O Chá do Santo Daime

Assunto bem polêmico.

Recentemente a Globo e a Record fizeram reportagem sobre o Chá do Santo Daime, tomado por membros de seitas como a criada pelo cartunista Glauco.

Mostraram que um garoto que tomou o chá numa cidade paulista, atirou-se numa represa, sem saber nadar, e morreu afogado.

Este chá tem o efeito do LSD, provoca miragens, transe e surtos piscóticos.

Carlos Eduardo Sunfeld, que matou o cartunista Glauco Villas Boas e o filho dele, Raoni, era viciado em drogas e buscava no Chá do Santo Daime a superação do vício.

Ele pertencia à seita de Glauco.

De acordo com Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o chá (Ayahuasca) consumido nos rituais do Santo Daime  tem propriedades alucinógenas e pode acentuar o comportamento presente em surtos psicóticos de viciados em outras drogas.  Leia mais.

*A Anvisa proibiu propaganda do chá e seu uso em eventos turísticos.

Religião

42 comentários sobre “O Chá do Santo Daime

  1. LEO 16 de março de 2010 07:28

    Desculpem minha ignorancia, mas que tipo de seita e esta que para louvar Deus, induz seus membros a tomar um chá alucinogeno, creio que esse Glauco esta neste momento sentado no colo do capeta, pois no manual sagrado da vida não consta que devemos tmoar drogas ou para louvar Deus, nada justifica o assasinato do pseudo intelectual, para finalizar uma pergunta, porque esses intelectuais são esquesitos, tem mania de loucos por que será.

  2. NETO 16 de março de 2010 07:51

    SEPARANDO
    A morte do cartunista foi e é de uma imbecilidade sem tamanho, sem motivos aparente, algo engedrado pelo demo.
    Sua familia sofre, e isso tem que ser respeitado.

    COMENTARIO DE UM BLOGUEIRO
    iro Soares15 de março
    “ESTE CARTUNISTA ERA UM APROVEITA DOR DA RELIGIÃO VENDENDO DROGA LEGAL POIS ESTE CHAR DE SANTO NÃO TEM NADA É DROGA MESMO E QUEM SE METE COM DROGA MORRE E PRONTO MORREU PORQUE PROCUROU”.

    DROGAS
    Sou contra drogas alucinógenas de qualquer tipo, fica aqui uma ponta de duvidas sobre o carater dele. Quem meche com isso, todos sabemos que o fim não é dos melhores. Santo ele não era, mesmmmmmmo.

  3. Domingos Aparecido 16 de março de 2010 08:01

    Alguém já disse que: Quem vira as costas para o Senhor Jesus Cristo, abraça o capeta”.
    Está escrito:
    1Co 3:19 – Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.
    Maranata.

  4. Ricardo Villalobos 16 de março de 2010 08:09

    To vendo que este tópico será daqueles recheados de opiniões preconceituosas, sem ao menos pesquisarem mais sobre o assunto. Só pra constar, o chá é uma mistura de duas plantas (existem várias opções de combinações para extrair o mesmo princípio ativo), é 100% natural e é usado a MILHARES de anos em diversas culturas, principalmente na região Amazônica (Brasil, Peru). No nordeste brasileiro existe o Vinho da Jurema, tradicional na religião local e com o mesmo princípio ativo (DMT). Essas bebidas sempre foram usadas dentro do contexto religioso, e durante estes mihares de anos existem milhares de relatos de cura e crescimento espiritual. É claro que pessoas com distúrbios psicológicos, como no caso deste ASSASSINO deveriam ter um acompanhamento mais cuidadoso. Na verdade até mesmo o LSD citado no tópico foi criado e utilizado como remédio psiquiátrico durante anos e só foi proibido após o abuso recreativo da geraçao Hippie dos anos 60. Tanto o Daime quanto o LSD ainda rendem pesquisas promissoras dentro da comunidade científica justamento por apresentarem bons resultados. Algumas pesquisas atuais em andamento:
    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u469235.shtml

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u642734.shtml

    Resumindo: Não sou usuário de nenhuma destas substâncias, apenas reconheço seu potencial dentro do contexto correto. Pessoas desequilibradas como é o caso deste rapaz que matou o Glauco deveriam ficar bem longe delas, ou no máximo ter um profundo acompanhamento médico.

