Apae pode fechar

A Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Maringá, e do Brasil todo, estão fazendo um abaixo-assinado para sensibilizar o presidente Lula não permitir uma deteminação do Ministério da Educação e Cultura, que a partir do ano que vem – resumindo – acaba com a Apae e todas as outras escolas para crianças especiais do país.

Quem começou o abaixo-assinado foi a Apae daqui.

* Segundo o diretor da Apae maringaense, Victor Hugo Passos, isso é um absurdo.

“O governo quer que as crianças especiais estudem em escolas comuns. Elas serão discriminados, pois são diferentes”, disse.

A verba da Apae será cortada pelo governo federal, segundo Passos.

Quero ver se o governo saberá cuidar das crianças excepcionais, como abnegados, que nada ganham com isso – muito pelo contrário – fazem.

ATUALIZADO: As declarações de Victor Hugo Passos foram dadas hoje de manhã no programa Dia-a-Dia, da Cultura AM 1.390.

ATUALIZADO

Na edição de ontem, sábado, O Diário publicou – na capa – uma nota oficial da Apae de Maringá, onde o governo federal quer acabar com todas as escolas especiais e pede apoio de todos.

Geral

77 comentários sobre “Apae pode fechar

  1. Álvaro Torres 11 de novembro de 2007 12:15

    Este assunto deve ser tratado como disse o leitor Orlando Lisboa de Almeida. “Nem sempre a gente busca mais na raiz das coisas o fundamento daquilo que vira notícia ou comentário. Por isso, o ideal seria estabelecer o contraditório”, afirmou no sintético e belo texto.
    Pego apenas esta belíssima formulação — apenas uma delas — para responder a algumas questões.
    Jorge:

    Deus é benevolente, aceita idéias diferentes. Não é como a mídia brasileira e venezuelana. A nossa Constituição é laica e por isso todo mundo tem o direito de ter a sua opção religiosa — ou não ter nenhuma. O que a Constituição não dá é o direito de alguém chamar o outro de “louco” apenas por pensarmos de forma diferente. Mas eu te perdôo. Parece que tu é um homem de Deus. Acho que você deveria orar ou rezar para Ele também te perdoar.

    Abraço.

    Pingo:

    Não pus defeito nas “obras de Deus”. Não quero, não gosto, não posso discutir questões religiosas porque tenho profunda admiração por todas as denominações sérias — cristãs ou não. Mas se você ler a Bíblia com atenção, sem fanatismo, verá que Deus viu defeitos em sua obra.

    Abraço.

    Marcelo Perri:

    Você está com problema de interpretação de texto. Aconselho você a reler o que escrevi.

    Abraço.

    Luiz Bortolotto:

    Se você achava que tu e a “torcida do Flamengo” pensavam que eu era petista, tu e a “torcida do Flamengo” precisam ler as coisas com mais atenção. E me chamar de “petista” não me ofende. Apenas não é verdade. Não sou do ramo “político”. Faço política como todo cidadão faz. Pensar de forma diferente não pode ser pretexto para um ofender o outro.

    Sobre a cerveja, preciso ver melhor a agenda. Até porque a vitória do Grêmio é tão certa quanto a passagem dos ponteiros do relógio pelo meio-dia uma vez por dia. Já a pescaria, lamento, mas não sei pescar.

    Abraço

  2. Álvaro Torres 11 de novembro de 2007 12:20

    Este assunto deve ser tratado como disse o leitor Orlando Lisboa de Almeida. “Nem sempre a gente busca mais na raiz das coisas o fundamento daquilo que vira notícia ou comentário. Por isso, o ideal seria estabelecer o contraditório”, afirmou no sintético e belo texto.

    Pego apenas esta belíssima formulação — apenas uma delas — para responder a algumas questões.

