Municípios debatem a saúde com o governo federal

Começa amanhã o maior evento nacional de saúde pública, reunindo em Brasília os secretários municipais de saúde. O Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde espera que 3.500 municípios estejam representados neste evento.
Hoje, sexta-feira, no aquecimento para o congresso, o Ministério da Saúde oferece 17 cursos, em diversas áreas, para gestores e profissionais da saúde que atuam nos municípios.
O evento será aberto amanhã, às 10 horas, no Centro de Eventos Ulisses Guimarães, com a presença do ministro Alexandre Padilha.
Os problemas dos municípios são a gestão dos recursos e serviços, o acesso (no caso, falta) de leitos hospitalares, médicos, profissionais e equipamentos, e o financiamento, ou seja, a crônica falta de recursos para tudo o que é necessário fazer e oferecer para a população.
Em relação aos recursos, somente a aprovação da Emenda Constitucional 29 resolveria o problema, ao colocar mais de 50 bilhões na saúde.
O evento desse ano deverá ser o maior de todos os tempos e permitirá um contato direto dos gestores municipais com gestores do Ministério da Saúde. Mais uma oportunidade importante para avançar e permitir, ainda que passo a passo, uma melhoria no atendimento público de saúde à população.

2 comentários sobre “Municípios debatem a saúde com o governo federal

  1. rosi diniz 8 de julho de 2011 11:50

    JÁ SE FIRMOU COMO O MAIOR CONGRESSO NA SAÚDE.
    Tudo para beneficiar os usuários do SUS.

  2. anderson lima 9 de julho de 2011 09:35

    Muito organizado o evento.
    Gente de todo|País, e o mais importante, todos envolvidos para aternder melhor os usuários do SUS.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.