Publicidade

“Para nossa Alegria” do hino evangélico “Galhos secos” da Banda Exodos é lembrado

março 28, 2012 Por (nome do autor) · 24 Comentários
Arquivado em: Informações Gerais 

O vídeo que atingiu mais de 11 milhões de acessos, de uma família evangélica que tenta cantar o hino “Galhos Secos” onde traz o refrão “Para nossa alegria”, o qual ficou muito conhecido pela maneira com que foi cantada pelo jovem do vídeo, nos remete aos anos 70.- Clique, assista e comente…De uma forma especial este vídeo que caiu na internet desta família evangélica, cremos não foi em vão, pois ele foi visto milhares de vezes e no seu conteúdo por mais que ficou “engraçado”(clique na imagem para ver o vídeo no You Tube se você não assistiu ainda) faz referencia ao hino “Galhos secos” da primeira banda de estilo rock gospel do Brasil a Banda Exodos formada nos anos 70 e que através deste estilo, conforme reportagem feita pela revista Veja na época teve um mover de Deus muito grande alcançando muitos jovens para Jesus. Muitas pessoas até hoje testemunham que tiveram suas vidas transformadas quando ouviram este hino. Posteriormente foi gravada por diversas bandas evangélicas. Devido a preconceitos contra o estilo de música não tradicional para a época, os integrantes do Exodos foram discriminados, excluidos e obrigados a encerrar as atividades da banda em 1977. Sem o apoio da mídia, injustiçados, cairam no esquecimento.

Veja matéria da Revista Veja em 1976 sobre a Banda Exodo e no final do post vídeos da Banda onde mostra os integrantes.

CENSURA E PRECONCEITO – Rock Evangélico Anos 70

Em 1970, surge no Brasil a primeira banda de rock evangélico, a Banda Exodos. Ao som de guitarras, bateria, baixo e teclado, um grupo de adolescentes batistas canta um estilo de música não tradicional, “rock” provocando polêmica e vindo a ser até matéria de reportagem da revista VEJA na época.

(Revista Veja nº428 de 17 de novembro de 1976)

Maneira extravagante de se vestir, cabelos compridos, ritmos de rock, pop, blues e country, letras de protesto contra emoções passageiras como drogas e o amor livre, e um novo modo de se relacionar com Deus, foi contagiante.
O Exodos atraiu muita gente, na maioria jovens e adolescentes não evangélicos que através do louvor encontravam a verdadeira paz em Jesus Cristo.
Algo sobrenatural acontecendo justamente numa década de censura, repressão, ditadura, rebeldia e protestos impulsionados pelo movimento hippie que tinha como clichê “sexo, drogas e rock’n roll”, e de Igrejas com preconceitos por ritmos diferentes dos tradicionais hinos importados de padrões ingleses e americanos. Em meio às adversidades de uma época em que os cânticos entoados pela mocidade eram “taxados” de corinhos, os integrantes do Exodos foram usados por Deus, tocando e cantando, sob a unção do Espírito Santo, em igrejas de diversas denominações, praças públicas, encontros ecumênicos, acampamentos e festivais de música, para a glória de Deus e edificação de pessoas, um novo cântico, uma nova maneira de adoração, não apenas de palavras, mas de mudança de vida e libertação.
Os integrantes da Banda não cantaram apenas para entreter pessoas, não se preocuparam em obter lucros materiais no comércio de discos, mas sim praticar a verdadeira adoração. Muitos jovens prisioneiros do pecado, escravos do vício, foram libertos, vidas foram transformadas por Deus, flores brotaram em galhos secos, e isto sim levou os integrantes na época para apresentações e entrevistas em programas de rádio, televisão e revistas.
Devido a preconceitos contra o estilo de música não tradicional em templos evangélicos e pressões por parte de líderes e membros de igrejas contrários a adoração com instrumentos tais como guitarras e bateria, os Exodos foram compelidos à retirada por um discreto convite e encerrar as atividades da banda em 1977. Hoje pela Graça de Deus, é possível ouvir algumas das canções que foram compostas e tocadas pela Banda Êxodos de 1970 à 1977, agora em CD, entre elas a conhecida Galhos Secos.

