PRECONCEITO

Uma campanha agressiva, contra o preconceito, criada pela Chrysallis, uma associação de famílias de menores trans, do norte da Espanha, vem gerando muita polêmica. A entidade distribuiu uma série de cartazes exibindo crianças nuas e sorrindo, com a inscrição:  “Há meninas com pênis e meninos com vagina. É simples assim. A maioria deles sofre diariamente, porque a sociedade desconhece essa realidade”.

Sem categoria
Comente aqui


SEM DINHEIRO

O brasileiro conhece bem o que é viver com pouco dinheiro. Mas como seria morar em um lugar onde o dinheiro simplesmente não existe?

É assim em Auroville, ou “A Cidade do Amanhecer”, localizada no sul da Índia. A cidade foi fundada em 1968 como um povoado dedicado à busca de uma vida sustentável e harmoniosa e ocupa uma área de 20 km2. Desde sua fundação a comunidade plantou um milhão de árvores e transformou um terreno deserto e abandonado em área verde. Lá não existe propriedade privada. Todos trabalham e tudo que é produzido é dividido igualitariamente.

Sem categoria
Comente aqui


Coluna do dia 20 de janeiro, sexta-feira

BOAS PRÁTICAS Os desembargadores Adalberto Xisto Pereira, corregedor do TRE-PR, e Luiz Fernando Tomazi Keppen, presidente do TRE-PR, na foto, estiveram ontem em Maringá. Visitaram projetos de educação e cidadania e participaram de evento sobre boas práticas no setor público, na Câmara de Maringá. No dia 6 de fevereiro, Adalberto Xisto Pereira assumirá a presidência do TRE-PR.

JOVENS O presidente do TRE-PR, Luiz Fernando Keppen, falou que é fundamental integrar os jovens aos projetos de cidadania. Citou como exemplo a Escola Legislativa de Maringá.

CIDADANIA A Escola Legislativa da Câmara de Maringá foi criada pelo presidente Ulisses Maia, cresceu muito na gestão do presidente Chico Caiana e tem o apoio do presidente Mario Hossokawa.

PARLAMENTO JOVEM Esse ano deverá ser implantado pela Câmara de Maringá o Parlamento Jovem, para alunos do ensino médio.

ORGANIZAÇÃO O evento foi organizado pela Comissão de Direito Eleitoral da OAB Maringá, Câmara Municipal/Escola Legislativa, Amusep, TRE-PR e União dos Vereadores do Brasil (UVB).

PREFEITOS O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, recebe hoje no seu gabinete, pela manhã, o prefeito do campus da UEM, professor Carlos Augusto de Melo Tamanini.

IMPORTANTE Município e UEM tem assuntos importantes a tratar, especialmente em relação a obras de mobilidade em torno e no campus. Interesse de grande parte da população.

ALAGAMENTOS Maringá tem muitos pontos de alagamento, em vias públicas e em bairros da região. As fortes chuvas nos últimos dias têm causado problemas.

BAIRROS Dois bairros têm sofrido bastante com os alagamentos: Conjunto Requião e São Silvestre.

AGRICULTURA O vereador Onivaldo Barris (PHS) está criando uma comissão para estudos e apoio à agricultura em Maringá. Há anos o setor não tinha um vereador dedicado a essa representação.

INTERATIVIDADE Portagem no Facebook do vereador Odair Fogueteiro convida para interatividade com o vereador através do Fala Maringá, um sistema da Câmara Municipal.

DENÚNCIA O senador Alvaro Dias (PV) publicou nas suas redes sociais um alerta: “Petrobras: O aparelhamento ainda existe. Funcionários com cargos através de indicações o governo petista ainda estão por lá”.

DINHEIRO PÚBLICO O procurador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, tem defendido medidas em Câmaras Municipais para reduzir despesas. Dentre elas, redução de gastos com celulares funcionais e uso de carros oficiais.

