O jejum que agrada a Deus

Jesus, em seu mais conhecido sermão, destacou três aspectos básicos da nossa espiritualidade: as esmolas, as orações e o jejum (Mateus 6:1-18). As esmolas revelam uma espiritualidade voltada para a solidariedade com o próximo; as orações, uma espiritualidade voltada para a intimidade com Deus; finalmente, o jejum, uma espiritualidade voltada para o autoconhecimento e a autodisciplina. Todas marcadas pela sinceridade de um coração devoto e pela discrição do adorador, cujo interesse é agradar exclusivamente a Deus.

Isaías foi o profeta que mais desenvolveu o tema do jejum (58:1-12). Falando em nome do Senhor, denunciou um jejum baseado unicamente em privação e sofrimento, como se Deus tivesse prazer em torturar o ser humano que criou. Também condenou os que jejuavam em desconexão com a oração e a solidariedade, eximindo-se da responsabilidade de transformar o mundo pela ética e o poder do reino de Deus. O Jejum que Deus escolheu é aquele que se priva do alimento para colocar o mesmo alimento na mesa do próximo, sobretudo quando é necessitado e oprimido.

Destes textos decorrem três importantes afirmações sobre o jejum:

1. O Jejum não pode ter um motivo pessoal, um interesse, um objetivo particular a conquistar. Não é uma espécie de greve de fome, que vise sensibilizar o Poder, para que atenda às reivindicações do que se priva de comer. Não é um reforço para a oração, como se ela se tornasse mais forte com a presença do jejum. É uma vitória sobre nós mesmos. Uma declaração de que não temos interesses ou necessidades que superem nossa carência de Deus e Sua palavra. “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4).

2. O Jejum não pode basear-se unicamente em ausência ou privação. Não pode ser simplesmente um deixar isso ou aquilo. Deve ser oportunidade de serviço e dedicação, solidariedade e fé. Se o jejum interesseiro é greve de fome, o jejum como deixar de comer é regime e contribui somente para a perda de peso. O jejum que agrada a Deus é aquele em que, ao invés de comer, o adorador dedica-se à oração ou ao exercício da misericórdia. Trata-se de uma substituição. Com o jejum declaramos ao nosso próprio corpo que as necessidades do reino e da fé são maiores que as necessidades físicas.

3. O Jejum não poder ser público, conhecido, divulgado. Não é oportunidade de autopromoção e não deve ser propagandeado. Não é indicado em tempos de festa e alegria, para não vitimizar o adorador diante dos seus pares, mas deve ser preferido em tempos de introspecção e redirecionamento, como um auxílio na descoberta de propósito e no preparo para as provas que virão. O jejum que se divulga, ainda que alegando intenções como motivação ou exemplo, deixa de ser jejum e passa a ser exibição. Deixa de ser espiritual e passa a ser carnal. Não é o jejum que Deus quer.

Perguntaram a Jesus por que seus discípulos não jejuavam. Ele respondeu que era por causa de sua presença com eles. Quando estivesse ausente, jejuariam (Marcos 2:18-20). E é por isso que jejuamos: nossa sede da presença de Jesus.

prmarcelosgomes

Pr. Marcelo Gomes

1ª Igreja PresbiterianaIndependente

Maringá

15 comentários sobre “O jejum que agrada a Deus

  1. Magda 21 de outubro de 2010 16:40

    Gostei muito desta palavra. Outro dia uma jovem estava no aniversário da minha filha e comentou que estava de jejum para refrigerante. Mais tarde vi minha filha servindo suco para a garota que conversava, se divertia, contando o dia agitado que teve e saiu de casa já de madrugada. Fiquei pensando, que jejum estranho.

  2. mauro 11 de maio de 2012 12:36

    muito obrigado pastor pois eu creio que DEUS USA AS PESSOAS PARA FALAR A ELAS E DESPERTAREM.

    mais diga so como posso saber que estou a fazer um verdadeiro jejum? e agrada a DEus?-Comentário respondido por e-mail

  3. andre santos 5 de junho de 2012 16:34

    VERDADEIRAMENTE CREIO Q O JEJUM ATIAL Ñ DEVE ESTAR AGRADANDO A DEUS; JESUS DISSE: QUEM CRER EM MIM FARA…ELE JEJOU 40DIAS E NOITES INTEGRALMENTE,HG NOS CRISTAOS JEJUAMOS DE COCA E BEBEMOS FANTA;DE CARNA E COMEMOS FRANGO;EXISTE ATE JEJUM DE NOVELA FILMES, FUTEBOL,ETC COMO IREMOS RESISTIR ASSIM;DEUS DISSE QUE DEVERIAOS DAR AO PROXIMO AQUILO QUE NAO COMER ACASO ESTAMOS FZ ASSIM?CERTAMENTE Ñ VESTIR O NU SACIAR O CEDENTO ETC.

