Nove anos de Bolsa Família

Categorias: A data, Brasil, Economia
Tamanho do texto:

O Bolsa Família completa hoje 9 anos.

Quando foi implantado, em 2004, o pagamento para 3,6 milhões de famílias custou R$ 3 bilhões e 600 milhões.

*Cresceu tanto, que neste ano serão gastos 20 bilhões de reais para atender quase 14 milhões de famílias brasileiras pobres, sendo mais da metade (51%) moradores do Nordeste.

O programa é a junção do Bolsa Escola, Auxílio Gás e do Cartão Alimentação num benefício só —chamado de Bolsa Família.

Por: Edson Lima

98 Comentarios

    Tamanho do texto:
  1. JOTA


    Nº 341451

    Gravatar

    51 % nordeste..
    é lá que se dá vitória nas eleições presidencial.
    Tem tambem muita gente recebendo e não precisa,
    isso deveria ser melhor fiscalizado, aqui na região sul, sp.

  2. Tamanho do texto:
  3. garcia


    Nº 341453

    Gravatar

    DE BOLSA EM BOLSA O P.T. ENCHE O PAPO..e contando com a ignorancia DO POVÃO..

  4. Tamanho do texto:
  5. paulo roberto kubes


    Nº 341461

    Gravatar

    porque eu e a sociedade temos que trabalhar, e pagar dezenas de impostos, pros prefeitos, governadores, e presidente, darem bolsa familia, construir milhares de creches, e escola integral, pra uma grande maioria ,não todos, de vagabundos ficarem em casa coçando e fazendo filhos pra nos sustentarmos, os dois candidatos a prefeito de maringa so falam almentar as creches, e almentar escolas integral, q otimo. voce leva seu filho nas creches e escolas integral , la fica o dia inteiro, come dorme, voce não precisa se preoucupar, tem gente q tem 5 filhos nas creches, tem uma propaganda no horario eleitoral q algumas mulheres dizem q o atual prefeito d maringa prometeu kit uniforme kit isto kit aquilo e não cumpriu, eu pergunto foi o prefeito ou nos q fizemos filhos nelas?

  6. Tamanho do texto:
  7. wilson


    Nº 341464

    Gravatar

    Edson, outro assunto: E a fábrica da BMW foi para Santa Catarina, a cidade é Araquari. Como foi também a fábrica de aviões que tava certo em Maringá. Também foi pra Santa Catarina. Parabéns para o governador Raimundo Colombo…

  8. Tamanho do texto:
  9. Javan


    Nº 341469

    Gravatar

    Pois é.O bom é que não fosse necessáro atender esse povo todo.Mas como são vitimas dos desgovernos deste país por todo o século xx, tornou-se então ema divida social.Afinal em todo o primeiro mundo os governos atendem seus pobres (Inglaterra/EUA). Imagine aqui então, onde o que mais plantamos foi favelas, miséria, analfabetismo,desigualdades, exclusão, sem terra, sem tudo, sem nada. A consequencia é a criminalidade que colhemos hoje, a corrupção em todos os níveis faz décadas.Dizer que o governo está dando o peixe e não ensinando a pescar não é verdade, basta procurar saber o que o pró-jovem, o prouni,o crédito ao pequeno agricultor,os telecentros,o minha casa minha vida( que da dignade/a moradia da qualidade de vida, e melhora todos os índices).Quem é contra essa divida social só pode ser ex privilegiado no passado e cumplice de tudo.O sistema eleitoral e seus partidos de alugúel, todos absolutamente todos os impostos vigentes(que ninguém abre mão), o congresso corrupto, a justiça cega e partidária,a imprensa marron(que se vende a quem paga mais) os códigos, as leis as legislações,os regulamentos, etccc. Tudo absolutamente tudo é o que chamamos de herança maldita. Talvez por isso o Pt é desde de 2002 o partido mais votado,inclusive agora em que pese a união de julgar o mensalão(oposição, justiça cega e partidária e imprensa ás vésperas da eleição) fracassou novamente.É bom que a oposição comece a trabalhar pois a técnica do denuncismo fracassou novemente. O povo não esqueceu o século xx, um período perdido para o povão onde quem dava as cartas era o FMI, o mesmo que quebrou a Europa agora.Afinal. Quem planta colhe e até a mãe Diná já sabe o resultado da eleição…….. de 2014. Derrotados em 2014, a oposição vai dizer que é culpa do Lula, terão acertado pelo menos uma vez. ( Será que voce vai publicar?)

  10. Tamanho do texto:
  11. Amilton


    Nº 341472

    Gravatar

    Parabens ao Programa, muita gente deixou de passar fome e necessidades básicas, embora muitos usam o programa de forma indevida, aliás famílias de posse, principalmente no sul do pais. Mas Edsom, que bom que você lembrou ,cabe a nós e nossos representantes cuidar para que o programa seja realmente para atender as famílias que precisam, e a gente sabe que tem muitas famílias com dificuldades.

  12. Tamanho do texto:
  13. Santos


    Nº 341481

    Gravatar

    Tem gente que pensa estar pagando o Bolsa Família, porém Eu continuo na mesma, nem mais pobre ou mais rico.

  14. Tamanho do texto:
  15. Francisco Saulo Lima


    Nº 341482

    Gravatar

    As nossas crianças precisam de escolas em horário integral, de qualidade, para aprender a escrever bem e não como alguém ai acima escreveu ‘almentar’ com L, he he he (brincadeira), e boas creches para que as respectivas mães possam trabalhar para incrementar a renda.
    Gostei do pensamento do JAVAN. Concordo plenamente contigo, e poderia acrescentar mais, mas acho que vc resumiu bem.

  16. Tamanho do texto:
  17. GUEVARA


    Nº 341484

    Gravatar

    ISSO É RESTAURAR A DIGNIDADE DO SER HUMANO, A PIOR COISA PARA UMA FAMÍLIA É VER UM FILHO PEDIR POR COMIDA E NÃO TER COMO FAZER NADA. POIS ESSA PARCELA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, FORAM VÍTIMAS DOS GOVERNOS AUTORITÁRIOS DO PASSADO, POUCOS ESTUDAVAM. SÓ QUEM PASSOU FOME, SABE E CONHECE A DOR. PARABÉNS GOVERNO FEDERAL, UM POVO ALIMENTADO PENSA MELHOR, ESTUDA MELHOR, RENDE MAIS NO TRABALHO. GRAÇAS A DEUS, O PRESIDENTE LULA, UMA PESSOA DO POVO, QUE DEIXOU SEU ESTADO EM CONDIÇÕES DE POBREZA, PASSOU DIFICULDADES NA VIDA, ISSO É GOVERNAR PARA O POVO, INCENTIVAR OS GRANDES EMPRESÁRIOS A CRIAR EMPREGOS. TENHO ORGULHO DE OSTENTAR ESSA BANDEIRA DO BRASIL, NOS ORGULHAMOS MUITO QUANDO A MÍDIA DIVULGA QUE MUITOS ESTRANGEIRO ESTÃO VINDO PARA O BRASIL PARA TENTAR A SORTE, DEIXAMOS DE SER ESCRAVOS DE AMERICANOS E EUROPEUS, NOSSOS PARENTES VOLTARAM PARA CASA. QUANTO AO MENSALÃO, É BODE ESPIATÓRIO, QUEREM A TODO CUSTO DERRUBAR O GOVERNO DO POVO, NUNCA NA HISTÓRIA DESSA GRANDE NAÇÃO, AS POLÍCIAS E O MINISTÉRIO PÚBLICO TIVERAM TANTO APOIO, COMO NA GESTÃO DO PRESIDENTE LULA, DOA A QUEM DOER, MESMO SENDO GENTE DO PT, TUDO FOI APURADO E OS RESPONSÁVEIS ESTÃO SENDO CASSADOS DE SEUS MANDADOS ELETIVOS EM PUNIDOS AO RIGOR DA LEI. PARABÉNS GOVERNO DO POVO, AINDA VAMOS CRESCER MUITO COM A GRAÇA DE DEUS.

  18. Tamanho do texto:
  19. GUEVARA


    Nº 341485

    Gravatar

    COMPANHEIRO JAVAN, PARABÉNS PELA SÁBIA EXPLANAÇÃO.

  20. Tamanho do texto:
  21. GUEVARA


    Nº 341487

    Gravatar

    AMIGO EDSON, NÃO IMPORTA QUAL SEJA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES EM MARINGÁ, MAS ENTENDO QUE DEVEMOS FAZER UMA REFLEXÃO PROFUNDA DE COMO ERA O BRASIL HÁ 12 ANOS ATRÁS.

  22. Tamanho do texto:
  23. augusto faria


    Nº 341488

    Gravatar

    … Nós Estados Unidos, o seguro desemprego é de 22 meses. O governo americano quer, mesmo o trabalhador desempregado continue a consumir bens. Isso faz com que a industria e comércio continuem a produzir e vender. O Bolsa família, aqui no Brasil, funciona da mesmo forma. O govêrno dá dinheiro a quem não tem. Esse dinheiro não vai ser depositado em poupança, vai ser gasto no comércio e gerando emprego na indústria. É assim que funciona ! E tem gente que é contra.

  24. Tamanho do texto:
  25. Edson Lima


    Nº 341492

    Gravatar

    Augusto Faria, parabéns. É isso mesmo.

  26. Tamanho do texto:
  27. Luz


    Nº 341493

    Gravatar

    Augusto Faria,

    Perfeito.

    À classe mérdia chorona, só resta chorar, mesmo. A pobraiada tá encostando, gente! Como é que eu vou trocar um Gol por um Fox e sair exibindo por aí? A pobraiada tá comprando carro zero… Aaaaaai, como eu sofro!

    Classe mérdia sofre! http://www.classemediasofre.tumblr.com

    “eu também quero uma bolsa Hilux, buááááááá! Eu sofro taaaaaaanto!” kkkkkk

  28. Tamanho do texto:
  29. Francisco Saulo Lima


    Nº 341494

    Gravatar

    Edson Lima são argumentos como o do GUEVARA e do JAVAN e do AUGUSTO FARIA, corroborado por vc, que me estimulam a acreditar que podemos fazer um país melhor. Parabéns a essas pessoas que ostentam tais argumentos e ideais. É muito fácil entrar num blog como esse e usar o teclado para criticar e criticar somente. Esses comentários fizeram eu ganhar o dia, esse belo dia de domingo. Acho que vou comprar uma carninha e umas geladas para comemorar. Parabéns pelo seu blog Edson e parabéns aos acima mencionados.

  30. Tamanho do texto:
  31. Luz


    Nº 341495

    Gravatar

    E o mais engraçado é ver os filhotes da classe média brasileira chegarem na França loucos para pegar uma esmolinha do governo francês. Já chegam desesperados para conseguir o bolsa-família de lá! hahaha…

    Mas aqui, não. Bolsa-família é bolsa-esmola, coisa para vagabundo.

