Unhas mostram doenças cardíacas e câncer

Por incrível que possa parecer, as unhas são capazes de dizer muito sobre a nossa saúde, e podem dar sinais de doenças renais, pulmonares, cardiovasculares, hipotireoidismo e até câncer de pele.O tema fez com que a Santa Casa de Misericórdia, no Rio, criasse o Centro de Estudos da Unha (CEU), que faz cerca de dez cirurgias por semana e atende, em média, 240 pacientes todo mês. Boa parte deles indicado por manicures e podólogos.

De acordo com os médicos, unhas avermelhadas e com a curvatura acentuada podem indicar problemas no coração. Doenças pulmonares como enfizema, derrame pleural e até câncer podem provocar unhas azuladas e também o aumento de curvatura.

Já a marca de estrias brancas podem ser indícios de que a saúde de seus rins não vai muito bem. O mais perigoso é a coloração marrom, que pode ser sinal de câncer de pele. Leia na íntegra.

*Confiram suas unhas aí, cumpadres e cumadres….Eu já olhei as minhas e não gostei nadinha.

unhas.jpg

Leitoras que quiserem ver fotos de unhas pintadas, como da fotografia acima (verdadeiras obras de arte) entrar aqui)

Saúde

37 comentários sobre “Unhas mostram doenças cardíacas e câncer

  1. Quarentão 10 de abril de 2008 13:44

    As unhas mostram também a profissão.

    O que tem de gente ocupando cargos de grande importância (Chefe da Segunda Via do Arquivo Morto, Assessor disso, Assessor daquilo) que praticamente não tem unhas, não está no gibi.

    Por que será?

  2. Edson Lima 10 de abril de 2008 13:51

    Nada a ver com o post. Um recado para o Beto Multimídia, que ganhou feijoada no teste do blog sobre a foto da cidade de Sinop. Eu te dei uma feijoada no Restaurante do Joaquim, mas como sei que ninguém vai comer feijoada sozinho, deixei outra paga lá. São duas, portanto. Se for beber, é por sua conta.

  3. Leonel João Galacini 10 de abril de 2008 15:47

    Bem que poderiam estudar as unhas da turminha de éticos, honestos e transparentes e fornecer um diagnóstico como esse. Alguns, mais acanhados, iriam andar com as mãos nos bolsos, outros mais atrevidos iriam dizer que estavam de unhas postiças, e um com certeza iria dizer que não está sabendo de nada.

  4. Anônimo 10 de abril de 2008 19:26

    Eu já tinha lido sobre isso naquela revista Almanaque Maringá. Como a revista sabia disso antes da publicação?

  5. claudia 2 de agosto de 2008 16:54

    Bom tarde !

    Quero sabe porque minha unha do pé estar caido inteira.
    pode ser sapato ou doença.

    ele fica escura depois cai inteira.

    Obigado
    espero uma resposta.

  6. cristiane 18 de setembro de 2008 20:48

    olá tenho problema em uma unha minha,pois ela nasce perfeita e depois ela fica fofa,e com mau cheiro,ja usei varios tipos de medicamentos,ñ resouveu nada.gostaria q vcs mim desse uma orientação.obrigado.

  7. tatiane 7 de novembro de 2008 22:03

    olá meu irmão esta com problema serio na unha do pé
    pois ele reclama de muita dor e a unha parece esta inflamadacom uma carne no canto.fica inxado e cheira mal.gostaria de saber como posso ajuda-lo .
    desde já muito obrigada…

  8. LUCIA DE ALMEIDA 13 de novembro de 2008 15:36

    gostei muito de saber sobre as doenças,mas principalmente
    da beleza que a gente pode fazer é so ser criativa.bjs

  9. leni Selma 19 de novembro de 2008 19:16

    quero saber pq. minha unha das maos esta com ondulaçoes como se osse riscos, isso é doença?

  10. leni Selma 19 de novembro de 2008 19:17

    achei otimo esse site parabéns

  11. lidia 20 de novembro de 2008 12:00

    tenho um filho que de 7anos que derepente as unhas das maos nasciam marcas fundas oque sera isto? sera doença grave?

