Vice-governadora participou da reunião da Amusep, hoje

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Mauro Luciano Baesso; e o chefe do Estado Maior do Terceiro Comando Regional da Polícia Militar (3º CRPM), coronel Antônio Roberto dos Anjos Padilha, participaram da reunião mensal da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O encontro, na sede da entidade, foi realizado nesta sexta-feira (11) pela manhã. O gerente regional do Sebrae, para o noroeste do Estado, Luiz Carlos da Silva, e o consultor da instituição, Marcos Aurélio Gonçalves, também estiveram presentes.
Cida falou sobre as ações do governo desenvolvidas em todo o Estado. Destacou os projetos relacionados à Saúde, Educação e Segurança Pública. “O Hospital Universitário de Maringá vai ganhar mais cem leitos. Centenas de escolas vão passar por reformas. Viaturas novas e armas ajudam a reforçar o policiamento e o combate à criminalidade”, ressaltou. Citou a instalação, em Maringá, de uma unidade do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para a produção de medicamentos usados no tratamento de câncer e comentou ser a primeira visita dela à nova sede da Amusep.
O reitor da UEM apresentou dados sobre a instituição e esclareceu pontos sobre a resistência das universidades públicas em ingressarem no Sistema de Recursos Humanos – RH Meta 4. Argumentou que o foco do impasse está relacionado ao regime de Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (Tide), que permite aos professores desenvolverem projetos de pesquisa e outras atividades voltadas à ampliação do conhecimento. Adiantou, no entanto, que um projeto de lei, prestes a ser apresentado na Assembleia Legislativa, vai equacionar o problema.
Com a responsabilidade de assegurar o policiamento em 116 municípios do noroeste do Paraná, o coronel Padilha fez um relato das ações atuais e dos planos que pretende executar no comando do 3º CRPM. Um deles é a instalação do Estado Maior em uma sede própria, em fase de construção em uma área próxima ao campus sede do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar). Frisou que a chegada das novas viaturas e de “armamento pesado”, como fuzis e submetralhadoras, favorece o trabalho de combate ao crime. Declarou ainda que vai ampliar a parceria com as prefeituras, para elaborar programas de prevenção integrados com as policias Civil e Militar.
Comitê Territorial
A constituição do Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambientes para os Pequenos Negócios foi o motivo que levou os técnicos do Sebrae a participarem do encontro da Amusep. Luiz Carlos e Marcos Aurélio foram reforçar o convite para os prefeitos estarem presentes no evento a ser realizado no próximo dia 17 (quinta-feira), pela manhã, na sede do Escritório Regional da instituição. A partir das 8h30, haverá a exposição da proposta, da finalidade, como será a organização e como a estrutura vai atuar na região.
O maestro e arranjador Tom Brasil também teve um espaço no encontro para falar sobre o projeto “Tom Brasil Canta a Moda Brasileira” e uma palestra musical voltada para os servidores municipais.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.