Conheça o site da Banda Exodos – Clique aqui e tenha mais informações.

Banda Exodos – Rock Evangélico Anos 70 - Galhos Secos: Composta em 1972 (versão original) composta pelos irmãos Osny e Osvayr Agreste(Banda Exodos), informação contida no vídeo abaixo – Assista e seja abençoado(a):

Imagem de Amostra do You Tube

Veja vídeo montagem em homenagem dedicado ao pioneiros do Rock Gospel no Brasil, onde mostra os integrantes da Banda Exodos - Mùsica: Encontrei a Resposta – banda Exodos – 1975 – fonte: conta You Tube do edonza em 16/01/2009- onde você pode ver mais vídeos da banda.

Imagem de Amostra do You Tube

NOTA: Glorificamos a DEUS por isso, pois cremos em tudo o Senhor tem um propósito para honra e glória de seu Nome. Quem sabe alguém que se converteu ouvindo este hino, deixou os caminhos do Senhor, e hoje possa retornar aos braços do Pai. Amém…

post inforgospel.com.br - com informação site da Banda Exodos – www.bandaexodos.com.br – clique e conheça mais da banda e You Tube 

Comentários

24 Comentários para ““Para nossa Alegria” do hino evangélico “Galhos secos” da Banda Exodos é lembrado”
  1. Anderson disse:

    OLÁ. BOM RECORDAR.
    O RESPONSÁVEL POR ESTE BLOG PODERIA REALIZAR UMA PESQUISA PARA DESCOBRIR ONDE ESTÃO OS INTEGRANTES DESTA BANDA E O QUE FAZEM HOJE.
    AI A HOMENAGEM ESTARÁ COMPLETA.

  2. oseas disse:

    Bom que os integrantes não deram ouvidos a “ala xiita” da igreja da época, alias ala essa que temos também nos dias de hoje, más que causam menor impacto em nosso meio.

    A dica do Anderson é muito boa!! Onde estão os integrantes da banda hoje??

  3. Adair Fortes disse:

    Não há dúvida de que a Mão de Deus Se
    extendeu para atingir corações que estavam
    perdidos. A música Galhos Secos certamente
    fará muitos jovens e velhos buscar a
    verdadeira razão do video mobilizar
    tantos corações na intenet (You Tube),
    servindo como canal de divulgação e
    expressão da Verdade para a vida de todos.
    Jesus Cristo contém e é o maior dos motivos para
    toda essa manifstação.
    Louvado seja Seu poderoso Nome.
    Amém e Graças a Deus.

  4. J. Lopes disse:

    Saudosas lembranças!!!
    Sempre que posso relembro de muitos hinos que marcaram a minha conversão em Cristo, como os galhos secos.
    Isso me deixa muito bem com Deus.

  5. Eloisa disse:

    Realmente a dica do Anderson é muito boa.
    O cântico é lindo, só é uma pena o tom de gozação que vem no vídeo, e como as pessoas que estão no mundo o usam para tirar mais sarro ainda dos evangélicos. Fiquei triste quando a pessoa (que não é crente) me mostrou o vídeo. É claro que é engraçado, mas a mensagem da música ficou toda de lado. Acho bem difícil alguém prestar atenção na letra pelo vídeo dos meninos.
    “Para a nossa alegria” Deus criou tudo que está ao nosso redor, absolutamente tudo, mesmo sem merecermos nada… Será mesmo que esse vídeo leva um descrente a perceber a profundidade do que a letra diz??

