Ator de “Carandiru” chega a Maringá para peça na Flim

O ator e escritor cearense Gero Camilo é um dos convidados da 4ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim), que será realizada de 26 a 29 de outubro.

Gero Camilo estará presente no dia de abertura do evento com a peça teatral “Caminham Nus Empoeirados”, apresentado em conjunto com Victor Mendes.

A peça conta a história de dois atores que abandonam a companhia em que trabalhavam e seguem em dupla pela estrada, sem destino. Traz as aventuras e desventuras e demostra o amor ao teatro e a vida. Uma comédia que não deixa de ser uma crítica social, fazendo pensar sobre a sobrevivência na arte.

A proposta do teatro é de dar protagonismo a uma dupla de artistas e adquire a função simbólica de encontro de culturas, ressaltado pelos sotaques e pelo resgate de vocabulários regionalistas.

“Caminham Nus Empoeirados”, que faz parte de seu livro de contos e textos dramatúrgicos, “A Macaúba da Terra” (2002), e sugeriu uma montagem conjunta. A montagem, co-dirigido pela portuguesa Luisa Pinto, estreou em 2015 com apresentações em Portugal e depois no Brasil.

Gero Camilo fez carreira como ator antes de se consagrar na literatura, com participações nos filmes “Cidade de Deus” (2002), “Carandiru” (2003) e “Assalto ao Banco Central” (2011), e registrando participação em mais de 14 filmes. Entre livros e peças, são 11 obras da autoria de Gero Camilo. Em “A Macaúba da Terra” (2002), o escritor reúne contos, peças curtas e outros escritos com influências regionalistas, destacando-se a prosa de Guimarães Rosa e o teatro de Ariano Suassuna. O ator também se aventurou como cantor e diretor.

 A Flim

A festa deste ano está sendo organizada em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL), entidade responsável pelo Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional, e pela Bienal Internacional do Livro.

O objetivo da Flim é popularizar o livro, incentivar a leitura e aproximar escritores de leitores. Além de Gero Camilo, o evento terá a presença do publicitário e escritor José Roberto Walker, o romancista mineiro Luiz Ruffato e   músico Antônio Nóbrega.
Durante o evento, os visitantes poderão comprar livros, participar de sessões de autógrafos, debates, mesas-redondas, seminários, encontro com autores, oficinas, leituras, narrações de histórias e da programação artística. Toda a programação ficará concentrada no Centro de Convivência Comunitário Renato Celidônio, a Praça da Prefeitura.

Serviços 

Data: 26/10 às 21h

Local: Centro de Convivência Renato Celidônio (Praça da Prefeitura)

Entrada: Gratuita

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.