Brasil compra caças suecos

 

 

A presidente Dilma decidiu hoje comprar 36 caças da empresa sueca Saab, para a Força Aérea Brasileira. O governo pagará 4,5 bilhões de dólares nas aeronaves Gripen NG. A entrega vai até 2023 –dez anos.

*A francesa Rafaelle está fula, pois há 10 anos negociava com o governo. Lula chegou, em 2009, anunciar que a empresa da França havia vencido  —mas a Dilma está certa. Os franceses queria 8 bilhões de dólares.

Geral

35 comentários sobre “Brasil compra caças suecos

  1. Paulo Jacomini 18 de dezembro de 2013 18:40

    Eu acho que foi mal negocio, a Saab não fornece transferência de tecnologia, ou seja irá fornecer em partes e deveriam ter escutado o conselho dos pessoal da aeronáutica que recomendaram o caça F-18 americano por ser um caça muito mais avançado e moderno e o próprio governo americano se propôs com o tempo fazer a transferência de tecnologia desse caça para o Brasil

    Mas eu acho que matei a charada, como a turminha do PT estão queimadinhos com o Obama por espionagem dos emails da D Dilma então com toda certeza fizeram isso de como forma de retaliação contra o governo americano

    Putz estamos com loucos no comando deste país, só por isso já provou ser um governo incompetente e inepto, levaram para o lado pessoal e como sempre falo este governo atual não me representa

  2. jose 18 de dezembro de 2013 18:42

    esse avião é um protótipo

    demoraram tanto tempo e compraram um avião em fase de testes ??

    por acaso nossos aviadores pilotos militares viraram cobaias ??????

  3. leo/mga . 18 de dezembro de 2013 20:18

    Nossa quanto engenheiro earonautico, todos vão trabalhar na Avio. A compra teve aval da força área, basta ver as publicações da área.

  4. só tem comédia nesse blog 18 de dezembro de 2013 20:49

    O blog do Edson lima, tá bem frequentado heim, só engenheiros aeronáuticos,médicos,pai de santo,politicos, só gente boa..kkkkk

  5. PROFEÇOR 18 de dezembro de 2013 21:22

    Pura precipitação. Logo teremos fábrica em Maringá.
    PAULO JACOMINI: não é MAL NEGÓCIO. É MAU NEGÓCIO.

  6. TONELLI 18 de dezembro de 2013 22:17

    Edson. Boa notícia, mas, vai ser entregue até 2013??? 10 anos???

  7. Wilson 18 de dezembro de 2013 23:17

    Deveriam ter comprado F-18 Americano ou os MIG Russo, com a metade dos aviões fariam a mesma proteção, em todos os aspectos são melhores, menos no preço……o prazo de entrega dos suecos vai até 2023 ok. 10 anos.

  8. Maso 19 de dezembro de 2013 05:40

    Só tem com…
    E aceitamos florzinha também. Seja bem vindo!

  9. vilmar 19 de dezembro de 2013 07:55

    Nossa Jacomini como você é esperto. Matou a charada e o português. Mal, dos pessoal da Aeronáutica. Voce não entende nem de português, imagina e caça.

  10. Paulo Jacomini 19 de dezembro de 2013 07:56

    E mesmo VR errei feio é MAU Negocio rsrsrsrs

  11. Jardelino 19 de dezembro de 2013 08:02

    Carcamano! E o pessoal aqui dando pitaco sobre o que deveriam ter comprado. Será que temos conhecimento para discutir isso?

  12. Humberto Boaventura 19 de dezembro de 2013 08:15

    A presidenta Dilma acertou de não ter comprado os caças norte americanos. Sem dúvida alguma um diferencial que vai elevar nossa capacidade estratégica de defesa e afirmação da nossa política internacional multilateral!

  13. Pelego 19 de dezembro de 2013 08:22

    Só uma pequena correção: a empresa francesa que perdeu a concorrência é a Dassault; Rafale é o modelo do caça que eles queriam vender para o Brasil.

  14. Maso 19 de dezembro de 2013 08:26

    O VR voltou? Desencorporou o Tormel e o luis xv.