  5. Adrianopdu 16 de março de 2010 08:18

    será que esse chá melhora minha gripe ???? rsrsrrs

  6. NETO p/ RICARDO VILLALOBOS 16 de março de 2010 08:43

    DROGAS
    Ricardo, o que se condena não é se o produto é natural ou não, ou se ele é até usado como rémédio, o que se condena é o efeito que causa, provocando até mesmo a morte.
    Se cogitou de liberar a maconha até mesmo para confecção de roupas, não foi liberada pelo que ela é e causa se consumida por pessoas. O fato é que o chá provoca alucinações e consequencias graves, é droga sim e quem usa é viciado, drogado sim.

    CHÁ DO SANTO DAIME (Ayahuasca) Outros nomes
    Chá do Santo Daime, yajé, caapi, vinho de deus. Na linguagem Quéchua, aya significa espírito ou ancestral, e huasca significa vinho ou chá.

    EFEITOS
    O chá de Santo Daime é um alucinógeno. Tal propriedade se deve à presença nas folhas da chacrona de uma substância alucinógena denominada N,N-dimetiltriptamina (DMT). O DMT é destruído pelo organismo por meio da enzima monoaminaoxidase (MAO). No entanto, o caapi possui uma substância capaz de bloquear os efeitos da MAO: a harmalina. Desse modo, o DMT tem sua ação alucinógena intensificada e prolongada.

    Fonte: http://naoasdrogas.tripod.com/id10.html

  7. Milton Le Cocq p/ Ricardo Villalobos 16 de março de 2010 08:43

    O que voce quis dizer com “religião local do nordeste”? qual é essa religião?

  8. Junior 16 de março de 2010 08:47

    Esse tal Gláuco já deve estar acertando contas com o capeta, gente boa não era, porque gente boa trabalha, ora a Deus e é contra droga, não usa rogas pra deixar o povo mais doidão ainda. ELE PROVOU NO PRÓPRIO VENENO. Sai Satanás

  9. PSDBesta 16 de março de 2010 09:00

    o cartunista Glauco,
    foi
    o
    nosso Jim Jones às avessas…..

    ou seria uma piada de português,
    que,
    ao invés de morrer e levar consigo mais 900,
    deixa-se matar para ficar na estória…….

    esses malucos misturam Deus com o Diabo,
    e daí,
    ficamos nós,
    os trouxas vivos, discutindo sexo de anjo e contando os pêlos dos ovos…..

    o diabo existe, é real,
    e somente
    deu mais um exemplo de suas ações e artimanhas…

    eu prefiro mexer
    somente com as coisas do Espiríto Santo,
    que é o representante legal aqui na terra
    de Deus Pai Criador=YHWH
    e de nosso salvador Jesus Cristo.

    cabe a cada um,
    escolher,
    com qual dos dois espíritos,
    que atuam na face da terra,
    quer se relacionar…………

    acuda Jesus,
    a cegueira espiritual,
    tomou conta geral………..

  10. Claudio 16 de março de 2010 09:02

    Não quero aqui me passar pelo sabe tudo, muito pelo contrario, não sei de nada tenho muito que aprender ainda, mais quando vi no domingo a viuva dando entrevista, não me parecia que havia perdido o marido e o filho a menos de 24 horas, estava tranquila até demais. Agora se realmente tem esse lance de SEITA, CHÁ do não sei o que, é sinal que gente do bem não era, disso tenho certeza.

  11. Armando 16 de março de 2010 09:03

    OPA, ONDE ACHO ESSAS PLANTAS? FICAR BEM DOIDO HOJE… HAUAHUAHAUAHUAHAUAH!!!

  12. Ricardo 16 de março de 2010 09:07

    qdo jovem as vezes eu acompanhava as tirinhas do Geraldão, mais esse tal de Glauco, que algumas reportagem de TV estão idolatrando, pra mim na verdade é um drogado mesmo e esta no colo do capeta.

  13. RAHEG 16 de março de 2010 09:20

    Não sei porque era tão famoso…bom eu em particular não acho graça nenhuma nas tal tirinhas, acho até meio “look”.

