Publicidade

Aposentados por invalidez tem direito de acréscimo no beneficio – Veja casos…

julho 10, 2011 Por (nome do autor) · 105 Comentários
Arquivado em: Informações Gerais 

Lei beneficia aposentados que precisam de ajuda em tempo integral. Aposentados por invalidez que precisam de assistência permanente de outra pessoa têm direito a acréscimo de 25% no benefício. VEJA NO FINAL DO POST A LEI E OS CASOS QUE TEM DIREITO AO ACRÉSCIMO…

No país inteiro existem mais de três milhões de aposentados por invalidez. Pessoas que contribuíram para a previdência e não podem mais trabalhar. Nem todos sabem, mas uma lei beneficia aqueles que precisam de ajuda em tempo integral para fazer as tarefas do dia a dia.

É um acréscimo de 25% sobre o benefício, que vale, por exemplo, para os casos de cegueira e de paralisia dos braços ou das pernas. E não importa o valor da aposentadoria, pode até superar o teto.

Veja a reportagem:

Imagem de Amostra do You Tube

“O teto da previdência social hoje é aproximadamente $R 3.600. Além do salário maternidade é o único caso em que o benefício da previdência pode superar o teto”, explica o advogado Humberto Tommasi.

A previdência paga esse adicional para 131 mil aposentados. Quem atende aos requisitos e não recebe os 25%, deve marcar uma perícia no INSS e levar os documentos, exames, tudo que comprove que precisa da ajuda de uma pessoa o dia inteiro. Se o direito for negado, o jeito é procurar a justiça.

A aposentada Aparecida Conceição Schichl fez isso. Ela perdeu a visão porque os médicos demoraram para diagnosticar uma toxoplasmose. O marido é quem cuida dela. A justiça já decidiu que Aparecida tem direito a receber R$ 238 por mês, além da aposentadoria. “É um direito meu como o de muitas outras pessoas que às vezes nem sabem que esse direito existe, como eu não sabia. Não é muita coisa, mas ajuda. Já dá pra pagar meu plano de saúde, que antes eu não conseguia pagar”, diz a aposentada.

O adicional de 25% da aposentadoria por invalidez está previsto no art. 45 da Lei nº 8.213/91, nos seguintes termos:

Art. 45. O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de 25%.

Parágrafo único. O acréscimo de que trata este artigo:

a) será devido ainda que o valor da aposentadoria atinja o limite máximo legal;
b) será recalculado quando o benefício que lhe deu origem for reajustado;
c) cessará com a morte do aposentado, não sendo incorporável ao valor da pensão.

Relação das situações em que o aposentado tem este direito:

1 – Cegueira total.
2 – Perda de nove dedos das mãos ou superior a esta.
3 – Paralisia dos dois membros superiores ou inferiores.
4 – Perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível.
5 – Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível.
6 – Perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível.
7 – Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social.
8 – Doença que exija permanência contínua no leito.
9 – Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.

Fonte: Jornal Hoje – 20/07/11 – post inforgospel.com.br

Comentários

105 Comentários para “Aposentados por invalidez tem direito de acréscimo no beneficio – Veja casos…”
  1. Sirlene disse:

    Bom dia,
    Meu marido foi dispensado da empresa em 11/2012, após ter trabalhadosó nesta empresa mais de 5 anos.
    No mês passado 06/2013, teve ACV, e com isso ficou com amnésia parcial.
    Os médicos disseram que ele tem que continuar o tratamento, indefinidamente, e não garante que a memória dele volta 100%, incapacitando-o de voltar ao trabalho.
    Eu estou desempregada no momento, e por conta disso não vou poder trabalhar porque tenho que leva-no na Unicamp 1 vez por semana e tambem cuidar dele em casa.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Ele tem direito a aposentadoria por invalidez?
    Quem devo procurar para dar entrada?
    Quais documentos que devo apresentar?
    Tem direito a 25%.

    Aguardo
    Sirlene -respondido

  2. EU ME APOSENTEI RECENTEMENTE POR PROBLEMAS NEUROLOGICOS MENTAL GOSTARIA DE SABER SE TENHO DIREITO A 25% SOBRE O MEU BENEFICIO . AGUARDO UMA RESPOSTA GRATO.respondido

  3. Eliane disse:

    Boa tarde, gostaria de saber se pensionista com Alzheimer, tem direito dos 25% no seu benefício.Obrigada e fico no aguardo de respostas.- respondido

  4. Elaine vaz disse:

    Boa noite, meu marido tem 42 anos e interditado judicialmente ele foi aposentado por invalidez pelo inss (PROBLEMAS PSIQUIATRICOS), ELE TEM DIREITO A 25% de reajuste em seu beneficio.respondido

  5. quero saber se meu pai tem direito de receber esse 25 % pois ele tem uma ernea nos tresticulo ele ja e aposentado mais ele depende de mim nao posso trabalhar pois ela e muito grande e pessa ele e aposentado por ivalidez entao quero saber se tem direitos ou nao ele tem 83 anos ja esta perdedo a visao e tambem a aldiçao e as fossas das pernas pois quase nao anda aguardo resposta-respondido

Deixe seu comentário - participe



4 + = 12