  32. Tamanho do texto:
  33. Edson Lima


    Nº 341499

    Gravatar

    Luz, pegou pesado. Não generalize. Que existem pilantras recebendo o Bolsa Família, existem. Mas, a maioria é gente trabalhadora, pobre mesmo.

  34. Tamanho do texto:
  35. GUEVARA


    Nº 341501

    Gravatar

    LUZ, COM TODO O RESPEITO DE CIDADÃO MARINGAENSE QUE VOSSA SENHORIA MERECE, ESSE AUXILIO NÃ SE ESTENDE A CLASSE MÉDIA, AS VEZES PODE ATÉ OCORRER. MEU AMIGO, NÃO SEI DE SUAS CONDIÇÕES FINANCEIRAS, MAS NO MEU CASO, ADVENHO DE FAMILIA HUMILDE, JÁ PASSEI DIFICULDADES, HOJE GRAÇAS A DEUS, ESTUDEI, TENHO CURSO SUPERIOR, BATALHEI NA VIDA. DOI MUITO, VER CORRER LÁGRIMAS NO OLHO DE UMA CRIANÇA, DE UM CHORO DE FOME, JÁ ABRI MÃO DO MEU LANCHE PARA ALIMENTAR UMA CRIANÇA, POIS O PAI E A MÃE, POR UMA IRONIA DO DESTINO NÃO TIVERAM TANTA SORTE NA VIDA. EM PARTES CONCORDO CONTIGO, ALÉM DO AUXILIO, TEM QUE HAVER O INCENTIVO A EDUCAÇÃO, ISSO É BASE DE QUALQUER NAÇÃO SOBERANA.

  36. Tamanho do texto:
  37. Luz/Edson Lima


    Nº 341513

    Gravatar

    Não, amigo, eu fiz apenas uma brincadeira. Foi ironia pura!

    O que eu quero dizer é que a classe média adora reclamar, reclamar, reclamar, e parece ter encontrado no Bolsa-família a razão de tudo o que dá errado com ela (os classemedianos).

    Eu sou TOTALMENTE A FAVOR do Bolsa-família, totalmente! E ironizei a classe média que não suporta a melhora de condição de vida dos mais pobres.

    É incrível como incomoda tanta gente o Bolsa-Família. Do jeito que a classe média fala, parece que o valor é uma fortuna! Mas os playboyzinhos por aí gastam isso em cerveja em uma hora.

    Então fica a pergunta: por que o Bolsa-família incomoda tanto? Por que é tão difícil aceitar que os menos favorecidos possam receber ajuda do governo?

    Porque, antes, o cara trocava de carro e achava que estava abafando. Na verdade, ele abafava, mesmo, porque a maioria esmagadora da população não conseguia nem ter um carro velho. Mas agora, com a pequena melhora do poder aquisitivo dos mais pobres, eles estão conseguindo trocar de carro, também. E isso simplesmente aterroriza a classe média, que antes vivia de uma suposta ostentação.

    O que a classe média não consegue tolerar é que ela nunca vai ser elite, e a “pobraiada” está chegando cada vez mais perto… Estão se vendo cada vez mais sem o pseudo status que tinham antes, pois sempre viveram de ilusão (se achavam ricos, mas nunca foram e nem serão ricos de verdade, pois rico, ricaço mesmo, é quem não necessita vender sua força de trabalho).

    E, GUEVARA, o que eu quis dizer sobre a França é que justamente esses filhinhos de papai daqui, quando chegam para estudar ou trabalhar na Europa, já chegam loucos para descolar uma graninha do governo de lá. Mas quando estão no Brasil o discurso muda, eles dizem que quem depende do governo é vagabundo.

    ELES dizem, não EU!

    Igualmente, quando a classe média brasileira está na Europa, se encanta com os trens, bondes, metrôs, ônibus. Mas fale pra colocar trens no Brasil… eles arrepiam, porque acham que trem é pra pobre. Eles querem desfilar de Hilux!

    Ah, e o Bolsa-Hilux não sou eu que quero, mas os caras que tao incomodados se sentem em ver o governo dar o bolsa-família. São aqueles que não conseguem aceitar que suas diaristas consigam andar de avião.

    Resumindo: sou completamente favorável à ajuda que o governo dá para os que necessitam. E torço para que eles um dia consigam sair desta dependência, e andar com as próprias pernas, conquistar suas coisas e seus direitos.

  38. Tamanho do texto:
  39. Parreiras Rodrigues


    Nº 341516

    Gravatar

    Parabenize-se Ruth Cardoso pela inspiração de ações que resultam em resgate social.

    Lula praticaria gesto de grandeza se reconhecesse haver recebido das mãos de FHC, uma inflação administrável, m lano econômico que lhe possibilitou a prática das ações que são o sustento da sua popularidade, das suas vitórias eleitorais.

    Dilma o fêz.

  40. Tamanho do texto:
  41. Francisco Saulo Lima


    Nº 341520

    Gravatar

    Luz, hoje 21 de outubro, domingo, parece que vem chuva por ai, estou me perguntando se é verdade que estou lendo textos tão lúcidos, ou é miragem. Como disse acima, concordo com todas as palavras e os pontos e as vírgulas que vc, o Guevara, Augusto Faria e Javan sugerem. Estou começando a ficar otimista com o nosso povo. Quando vc acha que não tem solução, aparecem pessoas que pensam de forma humanizadora e coletivadora para confrontar com os miseráveis de espírito, aqueles que são tão pobres, mas tão pobres que a única coisa que pensam que tem é dinheiro.

  42. Tamanho do texto:
  43. GUEVARA


    Nº 341529

    Gravatar

    LUZ, DEMONSTRA SER UMA PESSOA COERENTE, POR PESSOAS COM VOSSO ENTENDIMENTO É QUE CRESCEREMOS E MUITO. SABE, DE CERTA FORMA A ASCENÇÃO DOS POBRES INCOMODA, PORQUE A MAIORIA ESTÁ DENTRO DE UMA FACULDADE, ISSO AMPLIA O CONHECIMENTO. HÁ 12 ANOS ATRÁS, SHOPPING ERA CONTO DE FADAS PARA NOSSAS CRIANÇAS, HOJE SINTO ORGULHO DE VER MEUS FILHOS PASSEANDO, COM UM DINHEIRINHO PARA COMER AQUELE LANCHE QUE SÓ VÍAMOS EM FILME, O TAL MAC. JAMAIS NOS ESQUEÇAMOS DA NORDESTINO BAIXINHO, COM 4 DEDOS EM UMA DAS MÃOS, FOI PRESO, HUMILHADO, MESMO COM TANTA ADVERSIDADE, CONTINUOU NO SEU PROPÓSITO, NOS EMOCIONOU QUANDO CHOROU NA SUA POSSE. MAS, LUZ PERMITA-ME CHAMAR DE AMIGO (A), PESSOAS COMO VOCÊ SÃO ILUMINADAS, POIS RECONHECE A MUDANÇA, OLHA E FOI GRANDE. DEIXAMOS DE SER ESCRAVIZADOS POR AMERICANOS E EUROPEUS. SEM QUERENDO OFUSCAR O BRILHO DO CANDIDATO PUPIN, NEM O CONHEÇO, NOS PARECE UMA PESSOA SENSATA, MAS UM GRUPO FORTE DE MARINGÁ QUEREM O PODER A FORÇA, ISSO NÃO É GOVERNAR COM O POVO.

  44. Tamanho do texto:
  45. GUEVARA


    Nº 341531

    Gravatar

    LUZ, NOS DEU UMA AULA DE POLÍTICAS PÚBLICAS, SOCIOLOGIA E TUDO MAIS. REALMENTE, A CLASSE MÉDIA ESTÁ INCOMODADA E MUITO, AO PONTO DE SEREM REPETITIVOS EM SUAS CRÍTICAS CONTRA A ATUAL GESTÃO DO BRASIL.

  46. Tamanho do texto:
  47. GUEVARA


    Nº 341533

    Gravatar

    FRANCISCO É ISSO AI, É FLAGRANTE A MUDANÇA, PORQUE OS PODEROSOS A IGNORAM? SABEMOS PERFEITAMENTE PORQUE. FRANCISCO, NOSSOS FILHOS TESTEMUNHARÃO UMA MUDANÇA AINDA MAIOR, PODE APOSTAR AMIGO.

  48. Tamanho do texto:
  49. Leão Amigo


    Nº 341535

    Gravatar

    Não sou contra bolsa familia o que sou contra é ver certos politicos usarem isso como moeda de barganha com a miséria dos menos favorecidos,na minha opinião o governo devia usar esse dinheiro para implementar o progresso a onde está com falta de empregos,veja o mister Lula deu quase 170 milhões para o mst e o que se viu foi só maracutaia tão brincando com a inteligência dos brasileiros.

  50. Tamanho do texto:
  51. Alex


    Nº 341537

    Gravatar

    Muito bom Javan!

    ….concordo em gênero,número e grau.

  52. Tamanho do texto:
  53. paulo roberto kubes


    Nº 341540

    Gravatar

    a empregada da minha cunhada chegou pra ela e pediu a conta. minha cunhada perguntou porque. primeiro xxx tem 7 filhos voce pergunta pelo pai das criãnças não tem eu acho q foi o espirito q fez filhos nela, mas voltando ao assunto,ela disse pra minha cunhada. olha dona cida, la onde eu moro, eu recebo auxilio alugueu, bolsa familia, vale gas, vale isto vale aquilo, os 7 filhos alguns estão nas creches, e outros nas escolas integral, final das contas ela ganha muito mais q se estivesse trabalhando, este e nosso pais. qual o futuro destas 7 crianças? voces respondem.

  54. Tamanho do texto:
  55. Carlos


    Nº 341543

    Gravatar

    - Faço meus os comentários neste Blog de : Javan, Amilton, Guevara, Francisco e Augusto Faria. Parabéns à todos.

  56. Tamanho do texto:
  57. Edson Lima


    Nº 341544

    Gravatar

    Falando em MST, hoje de manhã vi bandeiras e pessoal sem-terra andando no centro de Maringá —-não sei o que está havendo.

  58. Tamanho do texto:
  59. paulo roberto kubes


    Nº 341545

    Gravatar

    eu queria dizer que existe milhares de pessõas classe media , alta ou ricos no brasil , que ficaram ricos trabalhando, se esfoeçaram estudaram fizeram faculdade, e agora podem dar uma vida bõa para os filhos, nem todo rico tem dinheiro de roubo como a maioria dos politicos, voce ve bairros zona 1 2 centro, na casa tem 3 4 carros, voce não sabe quantos anos o cara trabalhou pra ter aquilo, agora o sujeito e vagabundo, vai na escola so pra vadiar arruma um monte de filhos sem estrutura nenhuma, so quer saber de ficar mamando em projetos sociais do governo, e a culpa e do outro q se esforçou trabalhou e estudou?

