Maringaense vai viajar a pé de Maringá a Londrina

Pedro Grava

Imagine percorrer o trecho Maringá – Londrina. Tranquilo né? Mas e se essa viagem fosse a pé ? Esse é o desafio de Ayrton Ângelo da Silva Filho, 41, gerente de projetos, que há 15 anos sonha em completar esse percurso, caminhando, em um único dia.

O desafio já tem data marcada, 22 de dezembro deste ano, à meia noite. Mas até a escolha do dia tem um motivo especial. “O dia 21 de dezembro será o dia mais longo do ano, devido ao solstício de verão, onde a luz do sol irá iluminar a terra por mais tempo, assim para a minha segurança vou ser visto na estrada por mais tempo, porém, cai em uma sexta-feira, o que complica um pouco. Então escolhi o dia 22, que também será um dia longo, apenas alguns minutos de diferença do dia 21”, revela Filho.

O sonho pode ser antigo, mas a idealização, preparação e realização é recente. Em novembro de 2011 Filho tomou atitude que iria realmente realizar o desafio, no dia 30 de dezembro começou as pesquisas e preparação, com o objetivo de começar este ano fazendo atividade física.

Ano novo, vida nova e hábitos novos. “ O desafio começou com a quebra de hábitos. Eu estava obeso, muito acima do peso e com certos problemas de saúde, como diabete. Precisei mudar meus hábitos, tanto alimentares quanto rotinas de exercício”, diz Filho.

O primeiro mês a preparação foi mais leve, apenas se adaptando aos novos hábitos e leves caminhadas. Em fevereiro, Filho começou a realizar treinos com um personal. “Sozinho não iria conseguir, precisava de um especialista para preparar meus treinos e me acompanhar. Conversei com o personal e perguntei se topava o desafio de me preparar, na hora ele disse que sim”, diz Filho.

Em todo os seis meses de preparação, até agora, Filho já perdeu 20kg e gastou mais de 2 mil reais em materiais, como roupas adequadas, tênis, meia, monitor cardíaco, entre outros. “Para comprar um tênis bom e adequado, tive que descobrir qual o tipo de pisada que eu tenho, pesquisando descobri que existem três tipos diferentes. Vou comprar também uma meia especial que calça melhor o pé e melhora o atrito evitando bolhas. Muita gente pode achar frescura, mas não é, na hora realmente faz a diferença”, diz Filho.

Além do dinheiro, Filho também já gastou muito tempo se dedicando aos treinos. Já foram mais de mil quilômetros percorridos durantes todo os 124 treinos de preparação (até o dia da entrevista). O ritmo dos treinos é puxado, seis vezes por semana ele levanta às 6h30 para treinar no Bosque II, além dos “longões” uma vez por mês. “Uma pessoa normalmente caminha com uma velocidade média de 5km/h. Nos ‘longões’ que são os treinos mais longos, caminho 20 quilômetros em uma velocidade média de 7km/h. Esse tipo de treino serve para ir se acostumando com as caminhadas mais longas, e sentir melhor como vai ser realmente no dia”, diz Filho.

Para o educador físico, Alcesti Ferreira, o tempo está a favor do gerente de projetos. “Normalmente um atleta leva em média 4 meses para se preparar para uma maratona, o Ayrton vai ter um ano para essa preparação. Outro fator importante é a motivação dele, se não desistiu até agora e está seguindo a planilha de treinos elaborada por um profissional, tem grandes chances de completar o desafio”, diz Ferrreira.

Com apenas poucos meses para chegar o dia do desafio, o gerente de projetos, já planeja algumas ações para divulgar o feito e prezar pela sua segurança. Em setembro ele pretende produzir um informativo e entrar em contato com a Viapar para que o informativo seja distribuídos no dia nas praças de pedágios. Outra preocupação é com o apoio durante o percurso, desde pontos para hidratação e alimentação, para isso ele irá contar com amigos que já manifestaram o interesse em ajudar.

Se por acaso alguém estiver fazendo o percurso durante o dia 22 de dezembro e vir alguém no acostamento todo equipado e caminhando, dê uma buzinadinha de incentivo.

Veja, nos links abaixo, como está sendo o treinamento de Silva Filho para a viagem:

Para acessar o blog do treinador Luciano Andrade, clique aqui.

10 comentários sobre “Maringaense vai viajar a pé de Maringá a Londrina

  1. MILTOM 3 de novembro de 2012 12:52

    ERRADO : Se por acaso alguém estiver fazendo o percurso durante o dia 22 de dezembro e ver alguém no acostamento….
    CORRETO : Se por acaso alguém estiver fazendo o percurso durante o dia 22 de dezembro e vir alguém no acostamento…

  2. Celso 3 de novembro de 2012 13:19

    Puxa!se pudesse eu acompanharia fazer essa caminhada,pois ando todos os dias 15km faz 5 anos,meu calçado de caminhada dura somente 4 mêses.

  3. Celso 4 de novembro de 2012 4:51

    Considerando mais ou menos 110 quilômetros até Londrina e ele tem intenção de fazer em 24 horas, considerando descansos, terá que correr em um bom trecho.
    Qual o objetivo dessa caminhada…. pagamento de promessa…

    • Ayrton Silva 26 de novembro de 2012 23:24

      Olá Celso, não é promessa não! É um desafio pessoal, desejo de realizar algo que para mim é difícil! Pelo meu planejamento, devo sair de Maringá às 00h01 do dia 22/12 e devo chegar em Londrina perto das 20h. Espero não ter nenhum contra tempo sério.

  4. Cássio Marcelo 5 de novembro de 2012 15:31

    Às vezes, quando viajo de uma cidade a outra encontramos os “trecheiros”, andarilhos que percorrem quilômetros e quilômetros à pé. Certa vez, cruzando o Estado de MT, só via de ambos os lados da rodovia quilômetros de plantação de soja, mais nada e no meio desse nada um trecheiro e cerca de 50 km à frente outro, será que um dia se encontrariam na vastidão do isolamento no meio do nada?

  5. Deisi Val 19 de dezembro de 2012 8:35

    muito mais que a atitude de ter mudado os habitos de vida, para recuperar a saúde, fica o exemplo de realização de sonho!
    Te dou todo o apoio, pois atitudes como a sua, são exemplos pra gente nao esquecer nunca! Parabens Ayrton, que corra tudo como o planejado!

  6. Amilton 22 de janeiro de 2013 0:16

    Amigo
    Eu gostaria de saber como foi a sua caminhada de 110km. Onde encontro os detalhes sobre sua aventura?
    Eu e um grupo de amigos estamos nos preparando para fazer uma caminhada de 170km entre Sao Paulo e Aparecida do Norte em outubro porém em 5 dias (4 X 40km + 1 dia de 10km).
    Caso vc tenha um depoimento e queira nos presentear… por favor… ficariamos imensamente gratos.
    Parabens pela sua ousadia e coragem.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.