  4. Bárbara 27 de outubro de 2012 12:50

    Muito elucidativa essa mensagem e me ajudou bastante. Sempre achei mt estranho essa questão de jejuns panfletados e em forma de barganha e sempre procurei um jejum introspectivo, era o que o meu coração me mandava fazer e assim acabava n fazendo jejuns do tipo ficar 3 horas sem comer e ir trabalhar …ou abrir u jejum e dormir e ao acordar entregar o jejum…e coisas do tipo. Tenho pouco tempo de conversão mas sempre peço a Deus discernimento , pq é tnt coisa que se prega hj q n condiz com a verdade, com o evangelho, q estejamos firmes e voltados para o alvo que é Cristo Jesus. Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia e adultos no entendimento. 1Co14.20

  5. Francisco alves 2 de dezembro de 2012 10:35

    Pois é: Já fiz vários jejuns e confesso que foram inúteis. Lendo o texto acima percebi o quanto fui egoísta e sem conhecimento bíblico em meus jejuns. Já fiquei sem assistir futebol, tomar refrigerante, ficar 5 horas por dia só tomando água e assim por diante. Por pura ignorância e má informação achava estar agradando a Deus e assim chamando sua atenção. Confesso que esse assunto dá margem a muitas interpretações e sem uma orientação devida é perda de tempo e consequentemente diminui-se a Fé.

  6. Rosimeire 24 de janeiro de 2013 11:36

    BOM DIA!Quero dizer que eu tinha duvidas sobre o jejum,muitas vezes pensei em jejuar,já jejuei sem saber o significado pra Deus.Então agora eu entendi,precisamos jejuar e orar se quisermos verdadeiramente a intimidade com o espirito santo.J jejuei e sem saber que n ão estava jejuando corretamente.Mas se também precisamos alcançar algo é na oração e fidelidade com o senhor.

  7. Alécia 15 de julho de 2013 12:29

    Agradeço ao Senhor por ter me falado através do Pr. Marcelo Gomes, que conheci através desse texto. Confesso que o jejum que praticava era completamente equivocado em sua motivação e também na minha forma de entender. Que o Senhor continue abençoando ao Pr. Marcelo Gomes, servo de Deus.

  8. Tairini 11 de março de 2014 20:23

    Eu posso jejuar pela vida de outras pessoas então!!

  9. lasaro 18 de março de 2014 10:11

    gostaria de saber jejuando quanto tempo leva para alcançar uma graça ?

  10. Marcelina Cardoso 7 de julho de 2014 17:47

    comecei na madrugada de ontem a jejuar,mas hoje acabei contando as minhas colegas na hora do almoco, que estava fazendo pk estavam a fazer muitas perguntas e eu queria que paracem e acabei falando.Sera que devo deixar de fazer o jejum? Preciso saber,eu quero agradar a Deus e a mais ninguem,mas esse sera o meu primeiro jejum, ja tentei fazer variosmas nunca os acabava…… Obrigada pela sua resposta e o seu tempo que dispensou para mim,que Deus o abencoe

  11. Rute Alves 26 de março de 2015 13:19

    pelo que eu entendi jejuar não é somente se abster da comida por um periodo de horas e sim pode tbm se abster de algo que goste de fazer no seu cotidiano e entrar em oração com Deus por um periodo de tempo seria isso tmb?

  12. amanda 2 de junho de 2015 01:43

    achei muito interresante pos nao sei se estou jejuando corretamente eu fico sem comer sem beber apenas louvando ouvindo e vendo louvores desligo a tv pra nao me desligar mas pra min se eu nao ler a palavra e nao orar parece que meu jejum, foi em vao sera ??? estou certa ou errada gostaria de uma resposta a paz do senhor a todos

  13. Luciana lima 1 de setembro de 2015 05:53

    Bom dia. Posso jejuar por meu casamento filhos problemas financeiros sentimentais causas na justiça conversão da família por alguém que não tem esse entendimento? Sem ser alimento pois fiz uma redução de estômago mais o que posso fazer em prol ao jejum qual a melhor hora? Alimentos dou ao meu próximo e as outras coisas que não forem alimentos? Que dia é melhor?

  14. Claudio 24 de maio de 2016 16:17

    Obrigado de coração mesmo…essa era realmente uma das duvidas q eu tinha e realmente ficou bem clara e exatamente dentro da palavra de Deus..
    Que a paz do Senhor seja sempre convosco

  15. Janaina 23 de agosto de 2016 13:17

    Ser Cristão hj èw extremamente complicado pq é um querendo ser mais santo é certinho que o outro e metendo o pau no outro. EU crdio sim que nao exista só jejum de comida e pode se sim fazer jejum de algi que gostamos e temos uma certa ddpendencia No meu cso Face e Snap É automativo eu olhar e se eu fazer um proposito Deus se agrada Eu estarei negando minha crne e minha vontade por ele Aprendi com o Pr Lucinho homem de Deus

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.