  6. EVANDRO disse:

    ELOISA, QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA CONOSCO. APESAR DO TOM DE SARRO E GOZAÇÃO do vídeo, PODE ACREDITAR QUE AS PESSOAS QUE DEUS QUIZER TOCAR, AQUELAS TEM O RESPEITO AS COISAS DE DEUS, ESTAS SIM IRÃO PROCUAR A LETRA, COMO EU ESTOU FAZENDO AGORA E ASSIM ACABEI CHEGANDO NESTE SITE ODIARIO, onde vejo seu comentario. AFINAL O RITMO ROCK DA BANDA EXODOS, também era contrário ao RIGOR E FORMALISMO dos hinos na década de 70 e mesmos assim foram anos, onde este rock evangélico ou gospel como dizem hoje, arrebatou novos crentes para Deus. Amém!!

  7. Sabrina disse:

    ***De DEUS NÃO SE ZOMBA***
    Mais uma música destinada ao louvor e adoração vulgarizada pelo povo… Primeiro foi a “COMO ZAQUEU” (que está sendo regravada por qualquer cantor secular que com certeza não sabe sequer onde se encontra a história de Zaqueu na Bíblia) e agora GALHOS SECOS. E o pior é saber que os próprios evangélicos são os que dão a brecha pra isso. Não creio que Deus opere nesse tipo de situação, porque “de Deus não se zomba, pois tudo o que o homem semear, isto também ceifará”. (Gálatas 6:7).

  8. Rogers disse:

    “qualquer cantor secular”… isso não seria segregacionismo? Ridículo isso! Não sabemos o que está no coração de cada um. Acredito que quem só quer que música evangélica seja tocada na igreja deseja a salvação só pra si, um seu só seu, nunca ouviu falar no IDE. Falo mesmo….

  9. vera disse:

    Caros, nao vejo erro sinceramente no video, a intenção no que parece eram que os garotos queriam realmente cantar, mais o grito do garoto saiu expontaneo e ficou sim engraçado. O importante de tudo isso é como diz a Palavra de Deus: Importa que o Evangelho seja pregado!
    Seria muito bom que no nosso dia a dia tivessemos a coragem de meditar na Palavra de Deus para não sombar dele nas nossas atitudes,a falta de piedade com o proximo, o pensamento precipitado.

  10. CRIS disse:

    E quem somos nós para julgar uns aos outros!!!

  11. Rogério disse:

    Detalhe, não estamos julgando, hoje tudo é motivo de zombaria! Ah! Foi só ensaio? Isso não é apenas uma música, mas é parte da Escritura, realmente se sabe que ninguém vê o coração mas as atitudes falam mais alto! Virou relaxo na boca de impios, e cada um que canta pior que o outro, versões parecem lixo, uma pirulação de arranjos, horrível! Por favor vamos fazer o melhor pra Deus e pra nosso próximo ao invés de perder tempo com palhaçada! Parabéns aos que entendem essa pequena mas profunda mensagem de verdadeiros adoradores!

  12. TATIANI COUTINHO disse:

    Juro que me lembro do tempo que era criança, aos 11 anos de idade ja ouvia esse louvor e ja frequentava a casa do Senhor, desde entao continuo… Me lembro que cantavamos em tons altos e ficava lindo todo mundo juntos em uma só voz, não tem como esquecer, desde entao Jesus entrou na minha vida e permanece até hoje. Louvor que me faz recordar, que enche de emoção e vem chegando aquele vontade de chorar…. Jesus, Jesus……

  13. lilia disse:

    DESDE DO DIA QUE VI O VIDEO,RELEMBREI DA MINHA CONVERSÃO,NÃO PELA MANEIRA QUAL FOI MOSTRADA ,MAIS PELA LETRA DO HINO QUE FORTE E LINDA .OS IRMÃOS QUE COMPUSERAM A MUSICA DEVIAM ESTA BEM INSPIRADO PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS.ENFIM ACHO QUE LOUVORES A DEUS É PARA SEREM ENTOADO COM A ALMA PARA QUE O SENHOR RECEBA E QUE AS PESSOAS QUE OUVIREM SE CONVERTAM DE TODO SEU CORAÇÃO.

