Coluna de hoje, quarta-feira, 11 de julho: Notícias de Maringá e região

REGIÃO Os irmãos Wlademir e Jefferson Garbúggio (a esquerda, na foto) têm atuado na política e nas comunidades de Marialva e Sarandi. Jefferson é vereador pelo PT, em Marialva, e viu aprovado seu projeto que regulamenta o comércio aos domingos, na sessão de segunda-feira. O advogado Wlademir incentivou o projeto. Ele é pré-candidato a deputado federal pelo PV, com domicílio eleitoral em Sarandi.

DEFINIDO Pelo projeto, os grandes mercados de Marialva só poderão abrir no segundo domingo do mês. Os pequenos, com até cinco funcionários, poderão abrir todos os domingos.

PREFEITO O prefeito de Marialva, Victor Martini, decidiu respeitar a vontade popular, que debateu o tema em audiência pública. O prefeito vai sancionar a lei aprovada pelos vereadores.

AUDIÊNCIA PÚBLICA Moradores da Zona Sul participaram de audiência pública, no São Silvestre, na noite de segunda-feira. Debate sobre o Anel Viário Prefeito Sincler Sambatti.

INICIATIVA A organização foi do Conselho Arquidiocesano de Leigos, com presença do vice-prefeito, Edson Scabora, dos vereadores Alex Chaves, Bravin, Do Carmo e Carlos Mariucci.

NOVIDADES Os moradores foram informados de que o contorno terá o asfalto recuperado. Mas pedem um novo conceito urbano para a via, diferente do pensado pela Prefeitura.

CRIANÇAS Na reunião do Conselho Municipal de Educação, realizada na segunda-feira, foram solicitadas informações sobre a compra de vagas em creches, na rede particular.

ELABORAÇÃO A proposta ainda está em construção, não foi finalizada. Estão sendo avaliados modelos de outros municípios, com adaptação para a realidade de Maringá.

VEREADORES Assim que for concluído, o projeto de lei será encaminhado à Câmara, para votação.

2024 O Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece que os municípios têm até 2024 para universalizar o atendimento do infantil 1, 2 e 3. Mas o Ministério Público tem atuado, em razão da importância social das vagas. Isto está acontecendo em outros municípios, no país.

MOMENTO Em Maringá, o Infantil 4 e 5 não têm crianças na fila. A Creche (que é o infantil 1, 2 e 3), a lei permite atender 50% até 2024. Hoje Maringá atende 53% da demanda.

ASSEMBLEIA O governo do Paraná retirou ontem a proposta de reajustes salarial que havia encaminhado para a Assembleia Legislativa. O assunto será retomado após as eleições.

EMENDA Deputados estaduais emendaram a proposta para um aumento de 2,76%, sem acordo com o governo. Os cálculos do governo não permitem este reajuste.

EXEMPLOS Na retirada do projeto, foi lembrado que estados que concederam reajustes elevados de salários tiveram dificuldades para os pagamentos, com atrasos e até pagamentos em parcelas.

JOVENS A juventude de Maringá se mobilizou para a formação do Conselho Municipal da Juventude. Tem sido protagonistas Luiz Fernando Camargo Neto, Daniel Silva Maciel e Marcos Costa.

EM MARINGÁ O estudante de Relações Internacionais e Ciências Políticas de Bogotá, Colômbia, Johan Cordoba, está em Maringá, há alguns dias.

DEPOIMENTO Falando sobre o SIEP e a cidade, na Câmara, ele declarou, ontem: “Por eles e por todas as pessoas que conheci até agora, posso dizer que Maringá é um dos lugares com a melhor cultura cívica do estado do Paraná e de todo o Brasil”.

 

MUNICÍPIOS

NA ESCOLA A Secretaria da Educação de Mandaguari realizou uma reunião de pais de alunos no “Projeto de Volta para Escola”.

EDUCAÇÃO O projeto tem como objetivo conscientizar os pais sobre a importância da frequência escolar assídua e envolve a educação, assistência social, Conselho Tutelar e Ministério Público.

MARIALVA O vereador Paulo Barbado (PV) recebeu resposta do Executivo sobre suas demandas relacionadas ao SAMU Regional 192.

BASE LOCAL Sobre uma base local, em Marialva, há um investimento grande que o município teria que fazer, o que não está previsto, neste momento. As bases de Mandaguari ou de Maringá atendem Marialva.

 

TEMPO Faltam 88 dias para 7 de outubro, o dia da eleição 2018.

ÚLTIMA Hoje tudo pode acontecer, inclusive nada.

FRASE “O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que desistiram”. Abraham Lincoln

 

Às 9h40, tem o ‘O Assunto é Política’, na CBN Maringá.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.