Todos os celulares “piratas” serão bloqueados

Os telefones celulares não legalizados, milhares de aparelhos procedentes de outros países através de contrabando, terão o funcionamento bloqueado no Brasil a partir do dia 9 de maio do próximo ano.

A decisão faz parte de um cronograma de ação fixado pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse bloqueio só não afetará os terminais exclusivos para dados, porque, de acordo com a agência, não seria possível encaminhar as mensagens informativas aos aparelhos.

O projeto piloto do bloqueio será iniciado no Distrito Federal e em Goiás no dia 22 de fevereiro de 2018 com o envio de mensagens aos usuários de celulares irregulares. A medida vale para aparelhos conhecidos como piratas, que foram habilitados a partir de 22 de fevereiro nas duas unidades federativas.

O projeto tem por objetivo coibir o uso de telefones móveis não certificados pela Anatel, com IMEI (International Mobile Equipment Identity) adulterado, clonado ou outras formas de fraude. Essa identificação do celular é um número equivalente, por exemplo, ao número de chassis de um carro. Para verificar se o seu aparelho – ou o que estiver comprando – é pirata, o consumidor deve verificar se o número que aparece na caixa, o número do adesivo e o número que aparece ao discar *#06# são os mesmos. Caso sejam diferentes, há grande possibilidade de que o aparelho seja irregular.

 

Um comentário sobre “Todos os celulares “piratas” serão bloqueados

  1. passig 26 de novembro de 2017 09:16

    Duvideodo… não conseguem nem bloquear os celulares nos presidios. E a china vai deixar??

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.