Deus não existe – Pastor desafia ateus a provarem cientificamente

Rubens Teixeira(foto), pastor da Assembleia de Deus e doutor em economia no Brasil, responde mediante a respostas de ateus pela internet acerca de suas polêmicas perguntas “Você é ateu? Se você é ateu, então você me prove cientificamente que Deus não existe,” em entrevista postada em seu site.

Ele falou sobre a importância do conhecimento da Bíblia e o criacionismo.

Um vídeo publicado em resposta ao pastor, mostrou o depoimento de um ateu contra o pastor, argumentando que os ateus não veem motivo para acreditar em um Deus, e por isso não há motivo de provar que Deus não existe.

Rubens já havia afirmado na época que “nenhum deles conseguiram me provar até hoje.”

O Pastor foi criticado e acusado de usar falácias de “apelo à autoridade” ao dizer de suas formações acadêmicas. Em sua reposta, Rubens faz questão de mostrar sua carreira acadêmica e prêmios que tem recebido por suas pesquisas e estudos em sua área de formação, concordando “que a importância de quem fala é importante para o seu argumento.”

“Quando alguém está doente, ele pede explicação ao médico. Quando alguém tem um problema jurídico ela pergunta ao advogado,” argumentou ele.

Rubens condenou aqueles que criticam a Bíblia sem ter um conhecimento adequado de seu conteúdo.

“Alguém tentar falar sobre a Bíblia sem conhecê-la é uma espécie de loucura. É como você querer ensinar alguém a fazer cirurgia cardíaca se você nunca frequentou uma aula de um curso de medicina. Eu não consigo entender como uma pessoa ousa falar daquilo que ela não conhece,” disse.

Rubens sustentou que “Muitas coisas que a Bíblia dizia, a ciência descobriu depois. Muitas coisas na Bíblia a ciência não comprovou que existe, mas também não provou o contrário.”

Ele exemplificou que na Idade Média, quando se pensava que a Terra era plana, a Bíblia já mostrava o conceito de uma terra esférica no livro de Isaías 22, que diz “Deus se assenta sobre o globo da terra.”

“Na época a ciência entendia que era plana, contraditório com o que dizia a Bíblia. Todavia, depois descobriu-se que a Terra tinha a forma arredondada como tem.”

Rubens ressaltou a importância do respeito quanto ao conhecimento das Escrituras, relembrando a sua estada em outros países, em que ele ouviu pessoas de outras religiões fazendo citações da Bíblia como referência.

“Se essas pessoas que são de lá, e citam a referência bíblica como pode alguém que não tem noção do que está falando criticar a Bíblia. Fica difícil você querer conversar sobre a Bíblia e debater com quem não a conhece.”

Para responder a uma das críticas ateístas apresentadas, dizendo que a teologia não é ciência, ele defende, mencionando que há Universidades criacionistas no Brasil.

“O MEC reconhece que a teologia é uma ciência. Por isso tem esses níveis de graduação,” citando a Pontifícia Universidade Católica e o Mackenzie como exemplos.

Ele questionou a o ensino escolar baseado no evolucionismo, argumentando que, “Não há prova cabal de que o homem veio do macaco. Então eu acho que deveria abrir espaço para um debate do criacionismo.”

“O criacionismo é uma convicção que entende que Deus criou as coisas como elas são. Um animal não virou outro animal é lógico que a evolução aconteceu e acontece, mas não acredito é que um ser deu origem a outro. Eu acredito que Deus criou o homem da forma que ele é.”

“Eu nunca encontrei nada que contrariasse a Bíblia.”

Fonte: Christian Post / Redação CPAD News-post inforgospel.com.br

51 comentários sobre “Deus não existe – Pastor desafia ateus a provarem cientificamente

  1. Douglas Carneiro 11 de março de 2011 10:33

    Acredito que o pastor não deveria se preocupar com que ateus dizem a respeito de Deus. É uma posição pessoal destes intelectuais, desde o Biólogo inglês Richard Dawkins autor: de Deus: um delirio, até o biólogo cristão Allister Macwright, me corrijam se estiver equivocado. Acredito que ponderamento neste tipo de debate é sempre importante!

  2. Chaves Junior 11 de março de 2011 14:17

    Pergunta desonesta, já que é impossível se provar a existência de qualquer coisa metafísica. E quem afirma que algo existe é que deve provar, não o contrário.

    Não me admira um pastor usar esse tipo de argumento, o intuíto dele não é debater com pessoas inteligentes, mas sim tentar ridicularizar o argumento lógico perante os que não se utilizam da lógica ao tentar entender o mundo.

    Bom, eu desafio o pastor a provar científicamente (portanto sem recorrer á bíblia) que exista qualquer espécie de deus antropomorfizado.

  3. hound 11 de março de 2011 14:30

    se deus não existe, não há o que provar.
    é o mesmo que querer provar que tio patinhas não existe.

    Entendeu ou ficou difícil??

    cabe a VC provar cientificamente que o tio patinhas existe.

  4. Rafael 11 de março de 2011 15:23

    Na Idade Média apenas uma parte da Europa acreditava que a Terra era plana, os gregos sabiam que Terra era um geóide desde seus tempos clássicos, ou seja, muito antes do cristianismo existir.
    Eu não sei como provar que Saci não existe, logo Saci existe!! segundo o pastor essa é a lógica. O mesmo vale pra todos os deuses.
    A lógica é provar que algo exista e não o contrário.