  14. Natasha disse:

    Deus é perfeito em tudo!!!!!!!!!! se não fosse esse video e o bem estar que ele me trouxe….não só a mim, mas a todos que o assistiram e se encheram de alegria……Isso para mim é DEUS!!!Totalmente despretencioso e marcante..tanto que vim procurar a origem do hino cantado que é muito bonito e nem evangelica sou…Gloria a DEUS!!

  15. vivia disse:

    nossa esse hino e muito bonito para nossaaaaaaa alegriaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aleuiaaaaaaaaaaaaassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

  16. Odinilza disse:

    Fiquei muito triste ao ver esta música que é uma passagem bíblica e que nos faz tão bem cantá-la,ser ridicularizada da forma que está sendo.Quanto aos meninos,deviam ser orientados a não brincar com coisas sagradas e não apoiados por aqueles que se dizem evangélicos,chegando ao ponto de gravar.Acho que o interesse é puramente comercial.CUIDADO!…Deus não se deixa escarnecer;porque tudo o que o homem semear,isso também ceifará.Gálatas 6.7

  17. valdete disse:

    Achei engraçado o vídeo dos irmãos que tentaram cantar PARA NOSSA ALEGRIA e tiveram a coragem de postar, mas para quem está achando que é deboche o que fizeram, é porque tem vergonha de falar de Deus, mesmo sendo de forma simples, não estou vendo como deboche, sou Católica Apostólica Romana,a mensagem foi passada, amei a música e fui pesquisar quem era o autor da música, para não aprender errado,deboche é o que as redes de TV estão fazendo com os dois irmãos para ganhar prestígio.

  18. leila disse:

    sou católica e galhos secos sempre fez e faré parte de minha conversão, a conversão é diária , não momento nem hora, conversão ,segundos,minutos,horas,,enquanto estivermos vivos, gosto da banda êxodos, embora não escuto mais, quase na Catedral FM,

  19. JUJU disse:

    Olá!!!
    Lí a reportagem, gostei da matéria. E se aquela família evangélica não tivesse cantado o louvor Galhos Secos, conhecido agora para Nossa Alegria, como hoje poderíamos saber a história do Rock Gospel, qdo começou e com quem? Num país que não tem memória. Nesse corre corre do dia a dia, a gente não lembra nem o que comeu no almoço e se comeu. Como diz a musica um galho seco de uma árvore qualquer, é o que êles eram até cair na internet e todos descubrirem. E agora é a Flor que desabrochou alimentada pelo Sr. Hoje 11 milhões de pessoas já ouvirão o louvor da Banda Êxodo, e 40 anos se passaram. Tudo mudou. E a Banda Êxodo atingiram o objetivo dêles. Como o povo no deserto, que caminharam 40 anos para entrar na Terra Prometida. E se não me falha a memória, exôdo quer dizer saída. Na palavra do Sr. diz, que Êle o Sr. usa as coisas mais loucas para confundir as sábias. Quem sabe que se cantado por alguém com uma boa voz, poderia não ter feito tanto sucesso. Uma coisa é certa, o nome do Sr., foi louvado por milhões de pessoas. Então a Banda Êxodo atingiu o objetivo dela. Eu mesmo nunca tinha ouvido o louvor. Eu acredito piamente, que o Sr. Deus alcançou muitas pessoas. Até dentro das igrejas mesmo.
    Que o Sr. Jesus os protejas, e a semente lançada frutifique. Pois só Deus sabe quem precisa da mensagem.
    Adorado e glorificado seja para sempre o Sr. do Exércitos.

    PARA NOSSA ALEGRIA!!! PARA NOSSA ALEGRIA!!! PARA NOSSA ALEGRIA.