  12. selma 13 de dezembro de 2008 21:19

    tenho micose na unha dos pés e a tempos tenho tratado na dermatologia e na podologa, só que agora na lateral de um dos dedos a cuticula está grossa, escamando o que será isso? por fvpr aguardo orientações no email selmasrdinha@g.com.br obrigada

  13. cleuza terezinha nascimento cruz 11 de fevereiro de 2009 19:30

    tenho micose no pe direito,fiz exames e nao deu nada,minhas unhas sao grossas coladas na carne as vezes ficam moles e sangram quando cortadas,a sola do pe fica toda rachada as vezes e esfarinha os dedos ficam inchados nao sei mais o que fazer tenho vergonha de usar sandalia, ja faz muito tempo que tenho este problema,o que devo fazer agrdeço desde ja ,sepero que voçe possa me ajudar.obrigado.

  14. maria 19 de fevereiro de 2009 11:25

    olá,minhas unhas das mãos estão ficando brancas começando pelas pontas e quebradiças.Achei isso estranho pois normalmente isso acontece quando há un trauma repetido como a que tenhos nos dedões do pé causado pelos sapatos fechados,mas não machuquei minhas unhas das mãos,les estão metade brancas e metade normal.Séra que alguém pode me ajudar?
    Desde já eu vous agradeço!

  15. Hans Müller 21 de abril de 2009 15:22

    Peço o favor de publicar este alerta geral. Uma verdadeira Bomba Relógio

    Doenças transmitidas por tratamentos de beleza e as soluções para preveni-las.
    Por Hans Müller, inventor e Dr. Carlos Roberto Viana Milward de Andrade, CRM 5251502-7, Dermatologia e Medicina do Trabalho.

    É um problema de saúde publica, onde pouquíssimo é feito para alertar a população sobre prevenções que devem ser tomadas. Milhões de pessoas são atingidas, bastaria alertá-las para que os riscos fossem conhecidos e minimizados. Entretanto, a população praticamente não toma conhecimento dos riscos, pois as autoridades competentes e também os políticos pouco fazem para que as informações disponíveis sejam divulgadas.

    Doenças micóticas, bacterianas e viróticas, como paróniquias, pé de atleta, erisipela, verrugas, granuloma piogênico, hepatites, herpes e outras, são transmitidas, com muita freqüência, por instrumentos compartilhados. Para que isto ocorra, basta um agente transmissor escapar à uma esterilização que não foi efetuada corretamente. O vírus da hepatite sobrevive por anos.

    Estas contaminações, são comuns à atividade rotineira de manicures, pedicuras, podólogos, na colocação de piercings e outras. Até hepatites podem ser transmitidas por aparelhos de barbear, instrumentos, agulhas, escovas de dente e tintas de tatuagens, compartilhadas. Em menor escala, também ocorrem na extração de acne, em acupunturas e eletrólise capilares, quando a esterilização falha.

    Em manicures e pedicuras os riscos de contaminações são altos. Pois, pouquíssimos são os instrumentos de uso compartilhado que são esterilizados corretamente, como também o uso de instrumentos estritamente pessoais ou descartáveis são pouco utilizados. Tais alternativas, freqüentemente, são caras para a maioria dos usuários e profissionais.

    Quando o trato com as unhas é uma simples pintura ou é apenas um corte afastado do leito ungueal, as contaminações são raras. Porém, com o uso dos instrumentos compartilhados – para lixar, cortar unhas rentes ao leito ungueal, ou fazer polimentos, cortar, levantar e empurrar cutículas e pele, ou para o tratamento de unhas doentes e encravadas – as pessoas correm sérios riscos. Nestes casos, os usuários devem optar por instrumentos livres de restos de micro-particulas de linfa e sangue de terceiros. Pois estas microscópicas partículas podem facilmente passar as infecções através de micro-lacerações na pele.