  5. emanuel 12 de março de 2011 10:19

    é impossivel provar que algo NÂO existe.
    cabe ao pastor provar que existe, mas ele não pode, pois Deus existe independente de querermos ou não
    é idiotice querer este tipo de discussão, devemos sim fazer TODO o Bem a nosso alcance, não ineressa sermos ateus ou religiosos, só o amor4 ao proximo conta.
    conheço ateus mais benevolentes e caridosos que muitos “crentes” que se acham superiores, pois já estão salvos e andam atras de uma grande mascara de orgulho, pra mim isto é ir exatamente contra o que as religioes ensinam.

  6. Ramon 12 de março de 2011 12:40

    Isso é um tipo de falácia velha,provar o que é inexistente,se alguém é ateu e tiver razão em sua afirmação de que Deus não existe,este não poderá ser provado,por que não se pode provar o que é inexistente.

    Jogar o ônus da prova nas mãos de ateus,é a mesma coisa que eu afirmar que existam duendes no meu jardim e exigir ao cético que me prove o contrário,ou seja,absurdo.

    mas de cara podemos perceber o quanto o pastor entende de evolução nessa passagem “Não há prova cabal de que o homem veio do macaco. Então eu acho que deveria abrir espaço para um debate do criacionismo.”

    uma afirmação que só realiza em base da ignorância de outras pessoas no assunto,pois alguém que tem o conheciemento básico sobre evolução sabe que o homem não veio do macaco,logo não vejo motivos para aceitar um debate com alguém com um conhecimento parco sobre evolução.

  7. Leandro 12 de março de 2011 15:48

    Saudações ateias!
    Pedir para provar que não existe esta ou aquela divindade é uma prova de ingenuidade filosófica capaz de contrabalançar o peso de qualquer diploma!
    Todos os humanos minimamente versados em Filosofia e Lógica sabem que:
    “Algo que não existe não pode deixar PROVAS de sua não-existência”
    Será que o autorreferido pastor-doutor consegue provar a inexistência do bule celeste invisível que flutua entre as órbitas de Marte e Saturno? Ou, talvez, possa provar a inexistência do Monstro de Espaguete Voador?
    Claro que não pode!
    Mas isso não nos levaria a supor a EXISTÊNCIA de semelhantes seres, não é mesmo?
    Não podemos provar a inexistência de nenhuma coisa. É quem afirma sua EXISTÊNCIA que nos deve convencer da veracidade de sua alegação.
    Não existe ateísmo absoluto: negação de toda e qualquer forma de divindade que possa existir. Seria intelectualmente temeroso assumir tal posição.
    Todo ateísmo faz referência a algum “deus” já proposto por alguém que não conseguiu convencer-nos. É a esse alguém, que reivindica autoridade sobre os assuntos divinos, que cabe “provar” o que quer que ele afirme “conhecer tão profundamente”!
    Para qualquer afirmação, vale a regra sagrada do Direito romano:
    “Actore onus probandi incumbit”

  8. Leandro 12 de março de 2011 15:58

    Esqueci de adicionar:

    Pode alguém fornecer provas de que:

    → o homem veio do barro?
    → a mulher veio de uma costela?
    → existe algum ser mítico que vive no céu?

    Se não pode provar, não deve ficar exigindo que os outros provem o que pensam!

  9. vezes7 12 de março de 2011 16:51

    Leandro, só com parábola para te ensinar:

    Era uma vez um barbeiro ateu que achava que Deus não existia. Um cliente ouvindo isso deixou seus cabelos e barbas crescerem, foi até o barbeiro e disse:

    – Eu não acredito em barbeiro, porque meu cabelo e barba estão grandes e não param de crescer, por isso não acredito que você exista.

    O barbeiro disse:

    – Como assim? Você não me conhece nem acredita que possa cortar seu cabelo por que você nunca me procurou.

    O cliente disse:

    – A mesma coisa com Deus! Como você diz que Ele não existe, sendo que nunca o procurou? Tolo, não fale o que não sabe!

    O barbeiro ficou com cara de “tacho”, pois seu coração estava endurecido e sabia que o vazio que sentia nada poderia preencher.

    Se você acha que vai morrer e virar comida de vermes, isso é sua prerrogativa, mas não seja estúpido em dizer que Deus não existe e que surgimos de uma explosão, e somos descendentes dos macacos. Já viu um ser humano saindo de um zoológico, tirando os pelos do corpo e dizendo: demorou, mas não sou mais um chipanzé, agora sou ser humano? Isso é a maior piada que já ouvi.

    Pq não pegou um macaco no parque e esperou virar um bebe? Pq usou o método que Deus criou para gerar um filho? Sem comentários…

    Não precisamos provar que Deus existe, pois para uma geração inteligente, isso é óbvio, até um tolo (que não era ateu, pesquise sobre isso) inventar a teoria da evolução que mais para frente serviria de argumento para ateus estúpidos e sem perspectiva. Não é pq vc não acredita em inferno que quer dizer que vc não vai para lá depois de morrer!

    Lembre-se: o que não existe não carece de argumentos, como vc faz em seu twitter 24h por dia. Se argumenta tanto é pq não tem certeza. Vira homem e antes de falar busque a Deus para ver se realmente Ele não existe.

