Unicesumar é referência em Data Center para a América Latina

 

Acompanhando um processo de expansão e modernização sem paralelo, a Unicesumar torna-se novamente pioneira na inovação tecnológica ao inaugurar o primeiro Data Center com a certificação da Hewlett-Packard Enterprise (HPE), uma das maiores companhias de tecnologia da informação do mundo.

O novo espaço, localizado no Bloco 11 da instituição, em Maringá, tem 250 terabytes de espaço de armazenamento, equivalente a 2.000 vezes o espaço da biblioteca da Unicesumar, que tem aproximadamente 500 mil exemplares, e tem cerca de 6 mil metros de cabos metálicos e de fibra. A nova estrutura também permitirá mais de 30 milhões de acessos simultâneos aos portais da Unicesumar nos modelos de ensino Presencial, EAD e Híbrido, sem comprometer a navegação.

O Data Center Unicesumar conta com mais de R$ 12 milhões em investimentos. Para a instalação da nova área, foram necessárias mais de 4 mil horas de execução.Com tecnologia de ponta e sistemas de última geração, tais como: Climatização de Precisão, Redundância e Geração Própria de Energia, Proteção contra Inundações, Controle de Acesso por Biometria, Robôs de backup, Storage SSD e mais de 500 servidores, o novo Data Center da Unicesumar representa um marco memorável à continuidade, disponibilidade e segurança dos sistemas de informações da instituição.

Outra novidade é o sistema de Detecção e Supressão de Incêndio Automatizada, que faz a identificação precoce de incêndio, com dispositivos instalados em toda a estrutura e que detectam possíveis incêndios na aparelhagem ou no local, antes mesmo de qualquer chama ou labaredas começarem a queimar. Isso permite que a equipe, através do monitoramento 24×7, busque a melhor solução para evitar a perda de dados e da estrutura. Ainda assim, caso aconteça algum incêndio ou propagação de chamas dentro do ambiente, o sistema de erradicação das chamas libera o gás que retira as partículas de oxigênio, eliminando em apenas 2 segundos. Este gás não é tóxico ao ser humano e não causa danos ao meio ambiente.

Durante a inauguração no último dia 20, o reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, destacou a importância do Data Center no âmbito estrutural e acadêmico da instituição: “A nova estrutura dará aos nossos alunos a possibilidade de navegar pelas nossas plataformas com mais agilidade. Também, será um espaço de visitação e aprendizagem para os nossos acadêmicos, que entrarão no mercado de trabalho tendo conhecimento do que há de mais moderno na área digital e estrutural”.

Na ocasião o presidente da Hewlett-Packard Enterprise Brasil, Ricardo Brognoli, fez palestra na Sala do Conselho, prestigiada também por diretores do Ensino Presencial e Ensino a Distância da Unicesumar, além de empresários e autoridades da área tecnológica e diretores da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing (ADVB) de Maringá, na qual o vice-reitor da Unicesumar, Wilson Matos Filho, é o presidente.

A inauguração do novo Data Center é mais uma prova das evoluções e investimentos no segmento da tecnologia feitos pela instituição. Anteriormente a Unicesumar já tinha confirmado uma parceria com o Google for Education, que representa um avanço em conectividade e autonomia para alunos e professores, especialmente os de Educação a Distância. Todas as aulas da EAD passam a ser transmitidas em full-HD, via player do Youtube embarcado no ambiente virtual de aprendizagem da Unicesumar. Além de melhorar a qualidade das imagens, a parceria possibilitará que sejam desenvolvidos conteúdos educacionais específicos pela Unicesumar e disponibilizados a todos os usuários do Google, ampliando o acesso a informações acadêmicas. “Dessa forma, a Unicesumar está preparada para dar suporte aos seus quase 100 mil alunos e ao seu plano de crescimento estratégico de atingir 180 mil alunos em 2020”, explicou o reitor Wilson de Matos Silva.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.