    Jorge:

    Deus é benevolente, aceita idéias diferentes. Não é como a mídia brasileira e venezuelana. A nossa Constituição é laica e por isso todo mundo tem o direito de ter a sua opção religiosa — ou não ter nenhuma. O que a Constituição não dá é o direito de alguém chamar o outro de “louco” apenas por pensarmos de forma diferente. Mas eu te perdôo. Parece que tu é um homem de Deus. Acho que você deveria orar ou rezar para Ele também te perdoar.

    Abraço.

    Pingo:

    Não pus defeito nas “obras de Deus”. Não quero, não gosto, não posso discutir questões religiosas porque tenho profunda admiração por todas as denominações sérias — cristãs ou não. Mas se você ler a Bíblia com atenção, sem fanatismo, verá que Deus viu defeitos em sua obra.
    Abraço.

    Marcelo Perri:

    Você está com problema de interpretação de texto. Aconselho você a reler o que escrevi.

    Abraço.

    Luiz Bortolotto:

    Se você achava que tu e a “torcida do Flamengo” pensavam que eu era petista, tu e a “torcida do Flamengo” precisam ler as coisas com mais atenção. E me chamar de “petista” não me ofende. Apenas não é verdade. Não sou do ramo “político”. Faço política como todo cidadão faz. Pensar de forma diferente não pode ser pretexto para um ofender o outro.

    Sobre a cerveja, preciso ver melhor a agenda. Até porque a vitória do Grêmio é tão certa quanto a passagem dos ponteiros do relógio pelo meio-dia uma vez por dia. Já a pescaria, lamento, mas não sei pescar.

    Abraço

  3. rubão 11 de novembro de 2007 12:22

    Atualmente tem um senador do Paraná que foi eleito só com o pessoal das APAEs, ele num tá nem aí, o dele caindo na conta todo final de mes tá bom demais. Quem mandou votar neles.

  4. Bartolomeu 11 de novembro de 2007 13:37

    Pelo que saiba o que se deseja é acabar com a discriminação que há entre o estudante comum com aquele que frequenta escola especial. É integrar todos os alunos em uma escola una. Acho mesmo que está havendo corporativismo de alguns que tem receio de perder condições especiais. Acho horrível o tom que se está dando a solução encontrada. A utilização de parentes de alunos especiais para acolher assinaturas em abaixo assinado sem o conhecimento real da situação é uma péssima manobra.

  5. Junior Bataglini 11 de novembro de 2007 17:50

    A aqueles que não concordaram com minha opinião, entendo e respeito, mas aqueles que não concordaram e me ofenderam,digo que vocês são homens de ofenderem aqui e não pessoalmente, e outra, não são culpados né, berço é berço kkkkkkkkkkk

  6. Leonel João Galacini 12 de novembro de 2007 01:30

    Parece obra de Deus. No fantástico desse domingo foi mostrado matéria sobre o ensino no Brasil, é uma vergonha. Em muitos estados, as crianças nem possuem um local decente para estudar. Assim mesmo, o analfabeto e zoreiudo está com pretenções de retirar as parcas verbas das APAES. Criança excepcional precisa de cuidados especiais, professores treinados e local adequado, pois, uma grande maioria além das atividades escolares têm assistência de fisioterapeutas. O governo não investe nem nos professores atuais da rede de ensino, quanto mais em professores específicos para essa área.

    Para o Sr. Orlando Lisboa de Almeida – A Constituição Federal em seu Art.227 – ” É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura,… à dignidade…” já o inciso II do parágrafo 1º diz:- “criação de programas de prevenção e atendimento especializado para os portadores de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente portador de deficiência…” Logo, as prerrogativas da lei estão aí e devem, ao meu ver, serem cumpridas. Porém, o que mais temos visto nesse desgoverno é o desrespeito à Lei, em especial a C.F., pisoteiam-na como se não existisse. Quando não o fazem sem escrúpulos, tentam usar o povo para dar a impressão que são éticos, como é o comentário atual de se propor um plebiscito para mudança da Constituição em relação a reeleição. Como pode ver ainda existem loucos que pensam em perpetuar essa turma no poder.