  10. Mazo 13 de março de 2011 00:37

    Confuso o último parágrafo do professor! Primeiro afirma o conceito do criacionismo ou seja Deus criou as “coisas” como são, coisas no caso os seres vivos.
    Depois afirma que os seres vivos evoluíram e evoluem = Se Deus criou as coisas como são, exatamente como são, então as “coisas” não evoluirão e continuam sem evoluir.( evolucionismo)
    Em seguida nos diz que um animal não se originou de outro animal (evolução) mas que os seres vivos evoluíram e continuam a evoluir. o que é contraditório, não acha?
    Finaliza fundamentado na palavra do Gêneses – Deus criou o homem como ele é. ( criacionismo).
    Parece que o nosso professor está procurando conciliar o criacionismo com o evolucionismo que também é uma questão de fé, até hoje não se provou, e não se demonstrou nada vivo que evoluísse.
    O mestre ao afirmar que “coisas” evoluíram e evoluem poderia nos mostrar alguns exemplos! ou seria uma questão de fé, assim como a teoria evolucionista e criacionista.
    Em relação a Deus ter criado o homem como ele é, o criacionismo de Deus só se refere ao homem, sem evolução, e aos outros seres vivos com evolução, como afirma em parágrafo citado anteriormente?

    * O que me convence na crença em Deus é a realidade material, qúimica, física, biolôgica, e neste conhecimento visível me equilibro com os ateus e posso rebatê-los com os mesmos argumentos que eles não podem explicar. Quando eles dizem: É o acaso! eu afirmo: Há um timoneiro!
    Não tem como persuadir um ateu espiritualmente, mas materialmente é possível e a ciência tem convertido muitos com o conhecimento.

  11. Diêgo Damohill 23 de março de 2011 23:15

    O óbvio é que não se pode provar que algo não existe, o certo seria provar que aquele algo exista, o que não ocorre.

    Dicas:
    – A Bíblia também mostrava um versículo que dizia que a terra era sustentada por elefante e tartarugas.

    O Big Bang é um fato, negue o pastor ou não. Se quiser posso indicar alguns livros de mecanica quantica, ou relatividade geral, ou teoria das cordas, ou todos de uma vez.

    “Não há prova cabal de que o homem veio do macaco. Então eu acho que deveria abrir espaço para um debate do criacionismo.”

    Projeto genoma está aí pra isso.

  12. Dan 15 de abril de 2011 16:42

    Eu quero ver ele provar cientificamente que Deus existe.
    Será que ele acha que a terra tem 6 mil anos também?
    Eu quero também que ele mim prove que Zeus não existe.

  13. Luiz Santos 24 de abril de 2011 01:01

    Leandro, voce está completamente equivocado. Na verdade, nada neste mundo pode ser cientificamente provado, por alguns simples fatores: 1- Tudo na ciencia é relativo e nao há nada definitivo. Ou seja, nao ha verdades absolutas. Quer um exemplo? Prove cientificamente a existencia da ciencia? Bom, a ciencia baseia-se em suposiçoes, observaçoes e em muitos casos teoria, pois bem, uma teoria pode ser aceita, jamais provada, caso contrario pasaria a ser uma lei. Uma das principais bases da ciencia atualmente sao a Teoria da Relatividade, do Evolucionismo e do Big Bang, todas, apresentam “evidencias”, mas nao provas definitivas de que estao corretas, logo, sao tidas como teoria, até que se possa prova-las cientificamente. Há um outro grande problema com a ciencia, nao há maneira de provar-se cientificamente falando a existencia da ciencia, quer mais? Voce sabia que cientificamente falando, nao há como provar a existencia da bondade, maldade, da matemática, da anti-matéria, da inexistencia ou da existencia? Porque todas, digo, todas as “provas” dessas coisas, sao baseadas em “teorias” e como tal, podem ser contestadas. Ou seja, hoje tanto os que acreditam em Deus como os que nao acreditam, apresentam basicamente os mesmos “argumentos” para difundirem os deus ideiais, ou seja, tudo sao “teorias” , “suposiçoes” ou “evidencias”, que podem serem contestadas por qualquer das partes. Voce para afirmar que algo EXISTE ou NAO EXISTE , voce obrigatoriamente terá que provar a EXISTENCIA ou a INEXISTENCIA.
    Cientificamente falando, nao há como provar a INEXISTENCIA ou EXISTENCIA de nenhum desses “fenomenos”.

  14. Luiz Santos 24 de abril de 2011 01:18

    Diêgo Damohill ,
    O Big Bang nao é “fato”, caso contrario, nao seria tido como uma teoria, se voce nao sabe o que significa uma “teoria”, entao aconselho que volte para a escola ou busque um bom dicionario. A teoria das cordas, nao passa disso, uma teoria, que poderá ser dismistificada no futuro, assim como a do big bang ou mesmo o Deus cristao (eu acredito que Deus é muito mais que o Deus da biblia). Outra, nao invente historias, em nenhum versiculo a biblia afirma que o mundo é sustentado por elefantes, se nao se da o trabalho de ler, nao invente (nao sou religioso). Criacionismo e Evolucionismo nao sao provas absolutas, sao apenas teorias, sendo assim, nenhuma das partes tem provas cabais. De novo, nao se “prova” nada com “relatividade geral” (sério que vc quer apresentar algo “relativo” como denitivo?), ou com “teorias”. O unico que se pode fazer, é tentar convencer uma maioria da comunidade cientifica ou pessoas em questao, e debate-las. Afirmar, com 100% de segurança é impossivel. De novo, repito: O ateu nao pode afirmar que Deus nao existe até que prove que a EXISTENCIA existe. Porque todas as “provas” da existencia, sao até hoje, baseadas em teorias ou pensamentos “racionais”, do tipo: “Penso, logo existo” (isso nao prova a existencia de ninguem nem de nada). Questionar é muito fácil, o difícil é responder: Aí vai umas perguntinhas: A existencia existe? Prove! A inexistencia existe! A existencia da existencia é possivel sem a inexistencia? Prove! É possivel provar a existencia da ciencia cientificamente? Prove! Deus existe? Prove! Deus nao existe? Prove! O amor existe? Prove! A maldade existe? Prove! Cientificamente falando, a matemática existe? Entao prove! Se na ciencia tudo tem inicio, meio e fim, por que a mesma aceita a existencia do infinito? Em resume: Os crentes ACEITAM a existencia de Deus, e os ateus ACEITAM a inexistencia de Deus. Porque nenhuma das partes pode provar a EXISTENCIA ou INEXISTENCIA de nada! Aliás, o nada existe? 😀

