Coluna de hoje, 18 de maio, sexta-feira

MODERNIZAÇÃO A Comissão Especial que analisa o Projeto de Lei 6299/2002 adiou pela terceira vez a votação do parecer do relator Luiz Nishimori (PR/PR). Com obstrução, a votação foi interrompida e a sessão suspensa. A próxima reunião está marcada para 29 de maio, às 10 horas. Em nota técnica, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) declarou que a proposta apresenta avanços em relação à legislação atual e que a discussão deve ocorrer para trazer mais celeridade ao processo de registro de substâncias.

MAIS APOIO A Associação Rio-Grandense de Floricultura (Aflori), enviou nota manifestando apoio ao PL 6299/2002 e defende leis mais competitivas e inovadoras no Brasil, permitindo concorrência com outros países.

ATRASO A legislação tem quase 30 anos, precisa de atualização. Foram feitos estudos e nove audiências públicas. A proposta de Nishimori tem base técnica e apoio de entidades.

SUCESSO O Congresso Jurídico Integrado de Maringá (Conjuri) teve mais de 2 mil participantes, no Fahion Hall. Tornou-se um dos maiores eventos para advogados e estudantes, no país.

TSE A palestra de encerramento foi feita por Henrique Neves, que foi ministro do TSE de 2008 a 2017, com o tema “Incertezas e Perspectivas das Eleições 2018”.

DIREITO ELEITORAL No próximo dia 28 de maio, segunda-feira, a partir das 19 horas, no auditório Dona Etelvina, Bloco 7, Unicesumar, será realizada a III Conferência de Direito Eleitoral da OAB Maringá.

TEMA GERAL O debate será sobre a “A Criminalização da Política”, com os convidados Joelson Dias, ministro do TSE 2009-2011; Vânia Siciliano Aieta, pós-doutora em Direito Constitucional.

TRE-PR Também participará do evento Luiz Taro Oyama, desembargador presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Inscrições no site da OAB – www.oabmaringa.com.br.

NA REDE Flavio Arns, que foi três vezes deputado federal, senador e vice-governador, ingressou na Rede Sustentabilidade.

CANDIDATO Arns deverá ser candidato em outubro e decidirá com o partido o cargo para o qual fará campanha.

IMPOSTOS Problemas relacionados a impostos, não resolvidos com a Prefeitura, estado ou União, podem ser discutidos nas pequenas causas.

DEBATE Em sabatina realizada na Gazeta do Povo, em Curitiba, o ex-governador Beto Richa fez um desafio ao senador Roberto Requião para um debate.

COMPARAÇÃO Richa propõe comparar os mandatos e os resultados. Lembrou dos ataques que o seu pai, José Richa, sofreu na campanha de 1990.

MDB O senador Roberto Requião gravou vídeo colocando seu nome à disposição dos emedebistas do país para disputar a convenção com Henrique Meirelles, como pré-candidato a presidente.

APOIO Requião deixa claro que somente levará a sua candidatura a presidente à convenção se receber apoio.

PT Se disputar a convenção do MDB com Meirelles e vencer, Roberto Requião deverá receber o apoio do PT.

AEROPORTO O prefeito Ulisses Maia já assinou a ordem de licitação para reforma do SBMG.

SERVIÇOS Três novas empresas devem ser instalar no aeroporto de Maringá, nos ramos de alimentação, bebidas e confecções. Os demais contratos estão sendo revistos e atualizados.

HANGARES Está sendo finalizada uma licitação para novos hangares. Há procura por estes espaços no aeroporto de Maringá. O edital deverá ser publicado dentro de 40 dias.

 

MUNICÍPIOS

AEROPORTO EM FOZ a governadora Cida Borghetti e o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, assinaram ontem ordem de serviço para ampliação do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu/Cataratas.

PARANAVAÍ O deputado federal Edmar Arruda (PSD) visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Paranavaí.

NO ESTADO A entidade é uma das 123 do Paraná contempladas com emendas pelo parlamentar. Ele foi recebido pela presidente, Ana Cristina Amaral, e a diretora, Rosana Navarro.

MARIALVA Aguinaldo do Posto, da Rede Sustentabilidade, está organizando a pré-campanha a deputado estadual e também do partido, na região.

 

TEMPO Faltam 142 dias para as eleições, no domingo, dia 7 de outubro.

 

ÚLTIMA Diamante pedaço de carvão que se deu bem sob pressão.

 

FRASE “Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente”. Érico Veríssimo

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.