Composição de Quadros!!

Quadros são aqueles elementos que dão um “up” a mais no ambiente, trazendo aconchego e muito, mas muuuito charme!
Mas é claro que para que esse resultado ocorra eles devem ser compostos de forma correta! Para não ficar uma bagunça e tornar um incomodo ao invés de ajudar na decoração.
Então vamos às dicas que vão ajudar vocês não errarem!!

1) Temas e Tamanhos

Primeira coisa que deve ser feito é decidir qual tema serão os quadros! Por exemplo, se os quadros serão colocados em um cantinho do café, vamos colocar no tema CAFÉ… e assim por diante! Depois disso devemos definir os tamanhos e assim sua composição.

No HALL o que deve ser pensado é sempre colocar algo que chame atenção! De preferência um quadro grande, ou uma composição de quadros! Ai depende do gosto de cada um… 

Na ESCADAS o interessante é seguir a inclinação da escada.
No CORREDOR não é muito aconselhável colocar quadros grandes, pois ficará muito perto. Assim o que sugiro é fazer uma composição também!
Na SALA DE JANTAR o que fica muito interessante é centralizar um quadro do tamanho da mesa… Fica um charme! Para os mais modernos, fica muito interessante colocar quadros psicodélicos ou bem coloridos. Ou ainda a composição de quadros fica interessante também…  

Na SALA DE ESTAR o que é sugerido é colocar temas de acordo com o estilo de cada sala, se por exemplo sua sala é mais clássica, o interessante é jogar uma paisagem, mas se sua sala é mais moderna uma figura abstrata se encaixa muito bem! 

No QUARTO, os quadros ficam mais interessantes em cima da cabeceira da cama e na extensão desta. Ou podemos usar um retangular, ou fazer a nossa queridíssima composição! 

2) Iluminação nos Quadros

Essa é uma dica MUITO importante, a iluminação valoriza muito mais a decoração, colocando-a direto nos quadros gera um enfoque bem grande neles. 
O ideal é utilizar uma lâmpada dicroica 50W , com distancia de 50 a 60 cm do quadro.  

3) Disposição na Parede

Para dipor os quadros na parede, devemos levar em consideração o tamanho da parede. E lembrar que muuuuito quadro leva a uma poluição visual e pouquissimo quadro leva a um vazio, então o que deve-se buscar é o EQUILÍBRIO. 
Uma ótima forma para estudar isso é colocar papéis com fita adesiva na parede, assim você visualizará como ficará.

Algumas formas de compor os quadros:

4) Observações gerais

  • Se os quadros estiverem acima do móvel deve haver uma distância de no mínimo 25 cm;
  • O eixo do quadro ou dos quadros devem ficar na altura dos olhos;
  • Se existe um elemento maior, como por exemplo uma mesa de jantar e você quer colocar um quadro grande, é aconselhável que você centralize neste elemento, pois assim você não terá dois pontos focais em um ambiente;
  • Se quer fazer uma parede com várias fotografias, procure usar tamanhos de molduras diferentes, mas com cores semelhantes;
  • Se for colocar vários quadros em uma parede procure alinhá-los pela base, se estiverem em paredes diferentes alinhe por sua parte superior;

5) Curiosidades 

  • Quadros pequenos com alturas diferentes dão um estilo irreverente para alguém que gosta de colecionar objetos, sugere algo mais informal                                                                       DICA : Uma forma legal de organizar esse estilo é usar molduras pequenas com cores semelhantes e temática parecida. Lembre-se quadros no chão PODE e é um CHARME. 
  • Agrupar quadros com molduras e temáticas diferentes sugere algo como um espaço cultural. Fica divertido e descontraído e estimula a criatividade. 

6) Escolha das Molduras

  • Em pinturas com tons quentes o ideal é escolher uma moldura escura também, para que não haja um contraste com a imagem. 
  • O desenho da moldura deve ter relação direta com  o tema do quadro, ou seja, se o quadro é leve, a moldura também deve ser leve.
É isso aí gente!!! Bora pendurar e decorar a casa de vocês com quadros!!!!!! 
Beijosssssssss da Fabi

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.