  15. Mazo 30 de abril de 2011 07:24

    Diego Damohill
    Apresente o versículo bíblico que afirma que a terra é sustentada por elefantes ou tartarugas? Não conheço este versículo e conheço bem pouco da bíblia.
    Teoria do big bang é realmente um fato, mas um fato teórico como você mesmo afirma baseado em livros e outras teorias que mudam conforme os tempos. Não estou afirmando contra a teoria do big bang, realmente a teoria existe e para os crentes e não crentes é claro que de alguma forma começou, pode ser pelo big bang ou por alguma nova teoria.
    No gênese diz: Haja luz! Um tipo de big bang com certeza!

  16. Mazo 30 de abril de 2011 07:49

    Dan
    Onde a bíblia afirma que a terra tem 6.000 anos? Se você ouviu esta afirmação em algum lugar não deve ser na bíblia.
    A nossa bíblia tem um gênese que fala de nossa humanidade, da criação do homem e da formação deste homem, de maneira simples que todos entendem. Quando diz que o homem foi criado do barro é uma maneira simples de dizer que o homem é constituído dos elementos da terra.
    Carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fosfato, enxofre e outros elementos em menor escala é o que forma o homem. A bíblia está errada? Não!
    O tempo de D’us é diferente do tempo dos homens. Quando diz que D’us formou a Terra em seis dias e no sétimo descansou não quer dizer que D’us trabalhou como um humano e ficou cansado. Significa uma divisão de sete períodos para a formação planetária.
    Se Dan sair da órbita do planeta perderá o sentido de dia e noite entende!

  17. Claudio Ouriques 9 de maio de 2011 00:40

    Salmos 90:4 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
    2Pedro 3:8 Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.

    Genesis 2.
    1 Assim foram acabados os céus e a terra, com todo o seu exército.
    2 Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera.

    Logo está na biblia os 6.000 anos.

    Cabeção. Não fale se não sabe.

  18. inforgospel.com 17 de maio de 2011 22:15

    Não vamos publicar o seu comentário Gustavo, você sabe porque, não precisa dizer nada. OK…
    Que a Paz do Senhor esteja em seu coração, quem sabe um outro comentário, sem estas palavras publicaremos.

  19. Alucard 19 de maio de 2011 15:27

    Não vai por que sabe que tudo que eu falei é verdade.

  20. Alucard 21 de maio de 2011 11:54

    O mundo vai acabar hoje as 18 horas aqueles safados que roubaram dinheiro do povo tem que pedir perdão. Se não vai descer. rsrs

  21. Pedro Cabral Cavalcanti 28 de junho de 2011 11:35

    O problema não está na crença da existência ou não de Deus, pois se existimos é porque algo nos criou. O problema está na NATUREZA do criador. O Universo é INFINITO, portanto, nada pode criar o Infinito, uma vez que nada pode ser maior que ele. Então só nos resta uma alternativa: O próprio Universo é o criador. Mas para isso ele deve ser um CAMPO INFINITO DE ENERGIA (e cada dia se prova isso cientificamente). Uma Energia regida por uma linguagem matemática, logo INTELIGENTE, mas não Consciente, pois não faz sentido a existência de um ser que não conhece sua própria dimensão, já que é infinito (pelo menos, segundo Huberto Rohden esta forma de consciência que conhecemos). Para quem quer se aprofundar neste assunto escrevi o livro O MITO DO DEUS PAI publicado pela Editora Biblioteca 24X7 que discute o Universo Inteligente, senhor de sua própria criação. Entretanto, este não é um livro materialista, pois mostra que somos quantidades ínfimas de energia gerada pela vibração da Inteligência Infinita até adquirimos consciência através das sucessivas reencarnações em corpos materiais até evoluirmos para Seres Superiores (Espíritos de Luz).

    Infelizmente, este é um assunto sobre o qual as pessoas se recusam a falar e até a pensar. Elas têm medo, horror mesmo do desconhecido e isso leva ao comodismo de aceitar as explicações burlescas dos religiosos inclusive de que quando se sofre é por que o deus pai gosta muito de nós e está nos pondo a prova para ver nossa o grau de nossa fé. Esta é a desculpa que os religiosos têm par justificar a miséria humana. Aliás, quando as religiões atribuem o bem a Deus e o mal ao Satanás (chamados por eles de o inimigo), elas estão tirando do ser humano a responsabilidade que eles têm consigo mesmos e aí se isentam de toda culpa dos erros que cometem. Como psicanalista em formação posso assegurar que esta é uma atitude de transferência dos nossos pais biológicos que nos protege quando criança para um pai mais poderoso que nos protegerá quando adultos. Esta é a razão pela qual nossos antepassados tomaram os extraterrestres que assomaram em nosso céus como deus e sua comitiva de anjos que vieram trazer justiça à Terra, fazendo prosperar os bons e aniquilando os maus, imagem esta bem retratada nos textos bíblicos e que perdura até hoje, mas o Infinito não pode se reduzir ao finito (aspecto humano). Assemelho esta condição a de um personagem de nossa história (não sei se verdadeira) chamado Diogo Álvares que preso pelos índios inflamou um pouco de aguardente e apontou para o rio. Resultado: o mesmo que os nossos antepassados e ele acabou casando com a filha do cacique.
    Pedro Cabral Cavalcanti – [email protected]

  22. Cosmo 13 de julho de 2011 02:09

    Cada um esta livre para acreditar no que quiser, respeito suas opniões.

