O público e o privado

Ser alguém com uma imagem pública, como atores, modelos, cantores e afins, significa não ter privacidade? Muitos responderão que não, que todos tem direito ao privado. Mas somos humanos e amamos uma fofoca, não é mesmo? Saber o que acontece na vida dos famosos, na vida do vizinho, de conhecidos e que dirá então de desafetos, é sempre divertido e se o que sabemos é algo ruim, chega a ser um deleite…

Mas da nossa intimidade, dos nossos telhados de vidro, das mancadas e erros que comentemos no meio do caminho, estes preferimos não olhar e ficamos muito mal quando alguém os vê, quanto mais quando os aponta.

Falar do problema dos outros é uma forma de não olhar para os nossos. Não ajuda em nada, mas alivia e por vezes até diverte, contudo, pode prejudicar, e muito, quem é alvo do falatório. Pois, em geral, as fofocas são aumentadas por cada um que as conta.

A atriz Carolina Dieckmann acabou de viver isto. Sua privacidade foi invadida e exposta. Ouvi comentários de que por ser atriz ela não tem que achar isto ruim, afinal já se expõe o bastante. Bom, ser atriz é o trabalho dela, o quanto se expõe depende de cada novo papel que faz. E ainda que já tivesse posado nua para alguma revista, tal exposição seria resultado de uma escolha dela. Não está nisto a diferença?

Nossos atos são vistos, sempre há alguém nos olhando e se impressionando conosco,, seja para o bem ou para o mal. Esquecemos disto com muita facilidade. E, por isso mesmo,  somos responsáveis pelas impressões que passamos. O fato de não estarmos na mídia ajuda a ficar mais protegidos, já para os famososo isso seria um previlégio.

É interessante que esquecemos que apesar da fama estamos diante de uma pessoa. E que tal como qualquer outro, ele tambem tem direito a privacidade. A ter coisas que decide expor e outras que mantêm em segredo.

O que você quer manter em segredo?

O que é só seu?

O que quer que poucos saibam?

Isto é o seu privado. Dar o mesmo direito ao outro, independente de ser ou não famoso, não é bacana?

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.