  60. Tamanho do texto:
  61. Rafael Silveira-UK


    Nº 341552

    Gravatar

    Engraçado,como tem uns bocós,se o termo não for pior. Torcem,torcem e riem pq a Europa está quebrada? Quebrada? Ah,vão pra puta que os pariu. Venham viajar pra cá e verão que a Europa não se resume a Portugal,Espanha,Irlanda,Grécia. Precisam esses bocós,sairem de seus ninhos provincianos e aprender a ver,que do Brasil continuam falando a mesma coisa…futebol,violência,carnaval. Aqui como disseram…aliás,coisa de um petista que conheço de outros carnavais,que aparece somente em épocas de eleição para comentar,dizer que a Inglaterra,ajuda em benefícios.Olhem,aqui ganharam os conservadores,pq justamente quem trabalha e paga impostos para dar boa vida,a aqueles que querem somente viver de benefícios,cansaram desta sem-vergonhice. Aqui vc encontra gente com 4,5 filhos pendurados até nas rodas dos carrinhos de bebê,pq justamente aqui ter filhos,gera benefícios. O que se vê no Brasil é gente,mamando cada vez mais nos benefícios eleitoreiros.Não sou contra que se ajude quem tem menos,mas assistencialismo vitalício para vagabundos,não concordo.Aqui paga-se imposto e vc tem os benefícios que lhe dizem direito.Muitos aqui vivem somente de benefícios e isso fez com que o povo acordasse e dessem um basta para o governo trabalhista de Tony Blair. Não pagam um mísero pence de imposto e querem ganhar casa do governo,benefício daquilo ou disso. Aqui acordaram…aí no Brasil,não tenho a mínima idéia qdo darão um basta. Batem no peito que tiraram milhões da miséria…tirem os benefícios e estes milhões voltarão para a misería…então não é mérito algum….é enganismo puro e eleitoreiro para se manterem no poder.

  62. Tamanho do texto:
  63. Randolfo


    Nº 341553

    Gravatar

    Estive fora de Maringá e retornei agora à tarde.
    Juro que fiquei impressionado com a os argumentos apresentados por alguns dos colegas que visitaram este post.
    É impressionante como querem alguns achar que isso é moeda de troca do PT.
    Esquecem eles que o governo federal paga mas quem faz oa inclusão dos participantes no programas são os governos municipais.
    Existem distorções? Claro que existem.
    Mas quem são os responsáveis pelas distorções?
    Cada um faça seu julgamento.
    Mas ao cerne da questaão.
    Merece receber ajuda do governo aquele que demonstra que sozinho não tem condições de ter uma vida razoável e digna?
    Qualquer pessoa sensata vai responder que sim.
    Como alguém aí de cima se manifestou: referido programa trouxe algum prejuízo direto a você?
    Qualquer um sensato responderia que não.
    Finalizando gostaria de registrar, de minha parte:

    Esse programa do governo (não interessa se do PT, PSDB, DEM,PP ou qualquer outro) é bom porque trata os desiguais de maneira desigual até que haja o equilíbrio da igualdade.
    É isso aí, colegas!

  64. Tamanho do texto:
  65. Rafael Silveira-UK


    Nº 341561

    Gravatar

    É o nordestino baixinho xx trabalhou tanto,que saiu da presidência do país com uma fortuna de 2 bilhões de dólares e seu filho que ganhava 1500 reais por mês,virou milionário.Povo idiota…batem palma para os ladrões e vagabundos.Esse senhor,qdo resolveu trabalhar,perdeu um de seus dedos.Era um agitador de sindicato…somente se autopromoveu.Desdenha das pessoas sérias que vivem no Brasil,dizendo que o povo se preocupa com outras coisas como a queda do Palmeiras. Criticam a classe média,mas é essa classe média que sustenta esse governo vagabundo,corrupto e seus sanguessugas do povo que quer viver de benefícios,cuja a classe média se mata de trabalhar e paga impostos.Há tempos,que os governos batem somente na classe média,para beneficiar os encostados e os abastados,pois engana-se quem pensa que os últimos governos,inclusive os dos vermelhóides,não ajudam os ricaços do Brasil.

  66. Tamanho do texto:
  67. MARINGAENSE


    Nº 341566

    Gravatar

    Sr. Paulo Roberto Kubes, não se discute aqui, tirar de pessoas promissoras que moram na Z1 E 2 e financiar programs sociais,mas sim, encaminhar essas familias para possam sobreviver, tirando-a da mais completa miséria. Vale lembrar, que para empresários como disse amigo, que ficaram ricos trabalhando, sempre tiveram linhas de crédito aberta, para que pudessem ampliar seus empreendimentos. Sr. Paulo, não está em discussão o comunismo, mas sim, questão humanitária, encaminhar pessoas menos favorecidas ao mercado de trabalho. Deixo meus parabéns aos colegas acima.

  68. Tamanho do texto:
  69. joão


    Nº 341567

    Gravatar

    Sr. paulo Roberto, conheço muita gente que mora no Conjunto Requião, que também tem 3 ou 04 caros, são pessaos honestas, que trabalham de sol a sol, maringá não se resume só em Z. 1 E Z. 2

  70. Tamanho do texto:
  71. joão


    Nº 341568

    Gravatar

    A propósito, nem tudo são programas sociais, Senhor Paulo, o governo também possui programas que incentiva o crescimento de grandes, médias e pequenas empresas. Agora vem o senhor, chamar de vagabundos quem utiliza do bolsa familia, nunca passou por dificuldades

  72. Tamanho do texto:
  73. "de OLHO"


    Nº 341569

    Gravatar

    deve fazer parte da militancia, Edson; como eles mesmo dizem, devem estar forçando contra a “burguesia”, coisa mais chata…… nem falo mais nada

  74. Tamanho do texto:
  75. Seu JoAo


    Nº 341575

    Gravatar

    Rafael Silveira – UK, acho que essas últimas letras, UK, devem ser de Ultimo Komunista. Calma. Entendo que os comentários, salvo alguns, estáo muito bons. Aliás, o debate aqui hoje está excelente e razoável. Todos tem seus pontos de vistas e devem defende-los, com conteúdo, náo com bad words, as you did my dear.

  76. Tamanho do texto:
  77. joão


    Nº 341584

    Gravatar

    RAFAEL SILVEIRA-UK, TÁ QUERENDO CARGO DE ASSESSOR NA GESTÃO PUPIN NÉ, DEIXA DE SER DEMAGOGO, A EUROPA TÁ EM RUINAS, ACORDA CIDADÃO, PELO JEITO NÃO ACOMPANHA OS NOTICIÁRIOS.

  78. Tamanho do texto:
  79. Luz


    Nº 341585

    Gravatar

    Discordo veementemente do senhor morador de United Kingdom.

    Morei uns tempos na Itália e cansei – cansei de ver Lula na capa da Internazionale. Dentro da revista, páginas e páginas de muitos elogios a ele e ao nosso país. Lula é referência mundial, colega. Desculpe se isso te faz mal, amigo, mas é a pura verdade. Inclusive a bíblia neoliberal, a The Economist, também já fez matéria elogiando Lula.

    Não sei se vc costuma ler, mas dá a impressão de estar repetindo mantras. Realmente, no exterior ainda se fala em futebol e carnaval, mas não somente.

    Marido pesquisador cansa de comprar jornais e revistas no exterior. “El País”, “Le Monde”, “La Repubblica”, “Clarín”, “La Nación” ( que publicou recentemente matéria super elogiosa sobre Lula), “The Economist”, “The New York Times”, “Frankfurter Allgemeine Zeitung”, entre outros. Todos, uns frequentemente e outros esporadicamente, elogiam Lula e Dilma, em maior ou menor grau, eventualmente com algumas ressalvas.Tá bom pra vc, ou precisa ainda mais?

    Quem só lê a Veja e assiste a Globo realmente seguirá repetindo os velhos mantras.

  80. Tamanho do texto:
  81. Luz/Guevara


    Nº 341586

    Gravatar

    Para a classe média só sobrou a defesa de seus famosos “valores” (aquela coisa do ‘cidadão de bem’). É a única coisa em que ela se agarra, pois não tem uma identidade definida.

    Não é elite – pois precisa vender sua força de trabalho – e não é tão pobre – mas vive na corda bamba.

    Então, como os pobres estão se aproximando (mas ainda falta muito, a meu ver), ela se vê enfurecida, pois entende que com o dinheiro de seus impostos é que se está ajudando os menos favorecidos. Ela não aceita isso. Ela está, literalmente, pagando para os pobres se aproximarem dela, e disso ela tem verdadeiro horror. Horror porque ela não tem para onde correr, não consegue ser elite, a elite nem toma conhecimento de sua existência.

  82. Tamanho do texto:
  83. jv


    Nº 341587

    Gravatar

    Concordo com “Parreiras Rodrigues”.

    O mérito vem de antes TBM!!!

  84. Tamanho do texto:
  85. gersao


    Nº 341594

    Gravatar

    O PT dá bolsa-família para os “póbri” e bolsa-banqueiro para os ricos. Assim fica fácil de se perpetuar no “pudê”. Se o Ministério Público não cair em cima, nós, cidadãos trabalhadores, teremos de aguentar por mais uns 10 anos essa corja no comando da nação.

  86. Tamanho do texto:
  87. mac


    Nº 341596

    Gravatar

    Me surgiu uma dúvida:
    O Brasil tem cerca de 200 milhões de habitantes.
    O governo anuncia que o desemprego gira em torno de 6 a 7 porcento da população economicamente ativa.
    Mas, temos 14 MILHÕES de famílias recebendo o bolsa-família.
    Se os 200milhões de brasileiros fossem contados como trabalhadores, os 7 porcento de desempregados já dava 14 milhões de pessoas.
    Mas, espera aí… São 14 milhões de FAMÍLIAS, ou seja, mais de 40 milhões de pessoas “vivendo” por conta do bolsa-família…
    Não entendi direito, mas me parece que essa conta não fecha…

  88. Tamanho do texto:
  89. Javan


    Nº 341597

    Gravatar

    O que criticam o program são os pais desses desiguais. Foram décadas de abadono.Tempos em que os aeroportos eram suficientes porque so a elite viajava. Tempos dos doleiros , agiotas e de uma fininveste( o único socorro dos miseráveis e dos velhinhos) em cada esquina. As elites, o capitalismo selvagem, os presidentes doutores, o fmi, a ganância, o lucro abusivo e fácil nos cassinos chamados bolsas, são estes os pais dos miseráveis. Potanto quem critica esse povo são seus criadores, suaos seus pais.Se ignorantes!!!!!!!São todos nascidos, desmamados, criados, no século passado.Portanto………quem planta colhe , já dizia sua vó.

