empresário Flávio Gurgel Rocha. Sua família é proprietária de um dos 50 maiores grupos privados do país, que inclui empresas como a Rede de Lojas Riachuelo e o Shopping Midway Mall. Ele foi deputado federal e, assessorado pelo economista da FGV Marcos Cintra, apresentou em 1991 uma proposta de emenda constitucional criando o Imposto Único sobre Transações — uma alíquota de 2% sobre todas as operações financeiras, a ser repartida entre credor e devedor — em substituição aos 58 impostos existentes, incluindo o imposto de renda. Os recursos arrecadados seriam depositados numa conta única e repassados à União.

É preciso debater questões como esta para entender nossos problemas e promover as mudanças necessárias.

1 Comentário


41ª Mostra apresenta seleção de 64 filmes nacionais

Com alguns títulos premiados internacionalmente, Mostra Brasil traz 55 concorrentes ao Prêmio Petrobras de Cinema, que contemplará duas produções brasileiras pela primeira vez nesta edição – de 19 de outubro a 1º de novembro

A crescente produção do cinema brasileiro ganha destaque na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que traz uma seleção de 64 filmes nacionais em sua 41ª edição, incluindo a apresentação especial de alguns clássicos. Dentre eles, a Mostra Brasil apresenta títulos que foram reconhecidos pelos festivais internacionais por qual passaram, como GABRIEL E A MONTANHA, de Fellipe Barbosa, duplamente premiado na Semana da Crítica, no Festival de Cannes; AS BOAS MANEIRAS, de Juliana Rojas e Marco Dutra, que levou o Prêmio Especial do Júri em Locarno; PELA JANELA, de Caroline Leone, vencedor do Prêmio FIPRESCI da Crítica Internacional em Roterdã; e FORO ÍNTIMO, de Ricardo Mehedff, agraciado como melhor filme estrangeiro no London Independent Film Awards, sem contar outros longas que foram selecionados por estes e outros eventos.

Entre os citados, os três primeiros são alguns dos longas brasileiros inéditos na cidade de São Paulo que integram a seção Perspectiva Internacional, enquanto o último está na seção Competição Novos Diretores, que traz produções de cineastas estreantes que farão, dentro da 41ª Mostra, sua primeira exibição pública no país, a exemplo de ANTES QUE EU ME ESQUEÇA, de Tiago Arakilian; AQUALOUCOS, de Victor Ribeiro; MEU TIO E O JOELHO DE PORCO, de Rafael Terpins; O BEIJO, de Murilo Benício; e ORGANISMO, de Jeorge Pereira. Outros títulos da Perspectiva que também fazem a sua estreia no evento são A IMAGEM DA TOLERÂNCIA, de Joana Mariani e Paula Trabulsi; HÍBRIDOS, OS ESPÍRITOS DO BRASIL, de Priscilla Telmon e Vincent Moon; INAUDITO, de Gregorio Gananian; PRIMEIRO BAILARINO, de Felipe Braga; QUERIDA MAMÃE, de Jeremias Moreira; SAUDADE, de Paulo Caldas; e SOLDADOS DO ARAGUAIA, de Belisario Franca. Os títulos da competição concorrem ao prêmio Bandeira Paulista de Melhor Filme, dado pelo Júri Internacional da 41ª Mostra. Entretanto, todos os brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos Diretores concorrem ao Prêmio do Público da Mostra, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme Brasileiro.

Além disso, pela primeira vez, a Mostra entregará o Prêmio Petrobrás de Cinema para dois filmes brasileiros escolhido pelo júri especializado, com exceção daqueles que já receberam o mesmo prêmio em outro festival. No total, são 55 títulos que concorrem aos R$ 200 mil para o melhor longa de ficção ou aos R$ 100 mil para o melhor longa documentário. O objetivo do Prêmio é apoiar a distribuição das produções contempladas em pelo menos 15 salas e cinco praças ao longo dos primeiros 90 dias de lançamento comercial, no caso da ficção, e 10 salas e três praças no mesmo período, para o documentário. Os títulos selecionados serão avaliados por um júri convidado pela direção do evento.

A Mostra Brasil também traz para o público títulos da seção de Apresentação Especial, as exibições da programação do Vão Livre do MASP, que terá as homenagens a Paulo José, com a projeção de três clássicos estrelados pelo ator, e aos 80 anos do cineasta Leon Hirszman, com ELES NÃO USAM BLACK-TIE (1981), por exemplo. A versão digitalizada em DCP de CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS, longa de Marcelo Gomes que se tornou o segundo título brasileiro a receber o prêmio Bandeira Paulista como Melhor Filme, na 29ª Mostra, em 2005, também será apresentada especialmente durante esta 41ª edição do evento.

Veja abaixo a lista completa de títulos nacionais:

APRESENTAÇÃO ESPECIAL – 5 VEZES CHICO – O VELHO E SUA GENTE
G.Spolidoro, A.Rieper, C.Cavalcante, E.Goldenstein, E.Nunes – 2015

CINEMA, ASPIRINAS E URUBUS – Marcelo Gomes – 2005

ELES NÃO USAM BLACK TIE – Leon Hirszman – 1981

MACUNAÍMA – Joaquim Pedro de Andrade – 1969

O HOMEM NU – Roberto Santos – 1968

O PADRE E A MOÇA – Joaquim Pedro de Andrade – 1966

QUANDO O CARNAVAL CHEGAR – Carlos Diegues – 1972

TUDO É PROJETO – Joana Mendes da Rocha, Patricia Rubano – 2017

CAFÉ COM CANELA* – Ary Rosa, Glenda Nicácio – 2017
*Filme premiado no Festival de Brasília com o Prêmio Petrobras de Cinema e não concorre novamente na Mostra

