‘Ideias&Fatos’, domingo, 13 de maio

DEBATE Cinco pré-candidatos à presidência da República participaram, quinta-feira, de painel na Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Gramado. Álvaro Dias (Podemos), Ciro Gomes (PDT), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (PMDB) e Manuela D’Ávila (PCdoB) fizeram o debate “Panorama político nacional”, mediado pela jornalista Rosane de Oliveira. A foto é de Halder Ramos, para o Correio do Povo.

AUSENTES Cancelaram a participação no debate os candidatos Flávio Rocha (PRB), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede) e Rodrigo Maia (DEM).

MUDANÇA Alvaro afirmou que “refundação da República não é slogan. É a necessidade de um país. Ou o Brasil muda ou seremos atropelados”. Ele defendeu tolerância zero no combate ao crime.

JUDICIÁRIO Ciro Gomes (PDT) e Guilherme Boulos (PSOL) fizeram manifestações contra um suposto excesso da atuação do Poder Judiciário.

NOVO PAÍS Ciro falou de mudanças estruturais que o país precisa fazer. Lembrou que há mais trabalhadores informais (37,4 milhões) do que com carteira assinada (32,8 milhões).

COMUNIDADE Guilherme Boulos (PSOL), um dos mais destacados líderes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), defendeu a participação comunitária na gestão pública.

IGUALDADE Manuela D’Ávila defendeu o combate às desigualdades, econômicas e entre mulheres e homens”. Para Manuela, há relação estreita entre a violência e as desigualdades.

MEIRELLES Citou os avanços na economia e disse que é preciso um cenário de segurança institucional para o país crescer e voltar a gerar trabalho, renda e prosperidade.

FECOMÉRCIO Na sexta-feira aconteceu a eleição na Federação do Comércio do Paraná. Darci Piana foi reeleito com 90% dos votos.

VICE-PRESIDENTES Na nova gestão, Ari Faria Bittencourt (Sindilojas) será vice-presidente, Paulo César Nauiack (Sirecom) o 2º vice-presidente e Luiz Carlos Borges (Secovi) o 3º vice-presidente.

SISTEMA A federação congrega 64 sindicatos patronais, representando mais de 500 mil empresas paranaenses de comércio, serviços e turismo.

71 ANOS As comemorações do aniversário de Maringá acontecerão nesta segunda-feira, 14 de maio. O tradicional desfile vai começar às 9 horas, na avenida XV de Novembro.

SHOW DE ANIVERSÁRIO Bruno e Marrone fazem o show de aniversário da cidade amanhã, a partir das 20 horas. Os ingressos, adquiridos com um quilo de alimento, se esgotaram na sexta-feira.

CURA RUA Amanhã, na Expoingá, a partir das 15 horas, acontecerá a segunda edição do projeto de cultura urbana ′Cura Rua′. Será no estande da Prefeitura.

ATRAÇÕES O evento terá DJ′s, grafiteiros e bandas de rap. O objetivo é fortalecer vínculos sociais e comunitários por meio da cultura urbana. Promove a prevenção do uso de drogas.

DEMISSÃO A governadora do Paraná, Cida Borghetti, determinou, na sexta-feira (11), a demissão de Deonilson Roldo do cargo de diretor de Gestão Empresarial da Copel.

 

MUNICÍPIOS

MARIALVA Ratinho Junior esteve em Marialva, acompanhando a Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima.

ESTADUAL Esteve com Ratinho Junior o seu colega de Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Araújo (PSC).

COLORADO O prefeito Marcos Mello está implantando no município um sistema inovador de separação e destino final de resíduos sólidos.

TECNOLOGIA A empresa Sinertec Soluções Ambientais desenvolveu uma usina que separa os resíduos sólidos domésticos. Colorado quer ser modelo e referência no gerenciamento e destinação de resíduos.

 

TEMPO Estamos a 149 dias do domingo 7 de outubro de 2018, primeiro turno das eleições deste ano.

 

ÚLTIMA Expoingá com calor. Fazia tempo que isto não acontecia.

 

FRASE “A consolidação orçamentária e o crescimento econômico não são objetivos divergentes, mas têm de andar de mãos dadas para se conseguir maior competitividade e assim, mais empregos”. Angela Merkel

 

Whatsapp (44) 99971 7829

 

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.