    Creio na existencia de um ser supremo que criou o Ceu a Terra e os seres vivos!
    Pergunta para os ateus:

    Como que o nada pode criar tanto o homem como os animais (sem falar de insetos e microorganismo) e ainda prover as proteinas necessária nos alimentos para manutenção da vida?

    Como o nada pode criar os orgãos nos ser humano e nos animais e fazer com que cada um exerça determinada função? É fruto do acaso?

    Como o acaso pode fazer o homem e a mulher com a capacidade de produzir outro ser semelhante? (sem falar dos outros seres vivos)

    Um ser vivo só pode produzir ouro ser semelhante!
    Macaco só pode produzir macaco! Muitos macacos tem morrido nos zoológicos
    e nunca virou homem!

    Tudo isso é obra de um Ser inteligente que criou todas as coisas na porção exata e equilibrada no universo.
    Ou voce agredite ou não se dobrarar um dia diante Dele e se lamentará!
    Tomara que voce mude de idéia e se arrependa desse pensamento!

  23. Diêgo Damohill 25 de janeiro de 2012 01:17

    Cosmo

    Você tem noção de quanto tempo é 3 bilhões de anos?
    Tem noção do que significa 3 bilhões de anos de evolução?

    Ou você acha que de um sopro de purpurina apareceu o homem magicamente?
    Se você quer que um macaco se transforme magicamente em um ser humano então crie um mangá!

    EVOLUÇÃO! EVOLUÇÃO GENTE!

    E sim, a evolução precisa de sorte sim.
    Afinal, somente a mutação que melhor se adapta sobrevive.

  24. Renato 3 de fevereiro de 2012 21:36

    Muito bem. O ônus da prova cabe a quem alega.

    Os ateus alegam que Deus não existe, logo cabe a eles provarem a inexistência de Deus, tendo em vista que o homem sempre acreditou em Deus e os ateus surgiram posteriormente.

    Uma obra de arte pressupõe um artista.
    As obras de Deus testificam de Sua existência e poder.

  25. Diêgo Damohill 10 de fevereiro de 2012 13:06

    “Os ateus alegam que Deus não existe, logo cabe a eles provarem a inexistência de Deus, tendo em vista que o homem sempre acreditou em Deus e os ateus surgiram posteriormente.”

    Bebeu? ateus existem desde que o homem começou a raciocinar a respeito do mundo onde vivia, a diferença é a quantidade de Ateus antigamente e hoje.

    De qualquer forma, é ilógico que você queira que alguém prove a “inexistência” de alguma coisa, esse papel está trocado, por lógica racional, Deus não existe, então cabe a quem crê provar que ele existe.
    Um exemplo do absurdo de seu argumento: “Eu acredito que uma grande batata primordial criou todo o universo, logo, como sempre acreditei na batata, cabe a quem não acredita provar a inexistência dela”.

    O simples fato da maioria acreditar na existência de um ser superior não torna aquilo como verdade.

  26. Rosa 2 de abril de 2012 19:12

    Bom ateus adoram bancar os intelectuais a questão não é somente a Biblia, exemplo um motor de um carro , vc não pode simplesmente jogar todas as peças dele em uma bacia chacoalhar e esperar que elas se unam e forme um motor, pra isso existe o cara que fabrica com sua mente inteligente liga cada peça no seu devido lugar e ela funciona, acredito que todos somos criação de uma mente inteligente analise como uma unica célula do nosso corpo funciona, so uma mente inteligente poderia ter projetado, a teoria da Evolução a teoria do Big bang é apenas teoria nada comprovado, a Biblia ela condiz com a ciencia, é apenas má interpretada por tantas religiões que existem por ai, fazendo pessoas que pensam a serem ateus por não compreenderem a Bíblia e rejeitarem o que nela estar por ouvir um pastor ou um padre que só le o que diz a respeito de sua Igreja para manter fieis indo a Igreja, analisem não existiu uma explosão e temos arvores, crianças, e esse vasto mundo de seres viventes, sem ter um arquiteto que o projetou, esse arquiteto eu sou fruto de uma mente Inteligente se os ateus preferem ser evolução dos macacos boa sorte a eles, o que faz eles serem diferentes dos animais é o nosso cérebro que foi projetado para pensar, para raciocinar, concluindo acredito em Deus acredito em um ser inteligente que por amor construiu o universo o mundo, o mundo é perfeito muito bem projetado para ser um acidente

  27. Macdonald Diniz\ 17 de abril de 2012 15:29

    Para Chaves Junior.Contradição biblica,se jesus foi crucificado por se dizer filho de Deus,pois os farizeus queriam que ele provase que era filho Deus. Se quando Jesus foi batizado por João Batista perante segundo a biblia a mais de 10 mil pessoa entre estas os farizeus.quando uma voz suou do ceo dizendo este e´meu filho que entrego,entãõ porque as pessoas que presenciaram não deram seu testemunho.

  28. luis sousa 3 de agosto de 2012 16:24

    Pastor

    Nao perca seu tempo com ateus que na hora da afliçao pedem o socorro de Deus.