  7. Anônimo 28 de novembro de 2007 11:40

    Eu sou irmã de um excepcional maravilhoso, e gostaria que as
    pessoas que tem preconceito pudessem conhece-lo. Sei que es-
    tas leis e esta (pessoa) que esta incomodada com sei la o que e que diz que gostaria que eles fossem incluidos nas escolas comuns só esta fazendo isso por não aceitar que eles são especiais ou atrás disto esta uma idéia nova de corrupção que logo saberemos o que é.
    O maior problema é que esta dona não esta nem pensando nas crianças especiais que eles realmente são especiais, e não são políticos como ela.
    Como colocar uma criança de 59 anos que nem sabe falar com uma outra de 06 anos para fazerem juntos o primário?
    Gostaria que isso estivesse especificado nos programas de governo da tal Dona.
    POR FAVOR QUEM PODE FAZER ALGUMA COISA FAÇA.

  8. CLEUSETE 29 de novembro de 2007 11:32

    NOSSA OPINIÃO É QUE SE AS ESCOLAS ESPECIAIS EXCLUEM, SE SOMOS EXCLUDENTES,POR FAVOR , IMPLORAMOS, PARA CONTINUARMOS ASSIM, NÃO QUEREMOS SER INCLUIDOS. NO NOSSO MEIO SOMOS FELIZES, POR FAVOR OLHEM PARA NÓS COMO QUIZEREM, MAIS NÃO TIREM NOS DO NOSSO MEIO.
    QUEREMOS CONTINUAR A SER EXCLUIDOS, QEM SABE QUANDO TODAS AS ESCOLAS ESTIVEREM UMA EDUCAÇÃO IGUAL PARA TODOS, AI SIM PODEREMOS PENSAR.
    EDUCAÇÃO IGUAL PARA TODOS : POBRES JUNTO COM RICOS, MERENDA ESCOLAR IGUAL PARA TODOS( OLHEM A LANCHEIRA DE UM ALUNO DE ESCOLA PARTICULAR E A DE UM ALUNO DE ESCOLA MUNICIPAL, ISTO SE O ALUNO POSSIR LANCHEIRA), NUMERO DE ALUNOS IGUAL EM TODAS AS SALA DE AULA, ETC – ISTO SIM SERIA UMA ESCOLA IGUAL PARA TODOS.
    ABRAÇOS: CLEUSETE

  9. Rogerio 29 de novembro de 2007 17:24

    Fechar as Apaes é simplesmente uma atrocidade. Isso só pode ser coisa de algum burocrata de pijama que não conhece a realidade do nosso país e caneteou essa lei. O mal desses governates é que eles não conhecem os excepcionais e acham que todos são como a menina atriz “Clara” da novela. Na TV tudo é muito romântico e bonito e quem dera todos os pais de alunos com nescessidades especiais tivessem o dinheiro que na novela a mãe da menina tinha.

    ACORDA BRASIL

  10. Marcelo Moretti 30 de novembro de 2007 09:00

    Nesse país nada mais me surpreende. Será que as pessoas que desejam fechar as Apaes sabem realmente o que significa inclusão? Será que as escolas comuns estão realmente preparadas para atender os alunos especiais? Esses alunos, além de nescessitarem de educação, também precisam de carinho, muitas vezes ajuda até para ir ao banheiro. Frequentemente alguns alunos, tem algum tipo de crise nervosa, enfim, problemas que as Apaes sabem resolver. Duvido até que todas as nossas escolas comuns estejam preparadas fisicamente para receber esses alunos. Muitos são cadeirantes. Nas Apaes existem profissionais preparados para dar atendimento a essa crianças. Fisioterapeutas, assistentes sociais,psicólogos, professores,atendentes e cozinheiros.A Apae não pode mais ser considerada uma escola mas sim uma casa, uma família para essas crianças que tanto nescessitam deste atendimento especial. E querem fechar esta casa. será que não é uma idéia simplista demais, fechar aa Apaes e colocar todos esses alunos de forma abrupta nas escolas comuns? É bom tomar cuidado caro governo federal pois esta inclusão pode se tranformar facimente numa Exclusão.A estrutura que as Apaes atigiram durante todos esses anos é fantástica. Digna de paises de primeiro mundo.Sugiro a todas as pessoas que não conhecem a Apae, tirem alguns minutos e vão até a escola e vejam o trabalho que lá é feito. Ai sim verão o que é inclusão!!!