  15. Hades 19 de dezembro de 2013 08:53

    Isso pode ser chamado de “a Fala pela Fala”, uma prática que acontece muito na Internet, ou seja, uma noticia gera comentários, muitos e a maioria deles sem respaldo de nada, ou seja, apenas palavras soltas. Pessoas sem conhecimento em engenharia dão pitaco sobre a fabricação de Caças, pessoas sem conhecimento em Medicina dão pitaco sobre Remédios, pessoas sem conhecimento em História dão pitaco sobre fatos e analises históricas, pessoas sem conhecimento de Religiões dão pitaco sobre praticas religiosas.
    O maior problema disso não é a falta de conhecimento ou o pitaco em si, e sim a falta de busca por conhecimento, apenas falam por falar, porque ouviram falar em algum lugar, não analisam aquilo que leram, não vão atrás de ler sobre o tema, apenas cospem informações erraticas, sem contexto, ou do mais puro senso comum, pior quando são palavras de ódio, o ruim disso é que as informações são repassadas e reiteradas, ou seja, serão assimiladas por muitos como verdade.
    Vejo muitos comentarem sobre aquilo que não conhecem sempre com a mesma premissa meter pau no governo, se fosse isso tudo bem, mas as vezes passam do governo para outras esferas como o Brasileiro e outros, isso é muito complicado.

  16. Carlos 19 de dezembro de 2013 08:54

    - Decisão acertadíssima do Governo Dilma. Parabéns pela aquisição dos caças SUECOS (SAAB). A transferência de tecnologia foi acertada com o Brasil, uma medida muito importante na decisão do Governo em adquirí-los. Foi medido exatamente o custo x benefício.

  17. Maso 19 de dezembro de 2013 09:38

    Hades

    Lendo você agora, lembrei me da conversa que tive com um professor estes dias. Ele me disse o seguinte: Cuidado com o que você ouve, cuidado com o que você lê. As vezes você está aumentando a sua ignorância.
    .
    Mas opinar, dar uns pitacos, contar piadas, é um passatempo legal na internet. E lemos bobagens, piadinhas, nos contrapomos aqueles que tem um único ponto de vista, geralmente ideológico e embolsando algum.
    Mas tem os caras que tem uma opinião legal aqui. A ser considerada e meditada. Nestes incluo você.

  18. Paulo Jacomini 19 de dezembro de 2013 10:09

    CARLOS E HUMBERTO vocês dois são fantoches do PT, vocês não entendem picinica NENHUMA de aviação e ficam dando palpites aqui, só porque é o PT que comprou então eles estão certos e com razão e pronto e não se discute mais, se eles tivessem comprado os bombardeiros B-17 vocês iriam falam nossa foi acertadíssima a decisão da Dilma e PT.

    Discutir aqui no blog e trocar informações e interagir é salutar, e não para ficar dizendo asneiras, primeiro procurem entender sobre o assunto que esta sendo debatido se eu por exemplo não conheço ou não tenho conhecimento de causa eu fico quieto, eu estudo sobre aviação desde os meus 12 anos de idade e quando o assunto é aviação eu pelo menos sei alguma coisa e tenho acompanhado este assunto da compra dos caças e todo pessoal da aeronáutica também chegaram a mesma conclusão que cheguei os caças F-18 são muito mais avançados e fácil manutenção, se por exemplo tivessem comprados caças Russos Sukhoi apesar de serem bons também, mas a manutenção é caríssima e os venezuelanos compraram e estão com 90% da frota parada no chão por falta de peças e os russos não enviam peças de reposição e seria a pior compra caso a Dilma fizesse, mas claro vocês iriam falar que foi acertadíssima.

    Think about PT fellas!

  19. Tarcisio. 19 de dezembro de 2013 10:48

    Paulo, a razão da aquisição depende de valores de compra, de transferência de tecnologia (o que a Boeing e a Dassault Rafale não oferecem, os russos jamais), de necessidade estratégica. Não existe prioridades de super caças para proteção territorial, não temos vizinhança hostil e, muito menos defendemos “democracias” mundo afora. O valor pago (US$4,5bi) é praticamente a metade dos valores oferecidos por outros fabricantes além de que eles serão montados conjuntamente pelos dois países; a Embraer já se ofereceu. Portanto não é uma questão de governo do PT ou PSDB que vai acertar em uma compra, é simplesmente a COERÊNCIA da compra. Observe: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/12/1387529-analise-boeing-seria-melhor-para-os-pilotos-mas-gripen-e-melhor-para-o-pais.shtml

  20. Tarcisio. 19 de dezembro de 2013 10:57

    Em tempo Paulo, a coerência a qual me refiro, e pura retaliação diplomática contra americanos e franceses, como dito no site que lhe enderecei.