  14. Marcio 16 de março de 2010 09:36

    Não quero aqui me passar pelo sabe tudo, muito pelo contrario, não sei de nada tenho muito que aprender ainda, mais quando vi no domingo a viuva dando entrevista, não me parecia que havia perdido o marido e o filho a menos de 24 horas, estava tranquila até demais. Agora se realmente tem esse lance de SEITA, CHÁ do não sei o que, é sinal que gente do bem não era, disso tenho certeza

    Edson, bom dia.
    Considerando essa sua afirmação (acima), peço a gentileza de definir o que é “gente do bem”.
    Seriam “os que não bebem chá”?, os que não bebem coca cola ou guaraná (porque tem cafeina)?, os que não fumam e não bebem alcool (porque ambos são drogas viciantes)? ou o quê?
    Seriam todos os seres humanos, excluindo-se os acima?
    Ou, ao contrário?
    Fiquei realmente em dúvida.
    E olha que tenho meu conceito também rsrsrs.
    Abraço
    Márcio

    • Edson Lima 16 de março de 2010 09:40

      Márcio: não afirmei nada. Não escrevi “gente de bem”. Leia o comentário. Foi o leitor Cláudio. Abraço.

  15. ANDRÉA 16 de março de 2010 09:50

    BOM DIA A TODOS, ESSE É O TIPO DO ASSUNTO QUE RENDE MUITA FALÁCIA; PORÉM EM TUDO O QUE JÁ VI E LI ACERCA DESTE BRUTAL ASSASSINATO ABRO UM PARENTESE A RESPEITO DO “MALDITO CHÁ DO SANTO DAIME”.POR FAVOR PAREM DE FICAR FALANDO QUE É RITUAL DO POVO AMAZÔNICO OU DO NORDESTINO PORQUE É A MAIS PURA MENTIRA ISSO.SOU PARAENSE , PORTANTO AMAZÔNICA, E GRAÇAS A DEUS NINGUÉM SE .DROGA PRA LOUVAR A DEUS.O CÍRIO DE NAZARÉ (REALIZADO NO 2 DOMINGO DE OUTUBRO), É CONSIDERADA A MAIOR FESTA RELIGIOSA CATÓLICA DO MUNDO E NINGUÉM (2 MILHÕES DE FIEIS) PRECISA DE CHÁ DO CAPETA PRA LOUVAR JESUS E SUA MÃE MARIA.QUEM USA ESSAS DOIDICES DE CHÁ SÃO OS POVOS DA FLORESTA, AQUELES QUE NÃO TEM CONTATO COM IGREJAS DEVIDO ESTAR EM ARÉAS ISOLADAS E VEM AQUELAS PESSOAS DE MÁ FÉ E FAZEM A LAVAGEM CEREBRAL NESTAS PESSOAS E AS CONVENCEM , MUITAS VEZES SE PREVALECENDO DE SUA CAPACIDADE INTELECTUAL SER MÍNIMA. ESTE CHÁ É UTILIZADO SIM EM RITUAIS INDIGENAS, QUE É UM MEIO DELES DE CHEGAR ATÉ OS ESPÍRITOS COMO ELES MESMOS RELATAM, ISSO SIM FAZ PARTE DA CULTURA INDÍGENA SEJA NA AMAZÔNIA OU EM QUALQUER PONTO DO BRASIL.AGORA DIZER QUE ISSO É DA CULTURA AMAZÔNICA, ME POUPEM . É MAIS “NOIADO” QUE O ASSASSINO QUEM RECOMENDOU O CHÁ DAIME PRA LIBERTAÇÃO DAS DROGAS, POIS ESTE APAGOU UMA VELA PRA DEUS E ACENDEU UMA PRO CAPETA!

  16. Pablo 16 de março de 2010 10:17

    Quando idiotas se metem a falar de religião e produtos que nunca vira na vida, dá medo.

    Quanta gente babaca e burra neste país.

    Tenho nojo e ler comentários imbecis como os postados acima.

    Tem um, que se acha professor de Deus que é o pior de todos, com comentários completamente vazios e sem nexo algum.

    Bando de imbecis. Não tem opinião própria. Lêem um texto, traduzem tudo errado e depois saem arrotando e peidando “sabedoria”.

    Tenham a santa paciência. Parem de postar asneiras.

    Criem seus próprios blogs e nos poupem de tanta idiotices.

    Maldita inclusão social, maldita!!!

  17. PSDBesta 16 de março de 2010 10:41

    Pablo

    tá nervoso ????

    vai pescar
    ou
    tamar maracujina
    ou então
    vá tomar caju em ribeirão preto…………….

  18. ZÉ-MANÉ 16 de março de 2010 11:03

    Sinceramente, o que mais me irritou neste blog foi o comentário/desabafo do Pablo! Que isso? Radicalismo? Pare com isso amigo! Respeite as opiniões alheias!

