Tucunaré no centro de Londrina / Lago Igapó

lago Igapó é um lago criado em Londrina-PR no ano de 1959,  como uma solução para o problema da drenagem, dificultada por uma barragem natural de pedra. Inicialmente pensou-se em dinamitar a barragem, mas prevaleceu a idéia de formar um lago.

O nome Igapó vem da língua tupi, que significa transvazamento de rios. O projeto de urbanização do lago foi feito em 1970, quando se iniciou a construção de calçadas e a plantação de árvores ao redor do lago.

É um local de lazer, o lago propicia a prática de pesca e esportes náuticos, mas infelizmente o local ainda sofre com a intensa poluição urbana.

Há cerca de 20 anos, foram introduzidos peixes da Represa Capivara, como o  tucunaré amarelo e a corvina, mas o lago já habita a muito tempo espécies como tilápias, carpas, curimbatás, jacundás, lambaris, acarás, traíras entre outros.

igapó 2

Quando criança, pescava por lá com varinhas de bambu e molinetes, e já fisguei grandes tilápias, lambaris, acarás e algumas corvinas. Já o tucunaré pesquei poucas vezes, porém na última pescaria (durou 40 minutos), fisgamos três tucunarés e saímos felizes com o resultado, privilegiados em capturar os bocudos dentro da cidade!

igapó

Esses dias o amigo Douglas foi pescar de barco por lá e fisgou um grande tucunaré de 2,5kg!

douglas

Depois se aventurou desembarcado pelo barranco e acertou mais um dos grandes:

Os locais para a pesca do tucunaré no igapó são em terrenos no braço do lago, ou em toda a margem, principalmente na parte do iate clube até a barragem, nas pistas de caminhada. Se pescá-los, os devolva á vida para que outros pescadores tenham o mesmo prazer!

Um comentário sobre “Tucunaré no centro de Londrina / Lago Igapó

  1. Tupa 24 de novembro de 2014 22:01

    Acho que tem que ser assim , fisgou soltou, parabéns pela matéria e por eu saber e aprender o que significa a palavra igapó .

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.