Coluna de quarta-feira, 28 de fevereiro

PALESTRA “O Cenário da Economia, em 2018, e os desafios a serem enfrentados pelas cidades” será o tema da palestra que marca a retomada das atividades do Comitê Territorial de Desenvolvimento de Ambiente para os Pequenos Negócios, na região da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). O evento, nesta sexta-feira, dia 2, às 8 horas, no Escritório Regional Noroeste do Sebrae, em Maringá.

ANÁLISE O economista João Ricardo Tonin vai analisar as tendências, até dezembro de 2018, para a economia nacional, estadual e regional.

NA PAUTA Entram na pauta da avaliação os reflexos da Copa do Mundo, na Rússia, as eleições de outubro, e as perspectivas e oportunidades para o agronegócio.

FINANÇAS As atenções se voltam hoje para a Câmara Municipal de Maringá onde, a partir das 9 horas, será realizada a prestação de contas das finanças da Prefeitura, referentes ao 3º quadrimestre de 2017.

CONVOCAÇÃO A audiência pública de prestação de contas é convocada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, presidida pelo vereador Sidnei Telles, e integrada também pelos vereadores Onivaldo Barris e Chico Caiana.

VERIFICANDO Números previamente divulgados pela Prefeitura à imprensa serão conferidos hoje pelos vereadores. A audiência é pública, todos os interessados podem participar.

SEGURANÇA A suspensão de uma sessão itinerante que a Câmara de Maringá realizaria ontem à noite, no Centro Esportivo do Jardim São Silvestre, chamou a atenção pelo motivo alegado: “Segurança”.

NOTA No site da Câmara, nota afirma que o cancelamento ocorreu “pela impossibilidade de garantir a segurança tanto dos vereadores e dos funcionários quanto dos moradores que estariam presentes”.

REVOLTA A RPC fez reportagem ontem, ouvindo moradores, que ficaram revoltados com o cancelamento.

SEGURANÇA PRIVADA O presidente da Câmara, Mario Hossokawa, anunciou ontem que está em estudos uma licitação para contratação de segurança privada para as sessões da Câmara.

PORTA GIRATÓRIA Quando foi presidente da Câmara, em 2011-2012, Hossokawa mandou instalar uma porta giratória e catracas para identificação e controle do acesso à Câmara.

RETIRADA Esta porta e as catracas foram retiradas em 2013 pelo então presidente, Ulisses Maia, por determinação dos Bombeiros, após laudo sobre as condições de prevenção e combate a incêndio do prédio.

PEDÁGIO Após declarações do deputado Romanelli contra Requião, agora as “relembranças” chegam ao partido de Osmar Dias, o PDT.

PARTIDO A CPI do Pedágio, na Assembleia, foi presidida pelo PDT. O deputado Nelson Luersen, líder do PDT, presidiu a CPI que foi muito criticada.

SUGESTÃO A solução proposta foi a redução dos impostos sobre as tarifas, para reduzí-las. Bom para as concessionárias, péssimo para o Estado e a população.

DORIA A bancada estadual do PSDB de São Paulo assinou documento, ontem, apoiando o prefeito da capital, João Doria, como candidato tucano a governador.

MULTAS O diretor do Procon de Maringá, Rogério Calazans, apresenta proposta para reduzir o valor das multas e parcelar os valores, conseguindo com isto maior volume de pagamento.

MEDICAMENTOS O Paraná vai triplicar a capacidade da produção de medicamentos biológicos com a construção de uma nova unidade do Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos, em Piraquara.

RECURSOS Os recursos federais, R$ 46 milhões, foram anunciados pelo governador, Beto Richa, e pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, em reunião com a vice-governadora, Cida Borghetti, e o secretário da Saúde, Michele Caputo, no Palácio Iguaçu.

MUNICÍPIOS

REGIÃO Duas reuniões importantes estão agendadas para a região, esta semana. Amanhã, dia 1º de março, reunião dos prefeitos, na sede da Amusep.

MARINGÁ Um dos assuntos que não estão na pauta, mas devem ser tratados, é a posição de Maringá em relação à associação de municípios, com um afastamento extraoficial anunciado.

DEPUTADO O deputado Evandro Júnior visitou nove municípios do Oeste do Paraná. Anunciou liberação de recursos, atendendo a solicitações.

PRAÇA As famílias de Mandaguari vão ganhar uma nova Praça Tiradentes (Bom Pastor) a partir da próxima sexta-feira (2 de março). Às 17 horas a praça, revitalizada, será entregue oficialmente.

FRASE “As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades.” Millôr Fernandes

ÚLTIMA Procura-se uma porta giratória e catracas. Onde estarão?

PARA LEMBRAR

HOJE, 9h40 – “O Assunto é Política”, com Diniz Neto, na CBN Maringá. Duas edições por dia, de segunda a sexta-feira: às 9h40 e às 14h20. Hoje direto da Câmara de Maringá, na audiência pública de prestação de contas.

28 DE FEVEREIRO, 9 horas – Audiência pública de prestação de contas da Prefeitura de Maringá, referentes ao 3º quadrimestre de 2017. Convocação da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Maringá.

1º DE MARÇO, 14 horas – Primeira reunião dos prefeitos na região na sede da Amusep, em Maringá, à avenida Nóbrega, 370, Maringá.

1º DE MARÇO, 17 horas – Auditório Hélio Moreira. O ministro Ricardo Barros, o governador Beto Richa, a vice Cida Borghetti, a deputada estadual Maria Victória e o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, assinam ordem de serviço do Hospital da Criança em Maringá.

02 DE MARÇO, – “O Cenário da Economia, em 2018, e os desafios a serem enfrentados pelas cidades”, palestra com o economista João Ricardo Tonin, no Escritório Regional Noroeste do Sebrae, avenida Bento Munhoz da Rocha Netto, 1.116, Zona 7, Maringá (PR).

 

2 comentários sobre “Coluna de quarta-feira, 28 de fevereiro

  1. Domingos Aparecido 28 de fevereiro de 2018 08:18

    GASOLINA VAI BAIXAR PARA 2,50?
    Será que é falk news a notícia que está correndo por aí? Dizem que com a vitória de Bolsonaro será implantado o Imposto Único, consequentemente teremos o fim da burocracia e os produtos em geral baixarão entorno de 40%, com o fim do monopólio da Petrobras? haverá concorrência. Se é verdade não sei, eu sou a favor de uma “reforma tributária”.
    Visite no Facebook: Associação Natureza Vibrante.

  2. JOSÉ MARCOS BADDINI 28 de fevereiro de 2018 13:38

    Se confirmado o afastamento de Maringá da Amusep, é a demonstração cada vez mais cabal da prepotência da atual administração. A união faz a força, não a força faz a união.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.