PRÊMIO PETROBRAS DE CINEMA – A FERA NA SELVA
Paulo Betti, Eliane Giardini, Lauro Escorel – 2017

A IMAGEM DA TOLERÂNCIA – Joana Mariani ,Paula Trabulsi – 2017

A MOÇA DO CALENDÁRIO – Helena Ignez – 2017

A VIDA EXTRA-ORDINÁRIA DE TARSO DE CASTRO – Leo Garcia, Zeca Brito – 2017

ABAIXO A GRAVIDADE – Edgard Navarro – 2017

AÇÚCAR – Renata Pinheiro, Sergio Oliveira – 2017

AMORES DE CHUMBO – Tuca Siqueira – 2017

ANTES DO FIM – Cristiano Burlan – 2017

ANTES QUE EU ME ESQUEÇA – Tiago Arakilian – 2017

ANTÒNIO UM DOIS TRÊS – Leonardo Mouramateus – 2017

AOS TEUS OLHOS – Carolina Jabor – 2016

AQUALOUCOS – Victor Ribeiro – 2017

ARÁBIA – Affonso Uchôa, João Dumans – 2017

AS BOAS MANEIRAS – Juliana Rojas, Marco Dutra – 2017

ATÉ O PRÓXIMO DOMINGO – Evaldo Mocarzel – 2016

AURORA 1964 – Diego Di Niglio – 2017

BERENICE PROCURA – Allan Fiterman – 2017

BIO – Carlos Gerbase – 2016

CALLADO – Emília Silveira – 2017

CAMOCIM – Quentin Delaroche – 2017

CARTAS PARA UM LADRÃO DE LIVROS – Caio Cavechini, Carlos Juliano Barros – 2017

CONSTRUINDO PONTES – Heloisa Passos – 2017

EM NOME DA AMÉRICA – Fernando Weller – 2017

EU, PECADOR – Nelson Hoineff – 2017

FORO ÍNTIMO – Ricardo Mehedff – 2017

GABRIEL E A MONTANHA – Fellipe Barbosa – 2017

HENFIL – Angela Zoé – 2017

HÍBRIDOS, OS ESPÍRITOS DO BRASIL – Priscilla Telmon, Vincent Moon – 2017

HOMEM LIVRE – Alvaro Furloni – 2017

INAUDITO – Gregorio Gananian – 2017

LEGALIZE JÁ – Johnny Araújo, Gustavo Bonafé – 2017

MEU TIO E O JOELHO DE PORCO – Rafael Terpins – 2017

MÚSICA PARA QUANDO AS LUZES SE APAGAM – Ismael Caneppele – 2017

NÃO DEVORE MEU CORAÇÃO – Felipe Bragança – 2017

O BEIJO – Murilo Benício – 2017

O MATADOR – Marcelo Galvão – 2017

O MURO – Lula Buarque – 2017

O NOME DA MORTE – Henrique Goldman – 2017

OPERAÇÕES DE GARANTIA DA LEI E DA ORDEM – Julia Murat – 2017

ORGANISMO – Jeorge Pereira – 2017

PAULO AUTRAN – O SENHOR DOS PALCOS – Marco Abujamra – 2016

PELA JANELA –  Caroline Leone – 2017

PRAÇA PARIS – Lucia Murat – 2017

PRIMEIRO BAILARINO – Felipe Braga – 2017

QUERIDA MAMÃE – Jeremias Moreira – 2017

SAUDADE – Paulo Caldas – 2017

SEVERINA – Felipe Hirsch – 2017

SLAM: VOZ DE LEVANTE – Tatiana Lohmann, Roberta Estrela D’Alva – 2017

SOLDADOS DO ARAGUAIA – Belisario Franca – 2017

TODAS AS RAZÕES PARA ESQUECER – Pedro Coutinho – 2017

TODOS OS PAULOS DO MUNDO – Rodrigo de Oliveira, Gustavo Ribeiro – 2017

TORQUATO NETO – TODAS AS HORAS DO FIM – Eduardo Ades, Marcus Fernando – 2017

VAZANTE – Daniela Thomas – 2017

YOGA ARQUITETURA DA PAZ – Heitor Dhalia – 2017

YONLU – Hique Montanari – 2017

PATROCINADORES DA 41ª MOSTRA
Apresentam a 41ª MOSTRA o GOVERNO FEDERAL – MINISTÉRIO DA CULTURA, GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO e PETROBRAS (com Patrocínio Master). O evento conta com o patrocínio do BNDES – BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL e do BANCO ITAÚ; copatrocínio da SABESP, Apoio institucional do PROAC SP, SPCINE, a parceria do SESC e da CPFL ENERGIA; a colaboração do AUDITÓRIO IBIRAPUERA OSCAR NIEMEYER – SECRETARIA DO VERDE E DO MEIO AMBIENTE, SWISS FILMS, da ORQUESTRA JAZZ SINFÔNICA, MASP, CONJUNTO NACIONAL, INSTITUTO CPFL, HOTEL GOLDEN TULIP e a promoção da FOLHA DE S.PAULO, da GLOBO FILMES, da TV CULTURA, do TELECINE, do CANAL ARTE 1 e da RÁDIO CBN.

Site: www.mostra.org

Facebook: www.facebook.com/mostrasp/

Twitter: @mostrasp

Instagram: @mostrasp

Comente aqui