    Milhares de pessoas, diariamente, se infectam junto à estes procedimentos, das infecções mais comuns, e de menor gravidade, até as hepatites B, C, D, e G. Nestes últimos casos, quando o vírus é contraído, os anticorpos aparecem no sangue cerca de 4 meses após a contaminação e a doença após 18 anos. É, portanto, difícil o diagnostico da ocorrência. Admite-se, entretanto, que, no Mundo, uma em cada 12 pessoas já encontra-se contaminada; seriam pois, mais de 500 milhões de indivíduos abrigando o vírus, e a maioria ignorando o fato.
    Na região Amazônica, África, Ásia, em bairros de varias cidades do primeiro mundo e até entre os veteranos das forças armadas dos Estados Unidos da América, os índices de portadores destes vírus são alarmantes. No norte do Brasil há cidades com índices de infecção variáveis de 50 a 70% da população. É, pois, uma questão assustadora, para os infectados, sem possibilidades de cura, enquanto o numero de vitimas segue aumentando.

    Prevenções eficientes podem ser executadas, de três maneiras distintas: porém apresentam exigências especificas. Vejamos, pois. (1) Existência de esterilização por autoclaves, como nos procedimentos médicos e dentários. Porém, difíceis de serem amplamente utilizados pelo cidadão comum. O custo é alto e a utilização complicada demais para a maioria. Sendo que, todos os outros métodos de esterilização, não são eficazes e deixam os instrumentos freqüentemente com riscos de contaminações.
    ( 2 e 3) A segunda e terceira solução, seria utilizar, para cada necessidade, instrumentos descartáveis ou estritamente pessoais – o que são também soluções caras para a maioria.

    Face às limitações indicadas na manicure e pedicure, pensou-se na utilização de um instrumental especifico, higiênico, de fácil manuseio, bastante versátil e de custo baixo, mínimo em relação ao problema – que é capaz de minimizar e mesmo anular maiores danos, em favor da proteção da saúde pessoal e das comunidades. Trata-se, de um pequeno instrumental, de uso individual que combate infecções indesejáveis, para isto basta usá-lo e mantê-lo com a higienização normal.

    Observa-se, finalmente, que o modelo proposto, que cuida das unhas, cutículas e dedos, está disponível para produção industrial. Sendo, passível de proposições aos produtores sensíveis e capazes de atuar em favor da minimização de problemas de saúde pessoal e coletiva. Maiores detalhes, favor visitar a pagina: http://www.mullerhans.com

  16. jovenita 11 de maio de 2009 19:10

    eu queria saber porque esse povo manoteiro fia escrevendo e fazendo essas perguntas!pois se estiverem realmente preocupados deveriam ir ao especialista nao!?heloooo
    eu sou legal e xau!

  17. ´^U 11 de maio de 2009 19:12

    eu queria saber pk eu sou tao legal!?
    e xau..
    bjaooo eme liga

  18. taisa de souza rodrigues 29 de junho de 2009 19:44

    ola caros amigos !
    pesso ecarecidamente uma ajuda sobre unhas dos pes:minha maezinha e ipertença e diabetica,e devido a esses problemas ela ultimamente te sentido dores horriveis nas unhas dos pes.
    gostaria muito de uma ajuda de vcs pra saber oque devo fazer com ela,pois nada tem dado resultado ate mesmo tratamento em podologo ela vem fazendo e nao temos resultado nenhum.
    fico muito triste por ver o sofrmento da minha querida mae,por isso resolvi fazer essa pesquisa e a pedir uma ajuda a quem entende .
    muito obrigado .aguardo uma ajuda de vcs !!!!!!

  19. maria isabela 28 de agosto de 2009 21:33

    minhas unhas tem fugos?

  20. Acleane Batista de Andrade 27 de outubro de 2009 16:17

    Quais as características de uma unha contaminada por fungos.
    Existe tratamento caseiro?
    Como evitar?
    Agradeço o espaço e aguardo os esclerecimentos.

