Consultórios de Odontologia

Oiiii Galera!!! Estou muito empolgada com um novo projeto que irei começar! Um consultóriio odontológico para uma dentista lindona!! Além do projeto ser bem complexo, estou mega feliz porque a cliente é mais que especial… Por isso, hoje vou falar um pouquinho de algumas normas e leis que precisamos saber antes de começar ele!!! Vamos lá….

Todo projeto de consultório deve ser aprovado pela vigilância sanitária previamente a execução da obra. Todo consultório odontológico deve ter no mínimo 9m² dependendo de número de equipamentos.

4da96545c93d8798d84af03406058334

Deve dispor de instalações hidráulicas, elétricas ( iluminação natural ou artificial, ventilação natural ou forçada e, caso necessário, gases medicinais (oxigênio, ar comprimido e vácuo medicinal).

Ventura_Consultrio_Odontolgico_HD_20121029

Os consultórios odontológicos devem ainda possuir os seguintes ambientes de apoio:

a) Sala de espera para pacientes e acompanhantes

b) Depósito de material de limpeza (DML)

c) Sanitário(s) para pacientes e público

d) Central de material esterilizado (CME)

  • ambiente sujo – sala de lavagem e descontaminação de materiais com bancada, pia e guichê para a área limpa (sala de esterilização de material).
  • ambiente limpo – sala de preparo/esterilização/estocagem de material, com bancada para equipamentos de esterilização, armários para guarda de material e guichê para distribuição de material.
  • img_0168

Os revestimento de paredes, pisos e tetos de ambientes de áreas críticas e semicríticas devem ser resistentes à lavagem e ao uso de desinfetantes. Deve-se sempre priorizar materiais que resistam a limpeza frequente e de superfície lisa.

dsc7739

O uso de divisórias removíveis nas áreas críticas não é permitido. Entretanto, paredes pré-fabricadas podem ser usadas, desde que, quando instaladas, tenham acabamento beeem lisinho.

dece2

Para esses ambientes recomenda-se a utilização de lâmpadas fluorescentes e luminárias dotadas de refletores para melhor distribuição da luz, e aletas que impeçam a iluminação direta excessiva e possuam dispositivos antiofuscamento, obtendo-se um nível de iluminação de 15.000 lux

consultorio-odontologico-offices-vila-madalena

Devem ser instalados vários pontos de tomadas, ao longo da bancada, em quantidade suficiente para a alimentação elétrica dos diversos equipamentos do consultório. Não é permitido o uso de extensão ou “T”.

consultorio-odontologico-lumina-bauru-comercial

Para a instalação de ar condicionado, eles somente podem ser instalados nos serviços odontológicos acompanhados por um sistema de ventilação e/ou exaustão complementar, garantindo, dessa forma, a renovação de ar exterior necessária nesses ambientes.

consultorio-infantil

Devem ser instalados dentro do consultório, no mínimo, um lavatório exclusivo para a lavagem das mãos e uma pia com bancada para a lavagem do instrumental com distância compatível entre elas, ou barreira para que respingos da pia para lavagem do instrumental não contamine a de lavagem de mãos.

Quanta coisa né? Acho que depois da dica de hoje quando você for ao dentista vai começar a reparar em como funciona o consultório e ver se está tudo de acordo. HAHAHA

Espero que a dica de hoje ajude quem está pensando em construir ou reformar seu próprio consultório.

Boa sexta-feiraaaaaaa!!.
Beijos da Fabi!

2 comentários sobre “Consultórios de Odontologia

  1. Cláudia Tavares 12 de julho de 2017 13:06

    Boa tarde Fabiana! Estou querendo reformar meu consultório e gostaria de estar montando um projeto.

    • fabiana-mussi 12 de julho de 2017 14:12

      te mandei um e-mail
      bejs

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.