Coluna do dia 26 de março, domingo

ESTRADA O deputado estadual Dr. Batista fez contato com a coluna, informando que conseguiu a liberação de R$ 30 milhões para a estrada do Porto São José a Porto Rico. Esta estrada é muito esperada. Agora virá a licitação. O acerto das finanças do Paraná permitiu esse investimento, relatou o Dr. Batista.

MICROEMPRESAS Essa semana foi reativado, em Brasília, o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

MULTAS Os radares de Maringá estão funcionando e multando muita gente. A relação dos pontos está no Portal da SEMOB, no portal da Prefeitura.

COMPLICADO A regulagem dos radares de avanço de sinal é algo que pode estar interferindo em algumas multas. São segundos que fazem muita diferença.

GESTÃO O tema gestão foi recorrente na reunião dos prefeitos, essa semana, em Colorado. Lindolfo Júnior esteve presente e participou dos debates.

CANDIDATOS Durante 2017 deputados e pré-candidatos ao senado e ao governo devem estar nas reuniões das associações de municípios. Foi assim em Colorado.

TERMINAL Amanhã, segunda-feira, às 14 horas, tem reunião da CPI do Terminal. Na quinta-feira a comissão volta a se reunir, às 16 horas.

CIDADE INDUSTRIAL A CPI instalada na quinta-feira tem a primeira reunião agendada para quarta-feira, às 14 horas.

VISITA Na quarta-feira os vereadores deverão fazer uma visita à Cidade Industrial.

TECPAR A área que prefeitura sugeriu ao Tecpar, nas proximidades do Parque do Japão, é residencial. Também há impedimentos ambientais.

ÁREA INDUSTRIAL A Cidade Industrial já vendeu cerca de 200 terrenos. Muitos deles comprados por empresas em razão da presença do Tecpar.

 

REGIÃO

COLORADO O prefeito Marcos Mello (PPL) manteve a tradição de receber bem prefeitos e autoridades na reunião da Amusep, realizada na quinta-feira, dia 23.

RECURSOS Durante a semana, Marcos Mello esteve com o governador Beto Richa, o deputado Romanelli e Valdir Rossoni. Foram viabilizados recursos para obras.

MARIALVA Os vereadores de Marialva votam amanhã projeto do vereador Xuxa (PMDB), que dispõe sobre a padronização da identidade visual dos materiais do município.

BRASÃO Pelo projeto do vereador, somente o brasão poderá usado como identidade. Logomarca não.

RÁDIO Arrendamento da Rádio Guairacá deverá mudar totalmente a programação da emissora. Muda o controle em termos de grupo econômico e político.

 

FRASE
“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras”. São Francisco

 

PARA LEMBRAR

DIA 27 DE MARÇO, segunda-feira. Às 19 horas, na ACIM, lançamento do livro “A história da Igreja Católica em Maringá”, livro de 432 páginas, escrito pelo padre Orivaldo Robles. Exemplares serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas, escolas e lideranças da Arquidiocese de Maringá. O projeto teve a coordenação do jornalista Everton Barbosa; revisão do arcebispo emérito de Curitiba, dom Pedro Fedalto; consultoria cultural de Miguel Fernando e Edson Luiz Pereira, e produção editorial de Carlos Venâncio.

DIA 27 DE MARÇO, segunda-feira. Das 16h30 às 18h30, na ACIM, eleição do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá (Conseg). Chapa única, “Segurança em Ação”.

DIA 27 DE MARÇO, segunda-feira. Às 19 horas, no Auditório Dona Guilhermina, que fica na Av. Tiradentes, 710, centro. O Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Maringá, a Coordenação Sindical Trabalhista de Maringá e Região e a Escola de Cultura, Fé e Política da Arquidiocese de Maringá promoverão palestra sobre a Reforma da Previdência com o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild. Entrada franca.

 

ÚLTIMA
Diga-me com quem andas e será possível dizer quem és.

Comente aqui


Coluna do dia 24 de março, sexta-feira

AGROPECUÁRIA A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi recebida pelo presidente Michel Temer. Foi apresentada a nova diretoria e discutidas pautas importantes para o setor produtivo, como o licenciamento ambiental, a demarcação de terras, lei de cultivares e legislação trabalhista rural. O deputado Luiz Nishimori (PR) participou.

ESPORTES O secretário de Esportes de Maringá, Valmir Fassina, acompanhou a sessão da Câmara, ontem, quando os vereadores aprovaram projeto do Executivo que institui o Programa de Incentivo ao Esporte Amador de Maringá.

