Porque dizemos a Paz do Senhor?

Quero comentar um pouco sobre um costume que nós cristãos temos, que é o de cumprimentar os outros dizendo: “A paz do Senhor”. Existem costumes que não são bons mantermos. Lá em Isáias capítulo 1 do versículo 11 ao 14, Deus fala que está cansado de ver o povo fazer da forma que estava fazendo, pois aquilo era apenas um costume deles, e que não era de coração. (Leia aqui)

Mas não entrando em mérito de aceitação de Deus, mas quero me reter a esse nosso costume, que particularmente acho muito bom, o de cumprimentar nossos irmãos e irmãs em Cristo, desejando-lhes “A paz do Senhor”.

Quero junto com você entender a diferença entre a paz do homem e a paz de Deus.

O Dicionário define a paz como a ausência de uma guerra, como um estado de não estar passando por problemas. Essa é a paz do homem.

Se eu não estou enfrentando problema, eu tenho paz. Se não tem ninguém me importunando, eu tenho paz. Se eu não tenho nada com que me preocupar, então eu tenho paz, e tantos outros motivos.

Agora quero que entendamos como que a Bíblia define a paz de Deus.

Em primeiro lugar em Filipenses 4:7a diz: “A paz de Deus, que excede todo o entendimento”. Dai você me pergunta: porque a Bíblia diz que a paz de Deus excede todo entendimento?

Lá em 1 Coríntios 1:21 diz: “Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus”. Não podemos querer entender as coisas de Deus (espirituais) com as coisas naturais (carnais), não tem como.

Então quando a Bíblia diz que a paz de Deus excede todo entendimento, não tem como querer entendê-la com a compreenssão humana. Dai você me pergunta: porque você está dizendo isso?

Em Lucas 8 do versículo 22 a 25 nos conta um fato em que Jesus e seus discípulos estavam em um barco, e no meio do mar veio uma tempestade, com as ondas bravas, com ventos fortes, e imagino o desespero dos discípulos ao ver essa cena. No meio desse tumulto eles não sabendo mais o que fariam, quiseram saber o que Jesus pensava a respeito, foi quando eles deram em conta uma outra cena mais inusitada ainda, Jesus estava dormindo. Isso mesmo, Jesus estava dormindo.

Conseguem enchergar a paz de Deus ai? E eu te faço outra pergunta: Onde está a “lógica humana” ai? Se é que existe! Por isso que a Bíblia diz que a paz de Deus excede todo entendimento. Pois quando, pela nossa lógica, pensamos que a única saída é o suicídio, é o assasinato, é a loucura, e etc, é que entra a paz de Deus.

Como disse, a paz do homem é a ausência de algo ruim, mas a paz de Deus, que excede todo entendimento, é ter paz no meio das coisas ruins.

Deixa eu te perguntar: Por acaso você conhece alguêm nesse mundo que não enfrenta e/ou passa por dificuldades? Se você conhece, me apresente, pois eu não conheci e não conheço.

Pois se a paz do homem é não passar por coisas ruins e etc, então poderia dizer que para nós é algo aparentemente impossível, correto?

Mas agora vamos nos reter um pouco mais na paz de Deus.

Ja falamos que a paz de Deus é ter paz no meio das coisas ruins. Um outro texto bíblico que sustenta essa idéia é a de João 16:33b: “No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

Nesse texto entendemos exatamente a situação real do mundo “aflições”, e vemos também muito claro a paz de Deus, “mas tende bom ânimo, Eu (Jesus) venci o mundo”.

Então esse é o motivo pelo qual desejamos as pessoas “A paz do Senhor”.

Nós não temos paz para dar, somente Jesus tem a verdadeira paz.

Dai alguém pergunta: Mas Junior, uma Igreja fala a paz de Deus, outra fala a paz do Senhor, etc, qual é o correto?

Você crê no mesmo que eu, que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são a mesma pessoa? E que Eles formam a Trindade Santa?

Se você crê no mesmo que eu, então não importa se você fala a paz de Deus, a paz do Senhor, a paz de Cristo, a paz de Jesus ou a paz do Espírito Santo, pois estamos falando da mesma pessoa e da mesma paz.

Então eu desejo a todos que estão lendo essa matéria que a paz do Senhor Jesus inunde a sua vida, e que Ele te ajude a vencer as aflições desse mundo.

por Presb. Claudio S. Junior-
2ª Igreja Presbiteriana Renovada Maringá

24 comentários sobre “Porque dizemos a Paz do Senhor?