  21. Hades 19 de dezembro de 2013 11:30

    Boa a colocação Tarcisio, não acompanho Aviação, por isso tenho Senso comum quanto a isso. Mas a Transferencia de Tecnologia é algo essencial no Mercado, prova disto são os Chineses e os Japoneses, que trouxeram tudo o que podiam, os segundo após a 2GM e os primeiros depois da “Abertura da Economia”. Ao se trazer a Tecnologia e montar em conjunto você beneficia o comprador, afinal dispomos de algo que talvez sozinhos levassemos anos a conseguir produzir por si só, e o melhor disto é que com a Tecnologia do Know-How, podemos modifica-la, melhora-la se possivel.
    Vide o caso Chinês, por enquanto os mesmos ainda inundam o mundo com suas mercadorias S-A-B (S, qualidade ótima, A, boa, B, mediana) pequenas, mas os mesmos estão a superar-se, espere até ele levarem ao mundo carros, aviões, transatlanticos e tudo o mais, se o plano Chinês der certo, será um competidor overpower demais.

  22. jose 19 de dezembro de 2013 11:37

    esse modelo de avião – gripen NG – não existe – é um projeto

    somente 50 por cento será sueco – por exemplo: a tecnologia e o monomotor serão de origem americana – boeing

    a escolha se deu por birrinha e frescurite de quem governa:
    do EUA – por causa da suposta espionagem
    da França – pela falta de apoio ao acordo patrocinado pelo Brasil para a crise nuclear com o Irã

    é só ler, interpretar e analisar
    esta escolha é de uma temeridade sem precedentes
    resumo: trocar o certo pelo duvidoso

  23. Carlos 19 de dezembro de 2013 11:44

    Esse Paulo Jacomini só fala asneira mesmo. Primeiro ele disse que não ia fornecer tecnologia, e esta totalmente equivocado e depois tenta se justificar como se fosse o cara mais entendido de caças nesse País. afff!!!!!

  24. Luz 19 de dezembro de 2013 13:21

    Malditos petralhas lulodilmistascomunistas!

    Compraram esses caças só para atrapalhar o projeto da maravilhosa Avio. Afinal, em dez anos, graças à consultoria técnica do sr. Paulo Jacomini, produziremos os melhores caças do mundo MADE IN MARINGÁ.

    Petralhas malditos, e ainda por cima colaborando com a Suécia comunista.

  25. Hades 19 de dezembro de 2013 14:18

    Também considero a sua opinião Maso, e também faço piadas, normalmente ironias.
    Mas normalmente abraçamos uma Ideologia e nos posicionamos, mas uma coisa é analisar a mesma e não se deixar levar por ela, e a outra é dizer amém a tudo.

  26. Jardelino 19 de dezembro de 2013 14:55

    Essa é da boa..DA LUZ… 395365

  27. milton firmino 19 de dezembro de 2013 16:07

    Humberto Boaventura
    Por acaso a dilma ou o pt já erraram alguma vez?

  28. jose 19 de dezembro de 2013 16:26

    tarcisio

    o JAS39 usa o motor Volvo Aero RM12 – sueco, que é tao somente o mesmo GE F414-400 do F/A-18E/F – americano
    só mudou o nome – a tecnologia e o motor são americanos neste modelo que já existe

    agora do NG – que nem existe – é só projeto
    “Segundo reportagem do jornal sueco Svenska Dagbladet, apenas 50% dos componentes da aeronave são fabricados na Suécia. A contribuição mais relevante é da americana General Electric, que produz o motor da aeronave (o F414) — que é responsável por 20% de seu custo. O equipamento também é usado pelo Super Hornet, da Boeing”

  29. Paulo Jacomini/Tarcisio 19 de dezembro de 2013 20:37

    Concordo com você mas em partes, eu bati na tecla que a melhor escolha era os F-18 mas eu não disse que eram os mais baratos, a própria reportagem fala o seguinte abaixo:

    Na própria FAB, que sempre resistiu aos franceses por causa do preço, o que se disse todo o tempo é que “o Boeing é melhor para os pilotos e o Gripen é o melhor para o Brasil”.