POR MARINGÁ O objetivo é apoiar atletas e paratletas, de todas as modalidades, para representarem Maringá nas diversas competições oficiais.

RECURSOS A legislação estabelece os repasse às Associações Esportivas e Paradesportivas, Bolsa Atleta; Bolsa-Técnica aos técnicos no alto rendimento.

COMISSÕES O deputado federal Edmar Arruda foi indicado pelo PSD, para mais duas comissões: Comissão de Finanças e Tributação (CFT), que ele presidiu em 2012, e Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC).

AUDIÊNCIA O deputado federal Luiz Nishimori (PR), coordenador de Relação Internacional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), esteve com o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

PAUTA Na reunião de Nishimori e membros da FPA com o ministro foram debatidos os entraves do atual processo de licenciamento ambiental.

VISITA O vereador Juliano Martins (PSC), de São José dos Pinhais, esteve visitando a Câmara de Maringá. Veio com a sua equipe conhecer o nosso legislativo.

COLETIVA A Uningá organizou um café da manhã com o médico e escritor, Dr. Lair Ribeiro, na próxima terça, dia 28, às 7h30, no Hotel Deville, em Maringá.

CPI CIDADE INDUSTRIAL O vereador Flávio Mantovani (PPS) foi eleito presidente da CPI. Chico Caiana (PTB) foi escolhido relator. Serão membros da comissão os vereadores Homero Marchese (PV), Mario Verri (PT) e Odair Fogueteiro (PHS).

OBJETIVO No documento da sua constituição a CPI terá a seguinte missão: “Investigar possíveis irregularidades envolvendo o processo licitatório para contratação das empresas responsáveis pela instalação da infraestrutura do parque e a execução e fiscalização dos contratos correspondentes”.

REGIÃO

MARIALVA O deputado Mauro Moraes (PSDB) fez a entrega de um veículo para a PM, na Câmara Municipal. Na foto, o deputado, capitão Renato Mildemberg da 3º /CIA Marialva, e Ricardo Vendrame (PP), solicitante da viatura.

REGIÃO O deputado estadual Mauro Moraes também fez entrega de viaturas em vários municípios da região. Os veículos foram adquiridos por emendas do deputado.

SARANDI O deputado Edmar Arruda esteve ontem com o ministro Gilberto Kassab, presidente do PSD. Acertaram uma agenda para trabalhar por recursos para Sarandi.

SANEAMENTO Na semana que vem Edmar e Kassab serão recebidos pelo secretário de Governo, Antonio Imbassahy. Vão tratar da liberação de R$ 20 milhões para obras de tratamento de esgoto, em Sarandi.

PARA LEMBRAR

DIA 24 DE MARÇO, HOJE – 20 horas. A empresária Myriam Cassou Terra Recco receberá o prêmio ACIM Mulher nesta sexta-feira (dia 24). A cerimônia será às 20 horas, no Excellence Centro de Eventos, com convites por adesão.
Ela é diretora de criação e estilo da Recco Lingerie, empresa que fundou com o marido, Antônio, há 37 anos. A empresa emprega 700 pessoas, tem 25 lojas próprias, 16 franquias e tem peças comercializadas em 2,5 mil pontos de venda.

DIA 24 DE MARÇO, sexta-feira. A partir das 9 horas, Apucarana sediará o lançamento regional do IV EMDS – Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O evento será no campus avançado da Unespar/Fecea – Auditório Gralha Azul (Avenida Minas Gerais, 5021). Mais informações pelo telefone 61-3044-9837. A promoção é da FNP (Frente Nacional de Prefeitos), em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com apoio da Prefeitura de Apucarana e da AMP.

ÚLTIMA
A coisa que mais irrita um invejoso, é um sorriso. Acaba com o dia dele!

Comente aqui


Flávio Mantovani vai presidir CPI da Cidade Industrial

Flávio Mantovani (PPS), presidente; Chico Caiana (PTB), relator; Homero Marchese (PV), Mario Verri (PT) e Odair Fogueteiro (PHS)

Os vereadores membros da CPI que investigará a Cidade Industrial realizaram reunião hoje, logo após a sessão ordinária. A reunião começou perto das 12h30 e durou quase uma hora.

Na reunião os vereadores escolheram o presidente, Flávio Mantovani (PPS), e o relator, Chico Caiana (PTB). A escolha de presidente foi consensual. Para relator todos os demais eram candidatos: Homero Marchese (PV), Mario Verri (PT), Odair Fogueteiro (PHS) e Chico Caiana (PTB).
O vereador Odair retirou a sua candidatura e declarou voto em Chico Caiana. Como o presidente já havia apoiado o nome de Caiana, ele foi eleito relator.