EXEMPLO A Câmara Municipal não tem celulares funcionais, nem para a mesa diretora, e tem apenas dois veículos. Gastou no ano passado R$ 422,25 por mês com combustível.

RECICLAGEM A diretora de Apoio a Cooperativas de Reciclagem da Secretaria de Meio Ambiente, Vera Lúcia Menegoti Tasca, iniciou o ano com muito trabalho na área de apoio às cooperativas.

CAPACITAÇÃO Foi realizada ontem (19) capacitação para uso de máquina compactadora de papel e papelão, instalada na Central de Valorização de Recicláveis. Em 45 minutos a prensa compacta cerca de 400 quilos de material.

BOLSAS DE ESTUDO Termina hoje, dia 20, o prazo para inscrições programa municipal de captação de bolsas de estudo. São mais de 800 oportunidades em diversos cursos.

INSCRIÇÕES As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura ou na Diretoria da Juventude, Rua das Sibipirunas, 1523, Conjunto Borba Gato. O telefone é 3901-1934.

ÚLTIMA O pessoal está lendo a coluna, em Maringá e na região. Até o boca aberta!

 

REGIÃO

AMUSEP O presidente da Amusep, Fausto Herradon, prefeito de Floraí, esteve ontem em Maringá e participou do evento com o presidente do TRE-PR, Luiz Fernando Tomazi Keppen.

PREFEITOS Também estiveram em Maringá o vice-presidente da Amusep, André Luís Bovo, prefeito de São Jorge do Ivaí, e Marcos Mello, prefeito de Colorado.

ESTRADAS Os vereadores de Marialva aprovaram autorização para a Prefeitura a estabelecer parceria com seis municípios para realizar a recuperação de estradas.

MUNICÍPIOS Os termos de cooperação mútua deverão ser assinados com os municípios de Itambé, Floresta, Sarandi, Maringá, Bom Sucesso e Mandaguari.

 

PARA LEMBRAR

HOJE (sexta-feira), 14 horas – Câmara Municipal de Maringá. O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, participará de reunião pública com os vereadores de Maringá.

HOJE (sexta-feira), 17 horas – Livraria Curitiba. Editores da comunidade “Maringá em fotos” têm encontro no café. Amigos da fotografia podem participar. A fan page chegou aos 60 mil seguidores. fb.com/maringaemfotos.

24 DE JANEIRO (terça-feira), 9 horas – Auditório Hélio Moreira. Posse da nova diretoria do Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar).

 

