Semana do Trânsito

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,4 milhão de pessoas morrem por ano no mundo em acidentes de trânsito, e o Brasil é o 4º país nesse ranking com 40 mil mortes por ano. As maiores vítimas são os jovens de 20 a 29 anos, que representam 25% dos acidentes fatais.

O alto risco com essa faixa etária envolve alguns fatores. Em relação à associação de álcool e direção, um estudo desenvolvido pela UNIFESP e CEBRID, em 2013, apresentou dados alarmantes entre os jovens: 56% já saem com a intenção de ficarem bêbados, consumindo mais de cinco doses por noite; 57% pegaram carona com alguém embriagado; 38% não se lembravam do que havia ocorrido no dia anterior; e 27% dirigiram carro ou moto embriagados.

Outra pesquisa realizada pela seguradora Allianz, entre os jovens motoristas, também mostrou o uso de celular como fator recorrente com índices bem expressivos: 72% dos entrevistados admitiram se distrair com acontecimentos externos ou com pessoas; 40% confessaram fazer ligações sem usar o viva voz; 20% admitiram escrever mensagens de texto enquanto dirigem e 30% assumiram que leem mensagens no volante.

A pesquisa aponta ainda que 44% dos motoristas que usam o celular no trânsito sofreram acidentes, e, no geral, esta ação é responsável por três em cada dez casos registrados.

Geral
4 Comentários

Ataque familiar

Em retão final de campanha a baixaria come solta.

*O PSDB está alertando que o candidato Requião vai mostrar no horário eleitoral vídeos de Beto Richa em momentos de lazer com sua famílila, para dizer que ele não trabalha. Também atacará a mãe o governador.

*Acho que vale tudo, menos mexer com a família do opositor.

Geral
23 Comentários

Jovens na política

A presença de candidatos jovens entre as 25.919 nomes que vão concorrer neste ano a 12 cargos federais e estaduais ainda está muito abaixo do esperado, segundo levantamento do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em Brasília, divulgado hoje.

O estudo feito a partir de dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral destaca que os candidatos com menos de 29 anos somam 6,8% do total, enquanto essa faixa etária responde por mais de 50% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

*Entre as candidatas mais jovens do Brasil está a maringaense Maria Victoria, que tem 21 anos.

 

Geral
13 Comentários

Nova pesquisa Datafolha

ooooo

A RPC TV  (Globo no Paraná) acaba de divulgar nova pesquisa Datafolha  de intenções de voto para governador do Estado.

1—Beto Richa,,,,,,,,,,44% (mesmo percentual da pesquisa anterior)

2—Requião,,,,,,,,,,,,,,30% (subiu 2%)

3—Gleisi…………….10% (mesmo percentual da pesquisa anterior)

*A soma dos demais, juntos, é de 2%.

Segundo turno
O Datafolha fez uma simulação de segundo turno entre Beto Richa e Requião. Os resultados são os seguintes:

Beto Richa: 51%
Requião: 36%
Branco/nulo: 7%
Não sabe/não respondeu: 6%

Rejeição
O Datafolha também apontou a rejeição dos candidatos. A maior rejeição é do peemedebista Requião, que tem 25%. Na sequência aparecem Gleisi Hoffmann (20%), Beto Richa (18%), Ogier Buchi (10%), Tulio Bandeira (10%), Bernardo Pilotto (10%), Geonisio Marinho (9%), e Rodrigo Tomazini (9%)

*Foram ouvidos 1.256 eleitores em 46 municípios entre ontem e hoje. A pesquisa foi paga pela Globo e jornal Folha de S. Paulo.

*Se a eleição fosse hoje, e a pesquisa estiver correta, Richa ganharia no primeiro turno.

 

 

Geral
22 Comentários

O Brasil como é

O IBGE divulga hoje o Pnad —Programa Nacional de Amostragem por Domicílio.

O Brasil hoje tem 77 millhões de solteiros, 8 milhões de analfabetos e 25 milhões de idosos —acima de 60 anos.

*Existem mais mulheres do que homens. As mulheres são 51,5% e os hoomens 48,5%, para uma população de 201 milhões de habitantes.

*Não nascem mais mulheres do que homens. Ocorre que os homens morrem primeiro, em acidentes, brigas, drogas, etc.

Geral
6 Comentários

Gari e Da Silva assumirão terça-feira

A Mesa Diretora da Câmara de Maringá, sob orientação do Jurídico, está hoje fazendo um processo interno de perda de mandato dos vereadores Mariucci e Adilson.

Na sessão de hoje será lido ofício do juiz Devanir Manchini de que os dois perderam o mandato e na próxima terça-feira assuimrão as cadeiras Da Silva e Luizinho Gari. Isso, se não pintar uma liminar. Mariucci e Adilson do Bar não querem sair de jeito nenhum —embora tenham perdido nas urnas.

*O presidente, Ulisses Maia,disse que vai cumprir rigorosamente a determinação judicial, sem prejudicar quem sai ou quem entra. Tá certo.

Geral
6 Comentários

Nova pesquisa Ibope

Saiu nova pesquisa do Ibope para presidente da República, que fechou ontem, ouvindo mais de 3 mil eleitores..

1..Dilma 36%, caiu 2% em relação à pesquisa anteior.

2..Marina 30%, caiu 1%

3..Aécio 19%, subiu 4%

*Só Aécio subiu, mas ainda tá muito longe das duas mulheres.

*Na simulação do segundo turno, Marina aparece com 43% e Dilma 40%.

Geral
41 Comentários