  1. vailton pereira tavares 16 de janeiro de 2014 18:12

    li ,sua materia e fiquei feliz pois sou da mesma denominação sua, aqui em presidente e apesar de ter ja un tempo de evangelico, ainda me puseram num canto sobre esse nosso modo de cumprimentar(paz do Senhor ou paz de Deus um membro de outra denominação)agora ja estou esclarecido Que a paz do senhor, nosso Deus venha lhes abrilhantar cada vez mais com bençãos de saboria meu irmao

  2. Jerry Saturnino 5 de junho de 2014 18:49

    Maravilhosa a revelação que Deus te dá amado, continue na busca, e que a paz do Messias esteja convosco para todo o sempre. Amém.

  3. adirlei 18 de novembro de 2014 14:20

    Quando saudamos com a paz do Senhor estamos ministrando uma benção à pessoa saudada. Se o Senhor
    é o único que tem possui a paz verdadeira, eu vou saudar com a paz de quem? Imagina o irmão passando por mim eu o saudaria com o que? A maldição do capeta?
    Lógico que seria somente com a Paz do Senhor. Deixemos de ser meninos que parem de dar atenção a mitos e genealogias intermináveis, que causam discórdias em lugar de propagarem a obra de Deus, que tem como fundamento a fé. I Tim.1:4

  4. Cris 9 de dezembro de 2014 01:32

    Que lindo!!!

  5. Fabio jr. 17 de dezembro de 2014 18:43

    Me diz aonde faz doação de ‪#‎paz‬, porque hoje meu coração esta transbordando.

    (João 16:33 Filipenses 4:6-7 João 14:27)

  6. joselito Moreira barros 21 de setembro de 2015 13:03

    Parabéns muito gratificante falar da palavra de deus

  7. Marcelo 31 de outubro de 2015 12:40

    Ola.
    A trindade sequinifica 3 (três)
    Não se pode dizar que
    Cristo e Deus
    Que o espírito santo também e Deus.
    Cristo somente teria PAZ se Deus lhe dese a paz.
    Ou seja a a PAZ de DEUS esta em 1* LUGAR.
    Nem seu próprio filho teria paz se ela não vinhece de Deus. (Deus o único)
    O primeiro e ultimo. O Omega o Alfa.
    O principio o fim.

    Seria então mais Coerente dar a Paz de Deus.
    Mais como dizia Salomão: tenho várias esposas (mais UMA e minha pomba onde me comprazo)
    Conclusão: Igrejas são iqual as esposas de Salomão a que mais lhe a gradar caíra sobre ela o direito de ser chamada de MINHA POMBA.
    (Isto que digo e espiritual, que e espiritual que entenda). Marcelo*

  8. Raimundo 6 de janeiro de 2016 12:05

    Estudo muito bom

  9. Raimundo 6 de janeiro de 2016 12:07

    Muito rico esse ensinamento

  10. Raphael 15 de março de 2016 12:32

    No princípio era o Verbo, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Resumindo: Ele é o próprio Deus, mais se preferir pode chamá-lo de: Senhor, Jesus, Pai, Cristo, Espírito Santo, Mestre, Rei dos Reis, Messias, o Eu Sou, Deus!

  11. Pb.josezito 19 de março de 2016 13:00

    Muito bom esse assunto me ajudou muito ,que Deus continue te abençoando meu querido.

  12. Valdeir 12 de maio de 2016 15:02

    ❤❤ Deus 

  13. Valdeir 12 de maio de 2016 15:02

    ❤❤ Deus 

  14. Marcos 21 de maio de 2016 15:58

    A Paz De Deus a todos (a)…
    Lendo esse artigo sobre a Saudação.
    Eu tenho algo para contar a vocês, a saudação correta é a Paz De Deus…
    Estava eu conversando com alguém, e logo chegou outra pessoa e saudou com a A Paz Do Senhor, a pessoa que estava comigo devolveu a Paz Do Senhor, e mim saudou e respondi Amem, como a doutrina do nosso Senhor Jesus Cristo juntamente com os apóstolos de Cristos manda saudar (Paulo e etc.). Depois que ficamos sozinhos novamente a pessoa mim fez a seguinte pergunta, porque você respondeu amem? E não A paz do Senhor, no momento não tive resposta, fui embora triste.
    Fui embora orar e buscar de Deus a resposta de Deus, e foi mim dado a revelação pelo Espírito Santo de Deus, qual é a seguinte: se você tem uma ferramenta em sua casa, logo não precisara de outra igual, porque você já tem uma podemos precisar de outra que ainda não temos correto?
    Então quando passamos pelas águas do Santo Batismo, recebemos A Paz do nosso Senhor Jesus, temos ela todo momento em nossa vida, agora sim precisamos todo o dia da Paz do nosso Deus vivo o Deus de Abrão, Isa que e Jacó. Pois o próprio salmista disse:
    (Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.
    Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada; já tem armado o seu arco, e está aparelhado.
    Salmos 7:11,12).