  20. Tiago France disse:

    Quando assistí me emocione muito, pois tenho 30 anos de vida e também de evangélico, mas sempre enfrentei essa resistência entre nossos irmão quanto ao rock… Imaginem só que um dia tive que pedir desculpas a uma determinada esposa de pastor na igreja, porque eu não havia concordado que o rock era coisa do diabo….caso contrário eu seria “disciplinado” ou seja… castigado por isso. Já que disciplina pra eles significava castigar.

    Hoje estou em uma igreja que tem outra visão quanto a musicalidade..!!!!!!

    Consigo contribuir para o reino do Senhor com o rock. pop. jazz…. e com o isso o nome dEle tem sido glorificado.

    Concordo com os colegas: Onde estão esses pioneiros???

    SIM, MEUS PARABÉNS PELO TRABALHO!!!!! QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!!!

  21. wesley disse:

    Tenho 34 anos,desde os meus 12 anos de idade cantamos esta música que é uma passagem do evangelho.Me lembro de um encontro nacional acontecido em um lugar chamado Cidade da Fraternidade,em Goiás,próximo à Brasília,cujo tema era Evangelho,árvore da vida.Jamais poderia imaginar que os autores pertenciam à Igreja Batista.
    A letra da música que vou escrever agora(Não sei quem é o autor,mas acho muito bonita)nós tambem cantamos em nossa casa de oração.
    Quando a sombra da tristeza
    Cobrir seus sonhos de ventura
    Quando você quizer chorar
    diante da taça da amargura
    Quando a dor bater à porta
    Ferindo bem fundo o coração
    Quando a esperança é morta
    E a vida é a amarga ilusão
    Olhe ao seu lado
    Veja quanta dor
    Súplicas de paz clamando amor
    Olhos sempre em trevas
    Mãos mendigam pão
    Bocas que não falam
    Risos sem razão
    Deixe de chorar
    Volte a sorrir
    você é tão feliz ,volte a cantar
    faça uma oração
    Seja Grato á Deus
    Ele sempre abençoa os filhos Seus.
    DEUS está no coração de cada um de nós, independente da religião,crença,quando o objetivo é ELE,desde que passemos pelo Nosso Senhor Jesus Cristo antes.(Ninguém vai ao Pai senão por Ele).
    O impressionante é que Ele usa de maneiras fantásticas pra chegar até nós
    Neste caso, uma família humilde brincando foi a ferramenta,e hoje o Brasil inteiro canta uma pequena(mas grandiosa)passagem do evangelho,infelismente alguns zombando(acho que são poucos), mas todos tem o seu livre arbítrio, e interpretam como bem quizerem.O importante é não nos prendermos ao fanatismo achando que essa ou aquela religião é a eleita,ou que eu estou salvo, ele não , e vice versa.Temos que estar aptos a ouvir , concordar ou não, mas sempre respeitar o próximo, a religião do próximo,sem julgarmos.(A minha mesmo é muito julgada),Julgar ficou para Deus.A música que escrevi acima,e muitas outras lindas,são cantadas na minha doutrina, e eu acredito que poderia ser cantada em qualquer outra,porque exalta Deus,Jesus.
    SOMOS TODOS FILHOS DE DEUS.
    Eu sou espírita.

  22. BRUNO DOS SANTOS disse:

    irmãos, porque esse debate entre vós a respeito das coisas que pouco importam.
    o que deveriamos fazer nesse momento como cristãos é orar e entregar nas mão de DEUS e fazer nossa parte indo de encontro com a palavra de DEUS.
    tem muita gente querendo uma mão amiga um conselho para onde seguir.
    então vamos evangelizar e nos dedicar ao amor no qual cristo nos deu.

  23. Wesley disse:

    Concordo contigo Bruno,e é isso que realmente importa.

  24. Roberto disse:

    O Senhor Osvayr Agreste é meu colega de trabalho, atualmente.

Deixe seu comentário - participe



+ 6 = 12