Comente aqui


Maringaense faz resportagem do local do acidente com Teori Zavascki


O repórter Marcos Landim, nascido em Maringá, fez reportagem no mar, nas proximidades do local do acidente com a aeronave em que estava o ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki.
Ele gravou reportagem à tarde e esteve ao vivo agora há pouco, no Jornal Nacional.
— Sobre ele, a Globo escreve o seguinte:
Marcos Landim é natural de Maringá, no estado do Paraná. Vindo de longe, o jornalista, que cobre as áreas de Angra dos Reis e Paraty pela TV Rio Sul, já está muito bem adaptado à costa verde do Rio de Janeiro: ‘amo essas cidades. Não só pelas belezas naturais. O clima, o patrimônio histórico e o povo das cidades mais antigas do Brasil me fascinam’, comentou.
O repórter contou que desde muito pequeno, já se interessava pelos meios de comunicação: ‘era apaixonado por rádio. Gravava a programação das emissoras e depois substituía a voz do locutor pela minha. Com 14, 15 anos, fazia leituras na Igreja, cantava bingo e até narrava teatros’.
Ainda adolescente, Marcos teve sua primeira oportunidade de trabalho na área, justamente quando mandou uma carta para o proprietário de uma rádio de sua cidade natal: ‘ele me chamou para conversar e permitiu que eu conhecesse o funcionamento da rádio. No dia do meu aniversário de 16 anos, fui registrado e passei a ser operador de rádio. Foi assim que tive as primeiras oportunidades de ser locutor. Tive até um programa de músicas do passado. Era comum um ouvinte ir visitar a emissora e não acreditar que era aquele ‘moleque’ que falava na rádio’, lembrou.
Já com 18 anos, ele trabalhou em uma pequena emissora de TV, onde aprendeu a editar, operar câmera, além de exercer funções como auxiliar e iluminador. Nessa mesma época, Marcos entrou na faculdade de jornalismo.
De lá para cá, foram muitas experiências que o tornaram o jornalista que é hoje. Marcos Landim voltou a trabalhar em rádio, desta vez como produtor e repórter e também como apresentador de um programa rural na TV.
Anos depois, em Curitiba, o jornalista conseguiu a primeira oportunidade em uma afiliada da Rede Globo – ele já trabalhou em outras duas afiliadas – com um programa também sobre o mundo rural: ‘viajamos o Paraná pelos sítios e fazendas. Poucos meses depois, fui contratado para uma vaga em Umuarama, cidade que fiquei durante dois anos na reportagem. Do interior do Paraná, fui para Cuiabá, a capital do Mato Grosso. Cobri grandes investigações e tive o prazer de conhecer o pantanal e Chapada dos Guimarães’.
Desde maio de 2014 na TV Rio Sul, Marcos Landim já cobriu eventos importantes para a região e também para o Brasil, como a FLIP, Festa Literária Internacional de Paraty, e a FITA, Festa Internacional de Teatro de Angra. Mas o jornalista garante que o contato com o telespectador é o que mais o motiva a trabalhar na profissão que escolheu: ‘ouvir as histórias e ter o prazer de compartilha-las, pisar onde tem problemas e saber que o meu trabalho pode ajudar a melhorar a vida das pessoas. Adoro ser um contator de histórias de vida’, finalizou.

Na íntegra aqui.

1 Comentário


Inovação e cidadania 

Terminou agora palestra do desembargador Luiz Fernando Tomazi Keppen (foto), presidente do TRE-PR fará palestra. Falou sobre “Tribunal Jovem”, “Parlamento Jovem”, “Educação para Cidadania” e “Direitos Humanos”.

Falou da necessidade da participação dos jovens em projetos de cidadania. Citou a Câmara de Maringá como exemplo de atividades nessa área, através da Escola Legislativa.

Também esteve presente o desembargador Adalberto Xisto Pereira, corregedor do TRE-PR, que assumirá a presidência do TRE no próximo dia 6 de fevereiro.

O evento foi organizado pela Comissão de Direito Eleitoral da OAB Maringá, Câmara Municipal/Escola Legislativa, Amusep, TRE-PR e União dos Vereadores do Brasil (UVB).

Comente aqui


Coluna de quinta-feira, dia 19 de janeiro

JUNTA MILITAR O ex-vereador Cabo Zé Maria (foto) assumiu a Secretaria Executiva da 15ª Junta de Serviço Militar. Ele já está fazendo mudanças por lá, organizando a junta para um melhor atendimento à população.

ALISTAMENTO Esse ano devem ser alistar os nascidos em 1999. O alistamento é feito pela internet, no site www.alistamento.eb.mil.br. Até o dia 30 de junho.

COMPUTADORES Na Junta de Serviço Militar há dois computadores usados para o alistamento. O horário até fevereiro e das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. Em março passará a ser das 8 ás 17 horas.

DISTRITO INDUSTRIAL O vereador Belino Bravin (PP) trabalha a algum tempo para criar uma área industrial no distrito de Floriano. Há uma área com 18 terrenos industriais e ele trabalha junto do Poder Executivo para que seja feito um programa de incentivo para as empresas que se instalarem lá.

INTERESSE Ainda no papel, a área industrial de Floriano tem mais de 50 empresas interessadas. Ou seja, quase três por terreno.

EMPREGOS A ideia é muito boa. As indústrias abrem vagas de trabalho para o distrito e imediações.

NA CÂMARA O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, esteve ontem à tarde na Câmara, por volta de 15h30. Realizou uma reunião com alguns vereadores que estavam na casa.