    Então Cristo como nosso intercessor, intercede todos os dias por nos o Deus, para que haja a paz de Deus sobre o povo, se não fosse por Cristo seriamos só o pó, já tínhamos sido exterminando por Deus pela sua ira.
    (Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:
    Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e da do Senhor Jesus Cristo. Filipenses 1:1, 2.
    Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,
    A Timóteo meu verdadeiro filho na fé: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.
    1 Timóteo 1:1,2.
    Deus vem em primeiro lugar, Devemos saudar com a paz de Deus primeiro e a outra parte sela com amem, ou seja, recebe a paz, pois se eu venho ate você eu te saúdo eu te comprimento e você o recebe. E porque amem e não respondemos a mesma coisa.
    (A Paz Do Senhor ) Senhores existem vários , Senhores e tipos… Senhor João , Senhor Joaquim e etc, esse Senhores não pode nos dar a paz, agora… A paz da parte de Deus nosso Pai, e da de Cristo Jesus, nosso Senhor.
    Espero ter ficado claro a todos os irmãos, que A paz De Deus em Cristo Jesus esteja com todos (a).

  15. Braian 30 de agosto de 2016 18:26

    Muito bom. Parabéns pelo texto, aprendi bastante.

  16. Kezia 19 de outubro de 2016 01:04

    Marcos, Em Deuteronômio 6:4 diz o seguinte: Ouve Israel, o Senhor, nosso Deus,é o único Senhor.
    Exitem vários senhores mas Senhor existe um só e ele é Deus!
    Amado, Em Romanos 14 o apóstolo Paulo nos ensina que não devemos por pedra de tropeço para nossos irmãos, que não devemos nos condenar naquilo que aprovamos. Não devemos julgar os costumes de outros irmãos em Cristo.
    A Bíblia fala para saudarmos uns aos outros e não impõe em momento algum uma forma correta ou incorreta de como saudar e de como receber a saudação.

  17. Lucas 3 de novembro de 2016 23:53

    Gente se não gosto ore para que DEUS mostre a verdade para nós não deem suas opiniões de maneira que deixe as pessoas confusas do que importa como se fala Jesus,o Espirito Santo nos ama ,o Pai nos ama e DEUS NOS AMA, nos não somos servos ? Servos de quem? De Deus nosso senhor.
    Então a paz de nosso senhor e por favor parem de brigar por coisas simples vcs não estão pregando a paz? Então me falem quem se alegra nessa bagunça DEUS nosso SENHOR ou os nossos inimigos ?
    Deus os abençoe e nos de capacidade para entender sua grandeza.

  18. Eliane Santos 3 de dezembro de 2016 12:03

    Porque, que só dão a paz quando somos membros de alguma igreja??? E quando por algum motivo saímos simples nos cumprimentam com um: Oi, ei… queria entender isso é só pra membros????

  19. Elian Alves Xavier 30 de dezembro de 2016 13:05

    Cheguei esse textos por uma curiosidade. Uma irmã hoje passou por mim e ao hives de me dá a paz me seu bom dia…Fiquei curiosa em saber pq essa irmã se negou me dá a paz…Sua leitura me deixou esclarecida . Gostei muito … Obrigado por esclarecer o significado dá paz do senhor… Amém..

  20. Rose 28 de janeiro de 2017 23:57

    Paz do Senhor Jesus.
    Muito bom o estudo. Me ajudou muito. Que Deus continue te abençoando.

  21. ana elizabeth 29 de janeiro de 2017 14:23

    amei o comentario e mim senti aliviada poia o pastor da igreja que faço parte veio dizer a igreja que uma pessoa que esta em dicplina não pode sauda os irmãos com a paz do senhor porque pelo fato dela seta diciplinada ela não tem a paz pra dar.gostaria que o senhor claudio junior mim esclarecesse essa questão.pois estou em diciplina e tou muito mal ao ponto de deixa jesus ja que o pastor diz que não tenho paz.

  22. Francisco 20 de fevereiro de 2017 08:14

    Ana Elisabeth ele não tem a capacidade de dizer que você não tem paz por causa disto e daquilo, mesmo em aflições busque mos a paz. Deus é a paz

  23. jose carlos martins 15 de abril de 2017 03:59

    b dia sou católico
    gostaria de saber porque os evangélicos so comprimentam entre si com a paz do senhor
    pois tenho amigo evangélicos
    que tem coragem de fazer este gesto perto de mim
    e falar assim comigo
    tudo certo????
    pra mim esse gesto particularmente q vcs usam .E suberbia orgulho exclusivamente pra dizer .que sao os d Deus
    quando Cristo aparecia para os seus discípulos ele dizia
    A PAZ ESTEJA COM VCS
    e ali estava Judas que o traiu
    pedro que negou ele dirigiu a paz pda todos
    pensse nisso e tenha uma ótima paz pra vc
    abraços

  24. Jefferson de Jesus 13 de junho de 2017 17:38

    Bom e objetivo. Que Deus continue te abençoando!

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.