  29. Dr. Eduardo Gões 2 de outubro de 2012 19:14

    A ciência não consegue provar que Deus existe. então como provar a existência de Deus? É simples, usem o metodo que vou lhes ensinar: Primeiro, você acha que tudo veio a se originar do acaso? Estudando a imensidão do universo, sua grandiosidade, e , apesar disso funciona de maneira organizada, como se tivesse anteriormente sido planejado pra que assim o fosse. E nós seres humanos, com nossos sentimentos, emoções, raciocinios viriamos do acaso? Assim simplismente do nada? No universo cada elemente de maneira natural tem sua função e lugar no espaço em que vive, e isso veio do acaso? O sol clareando o dia, a lua a noite juntamente com as estrelas; Os Planetas em sintonia girando ao redor do sol; esta evidente pra todas as pessoas a existência de Deus, só não aqueles que se consideram tão inteligentes e auto-suficiente que não reconhocem a grandiosidade do poder de Deus, que apenas com sua palavra tudo criou, e o que vemos e comtemplamos veio a existir, o universo portanto é meus caros, expressão do poder de Deus.

  30. José Ivair 1 de dezembro de 2012 11:32

    Por que os crentes marginalizam os ateus e os imputam a provar alguma coisa?Não a o que provar,basta agradece-los pelas muitas vidas salvas com sua descobertas e anos e anos de dedicação,tempo e estudos para nos ajudar.Não há criação sem um criador,até ai eu concordo,mas crer que há um deus ou ente sobrenatural de plantão para ouvir e realizar nossas preces quando nos convier ou nesse-citarmos é um pouco de preciosismo.E se realmente ele existi é muita covardia compará-lo aos nossos bravos e pioneiros cientistas,médicos,etc…”Ele(a) foi desengano(a) pelos médicos e curou-se…”
    Esquecem que os médicos fizeram tudo ao seu alcance e eté ajudaram na recuperação,mas isto eles não veem.O que me dizem do transplante de órgãos,da cura da lepra,tão devastadora em certa época e hoje é despercebida.A fé é benéfica pois cura muitos males,o que prejudica é a sua distorção e mau uso,pelos “crentes” que tentam enfiar guela abaixo sua crença e arrecadar fundos.

  31. Ícaro Monteiro 14 de janeiro de 2013 00:47

    Olá a todos, estive lendo os comentários e como Biólogo, amante da Vida e de tudo que a ela se relaciona, me senti na obrigação de dar um pequeno esclarecimento sobre a Evolução. Notei que alguns são totalmente contrários ao argumento de que “o homem veio do macaco.” TAMBÉM SOU CONTRA, pois este argumento, prestem bem atenção, ESTE ARGUMENTO NÃO EXISTE NA BIOLOGIA EVOLUTIVA. Em outras palavras, qualquer um que declare que o homem veio do macaco NÃO CONHECE A TEORIA DA EVOLUÇÃO, NÃO É UM ARGUMENTO CIENTÍFICO.
    Infelizmente tenho visto muitos, especialmente pastores e padres, apresentando este argumento (naturalmente errado do ponto de vista da Evolução) para depois atacá-lo e pô-lo abaixo usando a argumentação criacionista de forma redundante, pois é muito fácil derrubar uma afirmação que é sabidamente errada. É simplesmente lançar um argumento falso, atribuindo-o aos evolucionistas, e depois derrubá-lo, é o mesmo que dar um tiro na cabeça de um defunto.
    Atenção queridos, para que vcs não se confundam nunca mais: os simpáticos animais que chamamos de macacos NUNCA se transformaram ou se transformarão em humanos JAMAIS!
    O que o registro fóssil e as análises genéticas sugerem é que os gêneros da família Hominidae (humanos, chimpanzés, orangotangos e gorilas) tiveram há muito tempo, entre 2 e 3 milhões de anos atrás, um ancestral comum, que não era nem humano e muito menos macaco, pois essas espécies ainda não existiam. A partir daí as duas linhagens teriam seguido caminhos completamete diferentes, embora essa ancestralidade comum ainda esteja gravada em nosso DNA.
    Desse modo, dizer que “o homem veio do macaco” é errado, não é evolução e não tem o menor sentido combater esse argumento pois ele já é falho. O correto (do ponto de vista evolutivo, pelo menos) é que “homens atuais e macacos atuais (especialmente chimpanzés e gorilas) tiveram a muito tempo um ancestral comum, ou ainda, derivam de um mesmo ancestral muito antigo (que NÃO era homem e nem macaco, lembram?)”
    Bom, espero ter esclarecido. Infelizmente esse ainda é um erro comum entre os leigos. Bom se vcs Criacionistas querem respeito ao contraargumentar os Evolucionistas, a primeira coisa a fazer é nomear o ‘inimigo’ corretamente, do contrário, estarão apenas atirando em cadáveres.
    Forte abraço!

    Ícaro Monteiro ([email protected])
    Biólogo – IB/UFRRJ

  32. André 16 de janeiro de 2014 11:49

    Bom dia!

    A questão é!

    Provar o que? Que Deus existe, ou, que não existe?

    EU CREIO! Argumento nenhum vai tirar a fé do meu coração. Não quero provar nada e não preciso provar nada para ninguém, porque, dia após dia, Deus tem me dado provas pessoais e suficientes de sua existência. Para que discutir? Não vai levar a nada. Um ateu não vai se convencer, e, um cristão não vai abandonar a sua, como o próprio nome diz, FÉ.

    Abraço a todos!

