Curiosidades!

imageOEV

Curiosidades!

As tradições seguidas nos casamentos judaicos advêm das histórias bíblicas de nossos antepassados. O Livro de Gênese – o primeiro livro da Torá – revela que quando a matriarca Rebecca viu seu marido, Isaac, pela primeira vez, ela cobriu seu rosto com um véu. É deste episódio na história judaica que surgiu a tradição de cobrir o rosto da noiva antes da cerimônia de casamento. Em hebraico, este ritual é chamado de badeken – literalmente, o encobrimento.

331266
—————————————————————————————————

Durante quanto tempo permaneceu Moisés no Monte Sinai para receber a Torá?
Moisés permaneceu no Monte Sinai durante 40 dias e 40 noites. Nossos Sábios ensinam que durante esse período de tempo, ele viveu como um anjo: não comeu, não bebeu e não dormiu. Ele foi sustentado pela Presença Divina enquanto aprendia toda a Torá: suas leis e práticas e todos os seus segredos místicos.

—————————————————————————————————–
sLDK7263151

27/08/1997
O exército israelense encerra o bloqueio de Bethlehem. A cidade foi sitiada durante um mês por Israel devido a um atentado suicida que matou 16 pessoas.

27/08/1975
Falece Haile Selassie, o último imperador da Etiópia. Coroado em 1930, ele era considerado um descendente do Rei Salomão e da Rainha de Sabá.

——————————————————————————————————

Guerra alguma é uma ilha
É surpreendente ver o quanto a discussão sobre a guerra em Gaza se baseia na suposição de que ainda estamos em 1979. Baseia-se na suposição de que a disputa israelo-palestina é um esforço autocontido dirigido pelas duas partes mais diretamente envolvidas. Baseia-se na suposição de que para o horror terminar, bastaria que hábeis negociadores chegassem a um avanço radical e a um caminho na direção de um acordo de dois Estados.

Obrigado pela leitura!

Pesquisa, tradução e edição: Rakel Mastrandea Eretyz e Vital Ben Waisermman.

Maringá, 27/08/2014. Jerusalém, 1 Elul 5774…

Shalom Lé Kulam! – Paz A Todos…

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.