SEM AVISO O prefeito foi à Câmara sem uma agenda prévia comunicada aos vereadores.

DOCUMENTOS O vereador Flavio Mantovani (PPS) entregou ontem, a todos os vereadores, publicações, leis e pareceres sobre o UBER, de outros municípios onde o assunto já foi discutido.

GABINETE Às 18h30 estava agendada reunião do prefeito Ulisses Maia com representantes dos taxistas, na sala de reuniões da Prefeitura. Vereadores também iriam acompanhar a reunião.

PEGADINHA Ontem um motorista de UBER recebeu um pedido de corrida. Ao chegar no local, o esperava um agente de trânsito. Ao invés de corrida, ganhou uma multa.

SEGURANÇA O tenente Felipe Monteiro, hoje na reserva, assumiu a coordenação do Gabinete de Segurança Integrada de Maringá.

AÇÃO CONJUNTA Felipe terá sob sua responsabilidade unir e planejar ações conjuntas das polícias, da guarda, integrando também o Conselho Municipal de Segurança.

VIADUTO Da Comunicação da Prefeitura recebi a informação de que o viaduto nas proximidades da ANPR já foi vistoriado por pessoal especializado.

NA PREFEITURA Estão assumindo funções na Comunicação e em outras áreas da Prefeitura vários jornalistas e gente da área.
NA EQUIPE Adilson Costa foi nomeado para a Defesa Civil. Roberta Dias, Agnaldo Vieira e Nilva Cordiolli, para o Gabinete. Maria Lígia assumiu a diretoria de Desenvolvimento Econômico.

RH E CERIMONIAL Paulo Vergueiro está no RH e Amarildo Torres no Cerimonial da Prefeitura, ligado ao Gabinete.

DISTRITO A jornalista Marcela Rossini assumiu a administração distrital de Floriano.
REGIÃO

PROBLEMAS A situação das frotas de veículos e equipamentos da região parece ser um dos problemas mais sérios e recorrentes dos novos prefeitos.

QUEBRADOS O prefeito de Marialva, Victor Martini, considera a má conservação da frota de veículos públicos e equipamentos do almoxarifado quebrados um dos principais problemas no início de gestão.

ESTRADAS RURAIS Outro grande problema são as estradas rurais em péssimo estado.

MATO Na cidade de Marialva a falta de rotina na conservação da cidade está trazendo muitos transtornos e exigindo mutirões e outras ações. Mesmo assim é muita coisa para colocar em dia.
PARA LEMBRAR

HOJE, QUINTA-FEIRA, 10h30 – CÂMARA DE MARINGÁ – Boas práticas municipais. Palestra do desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do TRE. Temas: Tribunal Jovem, Parlamento Jovem, Educação para Cidadania e Direitos Humanos. Organização da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Maringá, Câmara Municipal/Escola Legislativa, Amusep e TRE-PR. Evento aberto a todos os interessados.

1 Comentário


Coluna de quarta-feira, dia 18 de janeiro

 

COMUNICAÇÃO Marcelo Cattani (foto) assumiu a Secretaria de Comunicação de Curitiba. Muito experiente, tem uma trajetória de sucesso na comunicação. Ele foi secretário de Comunicação do Governo do Paraná, onde mostrou muita articulação em todo o estado.

MARCELOS O secretariado do prefeito Rafael Greca, em Curitiba, tem mais dois Marcelos: Marcelo Ferraz, secretário de Urbanismo e Assuntos Metropolitanos, Marcelo Richa, secretário de Esporte, Lazer e Juventude.

RIGON O coração do Ângelo Rigon está muito bem, obrigado! Ele começa o ano com muitos projetos e a saúde em dia.

DE VOLTA Quem retorna hoje a Maringá é Luiz Fabretti. Seu tratamento vai continuar, mas ele retomará suas atividades. Amanhã ele deverá apresentar o Paraná Notícias, na Band.