  90. Tamanho do texto:
  91. L.C.A.


    Nº 341611

    Gravatar

    antes só se ouvia falar, em “indústria da seca”, Dívida externa, FMI, miséria, pobreza… enfim! um dia li que um tal Betinho, teve a grande idéia, do Natal se fome…, Lula passou um ano andando por esse país antes da eleição, viu, ouviu, abraçou muitos brasileiros, esquecidos, por todos os presidentes, anteriores… foi eleito! E desde então nunca mais se ouviu falar em seca no Nordeste, Dívida Externa, FMI, mortalidade infantil, etc, etc, etc… agora vem alguns gatos pingados, egoístas, que olha só pro seu buxo e seu luxo, criticar o governo Lula e o PT! como se só o PT fosse os corruptos, sendo julgado? como disse nosso amigo, Luz, o cara vai pra Europa, não sabe o que tá acontecendo debaixo do nariz dele, não lê jornais e vem criticar um programa que favorece o ser humano? Ele deve dar graças a Deus de ter saúde e poder trabalhar pra dar sustento a sua família e não precisar de se utilizar de um programa desse pra viver!!! ah quer saber? vou fazer como a música do Jair Rodrigues: Deixa que diga, que pensa, que sabe…..

  92. Tamanho do texto:
  93. pingo


    Nº 341619

    Gravatar

    Na falta de empregos,é necessário,pois a pátria amada e mãe gentil o “BRASIL”mesmo roubada e esfaceladas por políticos, sobra um pouco à seus filhos.Mesmo assim não deixa de ser uma compra de votos com dinheiro público.

  94. Tamanho do texto:
  95. Marcelo Del Trejo


    Nº 341689

    Gravatar

    O problema não é o bolsa família, mas o uso eleitoral do mesmo. É de fato usado como moeda de troca. O conceito do programa e suas sementes os primeiros programas de abrangência nacional, surgiram com Dona Ruth Cardoso. Mas foi uma iniciativa muito tímida, Lula a expandiu DEZENAS DE VEZES.

    Porém, tirou do programa algo ESSENCIAL, a CONTRAPARTIDA. Manter os filhos matriculados, carteira de vacinação em dia, fazer cursos profissionalizantes, e tudo mais q pudesse tirar a pessoa da condição de DEPENDÊNCIA. Lula ñ quis, pq nunca pretendeu distribuir renda nenhuma, até pq RENDA NÃO SE DISTRIBUI, SE GERA.

    O q Lula pretendia era isso mesmo, ter uma multidão de dependentes e a volta do voto de cabresto.

    Dilma (q diga-se de passagem é muuuuito melhor q Lula) tentou reestabelecer a contrapartida. Foi apedrejada.

    Quanto ao fato o Brasil ser citado elogiosamente por boa parte da imprensa neolibertal estrangeira, é justamente por ser um governo neoliberal (ou ao menos muito mais próximo do neoliberalismo que governos anteriores, estatizantes e intervencionistas), exatamente ao contrário do que prega o PT, que diz claramente em seu estatuto que é um PARTIDO SOCIALISTA.

    Dilma afastou-se MUITO do PT, nem campanha fez (exceto BH), ao contrário de Lula que NUNCA DESCEU DO PALANQUE nos seus 8 anos de governo e nesses 3 de Dilma, e quanto mais ela se afasta melhor fica o governo dela. Basta ver quem são as figuras chaves de seu gioverno, NÃO TEM PETISTA.

    Da mesma forma foi o 2º mandato do Lula, ele simplesmente tirou os PTistas do governo (para desvincular a imagem do governo do mensalão), e o resultado disso foi que o 2º mandato, com crise mundial e tudo, foi MUITO MELHOR q o 1º.

  96. Tamanho do texto:
  97. Josef K


    Nº 341708

    Gravatar

    Achei que ia encontrar aqui um ataque cego ao bolsa-família…. mas o que vi foram inúmeros comentários esclarecidos.

    Obrigado Senhor!

    TODOS têm direito ao fruto da riqueza do seu país, como dizia Thomas Paine lá no século XVIII.

    Abraço a todos.

  98. Tamanho do texto:
  99. Javan Kendrick


    Nº 341747

    Gravatar

    Pessoas que abandonaram o Brasil ficam dando palpite ao que acontece aqui.Esses caras já perderam a nacionalidade(pelo menos deveriam).Devem pedir axilo politico lá nesse mundo racista chamado Europa e nos esquecer. Basta as duas guerras mundiais que provocaram a morte de milhões, e a miséria que plantaram pelo mundo todo por séculos. A riqueza dos mesmos e o modos operandi politico é o responsável pela miséria do mundo.

  100. Tamanho do texto:
  101. Rafael Silveira-UK


    Nº 341768

    Gravatar

    Aos brasileiros canalhas,que nem preciso falar o nome,pensam que são melhores dos que estão fora do Brasil? Gentinha sem-vergonha.Dou meu palpite enquanto for permitido e não calo a boca por causa de merdas.Não preciso de asilo político algum,bem diferente de um guerrilheiro italiano assassino,que foi beneficiado pelo Lularápio.Todos na Itália sabem que o cara é assassino.Só a turma do Lula é que não. Aos comunas patifes,que tem memória curta,esquecem que o Brasil,junto-se a outros países antigamente,e acabaram com o Paraguai…se lembram dos outros,mas se esquecem do que o Brasil fez tb.Falam da Europa,mas se esquecem que o modo operandis dos comunistas,escravizaram muitos tb.
    Não preciso da nacionalidade brasileira,pois tenho outra,mas não abro mão. No dia que não me sentir mais brasileiro,renuncio.Não é por causa de comunas doentes,ou de patriotas de merda,que adoram o sistema do socialismo ou comunismo,que vou renunciar a nacionalidade brasileira ou me calar. É comico,achar somente que a Europa é racista. Mas são pessoas pequenas,que adoram o sistema de Fidel Castro e Chavez.Aí fica difícil com esse povo.

  102. Tamanho do texto:
  103. Rafael Silveira-UK


    Nº 341770

    Gravatar

    Ao Seu João. Acredito que vc seja mais inteligente e saiba que UK significa United Kingdom e que Comunismo começa com C e não com K.Qto ao conteúdo,se bad words se encaixam nele,não vejo problema algum em usa-los,mesmo pq,não sou eu que sou o moderador ou dono do blog.

  104. Tamanho do texto:
  105. Rafael Silveira-UK


    Nº 341772

    Gravatar

    Ao Joao….eu posso até ser demagogo,mas burrice é uma coisa que lhe está afetando.Fazem um estradalhaço,pq a Europa está em dificuldades.Sim,aqui temos os “nossos” problemas,bem menores que no Brasil….agora,é pequenez demais achar que pq a Grecia,Portugal,Espanha,Irlanda estão quebradas,que o resto da Europa tb está.Tem gente,muito alienada no Brasil,acreditando que agora o Brasil pode até mais que os EUA ou Alemanha.Daqui a pouco,vão dizer que o Japão está quebrado…que a China vai quebrar e somente o Brasil é que se salva.

  106. Tamanho do texto:
  107. joão


    Nº 341775

    Gravatar

    OBRIGADO MEU DEUS, OS COMENTÁRIOS SÃO ÓTIMOS, SÃO HUMANOS, CONHECE A DOR DO PRÓXIMO, BRASIL FOME NUNCA MAIS. NOSSOS FILHOS ESTÃO VOLTANDO DOS E.U.A E EUROPA, QUE ALEGRIA. ANTES, MEUS FILHOS A UM SHOPING CENTER, APENAS ESPIA PELAS VITRINES, NÃO TINHAMOS COMO ENTRAR, ME CORTAVA O CORAÇÃO, MAS FELIZMENTE, ALGUÉM ILUMINADO OLHOU POR NÓS, HOJE ENTRAMOS EM QUALQUER LOJA, SHOPPING E SUPERMERCADOS DE CABEÇA ERGUIDA, POIS TEMOS CONDIÇÕES DE COMPRAR E PAGAR EM DIA. PARABÉNS A TODOS COMENTÁRIOS POSITIVISTA, OBRIGADO DEUS POR ESSE IMENSO PAIS.

  108. Tamanho do texto:
  109. Rafael Silveira-UK


    Nº 341777

    Gravatar

    Ao Luz…acho que vc é que lê muito a cartilha de um certo partido.
    O Lula nas capas de revistas da Itália? Ah,meu caro,com certeza.O Lula sequer pode por os pés na Itália,pois é considerado persona non grata.É covarde.Se pisar lá,é capaz de apanhar.Tb morei na Itália.Talvez a minha Itália,não seja a mesma que a sua.
    Realmente eu devo estar lendo alguma Veja de UK,pq não vejo noticia alguma do Brasil.
    Qto aos outros jornais….ora,primeiro ministro de esquerda elogiando o Lula me parece normal.Os argentinos puxarem o saco de Lula e Dilma,tb me parece,enquanto a perua Cristina Kirchner mandar na Argentina me parece normal.O frances com o governo Sarkozy,puxar sardinha para vender os caças franceses para nós,parece uma boa estratégia.Quem mais?Ingleses e americanos,adoram ficar falando e falando,escrevendo sobre tudo nos seus jornais de economia.O que devem falar? Do metalurgico que chegou ao poder ou da estabilidade economica,que nem em seu governo foi estabelecido.Realmente,para ler lixo,não perco tempo.

  110. Tamanho do texto:
  111. Rafael Silveira-UK


    Nº 341781

    Gravatar

    Realmente,quem depende da classe média,se apavora pq de nós sai o sustento dos pés de chinelo que não querem perder a mamata dos benefícios eleitoreiros. Não deviam essas pessoas,cuspir no prato que damos. Reitero,que não sou contra ajudar quem precisa.O que não concordo é com os sanguessugas que querem viver as custas do trabalho duro,principalmente da classe média. Aos que querem vida boa,só tendo filhos e viver de benefícios. O sistema de compra mascarada e aliciamento do voto,a ditadura populista realmente me preocupa.

  112. Tamanho do texto:
  113. joão


    Nº 341783

    Gravatar

    MAS RAFAEL, VC NÃO CONCORDA CONOSCO, QUE O BRASIL NÃO É O MESMO DE HÁ 12 ANOS ATRÁS, CONCORDO CONTIGO QUE NEM TODA EUROPA ESTÁ QUEBRADA, MAS SEJA MAIS SENSATO EM SUAS COLOCAÇÕES, JAMAIS CRITIQUE SEM CONHECIMENTO DE CAUSA, POIS A RECÍPROCA É MÚTUA. FELICIDADES NA EUROPA IRMÃO.

  114. Tamanho do texto:
  115. Rafael Silveira-UK


    Nº 341784

    Gravatar

    Ao L.C.A…o que é? Louco,Cego,Alienado? Realmente,acho que no Nordeste agora por causa do Lula,deve estar nevando.Nunca mais teve seca lá. Dívida externa…nossa,pagamos tudo…aliás o Lula pagou tudo.Nem precisamos checar no site do Banco Central e vermos o qto ainda devemos. Pagar o FMI é uma coisa…pagar os resto dos credores,aí é outra coisa. Mortalidade infantil…é,não morre mais recem-nascidos…nossa…milagre.Em compensação,temos 50 mil homicídios ano no Brasil,o qual nos torna talvez o país mais violento do mundo…tudo graças ao esforço dos eternos e notórios defensores dos Direitos Humanos para os manos…..quem será?Alguma dica?
    Realmente,o Brasil foi descoberto em 2003…e desde lá,os mensaleiros se especializaram em roubar o país.