A CPI foi constituída com o seguinte objetivo: “Investigar possíveis irregularidades envolvendo o processo licitatório para contratação das empresas responsáveis pela instalação da infraestrutura do parque e a execução e fiscalização dos contratos correspondentes”.

Comente aqui


Coluna do dia 23 de março, quinta-feira

PALESTRA Na próxima terça-feira, dia 28, a convite do reitor da Uningá, Ricardo Benedito de Oliveira, o médico e escritor Lair Ribeiro (foto) fará palestra na instituição. Lair Ribeiro é autor de 37 livros de sucesso.

EM COLORADO Hoje tem reunião de prefeitos da região, à tarde. O encontro começa às 14h30, na Câmara Municipal de Colorado.

APUCARANA Será amanhã, a partir das 9 horas, o Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável. O evento será na Unespar/Fecea – Auditório Gralha Azul.

DOWN Eduardo Augusto Gonçalves Dias há alguns anos é assessor pessoal de Ulisses Maia. Postagem nas redes sociais pautou reportagem da Massa. Exemplo.

EFICIENTE Eduardo auxilia Ulisses, hoje prefeito, em diversas tarefas, inclusive externas, com desenvoltura. As pessoas gostam de conviver com ele.

CPI DA PREVIDÊNCIA O senador Paulo Paim (PT-RS) conseguiu 58 assinaturas em apoio à CPI da Previdência. O requerimento foi lido no Senado, na terça.

DESVIOS A CPI foi proposta por Paim para “para apurar eventuais desvios na Previdência Social”. A ideia é provar para o Brasil que a Previdência é superavitária.

MEMBROS E PRAZOS Se for criada, a CPI terá 7 senadores titulares e cinco suplentes. O prazo para a conclusão dos trabalhos é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60.

PARANÁ Os três senadores do Paraná assinaram o apoio à CPI da Previdência: Alvaro Dias (PV), Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT).

RECURSOS Desvendar o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses (Siconv), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, é um desafio.

CURSO Será realizado um curso sobre o Sinconv, para técnicos. Na Uningá, Bloco H, Rodovia 317, 6114. Data: 23, 24, 30 e 31 de março, a partir das 8h30.

PALESTRA O deputado federal Enio Verri (PT) fará palestra, detalhando como obter mais recursos por meio do sistema de convênios.

REGIÃO

EXTRAORDINÁRIA A Câmara Municipal de Marialva realiza sessão extraordinária hoje (23), às 13h30 para votar reajuste do vale-transporte para os servidores.

REAJUSTE Só recebe o vale servidores que ganham até dois mínimos nacionais.

PALMAS A Prefeitura de Palmas lançou ontem o novo layout do site oficial, agora em formato de uma Agência Municipal de Notícias. Acesso: pmp.pr.gov.br

LOBATO A prefeita de Lobato, Tânia Costa, esteve em Curitiba, cumprindo uma agenda de visitas a secretarias do governo do Paraná. Conseguiu recursos para vários projetos.

IDEIA
Os municípios buscam sempre ideias para projetos de captação de recursos federais. A base qualquer ideia é saber como elaborar os projetos e ontem buscar os recursos.

FATO
Desde de 2008, quando foi criado o Siconv, já foram assinados 41.258 instrumentos com municípios, que representam um repasse de R$ 25,3 bilhões.

FRASE
“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida desperta a ira”. Salomão, em Provérbios 15:1

PARA LEMBRAR

DIA 23 DE MARÇO, quinta-feira. A partir das 14h30, na Câmara Municipal de Colorado. Reunião geral de prefeitos da Amusep.

DIA 27 DE MARÇO, segunda-feira. Às 19 horas, no Auditório Dona Guilhermina, que fica na Av. Tiradentes, 710, centro. O Conselho de Leigos e Leigas da Arquidiocese de Maringá, a Coordenação Sindical Trabalhista de Maringá e Região e a Escola de Cultura, Fé e Política da Arquidiocese de Maringá promoverão palestra sobre a Reforma da Previdência com o ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Mauro Luciano Hauschild. Entrada franca.

ALISTAMENTO MILITAR – O alistamento militar deve ser feito pela Internet, no endereço alistamento.eb.mil.br. Na Junta Militar, na rodoviária, há terminais e toda a orientação necessária. Horário das 8 às 17 horas.

