Olá!!! Como foram de final de semana?! Tudo certo? O meu foi uma delícia… super descansei! Que delícia…
Hoje vou responder uma leitora que me fez uma pergunta sobre o porque desta expressão “pé direito” … Ai vou aproveitar a deixa e falar um pouquinho de como usar o Pé Direito Duplo. Que eu particularmente AMO! Vamos lá…
Porque essa expressão “pé direito”?
É uma exclusividade dos brasileiros esta expressão… que já era usada por arquitetos e engenheiros no período colonial para designar as estacas de madeira que sustentavam as estruturas de uma construção. Outra interpretação comum é que a expressão seria um sinônimo para “altura certa”. No sistema de medidas, um “pé” é uma unidade que corresponde a 30,48 centímetros. Nesse caso, “direito” seria usado no sentido de correto, para indicar a medida usual do solo ao teto que predominava em uma região.
Essa é a explicação para esta expressão! O comum é o pé direito ter 2,70m , mas pode ser duplicado este tamanho, assim vira-se “pé direito duplo”. O fato do forro estar afastado das pessoas ajuda a manter o calor longe.. gerando um conforto térmico ótimo!!

A sensação de amplitude é imensa… Olha que delícia que fica o ambiente! A idéia de revestir o forro com palha é bem legal também! Uma casa bem praiana…

O pé direito duplo é mais usado em ambientes sociais… como a sala de estar desta foto! Destaque para a iluminação na viga de madeira! LINDO

Sem comentários para este ambiente!!!! O pé direito duplo deu a visibilidade para o externo, trazendo-o para dentro…. MARAVILHOSO!!!

Aproveitar o telhado inclinado e fazer um ambiente é uma ideia bem bacana… sem contar que fica lindo!!!
A proposta principal do pé direito duplo é o trabalho estético e a funcionalidade… Pois é possível criar ambientes mais arejados e possibilitar o uso de maiores panos de vidro ou aberturas!
Nossa… fiquei com vontade de construir uma casa hahahhaa!! Um dia… um diaaaaaaa!!!
Beijosss!! Fiquem com Deus e tenham uma ótima semana! =***
Obrigada pela explicação.Esses ambientes que se tem visão do exterior com plantas é simplesmente magnífico.