OBRAS A Escola Municipal Padre Anchieta, do Jardim Verão, começou a ser reformada. Ela tem cerca de 530 alunos.

20 ANOS Essa é a primeira reforma desde a sua construção, há 20 anos.

RAIS Sodré Júnior informa que entrega da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2016 deve ser feita até o dia 17 de março, somente pela internet, no site www.rais.gov.br.

OBRIGATÓRIO Todas as empresas, com CNPJ ativo, com ou sem funcionários, devem entregar o documento. Os microempreendedores individuais só declaram se tiverem empregados.

ALERTA Os agentes penitenciário de Maringá e região estão em alerta. Há riscos de ocorrências nas penitenciárias. Não estamos isolados, no estado e nem no país.

DESCASO Segundo Luciano Brito, ex-vereador e agente penitenciário, o problema brasileiro é resultado de anos de descaso no setor. A polícia penitenciária, prevista na PEC 308, é fundamental.

NÚMEROS Maringá e região tem 40 cadeias e quatro penitenciárias. Só em Maringá são 1.500 presos. O Paraná tem 150 cadeias e 30 penitenciárias, com mais de 27 mil presos.

ANIVERSÁRIO Juarez Firmino, advogado e contabilista, comemora hoje, dia 18 de janeiro, 29 anos da fundação da sua empresa Canção Assessoria Contábil.

REGIÃO

SANTA FÉ Fernando Brambilla assumiu a Prefeitura de Santa Fé para o seu terceiro mandato de prefeito. Jovem, tem a vantagem da experiência.

MANDATOS Antes de ser prefeito Fernando Brambilla foi vereador e presidente da Câmara de Santa Fé.

DESAFIOS O maior desafio da Prefeitura de Santa Fé, no começo desse mandato, é a frota de veículos que quebra a todo momento. Contratos e licitações interrompidos também causam dificuldades.

PRIORIDADES De acordo com o prefeito Fernando Brambilla a prioridade é colocar as secretarias e departamento em dia, para o funcionamento de toda a máquina pública.

EXTRAORDINÁRIA A Câmara de Marialva realiza sessão extraordinária hoje, às 11h, para votar projeto que autoriza a prefeitura a celebrar Termos de Cooperação mútua com outros municípios da região para executar a recuperação de estradas rurais.

MUNICÍPIOS A proposta é estabelecer parcerias com as prefeituras de Itambé, Floresta, Sarandi, Maringá, Bom Sucesso e Mandaguari. Os termos de cooperação terão vigência até 2020.

VITÃO O prefeito de Itambé, Vitão Fedrigo, recebeu o cheque de R$ 260.228,53. O deputado estadual Tiago Amaral acompanhou prefeitos da região.

PARA LEMBRAR

QUINTA-FEIRA, 10h30 – CÂMARA DE MARINGÁ – Boas práticas municipais. Palestra do desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do TRE. Temas: Tribunal Jovem, Parlamento Jovem, Educação para Cidadania e Direitos Humanos. Organização da Comissão de Direito Eleitoral da OAB Maringá, Câmara Municipal/Escola Legislativa, Amusep e TRE-PR. Evento aberto a todos os interessados.