  11. Michele 3 de dezembro de 2007 11:21

    Ta eles tão querendo fechar..e levar as crianças para escola, “coomuns”..e ai as escolas tem condições, tem professores especializados pra elas, tem espaço, ambiente adequado pra crianças??? E ai???
    Eles tão querendo fechar pq nao é eles que vão sobrer, a discriminação, é por isso q eles tão querendo fechar. En~tão acho que eles tem q ter vergonha na cara, e ajudar e não a destruir.

  12. Michele 3 de dezembro de 2007 11:22

    Ta eles tão querendo fechar..e levar as crianças para escola, “coomuns”..e ai as escolas tem condições, tem professores especializados pra elas, tem espaço, ambiente adequado pra crianças??? E ai???
    Eles tão querendo fechar pq nao é eles que vão sobrer, a discriminação, é por isso q eles tão querendo fechar. En~tão acho que eles tem q ter vergonha na cara, e ajudar e não a destruir.

  13. lyle parana pereira 19 de dezembro de 2008 11:29

    edson;

    eu preciso muito dizer pra você não vai fechar o
    atituição que fez muitos amigos que gostaria de ir pra
    escola estudar sempre que da pare de fazer isso vou avisar
    a minha escola que vão restirsr vocês dai qualquer hora
    dai.

    eu preciso fala com você sobre disso

    EL: Esta notícia é de muito tempo atrás. Claro que a APae não fechou.

  14. CARLOS DIAS 31 de dezembro de 2008 17:59

    FALANDO DE APAES EDUARDO BARBOSA DEPUTADO, FOI CONVIDADO PARA RECEBER O SIMBOLO MÁXIMO DE BETO CARRERO DIA 18 DE JANEIRO: O PREMIO FIVELA DE OURO.
    CONHEÇAM no YOUTUBE sessão TRAPINHAS a afilhade de BETO CARRERO (EMBAIXADOR DAS APAEs)…. A LINDISSIMA VIRGINIA DE MAURO que será inclusive um exemplo do conceituado deputado EDUARDO BARBOSA (REPRESENTANTE DAS APAEs) em colocar VIRGINIA DE MAURO “A LULLY” DE BWETO CARRERO para CONTINUAR OS SONHOS ETERNOS POIS BETO CARRERO GRAVOU E SERÁ MOSTRADO EM UM DOCUMENTÁRIO DIA 18 DE JANEIRO EM CAMPINAS/SP SEU ULTIMO DESEJO QUE ERA “VIRGINIA DE MAURO SUBSTITUÍ-LO.
    SERÁ SEM DUVIDA DE MUITA IMPORTANCIA “EDUARDO BARBOSA” VIR BUSCAR A “FIVELA DE OURO” E OS TITULOS EMPREENDEDORES E AMIGOS DE BETO CARRERO PARA ORGULHO DA APAE E DAS CRIANÇAS QUE SABEM QUE SONHAR NÃO É O LIMITE.
    ESCUTEM NO SITE
    http://www.clubedoscompositores.com.br
    a musica “O CAVALO MAIS FAMOSO DO BRASIL” do internacional EDDY BULLOCK
    Onde VIRGINIA DE MAURO CANTA, ALIAS A MUSICA É SIMPESMENTE UM AVISO DE DEUS E SONHO DO BETO A SER CUMPRIDO.
    A CAPA DO FILME ESTÁ NO SITE http://www.redecarlosdias.com.br
    O FILME O MUNDO ENCANTADO DE BETO CARRERO FAZ UMA HOMENAGEM A APAE E A EDUARDO BARBOSA AGORA. VAMOS AGUARDAR O DEPUTADO CONFIRMAR SUA PRESENÇA PROVANDO A ETERNA AMIZADE COM NOSSO HERÓI BETO CARRERO.

