Pela primeira vez, Lula vira réu

O juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal de Brasília, aceitou denúncia apresentada pelo Ministério Público e transformou em réus o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS), o ex-chefe de gabinete de Delcídio Diogo Ferreira, o banqueiro André Esteves, o advogado Edson Ribeiro, o pecuarista José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai. Eles são acusados de tentar obstruir a Justiça tentando comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, um dos delatores da Lava Jato.

É a primeira vez que Lula vira réu na Lava Jato. Por meio de nota, os advogados do ex-presidente da República afirmaram que o petista já esclareceu, em depoimento à Procuradoria Geral da República, que ele “jamais interferiu ou tentou interferir em depoimentos relativos à Lava Jato”.

Geral
4 Comentários

Petrobras vende campo do pré-sal

A Petrobras anunciou na madrugada que seu Conselho de Administração aprovou ontem a venda de participação no bloco exploratório BM-S-8 para a Statoil Brasil Óleo e Gás. Esse é o primeiro campo do pré-sal à venda pela petroleira.

A petrolífera informou que o preço base negociado para a participação no bloco é de US$ 2,5 bilhões. A primeira parcela, correspondente a 50% do valor total, será paga no fechamento da operação.

Geral
8 Comentários

O perseguido

lulala

Lula denunciou o juiz Sergio Moro no Comitê de Direitos Humanos da ONU. Disse que está sendo perseguido, que pode ser preso injustamente, etc.

Na petição, os advogados de Lula dizem haver ‘clara falta de imparcialidade’ nas investigações e classifica como ‘atos ilegais’ a gravação e divulgação de conversas privadas com a presidente afastada Dilma Rousseff, além de sua condução coercitiva para um depoimento.

*De nada adianta isso. O Comitê não tem poder algum e se reúne apenas três vezes por ano.

Geral
18 Comentários

Protesto contra Renan Calheiros

Juízes federais, juízes estaduais, procuradores da república, promotores públicos, procuradores de justiça, delegados da Polícia Federal e estadual e servidores públicos vão realizar um ato nesta quinta-feira (28) contra o projeto de lei do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), que altera a Lei de Abuso de Autoridade (PLS 280/2016) para dificultar operações de combate à corrupção, como a Lava Jato e a Zelotes. O juiz Sérgio Moro, da força-tarefa da Lava Jato, confirmou presença.

*Renan está querendo livrar sua pele, mas acabou se complicando mais.

Geral
10 Comentários

Dilma se defende hoje

dddddd

A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff tem até as 18h30 desta quinta-feira para entregar as alegações finais da petista na fase intermediária do processo de impeachment. O documento será entregue à comissão especial do Senado que analisa o caso.

Nas alegações finais, a defesa de Dilma vai tentar reforçar a tese de que a petista não cometeu crime de responsabilidade ao praticar as “pedaladas fiscais” – atraso de pagamentos da União para bancos públicos nos subsídios concedidos a produtores rurais por meio do Plano Safra – e ao editar decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso Nacional.

Geral
12 Comentários

Bagunça

O Ministério do Trabalho fez hoje uma vistoria na Vila Olímpica e flagrou 630 trabalhadores sem carteira assinada, informa a Globo News.

O comitê organizador será multado em 500 reais por trabalhador: um total de 315 mil reais.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, responsabilizou o Comitê Organizador Rio-2016 pelos problemas na Vila Olímpica. Delegações tiveram de pagar por conta própria serviços de limpeza e acabamento.

Geral
17 Comentários