  116. Tamanho do texto:
  117. Luz


    Nº 341788

    Gravatar

    Ao súdito da rainha, só tenho a dizer que há muita mágoa no seu coraçãozinho.

  118. Tamanho do texto:
  119. Luz


    Nº 341790

    Gravatar

    Ah, já ia me esquecendo… Senhor súdito da rainha, por favor, se o Romney ganhar nos EUA, aceite meu conselho: vá fazer seu pé de meia lá, darling. Vc vai ficar riiiiiico.

  120. Tamanho do texto:
  121. Luz


    Nº 341791

    Gravatar

    Mais uma coisinha: Não volte pro bananal não, darling. Isso só vai fazer ainda mais mal para seu coraçãozinho. Vái brilhar nos states, vai…

  122. Tamanho do texto:
  123. Randolfo


    Nº 341793

    Gravatar

    Faltou argumento impera a agressão. Esperemos, amigos! Um dia seremos tratados decentemente!

  124. Tamanho do texto:
  125. Luz


    Nº 341794

    Gravatar

    Para mim, quanto mais a Direitona raivosa estrebucha, mais certeza tenho de que estamos caminhando na direção certa.

  126. Tamanho do texto:
  127. Randolfo


    Nº 341796

    Gravatar

    Faltou argumento impera a agressão. Esperemos, amigos! Um dia seremos tratados decentemente!
    A encomenda é caríssima!
    arghhhhhhhhhhh

  128. Tamanho do texto:
  129. Luz


    Nº 341800

  130. Tamanho do texto:
  131. Observador


    Nº 341814

    Gravatar

    Rapaz, quanta besteira que eu leio….
    O Brasil está melhor do que a Europa? Claro que não. Mas o que acontece no Brasil hoje é que a seta do desenvolvimento está para cima enquanto a européia e americana está para baixo. Isso pode mudar ainda? Claro, mas a tendência atual é essa. E é isso que encanta a maior parte dos observadores mundiais: o Brasil está cheio de problemas, alguns antigos, mas o país melhorou mais nos últimos 8 anos do que nos 80 anteriores. Mérito do FHC, que ajudou a estabilizar a moeda, e do Lula e do PT, que, ao incluir um monte de gente via bolsa famíla e outras ajudas, gerou mercado interno e colocou o país no caminho.
    E aqui, alguns comentários sobre as BOBAGENS que as pessoas escrevem:

    1) Os jornais mencionados são dos melhores do mundo. Alguns apóiam totalmente a política do Lula/Dilma, outros criticam aqui e ali, mas, no geral, o tom é mais positivo do que negativo. Se considera que esses jornais são lixo, sr. Rafael, o sr. Então deve nos dizer de onde vem a sua sabedoria. Quais linguas lê, quais periódicos, revistas e livros recomenda. Ou só lê as caixas de pizza quando vai entregar nas casas do primeiro mundo?
    2) A Dilma não é do PT? Que coisa dantesca. Ela se afastou um pouco da cartilha do Lula, mas o projeto é o mesmo. Ela é mais incisiva, mais bem preparada e mais corajosa. Tanto que, ao bancar os bancos, vai ter uma resposta deles no futuro. Mas é PT, o novo PT (que só alguém que nada manja de política vai chamar de “comunista”).
    3) Os jornais mundiais elogiam a política do PT não por ser liberal mas por ter salvo o país do engodo neoliberal (enfatizo, engodo, movido por ignorância e interesses). A Europa e os EUA pagam hoje, aliás, o preço do neoliberalismo, Os neoliberais abriram as portas para a loucura especulativa, quebraram pequenos empresários e as classes médias e agora conseguiram transformar uma crise de balanço de pagamentos em crise de dívida pública. Ou seja, o PT é elogiado por ter salvo o país do pior do neoliberalismo. Governo perfeito, que resolveu tudo? Nem de longe, mas mil vezes pior do que estava ai. Aliás, é nojenta a exploração do mensalão. Ele existiu e os responsáveis devem ser punidos? Claro. Mas, perto do PP, do DEM e outros, os caras do PT não passam de batedores de carteira frente a Al Capone.
    4) Riqueza não se distribui, se cria. Que bobagem neoliberal. A distribuição de riqueza é um parâmetro chave do bem estar nacional e quando ela é distribuída de forma igualitária, gera-se mercado, empreendedorismo e crescimento do PIB. Riqueza concentrada sim é que fica estagnada. OBolsa família é um primeiro passo, uma forma de monetarizar as família mais pobres e gerar mercado. A educação, é evidente, é o caminho para uma sociedade mais justa, mas o bolsa família ajuda ao menos no primeiro passo. Depois, vem essas besteiras de que os beneficiados não querem mais trabalhar e ficam fazendo filhos. Fora um ou outro caso isolado (e sempre se fica falando de uma empregada de uma tia de uma vizinha…), isso não está acontecendo, pelo contrário, muitos beneficiados estão formando cooperativas, procurando emprego formal, etc. O sucesso do bolsa família virá – esse é o desafio – exatamente quando ele puder ser extinto, pois ninguém mais precisará dele.
    5) O Lula não pode pisar na Itália? Bom ele não ficou popular lá com a negação da extradição do Battisti, mas foi só a direitona do Berlusconi (que alguns ainda conseguem apoiar, depois de ele e sua turma terem destruído a Itália!!) que realmente ficou p. da cara. Fora isso, dados os interesses da Itália no Brasil, ele ou Dilma não tem problemas se quiserem ir lá. Aliás, a decisão de não extraditar Battisti (que eu acho errônea, aliás) foi da Justiça e o Lula seguiu a orientação da Procuradoria Geral da União. Falar que o Lula não pode pisar na Itália é como repetir o argumento de que a Dilma não poderia pisar nos EUA por ter sido guerrilheira. É não entender bulhufas de política internacional e nem de política italiana. Morar lá só para comer pizza e trabalhar de cameriere não vale.

    Enfim, não sou de escrever em blogs, mas estou cansado de tanta coisa sem nexo e verborragia

  132. Tamanho do texto:
  133. Andréia


    Nº 341817

    Gravatar

    É inaceitável que algum ser vivo passe fome na face da terra, não desejo isso nem pra um cachorro. Quem tiver se negando a dar boa educação pra nossas crianças e comida farta na escola provavelmente nunca sentiu fome. Deve ter nascido em “berço de ouro”, e não em uma favela, ou na periferia que seja. O nosso colega; Paulo Roberto Kubes desse ser um desses que nunca passou fome, ou se passou foi na época que não tinha nenhum programa como bolsa-família, e não tinha escola em tempo integral.

  134. Tamanho do texto:
  135. Rafael Silveira - UK, o clone


    Nº 341925

    Gravatar

    Depois de ler uma análise como a do Observador eu acredito no bolsa família e peço, então, desculpas pela minha má educação e pelas palavras baixas. UK United Kingdom, hum boa explicação para o seu JoAo, ele deve ser analfabeto.

  136. Tamanho do texto:
  137. Marcelo Del Trejo


    Nº 341960

    Gravatar

    Ao Observador,

    -“2)A Dilma não é do PT? Que coisa dantesca. Ela se afastou um pouco da cartilha do Lula, mas o projeto é o mesmo…”

    Em nenhum momento disse que a Dilma ñ é do PT, mas q o governo Dilma NÃO É GOVERNO PTISTA E NEM TEM PTISTA NA MAIORIA DAS POSIÇÕES CHAVE. E não, a cartilha ñ é a mesma. A cartilha do PT se diz claramente SOCIALISTA e o Sr. Lula até às vésperas de 2002, qdo criou o personagem “Lulinha Paz e Amor”, declarava-se abertamente pelo CALOTE da dívida externa e contra os investimentos estrangeiros no Brasil.

    -“3) Os jornais mundiais elogiam a política do PT”

    Não elogiam a política do PT, mas o governo. Governo esse q FUGIU E MUITO da cartilha do PT, inclusive no 2º mandato do Lula. A política do PT continua sendo puro lixo, e teria afundado o Brasil. E além do mais, o Brasil ñ é governado apenas pelo PT, existem governadores, prefeitos, deputados e senadores de todas as tendências políticas/econômicas/sociais.

    -“elogiam … não por ser liberal mas por ter salvo o país do engodo neoliberal (enfatizo, engodo, movido por ignorância e interesses). A Europa e os EUA pagam hoje, aliás, o preço do neoliberalismo…”

    Errado novamente, amigo. Quem está quebrada ñ é a Europa, é a Grécia, Portugal, Espanha, Itália e até certo ponto a França. O restante vai mal por carregar os demais. Dizer q a Alemanha e o Reino Unido, q juntamente com a França são os motores da Europa estão quebrados demonstra desconhecimento da real situação. E os países q estão quebrados são justamente os que mais fogem das políticas liberais, que querem ter alto padrão de vida às custas do estado, sem trabalhar. Essa Europa que vc diz em crise está crescendo mais do q nós, mesmo carregando os PIGS.

  138. Tamanho do texto:
  139. Marcelo Del Trejo


    Nº 341967

    Gravatar

    -4)Riqueza não se distribui, se cria. Que bobagem neoliberal. A distribuição de riqueza é um parâmetro chave do bem estar nacional e quando ela é distribuída de forma igualitária, gera-se mercado, empreendedorismo e crescimento do PIB.”

    Repito, RIQUEZA NÃO SE DISTRIBUI, SE CRIA. Quando se fala em distribuição de renda, está se falando de distribuição ESTATÍSTICA, está se falando em quanto cada extrato social ou região representam da riqueza nacional, e não em TIRAR DE UM E DAR PRA OUTRO, como a PTzada/MST/esquerdóides entendem. Se uma região ou extrato da população é pouco representativa, há q se intervir para q passem GERAR RENDA, A CRIAR RIQUEZA, através de projetos de desenvolvimento, e assim aumentar sua participação na renda nacional. E SIM, é um dos melhores parâmetros de desenvolvimento de uma nação, SE NÃO O MELHOR, e justamente por isso devemos INCENTIVAR O EMPREENDEDORISMO, OS INVESTIMENTOS, A CRIAÇÃO DE EMPREGOS, e tudo o mais q for necessário para a geração de renda e o bem estar de um povo.

  140. Tamanho do texto:
  141. Observador


    Nº 341996

    Gravatar

    Novamente, bobagens sem fim. A Dilma e o Lula seguem a corrente petista que venceu o debate interno nos anos 1990 e que decidiu moderar a posição de esquerda em favor de uma próxima da social democracia, enquanto, curiosamente, a social democracia (o PSDB) deixou a herança do Montoro, do Covas, etc e caminhou para a direita. O projeto petista desde então segue mais ou menos intacto: inclusão social e busca de desenvolvimento mais focado no Estado e menos no mercado. Não dá para pegar documentos do PT dos anos 1980, quando eles eram mais socialistas, e comparar com o hoje. O socialismo do PT hoje é o mais perto que temos da social democracia, insisto.
    A Dilma tem uma política até mais aberta a parcerias público-privadas (sem ser privatista/piratista como foi a dos tucanos), por exemplo, mas o projeto é o mesmo. E se vc ler os jornais mundiais – eu leio no mínimo uma dúzia ao dia, em seis idiomas – o elogio é à política do PT (do novo PT, mais social democrata do que socialista, insisto) e ao tom que ele dá a politica estatal. Elogio ao PT (ao novo PT) e suas políticas, SIM.
    Outras besteiras. O PT não é o único no governo. Claro que não, inclusive é obrigado a dar cargo para PMDB, PP e etc para governar. Mas os ministérios chave estão com o PT e a definição básica é petista sim. E o fato de ter governadores ou prefeitos não petistas é bom, natural numa democracia, Mas a definição da política econômica é determinada pelo BC e a política do Estado é do governo federal, do PT. O governo que determina política econômica e pública é o do PT sim.