  33. Rutier 23 de janeiro de 2014 14:50

    esse que se dizem ateus são uns mediuqres que si acham intelectuais de mais é por isso que a palavra de Deus fala que a sabedoria do homem pra Deus é loucura e é isso que eles são loucos.

  34. Rutier 23 de janeiro de 2014 14:57

    concordo com o luis sousa um abraço

  35. Katy 2 de agosto de 2014 01:55

    Bom! Todo mundo preocupado em por palavras bonitas ou escritas corretamente, o pastor não conheço, e isso nem me interessa!
    Por que será que as pessoas só sabem falar em dinheiro?
    Até mesmo quando se trata de algo tão sério que não a dinheiro ou estudo que possa pagar!
    Olha DEUS não é um mito ou algo que ignorantes criaram.
    Porque se fosse, vcs que se acham tão inteligentes tão espertos não estariam perdendo tempo em escrever para um ser que acham que nem tem existência!
    “Espertos” se estão questionando, se estão debatendo!
    Pensem que não é por acaso!
    Agora quem quer que tira foto ou filma existência de Deus?
    Por favor filma e tira foto do ar!!
    Por gentileza faz o favor também de filmar e tirar foto de quando estamos crescendo!
    E por favor tire foto e filme daquela noite que por algum motivo você se livrou de algo sem entender!
    E sabe aquela sensação que vc sente quando encontra a pessoa que ama? O sentimento amor? Filma tira foto!
    E quando você perde alguém que ama é sofre tanto! Que chama tristeza, tira foto desse sentimento ou filma!
    Por favor!!! Quem somos nós para questionar a existência de um ser maior?
    Somos apenas nada, perto do que é o universo!!!
    Abram seus olhos, no lugar de ficar falando besteira, como comparar Deus com tio Patinhas!!
    Use a inteligência que tem para algo nobre! Algo bom! Renovador!
    Não para criticar ou falar coisas que amanhã possa a vir se arrepender!!
    Não tira das pessoas ou criticam o que elas tem de bom!
    Olha “ATEUS” nada contra mas cuidam da suas vidas que não são nada espiritualmente!
    E deixa quem tem ser feliz!
    Respeito é bom! E cabe em qualquer lugar!
    O meu Deus é único e não significa que por isso vcs tem que ficar criticando!

  36. Henrique 5 de agosto de 2014 17:58

    Olha Kati, eu como ateu não critico o seu “Deus” , eu simplesmente não acredito que ele exista.
    Essa é a questão, crer ou não crer:
    Você cre, eu não!
    Simples assim.

  37. Henrique 5 de agosto de 2014 18:07

    Ícaro Monteiro, muito obrigado pelo esclarecimento, espero que os ignorantes que usam o argumento de que “O homem evoluiu do macaco” para desacreditar o “Evolucionismo”, tenham pelo menos lido sua explicação.

  38. Gilmar 10 de agosto de 2014 15:43

    olá
    estava lendo esses comentários e não consegui ficar alheio a essa questão.
    Eu sou professor de Geografia, ou seja, eu tive que estudar o Big Bang, os Métodos da Ciência….etc, mas acima de tudo Eu professo minha FÉ.
    Não preciso de argumentos contrários para mudar de idéia, pois quem professa a Fé em Deus, O coloca em primeiro lugar na vida, nada abala a fé verdadeira em Deus.
    pois é, a Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem (Hebreus 11:1)
    Portanto, sem Fé ninguém pode acreditar em Deus, ou seja, àqueles que não acreditam em Deus não fazem isso por que não tem Fé….fica um conselho, leia a Bíblia e ouça Deus falando com vocês, ahh….antes que eu me esqueça, vocês que não acreditam em Deus, não querem ouvir a voz DELE, mas Ele está ansioso para lhes mostrar coisas que vocês não viram, não sabem mas que deveriam saber…
    E se vocês acham que fico triste com essa situação, Não fico não, pois eu quando criança, passava em frente a uma igreja Evangélica e gritava “bando de loucos”, “calem a boca, Deus não é surdo”……ahh….alguns anos depois….tem gente por aí me chamando de louco, pois Eu encontrei a Salvação em Deus e hoje sou louco por Jesus…
    obs: Assistam o filme “Deus não está Morto” vale a pena ver.
    que Deus abençoe a todos, Eu falei a TODOS mesmo….até você que não acredita Nele….Deus te espera meu irmão, e você ainda vai ver a Glória do Senhor nascer sobre Você!!

  39. leandro 15 de janeiro de 2015 12:29

    Quantas palavras bonitas de pessoas que querem mostrar na rede que são inteligentes, a verdade é que os ateus nasceram de um pum fedeu passou a se perceber outros nascem macacos até hoje e viram homens filhos de Darwin um outro macaco evoluído do peixe ou micróbio outros discípulos de hopkins o universo passou a existir porque tinha que existir balela e Deus olha e diz quantos se achando inteligentes e foi eu quem morri numa cruz para que tivessem a chance de salvação fui mais lnteligente que Satanás e os salvei e ainda acreditam nas lorotas inimigas vao passar o tempo brigando e no final hum Deus ainda é Deus e existe minhas experiências nao precisei provar ele vive fui criado por um Deus cheio de poder e magnitude se sao ffilhos de macacos peixe sei la oque problemas de quem acha

  40. damilson 6 de março de 2015 17:16

    foi engraçado saber, essa da tartaruga e dos elefates. é incrivel como uma pessoa nao se dá o capricho de ler um pouco do livro de genesis, entes de colocar suas argumentaçaes acadêmicas, e acabar falando besteira , sem saber do que esta falando..