  19. Dico 16 de março de 2010 11:08

    Edson, a culpa não é sua, mas nunca vi tantas bestas reunidas por centímetro quadrado de kbite. A culpa é do Lula, que não investiu na construção de carroças pra essas bestas puxarem e não fez o controle da internet para proibi-las de navegar na rede. Essas antas deveriam ter vergonha do que escrevem.

    • Edson Lima 16 de março de 2010 11:20

      Dico, entendo sua reclamação, mas cada um tem sua opinião. Já pensou se eu cortasse todas as opiniões que não coincidem com a minha? Jamais palmeirense, por exemplo, escreveria bobagens contra o Corinthians aqui.

  20. PSDBesta 16 de março de 2010 11:52

    mais uma………

    esse Pablo
    deve estar apaixonado pelo Serginho do BBB-10..

    típico da classe !!!

  21. Paulo Henrique Alves Garcia 16 de março de 2010 12:19

    Acho que o assassino de doido não tem nada.

    Ele tava atras de dinheiro do glauco, só não conseguiu porque o filho dele chegou na hora e impediu deles irem ao banco sacar.

    O comparsa que tava esperando eles do lado de fora viu que o esquema furou e saiu vazado, depois que o capturaram se diz inocente e que foi abordado pelo assassino e só o deixou no local. Logo foi desmentido pela viúva de Galuco que viu ele esperando do lado fora.

    Na minha humilde opnião, todo esse negócio de que ele se diz Jesus e foi atrás de chá, faz parte da estratégia para se passar por “pessoa desequilibrada mentalmente e “aliviar” a pena na cadeia.

  22. Mineiro 16 de março de 2010 12:20

    Procurou, achouuuuuuuu…

  23. Angela 16 de março de 2010 13:55

    GENTE VAMOS FAZER O SEGUINTE: DEIXEM DE DAR TANTA ENFASE A ESSE CARTUNISTA, A ESSE CADU E A ESSES DOIS IDIOTAS: PABLO E DICO QUE ESTÃO QUERENDO DIZER ALGO MAIS NÃO CONSEGUEM ENTAO FICAM CRITICANDO QUEM TEM OPINIÃO, PARA MIM NESTE CRIME TEM VIADAGEM E ESSES DOIS SÃO NOIAS E PRONTO…. FALEI E PRONTO…VAMOS FALAR DE GENTE E DEIXAR ESSES ANIMAIS DE LADO…

  24. JOAO R. 16 de março de 2010 14:04

    Na verdade foi mexer com o que nao devia e se fudeu, afinal quem procura acha…
    E o assassino disse que viu Deus após tomar o tal chá. Mas agora ele vai ver é o capeta na cadeia…

  25. Gersao 16 de março de 2010 14:11

    O suposto assassino do fundador desta Seita Maligna disse que era Jesus. Imagine quantos copinhos de chá esse homicida não tomou pra concluir que é Jesus e matar sem piedade filho e pai com 8 tiros?!

    Coisa do cão!

  26. mac 16 de março de 2010 14:21

    Depois tem uns seguidores dessa seita dizendo que é só um chasinho, não tem nada demais.
    DAIME paciência…

  27. Baladeiro 16 de março de 2010 14:48

    capeta, ceita maligna… harãm, senta lá claudia

    como maringaense ignorante e pobre de espírito. sociedadezinha de merda… maváaaaaaa

  28. Marcos 16 de março de 2010 16:59

    Noossa quantos stresse desse povo hoje, esse pablo, dico (que dve ser a mesma pessoa, pois a besteira que escreveram é a mesma) entre outros…chá de santo daime neles !!!!! Estão precisando relaxar…
    Maldita inclusão digital, até esse pablo escreve aqui affff

  29. PSDBesta 16 de março de 2010 17:54

    Baladeiro….

    então deduz-se
    que
    VOCÊ É UM MERDA, também ?

