Fidel Castro, Herói Ou Um Sanguinário? Shalom $$$$$$$

 

Maringá, quarta feira, 03 de Janeiro de 2018.

Jerusalém, 16 de Tevet de 5778.

 

 

 

Que o Eterno de Israel, Nos Proteja e Nos Guarde Neste Dia de Hoje e Sempre B”H! Amém! 

 

 

Curiosidades!!!

Quando o ditador Fidel Castro subiu ao poder em Cuba, em 1959, 94% dos 15,000 judeus cubanos emigraram do país. Eles foram para vários países: Israel, Estados Unidos, Venezuela e Panamá. Nos últimos 40 anos, a comunidade judaica de Cuba – perseguida pelo regime de Fidel e proibida de praticar o judaísmo – foi constituída pelos poucos judeus que permaneceram no país.


Foi Ariel Sharon que atravessou o Canal de Suez durante a Guerra de Yom Kipur (1973), mudando assim o curso da guerra. Esta corajosa estratégia militar de Sharon foi fundamental na vitória de Israel sobre o Egito e a Síria.


Moisés foi o maior profeta de todos os tempos. Sua grandeza é reconhecida não apenas pelo judaísmo, mas por outras religiões também. Seus irmãos Aaron e Miriam são figuras bíblicas bastante conhecidas. Mas como se chamavam os pais deles? Amram, o pai, e Yocheved, a mãe.


Sir Moses Montefiore (1784-1885) fundou uma bolsa de valores em Londres e serviu como xerife da cidade. Foi nesta época que ele recebeu o título de “Sir” pela monarquia inglesa. Posteriormente, Montefiore se aposentou e passou a se dedicar a ajudar judeus oprimidos pelo mundo afora.


No dia 10 de Tevet do ano judaico de 3336 (425 AEC), os exércitos babilônicos do imperador Nabucodonosor sitiaram Jerusalém; trinta meses mais tarde, no dia 9 de Tamuz do ano 3338, as muralhas da cidade foram rompidas. Um mês depois, no dia 9 de Menachem Av (considerado o dia mais triste do calendário judaico), o Primeiro Templo Sagrado de Jerusalém foi destruído. O povo judeu foi exilado para a Babilônia, onde permaneceu em exílio durante 70 anos.


Golda Meir foi a primeira e única mulher a ocupar o maior cargo político do Estado de Israel. Antes de se eleger primeira-ministra, ela foi a embaixadora na União Soviética, ministra do Trabalho e ministra das Relações Exteriores do Estado Judeu.


Os Manuscritos do Mar Morto são, em sua maioria, escritos em hebraico, mas alguns foram escritos em aramaico. Aramaico era a língua comum dos judeus na Terra de Israel durante o início do primeiro século da Era Comum. A descoberta dos Manuscritos contribuiu para um maior conhecimento de ambas as línguas.


Leon Trotski foi um judeu que abriu mão de seu judaísmo em favor da causa comunista. Afirmava que a solução para os problemas dos judeus era a assimilação. Com o passar do tempo, o regime comunista adotou essa política, proibindo aos judeus a prática de sua religião.

 

 Obrigado Pela Leitura! 
Fonte de apoio e agradecimentos especiais: Revista Morashá de Cultura ” Judaísmo Virtual ” Acesse-www.morsha.com.br  
Pesquisa, tradução e edição: Vital Ben Waisermman, Shalom! : ) 

4 comentários sobre “Fidel Castro, Herói Ou Um Sanguinário? Shalom $$$$$$$

  1. maso 3 de janeiro de 2018 18:09

    ….abencoarei os que te abencoarem…amaldicoarei os que te amaldicoarem……E vemos a grande obra de Fidel! Um povo vestindo trapos, morando os escombros, ilhados, presos miseraveis de uma ideologia que por onde passou deixou sua marca de aflicao.
    .
    Leon Trostik pagou o preco de sua conversao a ideologia que acreditou. A mesma de Fidel.

  2. Joao 4 de janeiro de 2018 10:33

    E o Brasil é um paraíso ? Poupe-se, vcs prendem crianças.

    • maso 4 de janeiro de 2018 12:27

      ainda nao cometemos a cavalice de termos um governo totalitario marxista. Mas temos burros no continente que estao conseguindo criar uma nova Cuba. A Venezuela esta ai de exemplo. A juventude venezuelana esta se vendendo por 1 dolar pra comer. Ate nisso estao imitando Cuba.

      • Vital Ben Waisermman 5 de janeiro de 2018 10:35

        Boker Tov! Bom Dia! Ilustre Maso! Pois bem, uma pena que as pessoas demoram perceber o mar ou espiral sem volta que fazem parte e apoiam!
        Porque, até que se resolva os desgovernos desses Lideres Que tem a sua Frente o EGO e a arrogância e Não o Desejo de Governar e Serem Um Bom Lider ou Administrador Publico para seu povo e Nação!
        Que Deus, Posso Iluminar essas Pessoas e população cega que sofre! Grande Abraço! Shabat Shalom!!!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.