Banho controlado por chuveiro econômicos

Chuveiros econômicos estão substituindo os convencionais. Um deles limita o tempo do banho em dez minutos e depois desliga sozinho. Outro pré-aquece a água e chega a economizar 50% de energia elétrica.

Cinco minutos. É o tempo recomendado pela empresa de abastecimento de água de São Paulo para evitar desperdício. Um banho de ducha de 15 minutos consome 243 litros de água. Essa quantidade é mais que o dobro do que a pessoa deveria consumir para todas as atividades do dia, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Para economizar água e luz, chuveiros convencionais estão sendo substituídos por modelos econômicos em comunidades de São Paulo. Em um deles, a água quente que sai do chuveiro cai num tapete de borracha. Debaixo tem um cano em forma de espiral que fica aquecido por causa do calor da água que caiu. Por essa mesma tubulação passa a água fria que vem da rua. Pré-aquecida, a água chega morninha ao chuveiro.

“Esse aquecimento permite que a gente use menos potência no chuveiro permitindo então um banho confortável com um gasto menor de energia. Chega-se a ter consumos reduzidos de 35% a 50%” diz Roberto di Nardo, diretor da empresa de energia de São Paulo.

A redução no gasto é confirmada pelo histórico na conta de seu Antônio Henrique de Almeida. O consumo de 516 caiu para 220 quilowatts por mês. “Tem que economizar. Se todo mundo economizasse, seria diferente”, comenta Antônio.

A redução no consumo de energia pode ser ainda maior se o morador autorizar a instalação de outro modelo de chuveiro que já vem com uma plaquinha embutida. O dispositivo regula o tempo do banho. Depois de 10 minutos, o chuveiro desliga sozinho e só sai água fria. Só depois de 3 minutos é que a energia volta a circular e a água fica quente.

“Então se interrompe o banho e as pessoas se disciplinam a tomar o banho no menor tempo possível. Isso ajuda inclusive na economia de água”, comenta Roberto di Nardo.

O chuveiro que limita o tempo do banho foi instalado, mas a mudança de hábito não é fácil. “Fiquei os dez minutos, mas aí tinha que lavar o cabelo. Esperei os três minutos, aí liguei de novo”, fala Fabiane Moura da Silva, de 12 anos

Quem ainda não tem o chuveiro econômico também pode economizar. Segundo a empresa de abastecimento de água de São Paulo, se fechar a torneira enquanto a pessoa está se ensaboando, o consumo de água cai para um terço.

Fonte: Jornal Hoje – por: Ana Brito -reporter – 10/05/11- post inforgospel.com.br

6 comentários sobre “Banho controlado por chuveiro econômicos

  1. Lena Oliveira 20 de agosto de 2011 20:00

    Por favor desejo comprar este chuveiro e onde posso encontrá-lo para comprar. Aguardo resposta. Cordialmente agradeço e muita apz.
    Lena Oliveira – Comentário respondido por e-mail

  2. andreia 17 de outubro de 2011 20:51

    por favor ,ajude-me a diminuir minha conta de energia me inorme onde e como posço solicitar essa benção de chuveiro,obrigado DEUS OS ABENÇÕE.

  3. fernanda 24 de julho de 2012 20:08

    onde vende esse chuveiro ? preciso de um. por favor me fale.
    Comentário respondido por e-mail

  4. Magno Duarte Ferraz 15 de agosto de 2012 11:48

    Como profissional da elétrica e automação, vai uma dica. O modelo e equipamento apresentado é sem dúvidas um projeto novo e tem suas vantagens. Como existem vantagens tbm nos chuveiros convencionais, basta saber usar e instalar.
    Em primeiro lugar: Precisamos considerar a potência desses equipamentos que vão de 4500w até 6800w, isso no seu uso normal hoje, se regula nos modelos novos de duchas eletrônicas 0, 2300w, 4500 e 6800w com a mesma vazão de água.

    Outro sim: por ser um equipamento de potência maior ou seja, acima das àmperagens das tomadas convencionais de 10 a 15A Àmpere, precisa-se individualizar rede …….

  5. val 28 de setembro de 2012 14:01

    Onde compro esse chuveiro?preciso urgente.-Comentário respondido por e-mail

  6. elias 2 de novembro de 2012 16:42

    preciso compra um chuveiro desses,diga-me como e onde posso compra

    obrigado

    elias freire-Comentário respondido por e-mail

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


5 + = 6