1 Comentário


Coluna de terça-feira, dia 17 de janeiro

QUALIFICAÇÃO Tiago Valenciano (foto), doutor em Sociologia pela UFPR, é mestre e licenciado em Ciências Sociais pela UEM. Integra a Academia de Letras de Maringá e outras entidades literárias. É professor universitário, semanalmente participa do jornal Pontocom News, na Band Maringá. Ele é o chefe de gabinete do vereador Onivaldo Barris.
NOVO RITMO O vereador Onivaldo Barris tem trabalhado de uma forma inovadora e com ritmo intenso, mesmo no recesso e começo de mandato. Uma das surpresas positivas da nova Câmara.
IGUATEMI Onivaldo Barris e a equipe já produziram propostas, a maioria deles para o distrito de Iguatemi.
CONSELHO DE SAÚDE Acontece hoje à tarde, a partir das 15h30, no gabinete do prefeito de Maringá, reunião do Conselho de Saúde.
GOLPE NO ZAP Nos últimos dias muita gente recebeu mensagens sobre mudar a cor do seu whatapp. Era um golpe, que atingiu mais de um milhão de pessoas.
ATALHO Quem clicava no link contaminava seu sistema iOS, Android, Windows Phone ou BlackBerry. Antes de promover a instalação, a vítima precisava compartilhar uma mensagem.
CORRENTES Muitas correntes e mensagens pedindo compartilhamento no whats app e nas redes sociais são atalhos para contaminar ou ter acesso a informações de celulares ou computadores.
UBER O escritório do UBER em Maringá já foi fechado, por ação do município. Ele funcionava sem qualquer documentação legal.
TÁXIS Ontem, a convite do vereador Homero Marchese, aconteceu reunião na Câmara, com taxistas. Participaram os vereadores Homero, Bravin, Do Carmo, Alex, Flávio Mantovani e os chefes de gabinete de Chico Caiana e Onivaldo Barris.
COMISSÃO Os vereadores vão formar uma comissão de estudos para ouvir taxistas, representantes do UBER e a população.
QUEIXA A principal queixa dos taxistas é o valor muito baixo cobrado pelo UBER, o que, para eles, é concorrência desleal.
ESTRUTURA Em Maringá, o viaduto localizado nas proximidades da ANPR, que dá acesso à avenida Guaipó, está com problemas estruturais, segundo Dorival Fidélis. Vale uma vistoria.
REGIÃO
MARIALVA A Câmara de Marialva estava decidindo ontem se convocaria uma sessão extraordinária para amanhã. Na pauta, projeto de ação de conjunta de municípios para recuperação de estradas rurais.
MANDAGUARI Em Mandaguari os vereadores também poderão ser convocados para sessões extraordinárias. O prefeito Batistão encaminhou várias mensagens para a Câmara.
MESA BRASIL Pequenos produtores da agricultura familiar de Marialva fizeram a primeira entrega de alimentos para o programa Mesa Brasil, do Governo Federal/SESC, ontem.
2017 Os produtores, ligados a Comafrut (Cooperativa Marialvense dos Produtores de Frutas), participarão do programa que gera renda e garante trabalho na pequena propriedade.
SEMANAL Todas as semanas diversas entidades da região receberão frutas, legumes e hortaliças produzidas em Marialva. O movimento no programa será de R$ 350 mil.
ASTORGA A jornalista Fabiana Fogari informa que os carnês de IPTU do exercício 2017 já estão disponíveis para retirada na Prefeitura, no expediente, das 8 às 11h30 e das 13 às 17 horas.
DESCONTOS Em Astorga a cota única poderá ser paga com 15% de desconto, no dia 10 de fevereiro. Dia 10 de março, cota única com 10%. Primeira parcela também vence no dia 10 de março.
PARA LEMBRAR
HOJE, 8H30 – SANEPAR Os vereadores foram convidados para uma visita hoje à Sanepar. Devem ir até a estação de captação, no rio Pirapó. Objetivo é conferir as obras e medidas preventivas para evitar problemas como os ocorridos com fortes chuvas, no ano passado.
QUINTA, 19, 8h00 – SINDUSCON E SECONCI O sindicato da indústria da construção e o seu serviço social recebem convidados para um café da manhã de apresentação das entidades e do projeto de trabalho para 2017.
Comente aqui


Coluna do dia 15 de janeiro, domingo

VITÓRIA Marcos Mello (foto), prefeito de Colorado, teve essa semana a quarta vitória seguida na Justiça. Foi acusado pela Câmara e adversários de estar inelegível. Foi acusado pelo Ministério Público de Colorado de ter contratado funcionários fantasmas. Foi absolvido. Teve a candidatura aprovada em liminar do próprio presidente do TSE em Brasília, o Ministro Gilmar Mendes.

