Coluna de hoje, 11 de maio

 

CONSÓRCIOS Será realizado hoje (11), em Maringá, o I Workshop de Consórcios Intermunicipais. Estará presente um dos incentivares de consórcios no Paraná, o deputado federal Alex Canziani (PTB), pré-candidato ao Senado. O evento começa às 8h30, no Parque de Exposições. A realização é do Cindepar, Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná, com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

TEMA O tema do workshop é “Por uma gestão sustentável e eficiente dos Consórcios públicos”.

CISAMUSEP A região de Maringá é uma das pioneiras do novo modelo de consórcio, com a fundação do Cisamusep, em 2002. O consórcio de saúde é referência no país.

VEREADOR O vereador Chico Caiana, presidente do PTB em Maringá, fez um trabalho de divulgação e mobilização de prefeitos e vereadores da região para o evento dos consórcios.

EM MARINGÁ O ex-governador Beto Richa, pré-candidato ao Senado, esteve ontem em Maringá. Ele concedeu entrevista Luciana Peña, na CBN Maringá.

AJUSTE FISCAL Ele falou sobre o ajuste fiscal que fez. Com o pioneirismo, hoje o Paraná tem a valor avaliação dentre os estados do país.

PR-323 O ex-governador lamentou não ter conseguido inaugurar a duplicação da PR-323. Mas lembrou que os recursos já estão reservados e o edital de licitação aberto.

COMPANHIA Acompanharam Beto Richa, ontem à tarde, Wilson Quinteiro, pré-candidato a deputado estadual, e Evandro Buquera de Freitas Oliveira, presidente do PSDB em Maringá.

CHEGANDO O pré-candidato a governador, deputado estadual Ratinho Junior, chegou ontem a Maringá. Ele ficou na cidade para continuar a agenda hoje pela manhã.

PSL O deputado federal Fernando Francischini está em Maringá. Ele é um dos coordenadores da pré-campanha de Jair Bolsonaro a presidente da República.

APOIO Em Maringá e região, Francischini e Bolsonaro têm o apoio do vereador Do Carmo, que assumiu a presidência municipal do PSL.

EMPREGOS Estudo do Codem mostra que homens, entre 18 e 24 anos, com ensino médio completo, conseguiram mais empregos com carteira assinada, em Maringá.

FISCALIZAÇÃO O advogado e contador Juarez Firmino, pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, opinou que os legisladores deveriam focar mais na sua função de fiscalização.

PRUDÊNCIA Para ele, é importante trocar ideias com a equipe e a assessoria legislativa para evitar projetos de pouca relevância para a maioria da população.

PAGAMENTOS Algumas empresas que realizaram obras para a Prefeitura não receberam pelos serviços. Algumas tentam ainda por via administrativa, outras estão na Justiça, cobrando.

UNILATERAL A decisão de corte nos pagamentos foi unilateral da Prefeitura. Um empresário, com quem conversei, me disse que sequer conseguiu conversar com o secretário de Obras.

ÁRVORES A notícia é boa. O secretário Vagner de Oliveira informou à coluna que a Secretaria de Serviços Públicos (SEMUSP), apresentou ao promotor Leonardo Vilhena, um sistema informatizado de controle de cortes de árvores.

TRANSPARÊNCIA O sistema informará, no Portal da Transparência, a relação de pedidos de cortes, por ordem de protocolo.

ARBORIZAÇÃO Plano de Gestão de Arborização Urbana de Maringá, que está sendo elaborado por uma equipe com cerca de 30 especialistas e ambientalistas, deverá ficar pronto em 2019.

SUGESTÕES Algumas sugestões de replantio estão sendo estudadas, rua a rua. As espécies mais adequadas, por regiões e ruas estão sendo indicadas à SEMUSP.

COMPRA DE VAGAS A conte do vereador Flávio Mantovani (PPS), o conselheiro tutelar Carlos Bonfim usou a tribuna livre da Câmara. Um dos assuntos foi a compra de vagas em centros de educação infantil particulares.
MUNICÍPIOS

FLORAÍ Ontem, quinta-feira, foi o dia semanal da coleta seletiva, em Floraí. O sistema conta com um caminhão novo.

NOVA LONDRINA O deputado estadual Evandro Junior (PSDB) viabilizou junto ao Governo do Estado um veículo para o CRAS do município de Nova Londrina.

MANDAGUARI No próximo dia 20 de maio o Lions de Mandaguari realiza o 8º Almoço Mineiro. Será no Clube dos 33, a partir das 11h30.

ESTADUAL O vereador Wesley Araújo, do PR, trabalha a sua pré-candidatura a deputado estadual.

TEMPO Estamos a 149 dias do domingo 7 de outubro de 2018, primeiro turno das eleições deste ano.
ÚLTIMA Nós somos o que fazemos repetidamente. Você duvida desta afirmação?
FRASE “Se Euclides da Cunha fosse vivo teria preferido o Flamengo a Canudos para contar a história do povo brasileiro”. Nelson Rodrigues

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.