  21. nildicéia barcelos 28 de outubro de 2009 15:40

    Boa tarde, Na minha unha APARECEU uma listra marron no sentido vertical.O que pode ser? As unhas estão fracas e quebradiças.Estou preocupada. Aguardo respostas. Obrigada.

  22. Geici 21 de fevereiro de 2010 17:31

    Meu esposo tem no dedo anelar das duas mãos, na unha uma parte que fica descolada. A muitos anos está assim. A unha não se prende, é como se fosse um leito ungueal solto mas nas pontas dos dedos… O que pode ser??? Já procuramos de tudo mas nada adianta…

  23. ronaldo 19 de abril de 2010 08:32

    bom! eu acho que o câncer de pele é uma coisa que tem como não pegar… procurando olhar bem as unhas e procurando um médico! Só Isso!!!

  24. michelli 19 de abril de 2010 08:33

    bom! eu acho que o câncer de pele é uma coisa que tem como não pegar… procurando olhar bem as unhas e procurando um médico! Só Isso!!!

  25. nayara 12 de maio de 2010 08:12

    ola!!
    gostaria de saber
    o que eu faço
    para nao comer mais a unha da
    mao
    ja fiz de tudo mais nao consigo
    deixar ela crescer!!
    me ajuda!!
    voce tem uma soluçao?

  26. rita 21 de setembro de 2010 09:46

    gostaria de saber pq minha unha fica escura,rajas pretas e nos cantos.minha filha tbem esta com o mesmo problema,quero muito encontrar a cura.ja me disseraram que e da minha celula.

  27. espinhas e cravos 2 de julho de 2011 09:18

    Curti Este post!!!!! parabens pra voce por este grande post, Curti tambem o tipo deste teu site

  28. Janilson Santos da Silva 9 de setembro de 2011 12:53

    Aparecimento de uma listra amorronzada, vertical na unha do dedão do pé direito, assistindo á um programa de tv no dermatologista no qual a dermatologista abordou o assunto referente a um tipo de cancer no qual a foto, amostrava uma listra identica a qual eu tenho no dedo do pé, queria saber um pouco mais sobre esse tipo de cancer !

  29. cristina 27 de setembro de 2011 11:50

    tenho todas as pontas das unhas esbranquiçadas, a unha do polegar direito tem uma rachadura horizontal. No dedão do pé esquerdo tenho uma micose. Não sei mais o que fazer!Como posso tratar?

  30. daiana 22 de maio de 2012 00:31

    Olá,minhas unhas do pé estão caindo inteiras,elas não ficam escuras,não tem mau cheiro e nem sangram,simplesmente caem,e é uma por vez pé direito e pé esquerdo caem sem qualquer tipo de dor.Isso pode significar alguma doença?Aguardo resposta.

  31. Elisa 8 de julho de 2012 11:13

    Apareceu no meu polegar um fio preto como se 1 agulha estivesse entrado nele. No início pensei ser sujeira, pq havia se espalhado em cima da unha como se fosse terra. Limpei e vi q era profundo e fino.O q pode ser isso?

  32. PAULO MEDEIROS 12 de abril de 2013 14:17

    Escura com a unha do dedão esquerdo do pé toda escura. Isso começou aos poucos, primeiro o lado direito e depois completou. Parece que a unha ficou mais grossa e insensível. Atualmente tá um pouco doida em apenas um lado. Alguém poderia me informar algo sobre isso? Grato.

  33. carla 10 de setembro de 2013 11:14

    tenho as unhas do pé pretas e alta devido fungos o que devo fazer

  34. neide 14 de abril de 2014 20:09

    minha unha do pé t caindo inteira.nao sinto dor..eu puxo cai inteirinha.o q é isso..me ajudem

  35. sarah 15 de julho de 2014 16:18

    tenho um filho que de 7anos que derepente as unhas das maos nasciam marcas fundas oque sera isto? sera doença grave?

  36. lilian 4 de novembro de 2014 12:59

    as unhas de uma criança começou a cair.
    Todas uma a uma , o que pode ser ?

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.