Os contos de cada um

Atendo pessoas de tão diferentes tipos, com histórias e vivências tão diversas e fico encantada com o desejo de vida que há em todos eles. Uma das coisas que mais me encanta no meu trabalho é conhecer cada um, suas razões, compreensões, pontos de vista, angustias, medos e desejos. Poder viver junto os momentos de sofrimento e compartilhar com eles suas vitórias. Há dias que são mais duros, casos em que o sofrimento esta mais intenso, épocas em que tudo parece perdido. Mas independente do dia, situação e  paciente, é delicioso acompanhar cada desenrolar de histórias. Perceber o quanto as pessoas podem nos e se surpreender, e o melhor, para o bem.

Bion, um grande psicanalista, dizia que é muito mais fácil não ir a terapia do que o contrário, pois ir é enfrentar nossos dilemas mais profundos, perceber onde erramos e no que somos responsáveis pelas situações que estão à nossa vida. Para mim, este é um trabalho que por vezes chega a ser doloroso. Mas que conforme se desenrola pode transformar tanto, tanto a nossa vida, que chega a ser incrível. E digo isso por experiência própria, afinal também faço análise…

Algumas pessoas me perguntam se não é cansativo ouvir tantos problemas. Não acho que seja, pois não encaro assim. Entendo que é como ler um conto ou um livro. A cada sessão é uma parte ou um capítulo novo, com um pouco mais de razões, de motivos, de sentimentos que vem à tona. Claro, que há sessões em que a dor está maior, mas sofremos juntos. Assim, é doloroso, não cansativo. Mas é muito bacana ver como as coisas se desenrolam, que quando o paciente não desiste dele mesmo, quando ele faz uma aliança com a vida, com as coisas boas que existem, ele mesmo se surpreende com conquistas grandiosas. Por isso comparo a leitura de um conto, por tempos o drama esta em ação, mas conforme se desenrola as coisas mudam e tomam outro rumo. Nem sempre tudo acaba bem, contudo, pode sim ficar melhor. Talvez não exatamente como gostaríamos, mas ainda assim bem.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.