  41. Alessandra 17 de março de 2015 22:18

    O criacionismo, que se opõe à teoria da evolução segundo a qual a vida teria surgido da matéria bruta, tem hoje defensores assim como eu, que se esforçam em demonstrar que os textos bíblicos, em nada contradizem as mais novas descoberta científicas. A bíblia possui uma linguagem voltada para exercer a fé e não baseia-se em argumentos científicos. Para aqueles que duvidam da existência de um Deus Supremo, aconselho que façam um teste, proponho que se algum de vocês esteja passando por um momento de dificuldade, pelo menos uma única vez elevemvseus pensamentos ao Criador e peça-lhe algo. Lhes garanto que se possuirem uma pequena fé que seja, conseguirão sentir a presença de DEUS em suas vidas.

  42. Amanda Karoline 30 de junho de 2015 20:30

    Mas também é diferente o Ateu fala que Deus não existe e fala que odeia Deus… Mas ele fala que Deus não existe , como ele pode odiar algo que não existe??

  43. Davi 8 de agosto de 2015 23:38

    Deus existe e há prova na ciência sim mais o ateísta não quer saber disso se quisesse estudaria antes de afirmar alguma coisa por ex.a desistência de Deus a bíblia diz q existe um Deus como tbm o Diabo e se existe seres espirituais comprovados até mesmo filmados por aí me da uma prova q aquilo q está na bíblia é mentira ou me explique se não existe Deus nem nada pq nois estamos vivos aqui ?? Se o big bag é vdd pq como nois sobreviveu ou fomos criados ?? Se nois veio do macaco pq não tem essa tal evolução no dia de hj e tem a natural de homens e mulher ?? A bíblia diz q o homem veio do barro pesquise q a mesma substância q existe na terra existe em nois,a bíblia diz q um dia o sol parou cientista afirma o relato se não tem Deus me prove mentiras na bíblia mais se a bíblia é perfeita nos seus relatos se entrega a realidade de existir um Deus q ama e q é bom e q um dia vc vai conhecer no juízo tem como comprovar tbm através da fé a existência de Deus mais aí condenaria os ateus q já estão condenados segundo o texto bíblico João 3v8 procure entender primeiro a história pra dps vc crer ou não mais conhecendo a história vc vai ter a absoluta certeza das verdades escritas na bíblia e vai se arrepender de usas obras q Jesus possa quebrar toda incredulidade dos ateus .

  44. Lara de matos Gomes 31 de agosto de 2015 12:08

    No dia do julgamento final quando todos teram que se ajoelhar perante Deus e dizer que só ele é o Senhor aí não vai mais adiantar se arrepender. Neste dia todos verão a Deus.

  45. wagner 5 de setembro de 2015 18:40

    A própria Bíblia prova sua veracidade ,com muitos fatos que a ciência descobriu a pouco tempo e a bíblia já trazia estes fatos a séculos atras, e mais quem é Este Deus que abri os olhos do cego levanta os paralíticos e faz com que a mulher estéril seja mãe de filhos sinto muito ateus mais isto transcede a razão espero que estas palavras entre em vosso corações, Jesus te ama e quer te salva ele morreu por todos nós.

  46. Jose semantino 24 de outubro de 2015 22:30

    SEMANTINO
    É evidente, Isto é, não tem prova. A prova é parte essencial da ciência. Se não tem prova não tem ciência. Se a ciência é o fundamento do ateu, cabe a ele provar que quer que seja. Se o crente provar que quer que seja, o crente é quem estará com a ciência e não o contrário.
    Línguas há nas quais inexiste o verbo existir, conseqüentemente, não há o que discutir se algo existe ou não, nestas línguas.
    A língua portuguesa importou do grego, via latim, um verbo composto: ‘ex-istere’ = existere = existir, cujo significado etimológico seria ‘fazer de’. O verbo assumiu sentidos diversos e complexos no novo falar, entre eles o do verbo ser.
    Evidentemente, ou seja, sem necessidade de prova, nenhum teólogo crente iria dizer que Deus existe no sentido de que Deus é feito de. Neste sentido, pois, Deus não existe, seria mera criatura de um Feitor real, dedução correta.
    É claro que este teólogo também não diria que Deus é Onipotente, não faria uma pedra que não pudesse carregar; não diria que Deus é Onipresente, não poderia ir nem vir; não diria que Deus é Onisciente, não apreenderia coisa alguma nem diria que é Deus é Perfeito, seria inerte, a inércia é o nada.
    Então, que diria este teólogo? Em português não há a forma verba, que há em outras, como no hebraico: Javé = É. Um É atemporal, um É que Era, É e Será.
    CONCLUSÃO: A QUESTÃO É SEMANTICA E VOCÊS…

  47. Valdacir 22 de julho de 2016 13:25

    deus não existe porque não se pode provar que ele existe.
    Sou ateu graças a deus, se deus existisse eu não seria ateu.

  48. Vitor samuel 4 de agosto de 2016 08:44

    Você acredita em deus? então prove “espiritualmente” que ele existe …

  49. Felipe Araujo 12 de agosto de 2016 02:07

    Uma prova que deus existe? A água! me diz um cientista q fez água? ou seja, nenhum! aprova q deus existe não é nenhum pastor ou cientista q deve te dar, aprova q deus existe esta dentro de vc! cientistas só estão ai para confundir nossas cacholas, dever de cientistas nenhum é provar a existência de deus. Esta na bíblia; “Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse mesmo é o anticristo, esse que nega o Pai e o Filho.”

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.