  142. Tamanho do texto:
  143. Observador


    Nº 342001

    Gravatar

    Que bobagens outras? A gastança dos PIGS levou à crise europeia. Sim, os PIGS cometeram erros, exageraram em alguns gastos sociais e, sem dúvida, devem fazer cortes e se ajustar. Disso, não há como discordar. Depois, existe a questão do euro, que, por reunir economias diversas sobre a mesma política monetária, causou problemas que vão além de liberalismo ou não, basicamente uma crise de competitividade e de balança de pagamentos. No entanto, a crise européia NÃO ERA uma crise de dívida pública. Ou seja, a crise do euro não foi causada por uma crise de dívida, mas gerou uma crise de dívida, com a exceção, talvez, do caso grego. Portugal, Espanha, Irlanda e mesmo Itália tinham dívidas ou na média europeia ou, no caso italiano, administráveis. Uma política inteligente, com o controle em longo prazo da dívida, seria o mais adequado, mas a ortodoxia liberal conseguiu implantar a sua agenda e exigir austeridade e Estado mínimo. Resultado: baixo crescimento, profunda crise social e a dívida só cresce ao final. Ai sim, crise de dívida. Na Irlanda, por exemplo, o Estado se endividou para salvar os bancos de quebrarem depois de toda a P. que eles fizeram. O neoliberalismo é o culpado da crise, sim. A Alemanha está melhor, pois tem um sistema produtivo muito mais sofisticado, não fez as gastanças malucas dos PIGS e, voilá, se aproveitou dessas gastanças dos vizinhos e do fluxo de capitais inverso que saiu desses países. E, detalhe, o modelo alemão é o chamado renano, que combina eficiência no manejo da política econômica, base produtiva capitalista muito sofisticada e um Estado de bem estar social de primeiro. Ela nunca seguiu os padrões neo liberais de Reagan e Thatcher, tanto que está melhor. A Inglaterra está um pouquinho melhor, mas apenas por ter mantido a libra, já que assim não sofre o impacto da crise do euro.
    Um caso a ser estudado é o da Islândia. Deram uma banana para o receituário liberal, pagaram o preço pela crise, mas já estão saindo rápido dela. Em resumo, entender de economia internacional implica mais do que repetir baboseiras liberais.

  144. Tamanho do texto:
  145. Observador


    Nº 342006

    Gravatar

    Ah, detalhe. A dívida pública brasileira explodiu no governo FHC, mesmo com toda a privataria. Quem equilibrou-a e está até reduzindo, o que é muito bom. O PT desde 2002…

  146. Tamanho do texto:
  147. Observador


    Nº 342007

    Gravatar

    Concordo por fim que ajudar as pessoas a gerarem a própria renda, via trabalho ou empreendedorismo, é correto. Nunca seria contra a geração de riqueza e que quem a gera fique com o máximo possível dela, como recompensa pelo seu esforço. Mas como querer que as pessoas tenham renda via trabalho ou empreendedorismo sem apoio da sociedade? Como esperar que um coitado que esteja na favela mande seus filhos para Harvard ou abra uma empresa quando ele mal chega ao fim do mês? E não venham me dizer que é porque ele tem muitos filhos (a média nem é mais tão alta) ou porque bebe pinga. É fácil falar de empreendedorismo ou sobrevivência do mais forte quando papai te mantém estudando até os 30 anos ou te deixa dinheiro para começar. Quando isso não ocorre, cabe à sociedade (via Estado) dar uma base mínima para que as pessoas possam progredir, ou seja, educação, saúde e, se for o caso, ajuda social. “Não dê o peixe, mas ajude a pescar”. Bacana, mas se o cara é semianalfabeto, cheio de vermes e sem dinheiro para comer, como ele vai aprender a segurar a vara?

  148. Tamanho do texto:
  149. Observador


    Nº 342009

    Gravatar

    Isso é tirar dinheiro de quem produz? Sim, mas nada mais do que justo, pois os empresários (grandes empreendedores) são os que mais se beneficiam dos recursos estatais. Para cada real que a sofrida classe média dá para o Bolsa Família, ela dá mais uns 99 para bancar quem já é rico, especialmente via juros da dívida pública e outros mecanismos financeiros. Então, tirar de quem mais tem é mais do que justo eticamente e necessário para que o próprio capitalismo se desenvolva. O que eu proponho, aliás, é que os grandes empresários e empresas fossem ainda mais taxados, numa taxa regressiva conforme o quanto eles produzem e empregam. Vive de especulação, não produz e não emprega? Imposto. Emprega, investe tecnologicamente e nos funcionários? Alívio. Aliás, é o que a Dilma vem tentando fazer. Os impostos deviam ser, novamente proponho, mais baixos para a classe média (que, no fim, é pobre com um floreio) e os pobres, pois, na verdade, quem banca a maior parte dos impostos são eles e não quem tem grana real. Proporcionalmente, uma pessoa pobre paga mais impostos do que uma de classe média e essa paga mais do que uma da elite. Mesma sacanagem nos liberais EUA, na qual o Romney paga menos imposto, proporcionalmente, que sua secretária! Dessa forma, quando a classe média fica nesse lero lero que sustenta vagabundos do bolsa família, ela revela que não entende nada, pois a maior parte dos seus sofridos impostos vão é para a elite mesmo. Menos impostos para pobres, classe média, empresários e maior apoio do Estado para eles para gerar riqueza e empregos. Mais impostos para consumo de luxo, especuladores e outros. Seria uma coisa de Robin Hood? Claro, mas eticamente justa e economicamente sensato.

  150. Tamanho do texto:
  151. Marcelo Del Trejo


    Nº 342011

    Gravatar

    Observador,

    vc mesmo diz e depois “desdiz”, vou rebater como?

  152. Tamanho do texto:
  153. Observador


    Nº 342034

    Gravatar

    Não ficou claro? Qual parte? A ùltima? Aliquotas de impostos bem altas para especuladores e quem ganha sem gerar riqueza, aliquotas altas para quem produz, mas tem o dever social de contribuir com mais proporcionalmente. Classe média e pobres com aliquotas menores. Quer que eu desenhe?

  154. Tamanho do texto:
  155. Marcelo Del Trejo


    Nº 342062

    Gravatar

    Essa parte por exemplo.

    Não me parece sensato impostos bem altos para aqueles que produzem riquezas, é um desestimulo ao sucesso empresarial. É punir o sucesso. Mais inteligente seria taxar grandes fortunas, grandes propriedades, heranças, dinheiro parado, terrenos ñ ocupados, imóveis vazios. Mas o lucro, ñ. O Lucro é a medida do sucesso da empresa, tem q ser estimulado, e ñ ao contrário.

    O q tem q ser taxado é o acúmulo de riquezas, e ñ a geração delas.

    E tb é preciso definir melhor o q são especuladores. Tem certeza q ñ está se referindo a INVESTIDORES?

  156. Tamanho do texto:
  157. Marcelo Del Trejo


    Nº 342067

    Gravatar

    E quanto aos pobres eu acho q nem impostos deveriam pagar, se fosse possível criar um mecanismo para isso. Desde q aceitassem a contrapartida de (com a devida assistência do estado) integrarem-se à sociedade produtiva.

  158. Tamanho do texto:
  159. Observador


    Nº 342099

    Gravatar

    Primeiro essa parte citada não fui eu que escrevi…

    No resto, no tocante a ultima resposta, estou de acordo. Quem vive do trabalho devia pagar o minimo possível e, no caso dos muito pobres, qualquer ajuda deve ter contrapartida, como faz o Bolsa Familia exigindo presença minima na escola (que, infelizmente, não tem qualidade. Isso sim é um problema.
    Já os empresários deveriam pagar bastante, mas não tanto que inviabilize a sua atividade ou não deixe uma parte justa do lucro para ele e sua empresa. Já os que apenas usufruem da riqueza herdada ou a acumularam tanto que nem faz falta para eles, devem pagar muito, como os países mais civilizados fazem.
    Aliás, o mais engraçado do nosso momento atual é que a Dilma atacou os juros bancários brasileiros, forçando a mão para a taxa de juros média baixar. Se vc lê a Veja, o Estadão, etc, parece que os bancos estão falindo por causa disso, por causa de uma agressão “comunista” ao livre mercado. Coitados!! Na verdade, o que a Dilma tenta fazer é beneficiar os pobres, que podem comprar a prazo, a classe média (sempre endividada) e o empresariado, especialmente o pequeno, que vive de pires na mão. E também poupar o Estado de um dreno absurdo nas suas finanças. Os prejudicados? Os bancos, que viram sua taxa de lucratividade cair um pouco (e ressalto, um pouco) e quem vivia de renda. A Dilma, na verdade, não está atacando o capitalismo brasileiro, mas o estimulando. Essa é a cara do novo PT, social democrata mais do que outra coisa.

  160. Tamanho do texto:
  161. L.C.A.


    Nº 342138

    Gravatar

    uma verdadeira aula de democracia, muito bem Sr Observador gostei da sua exposição! Só não vê quem insiste em por um “tapa” pra não admitir sua ignorância!!!!

  162. Tamanho do texto:
  163. Francisco Saulo Lima


    Nº 342180

    Gravatar

    Edson Lima posso sugerir uma coisa, se possível, postar novamente este tópico, o debate é deveras proveitoso e excelente, de alto nível, com pessoas que mostram entender do assunto e, mais ainda, parecem saber o que falam. Apreciei muito a exposição de ideias do Observador e o Del Trejo sempre nos faz ficar atento para detalhes que no dia-a-dia a gente, leigos que somos, passamos ao largo do real entendimento.
    Muito me encomoda ler pitacos sem noção, como por exemplo, Rafael do Reino Unido. Um grande abraço a todos esses que contribuiram ricamente. Eu tive uma aula gratuita e relevante, que muitas vezes não achamos nem na FGV. Parabéns Edson pelo tema postado.

  164. Tamanho do texto:
  165. Marcelo Del Trejo


    Nº 342272

    Gravatar

    -”A Dilma, na verdade, não está atacando o capitalismo brasileiro, mas o estimulando. Essa é a cara do novo PT, social democrata mais do que outra coisa.”