APROVADAS Ex-prefeito por 8 anos (2004-2012), Mello teve todas as contas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Mesmo assim, em 2016, os vereadores de Colorado reprovaram uma das suas contas, buscando evitar que ele participasse das eleições.

A DECISÃO Para o TSE, a atitude da Câmara feriu a lei e Marcos Mello teve, então, sua candidatura aprovada.

10 a ZERO Foi absolvido por 10 a zero no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) da acusação de funcionários fantasmas, a pedido, inclusive, do próprio Ministério Público, em Curitiba.

JUSTIÇA Para Anderson Alarcon, advogado do prefeito, é preciso lembrar Kafka, sem esquecer que as vezes o Estado pode fazer muito mais mal do que bem ao cidadão. Importante não perder de vista a justiça.

LEVANTAMENTO Desde que assumiu, Marcos Mello tenta descobrir o que a prefeitura tem de dívidas e problemas, já que lhe foi inviabilizada a transição administrativa.

SALÁRIOS Com dívidas que se descobrem a cada dia, na semana que passou o prefeito conseguiu pagar o salário atrasado dos servidores do município.

REGIÃO O deputado federal Luiz Nishimori aproveitou o período de recesso parlamentar na Câmara dos Deputados e nesta semana recebeu vários prefeitos da região.

PLANEJANDO Segundo Nishimori, o diálogo com os prefeitos é essencial para saber as necessidades dos municípios as emendas que realmente irão contribuir para o bem-estar e qualidade de vida da população.

RESULTADOS Só nos dias 10, 11, e 12 de janeiro já foram realizados mais de trinta atendimentos. Na pauta várias questões de interesse dos municípios e da população.

PROVOPAR A primeira-dama de Maringá, Eliane Maia, está coordenando, em conjunto com Miriam Scabora e equipe de voluntárias um novo projeto para o Provopar.

ABRANGENTE O Provopar vai buscar uma atuação inovadora e abrangente, com muito espaço para o voluntariado, mobilização e apoio a bons projetos de responsabilidade social.

ATIVIDADES A Câmara de Maringá teve uma semana que presença da maioria dos vereadores e muito trabalho das equipes. Recesso mesmo só das sessões.

ENTREVISTA Gilmar Ferreira publicou no seu site gilmarferreira.net.br entrevista com o coordenador da Escola Legislativa sobre o programa de acolhimento dos novos assessores da Câmara.
CHEFIAS Nas secretarias, agora sem os cargos de confiança, não tem sido tão fácil como se esperava encontrar servidores para as funções gratificadas de gerências e chefias.

BULLINGS Muitos não querem os cargos e alguns pressionam os colegas para não aceitarem. Pressão pouca é bobagem. Um complicador a mais na situação, que já é desafiadora.

INTERNET Começaram mudanças no site e na fan page da Prefeitura de Maringá. O pessoal está trabalhando com vontade.

SAÚDE Aconteceu ontem, na Prefeitura de Maringá, repasse de R$ 3 milhões para 20 mil consultas especializadas em Maringá e região. Excelente notícia.

ÚLTIMA “Se Maomé não vai à montanha… é porque ele se mandou pra praia”.

PARA LEMBRAR:

DIA 16 – PALÁCIO IGUAÇU O prefeito de Maringá, Ulisses Maia, participa na segunda-feira de reunião com o governador Beto Richa e prefeitos do Paraná. A partir das 15 horas.

DIA 17 – SANEPAR Os vereadores de Maringá foram convidados pela gerência local para uma visita à Sanepar, na próxima terça-feira, dia 17, às 8h30.

DIA 19 – GESTÃO PÚBLICA O presidente do TRE-PR, Luiz Fernando Tomasi Keppen, deverá estar em Maringá para um evento organizado pela União Brasileira de Vereadores (UBV). Devem participar vereadores, prefeitos da região e entidades organizadas. 11 horas, na Câmara Municipal de Maringá.

