Definição de Competência *

Há várias definições para o termo “Competência”, um deles está relacionado à capacidade, aptidão, conhecimento, enfim, definições que vão além do que a escola tradicional ensina.
A definição de Competência exige do homem adquirir conhecimentos gerais e específicos, compreensão de fatos, discernimento de situações, explanações de idéias e principalmente espera-se a resolução de problemas.
Ao longo de uma vida somos constantemente vigiados, analisados e definidos pela nossa competência, porém existe algo que a sobrepõe, A INFLUÊNCIA. Que segundo o dicionário define entre outras palavras, Ascendência, Autoridade, Crédito, Prestígio, Preponderância… Enfim, vencerá no mundo corporativo não exatamente o mais competente e sim o que também mais se destacar por sua influência.
Em minha aula inaugural do curso de pós-graduação, ouvi de um dos maiores empresários de minha cidade natal que: “Experiências são luzes que iluminam para trás”, aquela frase ficou registrada em meu subconsciente e tomada de um desejo ardente de conhecimento, busquei sempre melhorar as minhas competências.
Neste nosso mundo moderno dito “Globalizado” onde vivemos na era do Casulo e que tudo se encontra na internet, onde temos as comidas prontas pedidas via telefone e entregues na porta de casa e que as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras, mesmo morando na mesma casa, tudo isso acarreta   distanciamentos dos relacionamentos interpessoais, formam adolescentes e futuros profissionais com dificuldades de se relacionar com pessoas de verdade, por isso é imprescindível adquirir habilidade no trato com pessoas, pois a valorização pessoal ainda é a grande força motriz de uma corporação.
Hoje avaliando minha trajetória social e política percebo que isto não é suficiente para aguçar o mercado corporativo, precisamos sempre nos manter alertas para situações onde possamos colocar em prática nossas habilidades sociais e políticas.
Mas como ser competente, influente e perspicaz nos dias de hoje sem ter que fazer um curso de Marketing Pessoal antes?
Minha dica: Faça sempre o seu melhor, sem fugir dos seus princípios.
* Cristiane Corrêa
Assessora Comercial e de Marketing
E-mail: correahot@hotmail.com
Twitter: criscorrea13

2 comentários sobre “Definição de Competência *

  1. claudio oliveira 7 de outubro de 2010 09:58

    Diniz, parabens.
    este é o caminmho.

  2. Patricia 7 de outubro de 2010 13:19

    Olá Diniz, adoreii viu!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


5 − 4 =