    Se vc acompanha o blog já há algum tempo, deve lembrar-se bem do quanto elogio, defendo e apóio essas iniciativas da Dilma e tb do Lula, e essa ala progressista do PT e de parte das esquerdas (existe ainda essa dicotomia, esquerda/direita??). Mas vc tb há de convir q q esse perfil passa longe dos que aqui postam, em sua maioria ñ são mais do q torcida, acélafa e radical como toda torcida, defendem sem nem saber o q ou mesmo por quê.

    É tb interessante lembrar q o conceito de social-democracia surgiu como um via de se chegar ao socialismo, pela via democrática, sem revolução/armas, e com o passar do tempo esse conceito foi evoluindo e abandonando o conceito socialista e adotando apenas o “bem-estar” coletivo, dentro do capitalismo mesmo. E para isso tolera ou mesmo preconiza a liberdade de mercado (ou liberalismo econômico, ou neoliberalismo, como queira), ainda q com um estado regulador forte e ate mesmo indutor da atividade econômica.

    Simultaneamente, o liberalismo foi mudando o conceito de “estado mínimo” para “estado suficiente” ou “estado necessário”, conceito esse ao qual me filio. Estado “necessário” pode ser inclusive estado FORTE e interventor em determinadas situações.

    Podemos perceber que conceitos anteriormente antagônicos hj aproxima-se e mesmo confundem-se, permitindo um Jorge Gerdau como conselheriro da Dilma, um Meireles (ex-presidente mundial do Bank of Boston, ícone do capitalismo mundial) ser presidente (o melhor presidente!) do Banco Central do Brasil num governo PTista, um Emerson Kapaz (ex-presidente da Fiesp, outro ícone do capitalismo) ser filiado ao PSB e mesmo cogitado como candidato a vice da Erundina (outrora chamada de “a estrela do PT”) numa chapa puro-sangue do Partido SOCIALISTA Brasileiro.

    Em suma, creio q falamos a mesma língua e estamos divergindo por detalhes (detalhes importantes, sem dúvida nenhuma, e em muitos casos determinantes) e deixando de agir em conjunto em muito do que concordamos, por puro preconceito ideológico.

  166. Tamanho do texto:
  167. Rafael Silveira-UK


    Nº 342275

    Gravatar

    Ao Luz. Meu caro,mas que reportagem mais noiosa….(chata). Vem me falar de novela? Dá um tempo. Qto ao resto dos seus comentários infantis. Sou livre para ir para qq país. Seu conselho chega tarde,pois já me aconselharam os EUA há muito tempo. Nem tenho vontade de ir lá e não iria,pois dependeria de visto lá. Aqui não preciso. Agora,se desespere,pq os EUA sempre serão os EUA. Tb não sou súdito da rainha,pois não tenho interesse algum em me tornar britânico. Acho uma tremenda besteira em pleno século 21,países manterem monarquias. Qto ao Romney,espero que ganhe,pois não acredito em romantismos políticos como foi a eleição de Obama. Ficar rico lá é talvez o verdadeiro sonho americano para um imigrante,incluindo o mais de milhão de brasileiros que estão lá. Trabalhar duro é ver que seu país te recompensa é muito bom. Pra vc que é mais um dos papagaios esquerdopatas,que vive do discurso sobre as elites,te desejo boa sorte. Qto ao bananal tupiniquim,realmente acho difícil de viver aí,do jeito que as coisas andam e com o ceguismo generalizado.

  168. Tamanho do texto:
  169. Rafael Silveira-UK


    Nº 342278

    Gravatar

    Ao João. Agora vc tb foi sensato em reconhecer que nao a Europa que está quebrada e sim alguns países. Tb nao discutise o Brasil melhorou ou não nos últimos 12 anos e sim do populismo eleitoreiro, o qual nos leva aos moldes da Venezuela,Argentina e outros. Tb desejo-lhe boa sorte aí no Brasil irmão.

  170. Tamanho do texto:
  171. Rafael Silveira-UK


    Nº 342281

    Gravatar

    Qdo faltam argumentos,impera a agressão…ah sim. Pra quem não entende os argumentos,resta o que? Aceitar a política do “rouba mas faz”? A do faça o que digo,mas não faça o que eu faço? Tem leitor que gosta muito disso na política do coronel Lula. Eu não aceito.

  172. Tamanho do texto:
  173. Rafael Silveira-UK


    Nº 342288

    Gravatar

    Ao Observador. Vc deve ser observador do partido das cartilhas,pois se atende muito bem a ela. Vc deve ser um ser superior,visto a maneira que desdenha de um entregador de pizza ou de um garçom. Vc desdenha destas pessoas assim no Brasil tb,ou só desdenha qdo é brasileiro no exterior? São pessoas que ganham seu sustento honestamente e não roubando como pzidenti do bananal ou então batendo palmas para eles. Acho que é seu caso. Aposto que vc sequer tem emprego digno. Leio em 3 línguas além do português,se quer saber. Chamadas sobre o Brasil aqui sao raras em comparação aos outros emergentes.
    Qto ao Lula,pode ir na Itália,ele é livre. Só nao sei se entrará ou apanhara lá. O caso do Battisti, foi uma afronta as famílias italianas que ele matou. Assassino,condenado tanto pela direita qto pela esquerda. Vá pra Italia e tente observar mais do um palmo do seu nariz Observador. A Advocacia da União é que foi contra sua extradição….aliás,petebas de carteirinha,que defenderam o terrorismo de Battisti. Pela primeira vez,um presidente desautorizou uma decisão do STF,além do Tarso Genro desautorizar o Conare tb.
    A Itália está em dificuldade? Sim,mas uma boa parte da culpa foi do governo de esquerda de Romano Prodi,antecessor do Berlusconi.
    Agora,acho que nao cabe discutir mais com vc,depois que disse que a dívida pública foi culpa do FHC. O Lula apenas quase triplicou. Aí já é demais Observador?

  174. Tamanho do texto:
  175. Rafael Silveira-UK


    Nº 342289

    Gravatar

    A pessoa que usou meu nome. Tenha decência. Seja homem ou mulher e assine embaixo. Não se acovarde usando nome dos outros.

  176. Tamanho do texto:
  177. Rafael Silveira-UK


    Nº 342291

    Gravatar

    Ao sopinha de letras L.C.A. Vc entende mesmo de democracia? Me parece que entende somente da visão autoritária do populismo.

  178. Tamanho do texto:
  179. Rafael Silveira-UK


    Nº 342294

    Gravatar

    Ao Francisco Saulo Lima. Meu caro,dou pitacos enquanto me for permitido. Se lhe incomodo,deve ser pq os populistas do partido da cartilha não aceitam fatos contrários ao que eles pregam. É a verdadeira ditadura populista e agressiva. Vc deve ser um dos seus representantes,pois a verdade incomoda vcs. Qto a FGV, vc estuda lá?.Coitada da FGV….está péssima então tanto no quadro docente qto no dicente. Mas acho que o que lhe incomoda mais,é o fato de eu morar fora do Brasil e dar meus pitacos.

  180. Tamanho do texto:
  181. Luz/Rafael - o homem que mora em UK


    Nº 342312

    Gravatar

    kkkkkkkkkkkkkkkk!

    Defende o Berlusconi. O Berlusconi, meu deus do céu!

    Sabe, Rafael, falando sério, agora. No fundo eu fico comovida e também triste quando vejo pessoas como vc (sim, eu tenho um irmão que fez a mesma coisa, morou na Itália para conseguir cidadania e depois foi para UK tentar a vida, foi para a terra do neoliberalismo que ele tanto adora, só que ele se achava bom demais para trabalhar para indianos, então voltou).

    QUando a gente vê pessoas ricas, ou pessoas que vivem de especulação, etc, votando na Direita, defendendo o Berlusconi, o Romney e outros tantos, tendo orgasmos múltiplos quando os caras enriquecem ainda mais, dá pra entender. Dá pra entender porque esses governantes trabalham em prol dessas pessoas, o objetivo deles é explorar e concentrar ainda mais riquezas nas mãos dos mais ricos, e não permitir, de forma alguma, que o pobre saia do seu “devido lugar”.

    Mas quando a gente vê assalariados, pessoas exploradas, tendo seus direitos cada vez mais reduzidos e ameaçados, e ainda assim batendo palmas de pé para os dominadores, não dá pra aceitar, meu caro. Tem que ser muito alienado ou inocente, ou então tão, mas tão dominado que acha que deve sua vida aos dominadores.

    A melhor forma de controlar uma pessoa não é simplesmente colocar-lhe um cabresto e dar-lhe ordens. A melhor forma de controlar uma pessoa é fazê-la ACREDITAR e aceitar que ela não tem direitos.

    É pisar tanto, e por tanto tempo nela, que ela chega a perder a vontade própria, e chega a acreditar piamente que deve a vida a seu dominador. Ela passa a defendê-lo com unhas e dentes, ao invés de questioná-lo. Ela chega a AMAR seu opressor.

    É dessa maneira que eles exploram, e a pessoa nem sente, nem sabe, e ainda por cima os defende. É com um agradinho aqui, outro ali… Um churrasquinho, um presentinho, enquanto os direitos trabalhistas são lesados, massacrados, ignorados. E o funcionário se vende por esses agradinhos, pra ele está tudo bem. E ainda defende o acúmulo de riquezas que advém justamente desse tipo de exploração.

    Não duvido que vc trabalhe muito aí onde está. Mas isso é o que me faz perguntar: vai ficar rico? Realmente acredita que o neoliberalismo, que prega o acúmulo de riquezas somente para quem já é rico, vai te ajudar um dia? Vc gosta do Darwinismo Social? Nesse Darwinismo Social, qual é a sua posição?

    Acorde, Rafael. Eles não querem pessoas assim. Eles querem sugar tudo o que puderem, e vendem a ilusão de que é possível ficar rico se matando de trabalhar. Pode-se até melhorar um pouco de vida, mas entenda que o sistema precisa manter subordinados, ele não vai deixar – nunca – que os mais pobres saiam do seu “devido lugar”.

    Com exceção dos raríssimos “self-made men”, a massa segue, de cabeça baixa, lesada, explorada, humilhada e ainda por cima agradecendo aos exploradores por estarem vivos!