 

1 Comentário


Coluna do dia 13 de janeiro

ÁLCOOL Em dezembro o engenheiro agrônomo Miguel Rubens Tranin (foto), presidente da Alcopar (Associação dos Produtores de Bionergia do Estado do Paraná), fazia uma previsão da safra 2016/2017 em 43 milhões de toneladas de cana. A safra, que finaliza em março, deverá totalizar 39,2 milhões de toneladas. Quantidade suficiente para o cumprimento dos contratos. O estado tem 21 usinas, empregando mais de 50 mil trabalhadores.

MAIS TÉCNICA A nova secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), comandada pelo engenheiro Gilberto Purpur, traz de volta uma equipe técnica muito capacitada.

REVISÃO Alguns projetos, como “ruas acalmadas”, executados no ano passado, sofrerão alterações, feitas pelos especialistas da equipe.

MUDANÇAS Nos primeiros dias da gestão, a equipe da SEMOB fez mudanças na sinalização do cruzamento das ruas Farmacêutico Luiz Andrade e dos Jasmins, no Jardim Mandacaru.

APROVAÇÃO Os frequentes acidentes no local não foram mais registrados. Os moradores confirmam o resultado positivo das obras, no cruzamento.

DIRETORA A engenheiro Vera Oliveira assumiu a diretoria de Mobilidade Urbana. Muitos projetos em estudos e objetivos bem definidos para o trânsito em Maringá.

OBRAS Estava marcada para ontem, no começo da tarde, a demolição do prédio da antiga rodoviária de Sarandi. Obra acompanhada pelo diretor de Urbanismo, Walter Volpato Júnior.

BOMBEIROS No local será construída a nova unidade dos bombeiros, em Sarandi.

ORGANIZANDO Chico Santos assumiu a Comunicação Social de Sarandi e está trabalhando bastante. Além do contato com a imprensa, está formando a equipe. Boas novidades.

ASSISTÊNCIA SOCIAL Trabalho não falta para a Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Maringá (SASC).

DESORDEM Além do atendimento a entidades, a quem precisa, há muita desordem nos semáforos, flanelinhas, crescimento da população de rua.

ÍNDIOS O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) encaminhou solicitação ao prefeito Ulisses Maia pedindo políticas públicas relacionadas aos índios.

IMPACTOS No documento a presidente do CMDCA, Márcia de Souza, destaca o problema das crianças e dos índios que ficam pelas ruas, muitos sem lugar para abrigo.

TÁXIS Vem aí uma disputa de táxis e UBER, em Maringá. A disputa já chegou na Prefeitura e também na Câmara.

TERCEIRIZADOS Há uma prática que parece merecer avaliação. Muitos táxis estão nas ruas operados por terceiros e não pelos proprietários das licenças.

QUALIDADE E PREÇO O que o consumidor quer é serviços de qualidade a um preço menor. Os taxistas precisam buscar melhorias nos serviços e formas de competir no setor.

PIAUÍ O presidente do PMDB de Maringá, Umberto Crispim, viajou ao Nordeste, nas férias. Esteve na sua cidade natal, Simplício Mendes (PI), município com mais de 12 mil habitantes.

PREFEITO Crispim visitou o prefeito Heli de Araujo Moura e entregou a ele algumas publicações de Maringá e do estado do Paraná.

CONSELHOS TUTELARES Muita gente me liga perguntando os telefones dos conselhos tutelares. Anotem aí: Conselho Tutelar da Zona Norte: 99102-5875. Conselho Tutelar da Zona Sul: 99119-0071.

ÚLTIMA O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), tem confidenciado para gente mais chegada que esperava pegar a prefeitura com dificuldade, porém, segundo ele, o cenário é muito pior. Entre as bombas-relógio deixadas pela administração anterior, uma se destaca: a prefeitura está há seis meses sem pagar a conta de água e corre o risco de ficar com as torneiras secas. Literalmente!

1 Comentário