  15. sandra 24 de julho de 2009 14:58

    Acredito que a inclusão seja realmente necessária, mais a extinção das Associações de Apoio (Apaes), realmente é um absurdo, visto que os professores do Ensino Regular não estão completamente capacitados para incluir cças com Paralisia Cerebral, Deficiência Mental e Múltipla (entre outras).

  16. adriana alves pereira 6 de agosto de 2009 11:06

    vamos todo mundo lutar contra essa ideia de fechar a apae isso nao pode acontecer o mundo ja esta perdido acho isso uma injustiçaaaaa!!!

  17. RIVALDO GOMES 7 de agosto de 2009 00:01

    A APAE NAO PODE FECHAR PQ MT GENTE PRECISA DELA SEM ELA AS CRIANÇAS nao vao ter os aprendizado que elas precisam nao concordo com o fechamento da apae vou lutar pra isso nao acontecer ********************* RIVALDO GOMES

  18. bia 6 de setembro de 2009 11:54

    A idéia – ‘fechar APAE e incluir a criança com necessidade especial no Ensino Regular” – é muito simplista. A teoria pode ser muito bonita, mas na prática é BEM DIFERENTE. A maioria está discutindo aspectos políticos. Vamos cair na real – além dos professores não estarem preparados, não é só professor que estas crianças precisam. Para onde vão as crianças com quadro neurológico grave que se alimentam por sonda com horários determinados (necessidade de nutricionistas especializadas), que não tem controle esfincteriano e necessitam muitas vezes serem trocadas várias vezes ao dia por terem defecado ou urinado(auxiliar de enfermagem)? Quem vai dar apoio às crianças com crises convulsivas de difícil controle (enfermagem e médico)? Como integrar numa sala de aula uma criança com distúrbio psiquiátrico mais severo(psicólogo)? Se formos enumerar a diversidade de complicações que determinadas patologias impõe ao ser humano, faltariam linhas. Além destes aspectos, como anda a acessibilidade????? Escolas cheias de escadas, sem rampas, sem elevador. O governo vai garantir a reforma estrutural das escolas em tempo record e contratar equipe especializada para compor o corpo de funcionários das escolas? Se o governo já paga muito mal os professores, como é que alguém pode propor um absurdo deste? Nós estamos no Brasil e não na América do Norte. Concordo que tudo deve ter um início, mas os fabricantes de propostas mirabolantes devem ter cuidado para não serem atropelados pelas próprias idéias.

  19. luana 9 de setembro de 2009 11:45

    minha colega de classe e eu estamos fazendo a monografia a respeito de crianças especiais e segundo as nossas pesquisas a criança tem que ter a sua privacidade para não ser descriminada a escola especial e muito importante para a vida social da criança pois quando elas saem dessa escola elas saem preparadas para se defender de qualquer tipo de preconveito.

  20. luana 9 de setembro de 2009 11:46

    ha APAE não pode ser fechada pois as crianças especiais depende muito dessa ong.

  21. PATRICIA LAPORTE 28 de outubro de 2009 09:01

    isso é um absurdo….eles querem fazer isso pq eles ñ tem crianças especiais assim como eu e como muitas maes.
    vamos fazer algo pra isso nao acontecer.
    o grade senhor do ministerio e da cultura será que vc ja visitou, tem, ou pelo menos conhece uma criança especial??????.fica essa pergunta pra vc.