  30. mac 17 de março de 2010 11:09

    Maringaense ignorante e pobre de espírito, uma ova, baladeiro!!!!
    Você acha que é só em Maringá que estão metendo o pau nessa inhaca de seita??
    O Brasil inteiro tá metendo o pau nisso e você vem chamar o maringaense de ignorante??
    Só pra saber: eu sou paulistano

  31. BaLadeiro 19 de março de 2010 10:47

    véeei, vai td mundo SFD
    não vou gastar meu intelecto com vcs, pessoas inferiores intelectualmente, prontofalei

  32. Renan 22 de março de 2010 17:53

    Reportagens da Rede Record sobre algo relacionado a assuntos religiosos não tem crédito algum. A Record é vinculada a Edir Macedo e a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), seita extremista com fundador inescrupuloso que já fora até preso..
    É óbvio que o mínimo de imparcialidade nesses assuntos não é o forte da Record, que é inclusive financiada pelos cofres da IURD. O que vá contra os princípios da IURD logo será atacado pela Rede Record. O chá de Santo Daime e seus “poderes enteogênicos” (que permitiriam contatos com o “Eu verdadeiro” e com a divindade)com certeza seria visto como uma ameaça a “doutrina” da IURD (não as doutrinas econômicas, mas sim as doutrinas religiosas).

  33. Renan 22 de março de 2010 17:54

    Reportagens da Rede Record sobre algo relacionado a assuntos religiosos não tem crédito algum. A Record é vinculada a Edir Macedo e a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), seita extremista com fundador inescrupuloso que já fora até preso..
    É óbvio que o mínimo de imparcialidade nesses assuntos não é o forte da Record, que é inclusive financiada pelos cofres da IURD. O que vá contra os princípios da IURD logo será atacado pela Rede Record. O chá de Santo Daime e seus “poderes enteogênicos” (que permitiriam contatos com o “Eu verdadeiro” e com a divindade)com certeza seria visto como uma ameaça a “doutrina” da IURD (não as doutrinas econômicas, mas sim as doutrinas religiosas).

  34. Maria Eduarda 3 de abril de 2010 23:16

    ANDRÉA,
    Tenho minha religião e não preciso fazer comentários ridícudos sobre outras para provar que tenho Deus no meu coração…como todos estes coitados que estão se manifestanto… Mas, já que provocou…. Pedofilia não é crime para vc? Parece que os padres nem precisam beber nada para tomar tamanha maldição!!! Em Brasília um pastor “orou” para agradecer a Deus o dinheiro público que haviam roubado! São tantos absurdos que seria melhor cada um ficar na sua… CALADINHO, né?

  35. Rafael 4 de abril de 2010 16:48

    Bebo Ayahuasca há 13 anos. Pouco me importa se os dinossauros da consciência humana me considerem viciado, drogado ou sob efeito do demo. Se ao invés de levantar bandeiras carregadas de preconceitos, ou de defender as idéias repressoras de uma cultura decadente sustentada por uma mídia institucionalizada que em nada contribui para esclarecer, mas somente para manter o status quo que aí está, se ao invés disso as pessoas procurassem se informar, não descarregariam sua agressividade atacando os ritos ou crenças ou doutrinas dos outros. Há inúmeros estudos sérios sobre os efeitos da Ayahuasca, estudos científicos, de instituições respeitadas, brasileiras e estrangeiras. É só pesquisar a respeito (se houver real interesse de aprender). Esses estudos demonstram que esta substância não vicia e nem provoca efeitos danosos à saúde. Agora, se vc não quer experimentar, está em seu direito. O que não se deve é querer impor à consciência do outro o que ele deve ou não deve escolher, inclusive, o que é pior, distorcendo fatos para justificar sua opinião.

  36. robério 3 de maio de 2010 13:18

    Engraçado são os que falam de Deus com a certeza da verdade jugando os outros como se fossem o capeta.Não tenho religião e já frequentei várias.Acho que todas merecem o respeito, E ser atacadas por opiniões preconceituosas de fanáticos que acham que tem verdade absoluta.Ninguém aqui investiga a vida?As coisas existem a parti do momento que acredito que elas existem.Se tomo um chá e encontro Deus ou não, essa é uma verdade.Se sou evangélico, gritando e berrando por Deus tendo a certeza que vou pro céu e os outros pro inferno, essa é outra verdade.Se sou espírita e falo com os espíritos de luz, outra verdade.Se não acredito em nada e sou atéu, deus não existirá pra mim. Vamos amar e respeitar o que cada um quer fazer da sua maneira.O mundo precisa hoje se voltar para ancestralidade para se sentir universal nesse mundo que precisa ser sustentável. E acho que com o uso dessas plantas será um caminho.Já que os homens dessas religiões cristãs que se dizem de bem , nunca fizeram nada.Fizeram sim,ganhar dinheiro e ajudar a destruir o mundo.Se deus criou a natureza então as plantas e seu uso é divino. Viva as plantas, viva a natureza!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.