  182. Tamanho do texto:
  183. Observador/Marcelo


    Nº 342315

    Gravatar

    Marcelo

    Direita e esquerda continuam conceitos válidos (leia Norberto Bobbio, por exemplo), mas as bandeiras mudam. Há 50 anos, ser de esquerda era ser comunista ou socialista (o que não é igual) e de direita capitalista. Hoje, a discussão central é mercado vs. Estado e suas gradações. Então, a diferença continua fundamental: Dilma e Serra, Haddad e Serra, Sarkozy e Hollande, Obama e Romney. Mas concordo que é possível, perfeitamente, não chegar a concordância total (eu não vou te convencer cem por cento e nem o inverso), mas a um consenso sobre alguns pontos. Especialmente, quando o debate se dá em torno de idéias e conceitos e não no grito, como é a praxe normalmente. Assim, bom debate. Concordamos no que é possível e discordamos no resto, o que é democraticamente justo. Saudações

  184. Tamanho do texto:
  185. Observador/Rafael


    Nº 342323

    Gravatar

    Sir Rafael

    Em primeiro lugar, eu respeito os brasileiros que estão no exterior. Muitas vezes já vi meterem a boca em vc porque vc opina sobre o Brasil estando fora. Erro. Quem está fora tem condições de ver o próprio país de forma diferente e a opinião de quem está fora é bem vinda.
    Também respeito os entregadores de pizza, os garçons, os faxineiros e todos os outros. Profissões dignas e de respeito. Meu problema é quando uma pessoa fica o dia inteiro fazendo esse tipo de coisa e depois vem postar bobagens gigantescas e na base do grito, querendo dar “carteirada” porque mora no UK. Ai, é demais.
    Depois, sr. Rafael, não é a doutrina liberal que diz que, na luta pela sobrevivência, os melhores devem submeter os piores? Então, sr. Rafael, ponha a caudinha entre as pernas e fique no seu devido lugar. Já morei anos e anos no UK, nos USA, na Alemanha, na Itália, na Rússia….
    Mas, no fim, acho que concordo com o (a?) Luz. Vc dá mais pena do que outra coisa. Ainda acredita no “sonho americano” quando a maioria dos americanos tem dúvidas se a nova geração viverá melhor do que a anterior; defende o Berlusconi (Deus do céu!!) quando não só toda a imprensa de esquerda e centro, mas até a bíblia liberal, a The Economist, já escreveu muitas vezes que ele é “unfit to lead Italy”. Fica repetindo esses mantras de ditadura do PT, populismo e etc é recurso de quem não sabe mesmo do que fala.
    Desejo-lhe sorte no UK. Que trabalhe e fique rico, muito rico para desfrutar do paraíso. E não esqueça de usar a sua sabedoria ilimitada para iluminar o UK. O Lula já disse que em poste em poste vamos iluminando o Brasil. Quem sabe vc não começa a iluminar o UK e o mundo? Mas não grite tanto, pois dá problema cardíaco….

    Ah, só para ver como ter fatos e dados na mão ajuda. Dados do BC sobre o crescimento econômico e evolução da dívida pública nos governos FHC e Lula. Quem está arrotando bobagens?

    FHC LULA
    Média Crescimento PIB 2,29% 3,47%*

    Evolução Relação Dívida/PIB
    FHC 29,35% – 50,47% -> + 72%
    LULa 50,47% – 44,78%**-> – 11%

  186. Tamanho do texto:
  187. Francisco Saulo Lima


    Nº 342347

    Gravatar

    Não, Rafael eu não leio a cartilha e nem tenho nada com a ver com sua opção, o que me incomoda é a forma mal educada, bad words, sem noção no vocabulário, acho desnecessário isso, já que estamos discutindo idéias e não quem fala mais alto aos gritos e baixarias. Olha, o seus últimos textos estão bons, apesar de não concordar com as idéias. Pelo menos vc conseguiu expô-las.

  188. Tamanho do texto:
  189. Marcelo Del Trejo


    Nº 342415

    Gravatar

    Observador,

    nunca tive pretensão de te convencer de nada, e tb creio na recíproca.

    Gosto mesmo é do debate, do enfrentamento de idéias, ainda q em alguns momentos (normal como em qqr debate) haja exaltações.

    Veja q maravilha. Uma postagem sobre economia, e já antiga (a postagem), já com 2 ou 3 dias, está com quase 100 posts!!! Quando imaginaríamos isso?

    Meu caro, teve postagem sobre futebol, VALENDO FEIJOADA, q ñ deu isso!

  190. Tamanho do texto:
  191. Rafael Silveira-UK


    Nº 342599

    Gravatar

    Ao Luz.
    Meu caro,vc está delirando. De onde tirou que eu defendo o Berlusconi? O que eu disse,é que os problemas da Itália já tinham começado no governo de esquerda do Romano Prodi,que aliás renunciou.O Berlusconi,apenas deu continuidades as besteiradas.Renunciou tb,mas mais por causa dos seus escândalos sexuais,do que por incompetência.A Itália já vem tendo problemas,mas pergunto? Está quebrada?Não,mas está em dificuldades e,mesmo em dificuldades,olhe o nível de vida dos italianos e dos brasileiros.
    Qto a ficar comovido triste por causa de pessoas como eu.Olha Luz,vc erra tremendamente.Parece que vc culpa o país que vivo. Vim para cá e teria ido para outro país,por minha e espontanea vontade.Ninguem foi ai no Brasil,dizer: “olha Rafael,por favor,venha trabalhar em UK.”Não estou contente aqui,arrumo as malas e vou embora.Simples.Minha vida aqui em UK é melhor do que eu tinha no Brasil.Aqui,eu trabalho duro,muito mais do que as horas normais de trabalho no Brasil. Não vim pra cá ficar rico e apesar disto ser difícil,pode acontecer.As pessoas no Brasil pensam assi,que o dinheiro é tudo.Pode ser aí,mas aqui a mentalidade é outra.A qualidade de vida que tenho aqui,não se compara com o Brasil.Não falo isso pro desdenho do Brasil e sim para mostrar como o brasileiro é alienado.Então Luz,fique aí comprando as coisas em 30 prestações.Aqui o que ganho,pago a vista o que compro e é assim com todo mundo.Mesmo que eu fosse milionário,não moraria no Brasil novamente.A vida de imigrante é dura em qq lugar no mundo,mas o que pesa é a qualidade de vida.Vc acha que no Brasil é diferente?Em qualquer lugar o imigrante,sempre vem em segunda escolha.Vcs pintam um quadro,que brasileiro que vai para o exterior,sempre vai se ferrar,isso e aquilo.Que o brasileiro não é gente,por ir para fora,para trabalhar em sub-empregos.Vcs falam do preconceito dos europeus,americanos,mas vcs mesmo no Brasil são preconceituosos. Será Luz,que vc acha,que somente no Brasi eu poderia ser rico? Vc fala da exploraçao,do lugar dos pobres,da elite. Sinto pelo seu irmão.Talvez se o tivesse conhecido,pudesse ter ajudado.Não fui para a Itália e voltei para cá.Eu já morava aqui e gostaria muito de ter ficado na Itália.
    Agora,o que será que o coronel Lula e sua turma sucessora,faz com seu populismo eleitoreiro?
    Vc percebeu,que cada vez mais,tem gente no Bolsa-Família? Que o governo fica com esse negócio de cotas,de isso,de aquilo. Será que estão mesmo preocupados com isso? O dinheiro que gastam,mantendo essa alienação,nem se compara com a manutenção deles no poder.Vc percebe Luz,que este governo do PT,está cada vez mais autoritário,que não aceita críticas e que isso é coisa da “zelite”,dos PIGs? O pior é que tem muita gente pensando assim com eles.
    Acho muito engraçado. O Lula e Dilma falam das elites,mas o primeiro se tornou bilionário depois que largou a presidencia e não vou me admirar se a Dilma aparecer na lista da Forbes com uma grande fortuna.E aí Luz?

  192. Tamanho do texto:
  193. Rafael Silveira-UK


    Nº 342600

    Gravatar

    Ao Observador. Meu caro,preste mais atenção e não seja papagaio dos outros.Me diga de onde tirou que defendo o Berlusconi?Vc precisa prestar mais atençao.Outra coisa que vc não se atentou.Não fiz comparação da relação divida publica X PIB. O que eu disse,é que o Lula quase triplicou o valor da divida em relação ao FHC. Agora vamos então analisar a relação.Sim com o Lula diminuiu,mas veja como era feito o calculo do PIB na epoca Lula e FHC. Qdo o consumo,passou a fazer parte do PIB,ai o Brasil começou a subir.Aí fica fácil.Sem falar na valorizaçao do Real perante o Dolar.Aí tb fica facil. Se vc der credito,o povo compra.Se vc der esmola,ai o povo compra tb.
    Volto a dizer…caminhamos a passos largos,para uma ditadura populista. Cada vez mais gente,no Bolsa-Familia,cada vez mais os beneficios se estendendo e gente dando duro,trabalhando para manter isso. O proprio coronel Lula,naquele famoso video do ano 2000,criticando os beneficios,as esmolas,para as “zelites” se mantessem no poder. Lula é tão asqueroso,que se tornou bilionario,fez seu filho Lulinha milionário e continua se achando de uma elite diferente.
    Qto a vc tb dizer que tem pena.Pena tenho eu,da cabeça do brasileiro.Pena tenho eu,de ver o Brasil com esse salario minimo de fome,o povo endividado,tendo que comprar as coisas em 30 prestaçoes….mal terminou de pagar e ja esta la,se endividando com outra compra.O Brasil,sr Observador é um país caro e estão vendendo a imagem,de que tudo aí é uma maravilha.Tenho pena das pessoas,que depende da saude dai,das pessoas que dependem da educaçao dada ai,tenho pena das pessoas que sofrem violencia todos os dias.E aí,meu caro?
    Não estou dando carteirada alguma.Nunca me gabei de morar no exterior rico.Sim,pq seu falar para vc que fui morar na Bolivia,o que será que vc diria? Colocar minha caudinha no devido lugar pq? Nao vim para ca,para ficar rico,ou fazer dinheiro e voltar para o Brasil,como a grande maioria faz.Nao vim para ca,para ter vida de rei.Nao tinha no Brasil,pq teria aqui,se para o imigrante é dificil? Me preocupo com outras coisas alem do dinheiro Observador.Nao vim iludido para cá.
    Tb nao disse que eu acredito no sonho americano.Apenas disse que muita gente acredita nisso.Não acredito que alguém saia do Brasil,para piorar de vida.
    Bem,qto ao o que o coronel Lula falou dos postes.Sei que o poste dele está muito bem iluminado.Dele do seu filho,de seus filhos no geral com certeza. De poste em poste,ele está iluminando o Brasil e recebendo os dividendos.A conta da luz dos postes, fica para nós pagarmos. E qto a gritar,acho que isso,dá problema é nas cordas vocais e não no coraçao.

  194. Tamanho do texto:
  195. Rafael Silveira-UK


    Nº 342603

    Gravatar

    Ao Francisco Saulo Lima. Não me agrada baixar o nível,ou usar bad words. Infelizmente,diante de algumas colocaçoes,essas bad words acabam vindo a tona. Pessoas que acham que o Brasil foi descoberto em 2003,que ficam delirando sobre a crise em outros países,ou que acham que um certo coronel tem moral para falar mal dos outros,isso me incomoda.Pessoas,que acham ser melhores que vc,simplesmente pq vivem no Brasil e vc vive fora.O assunto aqui era sobre o Bolsa-Familia,o qual tenho minha convicçao sobre isso ha muito tempo.Nao estou aqui,para defender FHC….alias esse é o principal problema dos que defendem o governo atual…acham que pq critico,sou do outro lado.O que critico é a maneira como as coisas estão sendo levadas no Brasil.

    Qto ao Lula,seu partido e,dona Dilma,destes não retiro uma palavra sequer e nem preciso mais escrever o que acho deles.