ÚLTIMA
Acho que ter paciência é uma das coisas mais difíceis do mundo! Mas Benjamin Franklin sempre dizia: “Aquele que tiver paciência terá o que deseja”.

Comente aqui


Cachê vexame

Texto de Martha Medeiros

Uma ideia criativa alavanca as vendas. Slogans como “o primeiro sutiã a gente nunca esquece”, “não é nenhuma brastemp” e “bonita camisa, Fernandinho” ficaram no imaginário coletivo e são alguns dos cases que orgulham a propaganda brasileira. Porém, na ausência de uma sacada genial, o recurso é buscar o depoimento de pessoas famosas, já que elas encurtam o caminho até a aceitação do consumidor.
Esta eficiência, claro, tem um preço. Já vi atriz que mora na Barra da Tijuca anunciar um condomínio em Porto Alegre dizendo que era o lugar onde sempre sonhou morar. Por que uma atriz global iria querer morar aqui no Sul? Por nenhum motivo. Ela jamais cogitou essa hipótese. Queria apenas embolsar os 50 mil do cachê para terminar de pagar seu apartamento de frente para o mar. Pareceu-lhe um preço justo pelo vexame de ter que aparecer em horário nobre dizendo uma inverdade.
Por um dinheiro extra – não qualquer dinheiro, mas um extra de muitos dígitos –, há quem deixe o ego de lado. Quem não se lembra de Gloria Pires dizendo que iria nos contar um segredinho? “O Orlando tem caspa”. Pois é, o Brasil inteiro descobriu que o marido de uma de suas mais talentosas atrizes tinha caspa e havia resolvido o problema com determinado xampu. Beleza. Logo o comercial saiu do ar e o casal recebeu sua grana honesta.
Se o Orlando tinha caspa mesmo, ou ainda tem, será sempre uma incógnita que roubará nosso sono. O que importa é que nenhum crime foi cometido – o consumidor sabe que propaganda testemunhal não é feita por filantropia.
Os cachês são altos porque os riscos também são. Maitê Proença vendeu sua credibilidade para anunciar uma marca de anticoncepcionais que se revelou fraudulenta: algumas mulheres engravidaram por ingerirem pílulas de farinha. A empresa foi autuada e ainda teve que pagar indenização para a atriz, que fez muito bem em buscar seus direitos.
Por essas e outras, é bom pensar direitinho antes de usar a própria imagem para vender detergentes, remédios, sabonetes, cervejas. Vá que o dono da empresa esteja usando uma tornozeleira eletrônica, vá que baratas estejam perambulando perto demais dos estoques, vá que esqueceram de comentar esses detalhes no contrato.
A repercussão da Operação Carne Fraca pode ser exagerada, mas o estrago está feito: Tony Ramos se queimou por enaltecer as virtudes de uma empresa sob suspeita. Diante de uma oferta milionária, não titubeou– alguém iria?
O Brasil não é um bom distribuidor de renda, mas o vexame está ao alcance de todos

Comente aqui


Técnicos das prefeituras recebem capacitação sobre o Siconv

Começa nesta quinta-feira (23), às 8h30, na Uningá, Maringá, curso que capacitará técnicos das prefeituras da região a potencializar a obtenção de recursos, utilizando o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasses (Siconv), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.
“Desde de 2008, quando foi criado o Siconv, já repassou mais de R$ 25,3 bilhões”, informa o deputado federal Enio Verri. Ele lembra que o Governo Federal possui vários programas que disponibiliza recursos para áreas problemáticas nos municípios, como saúde, educação e infraestrutura. “O problema é que muitas vezes os gestores não conhecem os programas ou não tem projetos”, explica Verri.
Segundo o deputado, o Siconv é uma ferramenta importante, onde as prefeituras podem cadastrar seus projetos para obter recursos dos programas. “O problema é que a maioria, principalmente dos novos gestores e técnicos, não têm conhecimento desta ferramenta. Cada município precisa se cadastrar no sistema para obter sua senha e ter acesso aos convênios lá disponibilizados. Por isso é importante estas reuniões que estamos fazendo em todo o Paraná”, finaliza Verri.
O curso, que tem a duração de 4 dias, será ministrado pelo professor e consultor de gestão pública, Sergio Pavan Margarido que também é mestre em Economia, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
A abertura será às 8h30, na sede da Uninga, na saída para Astorga e será feita pelo irmão do deputado, vereador Mario Verri, já que Enio está em Brasília acompanhando votações relacionadas a reformas em andamento na Câmara dos Deputados.

