34ª Assembleia do Povo de Deus em Maringá

Web TV: Veja como foi a 34ª Assembleia do Povo de Deus em Maringá

http://www.youtube.com/watch?v=12QxYecJOJ4

 

A Arquidiocese de Maringá acolheu nos dias 27 a 29 de setembro a 34ª Assembleia do Povo de Deus, do Regional Sul 2. O encontro foi no Centro de Formação Bom Pastor. Todas as dioceses do Estado estiveram presentes com seus bispos, arcebispos, padres coordenadores da Ação Evangelizadora e coordenadores estaduais das Pastorais, Movimentos e Organismos da Igreja Católica no Paraná.

O tema central da Assembleia “Comunidade de Comunidades, uma nova paróquia”, conteúdo do texto 104 da CNBB, foi assessorado pelos padres Leomar Brustolin, membro da equipe redatora do texto e do padre Francisco Wloch, secretário Adjunto de Pastoral da CNBB nacional. O tema também foi objeto de discussão e reflexão em plenário e nos trabalhos em grupos onde os participantes levantaram questões e apontaram pistas para a renovação paroquial.  Para o Arcebispo de Londrina, dom Anuar Battisti, este  tema traz uma grande convocação: ” que na igreja sejamos tratados como pessoas,  num processo de evangelização,  e não simplesmente como massa anônima”.

A Assembleia também contou com um momento forte de partilha quando foram apresentados testemunhos  de experiências vividas em algumas paróquias. Uma igreja em permanente estado de missão, que vai ao encontro das pessoas seja na ação missionária em terras longínquas, nos condomínios fechados nas grandes cidades ou na missão feita pelos jovens,  foram alguns exemplos mostrados.

Também experiências do serviço de animação bíblica, paróquias setorizadas, dízimo, grupos bíblicos, iniciação à vida cristã, fundo de solidariedade entre as paróquias, foram compartilhados. “Foram testemunhos inspiradores. Quem sabe poderemos levá-los, adaptá-los em nossas realidades ” observou dom Rafael Biernaski, bispo auxiliar de Curitiba e Secretário do Regional.

A Assembleia também foi o momento em que os coordenadores da Ação Evangelizadora e coordenadores estaduais das Pastorais, Movimentos e Organismos tiveram para organizar o calendário Regional para o ano de 2014.

Os bispos e arcebispos tendo em vista a Semana Nacional da Vida que será realizada pela igreja do Brasil de 01 à 07 de outubro, culminando com o Dia do Nascituro no dia 8, emitiram a carta “Vida sim, aborto não”, onde dirigem-se aos fiéis e pessoas de boa vontade conclamando-os a participarem deste evento. “Trata-se de um clamor pela dignidade da vida humana, dom de Deus e direito inalienável do nascituro”.

De acordo com dom João Bosco, Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, cada Assembleia tem uma característica própria, algumas de resoluções e tomadas de decisões, outras de estudos e conscientização como a 34ª.

“Nós trabalhamos sobre um tema que é muito amplo, importante e que toca a todos nós: a vida e a renovação paroquial”, disse. Ainda segundo dom João a Igreja do Regional deu importantes passos no trabalho em conjunto de todas as dioceses do Paraná.

“Estamos trabalhando dentro de um tema geral que é de todo o Brasil, mas a Igreja do Paraná não só tem a sua caminhada própria, a sua face, mas também tem muito a contribuir com a Igreja do Brasil. Esperamos que os frutos dessa Assembleia, que são os testemunhos práticos de uma renovação paroquial, possam também ser levados para a Igreja de todo o Brasil como um exemplo de renovação que todos nós queremos”, finalizou.

 

Por: Jorge  Teles

Pastoral da Comunicação – Regional Sul 2 CNBB

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.