    Explica-se: os EUA e, particularmente, a Boeing, são os gigantes na área de Defesa e têm os aviões dos sonhos de todos os pilotos do mundo, mas o Gripen NG é um projeto em desenvolvimento, baseado no Gripen original, e será concluído em conjunto, trazendo mais tecnologia em diferentes áreas, inclusive civis, para o Brasil.

    Pode ate ser que a turminha dos Petezoides escolheram por causa do preço, mas sinceramente eu acho que esse não foi o motivo mas o que falei é somente um achometro meu com relaçao a retaliação que fizeram aos americanos, eu só citei que os F-18 eram a melhor escolha.

    Agora essa notícia que a Embraer poderá fabricar em conjunto é nova para mim e se for isso pelo menos já é alguma coisa boa para o país, pois nós estamos com os caças mais antigos de toda America Latina, temos os F-5 que são dos anos 60 e os Mirages dos anos 70, todos estão ultra ultrapassados.

  30. JOÃO R. 19 de dezembro de 2013 21:43

    O Hades, essa avio o único caça que ela vai produzir vai ser o caça niqueis, kkk

  31. JOÃO R. 19 de dezembro de 2013 21:44

    E já começo caçando 1,5 milhões para um tal feira de aeronáutica onde terá bons caças níqueis…

  32. Hades 20 de dezembro de 2013 09:10

    Pode ser burrice minha, mas não entendi seu comentário JOÃO R., onde eu citei a Avio?

  33. Humberto Boaventura 20 de dezembro de 2013 10:51

    Milton Firmino, já erraram! Quando indicaram o Joaquim Barbosa para o STF!

  34. Rafael Silveira-UK 22 de dezembro de 2013 20:13

    Errou a sra. Dilma. Tenho a ligeira impressão que a mesma iria optar pelos F-18 americanos,mas o caso da espionagem por parte dos EUA,estragou tudo. Esses caças foram muito,mas muito mais testados em combate que os Rafale e Gripen NG…alias esses está em desenvolvimento ainda.
    Podem alguns dizerem que a escolha da sra. Dilma foi ao encontro com o parecer da FAB,que já tinho dito que o melhor caça ao Brasil seria o Gripen. Bem,melhor ao Brasil,seguindo a posição geopolítica que o país adota,de ser um país pacifista. Portanto,não precisa de equipamentos com tanto poder de fogo.
    Errado senhores da FAB. O Brasil é um país de dimensões continentais. O Gripen tem autonomia bem menor que os outros,carrega somente 14 toneladas de armamento,sendo que os outros carregam de 24-29 toneladas. O Gripen é um caça monomotor…quem fabrica caça ainda com um motor só?
    Por até questões de segurança os caças com 2 motores são melhores…na falha de 1 motor,pode-se voar com o outro. No caso do Gripen,falhou o motor…tchau aviãozinho.
    O Gripen por ter menor capacidade,como vai cobrir um território do tamanho do Brasil? Precisaríamos de caças com maior autonomia de vôo e maior carga de armamentos. Eu particularmente prefiro os caças da Rússia….mas o problema é a reposição de peças como foi dito.
    Escolhendo os Gripen,os mesmos terão que ser espalhados por bases aéreas cobrindo os 4 cantos do Brasil,caso contrario o Gripen pode vir com um avião de abastecimento junto com ele,pois não dará conta. E o armamento?

    Para aqueles ainda que defendem a escolha do Gripen,com a clara puxação de saco da sra. Dilma. Vcs sabem quem é o fornecedor do motor do Gripen? Os EUA…..kkkkk.
    Escolha errada do meu ponto de vista. Se estava entre os 3,entao deveria ter sido os F-18….familíla de caças altamente confiáveis. Basta ver que os F-5 que o Brasil ainda dispoe lá da decada de 60 ou inicio da de 70 ainda voam defendendo o terrítorio brasileiro….os Mirage franceses,essas porcarias além de ser da decada de 80,ganharam sobrevida e serão aposentados agora.

    O Brasil precisa de caças é pra agora e não para daqui 4, 5 anos com entrega final em 10 anos. Parece piada. E 36 caças para um país como o Brasil?

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.