Serviço: Siconv – Oficina Teórica e prática
Local: Centro Universitário Ingá – Bloco H – Rodovia 317, 6114
Data: 23, 24, 30 e 31 /03/2017
Horário: Das 8h30 às 12h e das 13h às 17 horas

Comente aqui
 

A República refém

* Cristovam Buarque

 

Cada grupo tenta tirar o máximo da economia

A Fundação Joaquim Nabuco realizou um seminário sobre o Segundo Centenário da Revolução de 1817 em Pernambuco. Durante os 75 dias, o Brasil foi uma República; cinco anos antes da Independência, quase 70 anos antes de adotarmos a República hoje sequestrada.
Sequestrada pelo corporativismo que divide a sociedade: cada grupo e classe social tentando abocanhar o máximo do produto da economia, sem um sentimento comum, sem respeito aos demais segmentos, sem um destino coletivo que empolgue o conjunto da sociedade, aprisionando o país ao seu presente, formando uma República sem coesão social e sem rumo histórico. Refém de associações de classe e sindicatos.
A República está sequestrada pela burocracia de sua máquina estatal e pelo emaranhado de leis que não permitem seu funcionamento eficiente. As decisões tomadas esbarram na vontade de burocratas do sistema administrativo ou dos inúmeros representantes do sistema legal.
Está sequestrada na baixa produtividade de sua economia, que condena a sociedade à pobreza, agravada pela má distribuição da renda que divide o país em dois países; amarrando a República, no peso da exclusão de mais de cem milhões de brasileiros.
Nossa República está sequestrada pela corrupção que contamina a política em todos os níveis; refém da violência urbana que pode ser caracterizada como uma guerra civil que provoca o peso de 600 mil prisioneiros. Também pela falência da lógica e da falta de diálogo nos debates políticos que não levam a entendimentos para realizar a causa comum dos brasileiros. Há décadas o sistema bancário atende à voracidade por empréstimos tanto para financiar gastos e desperdícios do Estado quanto para financiar o consumismo, criando o trágico endividamento que sequestra nossa economia, cobrando o resgate por juros absurdos e altos superávits primários.
O sistema previdenciário que, para atender a pressão de cada grupo, assumiu gastos que não lhe competia e ofereceu benefícios que não tinham como serem concedidos, agora amarra o futuro da República exigindo reformas que não têm o apoio da população, dividida entre os que desejam manter os direitos e privilégios atuais e aqueles que precisam de direitos no futuro. A República está sequestrada pela falência das finanças públicas e pela falta de investimento na infraestrutura, pelo Estado descomprometido com a causa pública, pela tragédia das “monstrópoles” em que foram transformadas nossas cidades.
Sequestrada, sobretudo, pelo indecente e insano quadro de uma população onde 13 milhões são analfabetos adultos, e 60% de jovens não terminam o Ensino Médio, deixando raríssimos brasileiros em condições de compor uma elite intelectual compatível com as exigências do “Século do Conhecimento”.
Duzentos anos depois da ousada aventura de um grupo de patriotas pernambucanos, quase todos fuzilados, enforcados e esquartejados, o Brasil tem uma República incompleta porque está sequestrada por seus erros e por cada uma das minirrepúblicas em que sua população se divide.

* Cristovam Buarque é senador (PPS-DF)

Texto sugerido pela leitora Dalva Meis.

Comente aqui


“Desafios da gestão pública em tempos de crise” é tema de curso em Maringá

“Desafios da gestão pública em tempos de crise”. Este é o tema de curso de capacitação direcionado a prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores públicos, que será realizado de 22 a 24 de março, no Thomasi Hotel, em Maringá.
O curso será ministrado pelos advogados especialistas em gestão pública: Anderson Alarcon, Rogério Calazans e . Promovido pela Publica Cursos, conta com o apoio da Associação dos Vereadores do Brasil (UVB), Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e OAB Maringá.
TEMAS Entre os temas abordados estão democracia, legitimidade, representação, crise, transparência e controle, remuneração, plano de carreira, capacitação profissional, 13º e férias, limites e possibilidades de gestão e revisão, improbidade e ação popular, responsabilidade civil e penal, visão do STF e Tribunal de Contas e projetos e atuação coletiva.
“São todos assuntos de interesse e de extrema importância para gestores. Uma oportunidade de capacitação para todos envolvidos na administração pública”, aponta o advogado Anderson Alarcon.
Informações e inscrições: [email protected], telefone (44) 3052 9000.

Comente aqui