Vencedora do Prêmio Jabuti estará presente na FLIM 2017

Jovem promessa da literatura brasileira, Carol Rodrigues, carioca de 32 anos, estará entre os participantes da Festa Literária de Maringá 2017. A participação da autora está marcada para o dia 28 (sábado) no Auditório FLIM – na praça da Prefeitura –, com mediação de Áurea Leminski. A escritora ganhou os prêmios Jabuti e Clarice Linspector, da Fundação Biblioteca Nacional, em 2015, com seu primeiro livro: “Sem Vista para o Mar”.

Depois de participar da Festa Literária Internacional de Paraty, com a também ganhadora do Jabuti Natalia Borges Polesso, Rodrigues chega a Maringá como uma das grandes revelações da literatura nacional. Sua obra premiada reúne produções feitas durante um curso de escrita com Marcelino Freire, no Centro Cultural B_arco. Dividido em 21 contos, os textos são curtos, pouco respeitam as regras tradicionais de pontuação e lembram poesia em alguns momentos.

Em entrevista para a Folha, em 2015, ela confessa: “Neste meu primeiro livro eu estava aprendendo a escrever”; e explica a insegurança que sentia com relação a literatura. “Eu investigava as palavras, os sons, mas não sabia contar uma história com começo, meio e fim”. Ela contou também que teve os sons que ouviu no Terminal da Barra Funda, em São Paulo, como uma das inspirações para escrever – sempre de maneira intuitiva e sem traçar uma estrutura.

Formada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a escritora é mestra em Estudos de Performance, pela Universidade de Amsterdam. Atualmente reside em São Paulo, e também trabalha como roteirista e produtora cultural. Sua próxima obra deve ser lançada em breve e receberá o nome de “Os Maus Modos”.

Essa é a 4ª edição da Festa Literária de Maringá e acontece entre os dias 26 e 29 de outubro, na praça da Prefeitura. O objetivo do evento é popularizar o livro, incentivar a leitura e aproximar escritores de leitores. “Será um espaço de trocas, vivências e experiências, buscando conectar a leitura com outras manifestações artísticas, como teatro, música e cinema”, afirmou o secretário de Cultura, Rael Toffolo, em entrevista ao jornal O Diário.

Durante o evento, os visitantes poderão comprar livros, adquirir lançamentos de algumas das maiores editoras do país, participar de sessões de autógrafos, debates, mesas-redondas, seminários, encontro com autores, oficinas, leituras, narrações de histórias e da programação artística. Entre as principais atrações estão os escritores Gonçalo Tavares (26/10), Luiz Ruffato (26/10) e o músico Antonio Nóbrega (27/10).

Serviço

Carol Rodrigues

“Sem Vista para o Mar”

Mediação: Áurea Leminski

Auditório FLIM (Praça Renato Celidônio)

28/10 (Sábado) – 14h45

Entrada gratuita.

Pedro Henrique Solheid, acadêmico do 4º ano de Jornalismo da UniCesumar.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.