Coluna ‘Ideias&Fatos’, 12 de setembro

EVENTO O evento de Cida Borghetti (Progressista) realizado ontem no Madalosso, segundo a sua assessoria, reuniu 6 mil pessoas. Estiveram presentes 251 prefeitos (65% de prefeitos do Paraná), 311 ex-prefeitos, 168 vices e 1.516 vereadores.

EMBOLADA A corrida presidencial tem Jair Bolsonaro na frente com os principais candidatos à segunda vaga no segundo turno embolados, num grande empate técnico.

SIMULAÇÕES As simulações de segundo turno, neste momento, ficam muito distantes da realidade, do momento efetivo de um segundo turno.

IGUAIS No segundo turno os dois candidatos terão tempo igual de rádio e TV e os debates serão bem mais diretos, além de entrevistas, sabatinas e outras ações.

11 DE SETEMBRO A data voltou a provocar espanto. O governador Beto Richa foi preso ontem pela manhã, junto com a esposa, o irmão e o ex-chefe de Gabinete.

TEMPORÁRIAS As prisões são temporárias, por cinco dias.

OPERAÇÕES A prisão do ex-governador foi feita pelo GAECO. Também ontem começou a 53ª fase da Operação Lava Jato, com prisões no Paraná e outros estados.

INVESTIGAÇÕES As investigações feitas pelo GAECO são relacionadas a conservação de estradas. Na Polícia Federal a investigação é sobre pagamentos de propinas feitas pela Odebrecht.

INTERFERÊNCIA Ontem muita gente fazia exercícios para saber qual o tipo de interferência a prisão terá sobre as eleições. Mas é precisa esperar um pouco para uma opinião mais exata.

INDIVIDUAL Cada pessoa responde por seus atos. A proximidade com uma pessoa não significa cumplicidade ou envolvimento. É preciso este cuidado antes de uma generalização simplista.

LIGAÇÕES As prisões envolvem muita gente, em relações de trabalho e de parentesco. De uma forma ou de outra, elas atingem muitos candidatos, em vários partidos, mesmo na oposição.

BUMERANGUE No caso, precipitações em busca de lucro com as prisões terminaram com efeito “bumerangue”: foram, mas voltaram. Quem bateu, levou.

NOTA Em nota, a governadora Cida Borghetti enfatizou que “o Governo do Estado está colaborando com todas as investigações em curso”. E que vai esperar mais informações para “tomar outras providências”.

NÃO ACEITA A governadora também ressaltou que não aceita nenhum tipo de desvio de conduta dos funcionários ou membros do governo.

INVESTIGAÇÕES Ontem a Divisão de Combate à Corrupção, criada pela governadora, cumpriu mandados emitidos pela Justiça. O alvo foram quatro empresas, de dois grupos.

SUSPEITA Está em curso a investigação de uma possível fraude em licitação.

EMPRESÁRIOSO O candidato a vice-governador de Ratinho Junior (PSD), Darci Piana, reuniu cerca de 3 mil empresários, na noite de segunda-feira, em Curitiba.

CRESCIMENTO Com apoio crescente em Maringá, Ricardo Maia (Podemos) vê a sua candidatura a deputado estadual ganhar espaço na cidade.

CANDIDATURA CONFIRMADA A candidatura de Ricardo Barros a deputado federal foi confirmada por unanimidade no TER. A impugnação apresentada pelo MPE foi considerada improcedente.

CONTAGEM REGRESSIVA Quarta-feira, dia 12 de setembro. Faltam 25 dias para 7 de outubro, primeiro turno das eleições 2018.

ÚLTIMA Perto de 11 de setembro 13 de agosto é recreio.

FRASE “Um líder é alguém que sabe o que quer alcançar e consegue comunicá-lo”. Margaret Thatcher

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.