A importância do arquiteto

Oi gente, como vocês estão? Hoje o post é sobre a importância de ter um arquiteto desde o projeto até o fim da execução em uma obra.

Quando vamos construir ou reformar, normalmente passamos tempo sonhando com aquilo que desejamos e planejando cada detalhe para a realização daquele sonho.  Mas muitos ainda se questionam do por que contratar um arquiteto para fazer o projeto e também executa-lo.

1

O motivo é  muito simples, nós temos a função de criar a ideia do projeto que atenda o programa de necessidades de vocês  clientes, com estética, harmonia e funcionalidade. Tudo isso envolve um estudo detalhado de cada caso, que o profissional deve resolver com precisão. Quando somos contratados, deixamos de ser apenas o arquiteto, para ser, temporariamente, alguém que está dentro de sua casa entendendo suas necessidades, afim de criar um projeto que seja compatível com estas.

Não estamos limitados apenas a fazer plantas ou ‘fachadas bonitinhas’. Em nosso processo de criação  levamos em consideração o dimensionamento correto do ambiente, orientação de ventos e iluminação, normas, estudos de viabilidade econômicas e o programa de necessidades do clientes. Afinal tudo deve ser perfeito.

2

Quando estamos responsáveis pela execução de nossos projetos, fazemos todos os cálculos para que não sejam comprados materiais a mais, cuidamos para que tudo corra em um prazo pré-estabelecido e de acordo com o cronograma estipulado, o que evita que um serviço leve outro a ser refeito, e na maioria das vezes, temos nossa equipe de confiança o que também garante melhores resultados.

fernanda-marques-6-e1356630508743

A obra com projeto desenvolvido por arquiteto é mais econômica. Por exemplo: instalações elétricas e hidráulicas demandam atenção e quando são feitas sem muito cuidado, geram muitas dores de cabeça aos moradores. Com a previsão dessas instalações, feitas pelo arquiteto, problemas como esse são evitados. E

m reformas somos os responsável pela avaliação da estrutura a ser mantida e a ser removida e em obras novas, seu papel é iniciado já na escolha do terreno.

painel9

O Arquiteto também pode ser o responsável legal pela execução da obra, sendo de sua responsabilidade as sanções penais, no caso de eventuais sinistros. Em casos em que nós fomos apenas contratados para o projeto e não execução, qualquer problema relacionado a esta cai sobro o proprietário.

residencia

Espero que gostem de saber mais sobre a profissão que escolhi e tanto amo.

Boa semana a todos.
Beijos da Fabi!

9 comentários sobre “A importância do arquiteto

  1. Rita de Cassia 7 de junho de 2016 23:16

    Prezada Fabiana
    Venho acompanhando o seu blog, pois sou admiradora do seu trabalho.
    Bjus Rita

    • fabiana-mussi 20 de junho de 2016 17:48

      Obrigada querida!!!
      Bjs

  2. Mariah 8 de junho de 2016 08:44

    Bom dia.Tenho uma pergunta, contratando-se o arquiteto é necessário a contratação do engenheiro civil? qual a diferença entre esses dois profissionais? Obrigada.

    • fabiana-mussi 20 de junho de 2016 17:48

      Boa tarde Mariah…Tudo bem?
      Então, peço desculpas por não responder. Estou bem corrida mesmo… Graças a Deus! E não tive tempo de te dar uma resposta cabível.
      Mas a diferença é clara e simples…
      Nós, arquitetos, não pensamos apenas na PRATICIDADE. E sim na praticidade juntamente com uma estética e conforto agradável. Se é necessário um engenheiro? Depende muito da obra, e do projeto. Um engenheiro com ctz terá mais conhecimento em questões como hidráulica, estrutural etc.
      Porém, para um projeto ARQUITETÔNICO, você NECESSITA ter projetos complementares como proj. hidraulico, proj. estrutural etc.
      Então, nossa profissão é complementar uma a outra. Eu preciso dele, e ele precisa de mim.
      Mas é lógico, que você conhecerá muita gente que falará para você que temos a mesma função… e para contratar um engenheiro para fazer o projeto fica bem mais em conta (apenas na hora da contratação). Porque ele pensará apenas na parte prática e com o tempo isso te incomodará e aí o ” barato sairá caro”

      Bom, espero ter sido clara.
      Qualquer dúvida me coloco a disposição.
      Bjs

      • Mariah 21 de junho de 2016 08:55

        Obrigada pelo esclarecimento e sucesso sempre.

  3. Mariah 17 de junho de 2016 09:29

    Ai mogoou heim!!fiz uma pergunta e não obtive resposta, snif snif snif.

    • fabiana-mussi 20 de junho de 2016 17:51

      respondi 😉 bjs

  4. José Roberto Campos Ladeira 19 de dezembro de 2016 11:38

    Fabi, estou acessando seu blog pela primeira vez. Ótimas observações.
    Sou Arquiteto e Urbanista.
    Abs, Feliz Natal

    • fabiana-mussi 10 de janeiro de 2017 10:06

      Olá, bom dia!!!
      Fico feliz com a visita…
      Volte sempre!
      Ótimo Ano Novo para você!
      Abraços…

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.