  22. siomara 19 de dezembro de 2009 02:36

    As criança especiais tem todo direto de conviver com outras crianças. Para que isso aconteça devemos acolher a todas sem discriminação, somente convivendo com as diversidades desde a creche, educação infantil, todas as demais crianças saberão conviver e respeitar as diversidades.A APAE não precisa ser fechada ela deveria ser atendimento clinico especializado desta maneira as crianças receberão atendimento e incluidas na rede regular de ensino.
    “um dia uma criança com sindrome de dow olhou uma outra criança e disse assim:- onde eu estudo todos são parecidos comigo e continuou assim.” Não sabia que existia pessoas diferentes”.
    Devemos incluir a todos respeitar as diversidades.É isto um direito HUMANO.

  23. MIGUEL 19 de dezembro de 2009 23:01

    O governo Lula e principalmente o MEC devem estar confundindo a questão da inclusão de pessoas deficientes ou especiais. É fundamental que as políticas públicas sejam inclusivas, porém neste caso, a posição do governo é totalmente equivocada e burra. É o mesmo governo e o mesmo MEC que fez as besteiras do ENEM e outras mais. Uma tristeza para o Brasil !!!

  24. Marcely Gomes 16 de maio de 2010 16:37

    Bom sou Terapeuta Ocupacional conheço a Apae do inicio do meu curso não que eu não conhecia antes, mais não tinha tanto conhecimento de base como passei a ter.
    Tem que existir a inclusão? Sim Tem!
    Mais não são para todos por que cada crianças ou adolescente é um caso.
    É mais do que um absurdo isso e para falar a verdade eu nem acredito nisso.
    Até por que eu acho que o presidente da república dentro de suas assessorias tenha alguém mais sensata. Mesmo não tendo tantos conhecimentos sobre os portadores de necessidades especiais que até o nome ja diz tudo.
    Gente a atenção que temos que ter com os portadores de necessidades especias não posso, nem dizer que tem que ser dobrada e sim triplicada cada ganhos do minimo seja com eles é uma vitória para nós, para eles e seus familiares.
    O simples ato de uma pintura organizada,um bom comportamento por que na maioria eles são muito agitados.É uma vitória por que tudo é trabalhado com eles.
    Deixo aqui meu repudio.
    De já agradeço pela atenção
    Obrigada
    Marcely Gomes

  25. M N 6 de junho de 2011 19:04

    NÓS AQUI DE ALTROSA MG, ESTAMOS TAMBÉM NA LUTA CONTRA O FECHAMENTO DAS APAES, REALMENTE ESSES POLÍTICOS USAM OS ALUNOS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS E SEUS FAMILIARES NO MOMENTO DE PEDIR VOTOS, DEPOIS ELES MUDAM SEUS DISCURSOS, SOU EDUCADORA E TRABALHO COM ALUNOS COM DIFICULDADES INTELECTUAIS E REALMENTE ACREDITO QUE A INCLUSÃO ESTA DISTANTE DE ACONTECER NO BRASIL. A LUTA É CONSTANTE PARA QUEM TRABALHA EM APAE EU AMO O MEU TRABALHO, SINTO MUITO SE ISSO ACONTECER.AGREDITO QUE NÃO IRÁ ACONTECER, NÃO NUNCA………………………………………………

  26. Maria Ferreira dos Santos 2 de março de 2014 19:33

    Tenho uma sobrinha autista, de 4 anos, e acho uma pouca vergonha isso que o governo pretendeu fazer. Ela frequenta a APAE de Sobral (Ceará) cidade que fica a quase 1h de onde ela vive – a da sua cidade já fora fechada.
    Só que se essa APAE fechar, ela vai ter que ir pra Fortaleza, o que não vai dar certo, já que Fortaleza fica a 4h de Sobral.
    Agora eu me pergunto, se o governo não tem dinheiro pra manter a APAE, para que eles tem? Para beneficiar prostitutas com um benefício de R$2.000? Para sustentar gastos com esta Copa desnecessária?
    Ainda não sei como o Brasil é o segundo lugar em países desenvolvidos e bem financeiramente.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.